Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dicas pra ganhar velocidade.

+7
deixados
allexcosta
JAZZigo
Franco_bass
fheliojr
lcs.
Danilo Raposo Freitas
11 participantes

Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Seg Ago 27, 2018 10:43 pm

Oi baixistas qual uma velocidade razoável pra se adquir com pizzicato de 2 dedos.. Eu só consigo fazer semicolheias até 120 bpm a partir daí fica quase impossível pra mim. É possível chegar a 130 com pizzicato de 2 dedos?

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por lcs. Ter Ago 28, 2018 2:56 pm

Tem gente que começa a treinar o pizzicato também com o dedo anelar pra ajudar na velocidade. Alguns tópicos interessantes sobre essa técnica:
https://www.contrabaixobr.com/t11704-mini-aula-sobre-pizzicato-de-3-dedos
https://www.contrabaixobr.com/t4621-tecnica-de-pizzicato-com-tres-dedos-na-mao-direita-como-fazer

Eu particularmente fico mais a vontade tocando com palheta pra coisas mais rápidas.
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 362
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por fheliojr Qui Ago 30, 2018 4:14 pm

Danilo Raposo Freitas escreveu:Oi baixistas qual uma velocidade razoável pra se adquir com pizzicato de 2 dedos.. Eu só consigo fazer semicolheias até 120 bpm a partir daí fica quase impossível pra mim. É possível chegar a 130 com pizzicato de 2 dedos?

Rpz, é possível, sim, ser muito ágil em pizzicato de 2 dedos, vide o Hadrien Feraux e o Fernando Molinari.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Qui Ago 30, 2018 4:36 pm

Pois é o Pipoquinha é muito rápido no Pizzicato de dois dedos o Junior Braguilha tmb. Só que eu não consigo passar de 120 no pizzicato de 2 dedos acho que deve ser questão de genética mesmo. Cada corpo funciona de maneira diferente.

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Franco_bass Sex Ago 31, 2018 6:47 pm

^ Um dos segredos é, também, HMB. ( Horas de mãos no baixo)

E respeito aos limites do corpo. Aquecimento, pausa, alongamentos.

Franco_bass
Franco_bass
Membro

Mensagens : 361
Localização : RS, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por JAZZigo Sex Ago 31, 2018 10:00 pm

Experimente óxido nitroso:

Dicas pra ganhar velocidade.  Nitrous-oxide-gas-500x500

Você pode até não ganhar velocidade, mas garanto que achará hilariante... ah isso vai! Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16433
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Seg Set 03, 2018 3:55 pm

A maioria desses caras que conseguem fraseado limpo e bem rápido, como Pipoquinha ou Janek Gwizdala utilizam uma pegada bem leve e relaxada, além de cordas leves e regulagem bem baixa. Um instrumento premium com escala cônica pode ajudar.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Danilo Raposo Freitas Seg Set 24, 2018 12:47 am

Verdade Alex Costa a questão da pegada leve faz sentido. Recentemente vi um vídeo sobre isso.

Enviado pelo Topic'it

Danilo Raposo Freitas
Membro

Mensagens : 14
Localização : Teresina - Pi

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por deixados Qui Abr 16, 2020 8:49 pm

Apesar do intenso trabalho em home office, vez ou outra eu acesso alguns assuntos aqui do fórum. Interessante este, que me fez resgatar o assunto.

Por curiosidade, vocês têm alguma ideia da média de velocidade dos baixistas deste pizzicato, a mais comum?
Ou, na música ocidental, qual seria essa média?

Não sei se essas perguntas são válidas, por conta dos estilos musicais.


Última edição por deixados em Sex Abr 17, 2020 7:17 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : *este, não antes)
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Jãozeiro Qui Abr 16, 2020 10:01 pm

^ Não existe essa média, Deixados. Depende do andamento da música que se está tocando.
Semicolcheias em uma música a 80 bpm são mais lentas do que semicolcheias em uma música a 90 bpm.
Músicos tocam músicas nos mais variados andamentos.

Agora, se a questão for o quão rápido eles conseguem tocar, qual o limite da velocidade a que chegariam, isso é provavelmente mensurável. Mas não é, digamos, uma abordagem artística (essa coisa de medir velocidade acaba ganhando sinônimo de competição).

Mas...eu, Jão, digo: nunca vi baixista nenhum do mundo, de qualquer época, que tenha