Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tagima TW73 Woodstock

+4
Mauricio Luiz Bertola
Alberto Ribeyro
Cantão
Guga Ramone
8 participantes

Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Guga Ramone Dom Fev 24, 2019 5:26 pm

Peguei um Tagima TW73 esses dias e resolvi deixar aqui as minhas impressões sobre o baixo.

Contexto: Há algum tempo venho tocando com um Fender Jazz Bazz MIM, mas estava buscando uma alternativa mais em conta pois acho desnecessário levar um instrumento com o custo dum Fender para tocar em certos lugares mais "barra pesada", correndo o risco de ser roubado ou ter o instrumento danificado. Além disso, ando com uns pensamentos um pouco mais minimalistas e gosto de buscar alternativas mais baratas. Confesso que o Fender veio pra mim pelo fetiche do nome no headstock. É um excelente instrumento, bem acabado e com ótima sonoridade, mas tenho dificuldade em justificar o custo dum baixo desses para as minhas habilidades e necessidades. Ou seja, a ideia de pegar o Tagima veio do conceito de ter o pé no chão o máximo possível.

Testei um TW73 numa loja esses dias e gostei do baixo. Pesquisando, achei um usado por um preço bom e arrematei. Ele já  havia passado por um luthier e veio muito bem regulado, com uma excelente tocabilidade. O instrumento da loja estava com a ação de cordas um pouco alta, típico para mascarar eventuais trastejamentos, mas mesmo assim com boa tocabilidade. Saindo da loja, acho adequado levar o instrumento para regulagem e instalação de cordas novas, mas considero isto como padrão para qualquer instrumento. Por se tratar de um instrumento barato, sempre há variação de uma unidade para outra. Recomendo experimentar vários para ter certeza que vá comprar um que agrade.

O braço dos TW73 possui largura de 40 mm no nut (meio termo entre o padrão de 38 mm dos Jazz Bass e os 42 mm dos Precision Bass). O perfil do braço me parece mais ser em U do que os tradicionais C que tenho visto ultimamente, com uma espessura maior que o Fender JB citado anteriormente. É um braço confortável, mas longe de ser aquele braço "fininho" do Fender que eu estava acostumado. O verniz utilizado na parte traseira dos braços com escala em maple me desagrada pois se torna um pouco pegajoso, principalmente com o suor das mãos, mas isso acontece com todos os instrumentos que testei com o mesmo tipo de acabamento. Removendo o brilho do verniz com um bombril melhorou bastante. O encaixe do braço com o corpo não apresenta folgas aparentes.

O corpo possui o formato muito próximo dos Fender JB, porém com o cutaway inferior com um recorte mais acentuado, e tem espessura de 40 mm, feito com diversas tiras de poplar. Se olhar bem minuciosamente, é possível perceber as colagens das peças da madeira, que são mais aparentes nos baixos de cor sólida. Nos modelos em sunburst, é utilizado um veneer, que acaba mascarando um pouco essas junções. Contei até 9 peças de madeira para compor o corpo de alguns deles. Perfeitamente aceitável para um instrumento desse custo.

As ferragens fazem bem o serviço. A ponte é simples, mas firme e bem fixada ao corpo. As tarraxas giram suavemente e seguram muito bem a afinação. Achei que seria necessário um upgrade desses itens, mas após usar o instrumento, descartei essa possibilidade. Talvez a longo prazo, mas somente caso venham a apresentar algum problema. O nut / pestana veio bem cortado. Todo o instrumento veio muito bem alinhado, sem inconsistências grotescas, como já vi em instrumentos até mais caros que este.

A captação é boa, achei que possui uma boa definição das notas tocadas, com um bom ganho. O captador da ponte é posicionado levemente mais próximo desta, como no padrão dos JB dos anos 70, o que dá um maior ataque às notas. O instrumento não possui blindagem da parte elétrica contra ruídos mas ambos captadores não apresentaram chiados excessivos e fazem muito bem o serviço, tanto solados como em conjunto. Os controles são o padrão VVT e giram de maneira suave.

Até agora foram dois ensaios e uma apresentação com o baixo e estou gostando muito dele. Paguei R$ 600 por ele (usado), sendo que veio com capa acolchoada, alça e devidamente regulado por luthier. Recomendo para quem quer um instrumento bom e barato. Resumindo, uma excelente relação custo x benefício!

Seguem as fotos (clicando nelas, é possível visualizá-las em maior resolução):

Tagima TW73 Woodstock 20190224-114018 Tagima TW73 Woodstock 20190224-114032 Tagima TW73 Woodstock 20190224-114047

Tagima TW73 Woodstock 20190224-114102 Tagima TW73 Woodstock 20190224-114117 Tagima TW73 Woodstock 20190224-114141

Tagima TW73 Woodstock 20190224-114203 Tagima TW73 Woodstock 20190224-114705 Tagima TW73 Woodstock 20190224-114827

As especificações do fabricante para o instrumento:

Corpo em poplar
Braço em maple com escala também em maple colada
Largura do nut (pestana): 40 mm
Captadores: 2 Single coil modelo J
Trates: médio jumbo
Controles: 2 de volume e 1 de tonalidade
Tarraxas cromadas
Ponte cromada
Cores disponíveis: Sunburst com Tortoise, Preto com tortoise, Preto com mintgreen, Branco vintage com tortoise, Branco vintage com mintgreen, Sunburst com mintgreen
Fabricado na China
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Cantão Qui Fev 28, 2019 11:26 am

Tenho curiosidade de tocar em um desses Guga , realmente dá pra achar usado com preço bom , acho que vou entrar nessa vibe assim que as coisas melhorarem aqui...valeu pelo Review brother.
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Alberto Ribeyro Qua Abr 03, 2019 9:27 am

Parabéns,pelo ótimo review!
Alberto Ribeyro
Alberto Ribeyro
Membro

Mensagens : 134
Localização : Rio de Janeiro,RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 03, 2019 9:38 am

Tem alguma coisa no design desse baixo que me incomoda...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por rafammbass Qua Abr 03, 2019 11:20 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem alguma coisa no design desse baixo que me incomoda...

Eu não consigo olhar muito tempo pro headstock...
rafammbass
rafammbass
Membro

Mensagens : 829
Localização : Ottawa, Canadá

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por allexcosta Qua Abr 03, 2019 11:23 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem alguma coisa no design desse baixo que me incomoda...

O chifre inferior e aquela curvinha de baixo do headstock meio que ferem nosso senso básico de estética, que obviamente é um pouco moldado pelas décadas olhando os designs originais.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Uchoa Qua Abr 03, 2019 11:55 am

^Por aí mesmo !
Uchoa
Uchoa
Membro

Mensagens : 4355
Localização : Niterói - Rio de Janeiro

https://www.reverbnation.com/rhakia

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 03, 2019 2:50 pm

allexcosta escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem alguma coisa no design desse baixo que me incomoda...

O chifre inferior e aquela curvinha de baixo do headstock meio que ferem nosso senso básico de estética, que obviamente é um pouco moldado pelas décadas olhando os designs originais.

O superior também...
Esse design da Tagima parece aquela mulher gostosa, com curvas certas nos lugares certos e que insiste em achar que está gorda e vira anoréxica....
Laughing


Última edição por Mauricio Luiz Bertola em Qua Abr 03, 2019 2:53 pm, editado 1 vez(es)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 03, 2019 2:51 pm

rafammbass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Tem alguma coisa no design desse baixo que me incomoda...

Eu não consigo olhar muito tempo pro headstock...

É o que a mim menos incomoda...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Guga Ramone Qui Abr 04, 2019 4:08 pm

Confesso que adorei o design do baixo. Bem parecido com o clássico, mas com uma coisinha a mais (ou a menos, no caso). Simples, funcional, bonito (aos meus olhos), barato e competente. Tô felizão com o baixo! Saí dum Fender JB MIM pra ele e não tenho do que reclamar.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por campos Sex Jul 26, 2019 1:54 pm

A Tagima tem outro jazz bass que custa quase o mesmo - acho que é o TJB4 ou algo assim.
Não entendo porque dois baixos quase iguais e por preços quase iguais, da mesma marca.
Acho que só muda a madeira.
Eu comprei um baixo barato pelo mesmo motivo, mas escolhi o TW66, só para parecer o Sting.

campos
Membro

Mensagens : 675
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Tagima TW73 Woodstock Empty Re: Tagima TW73 Woodstock

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos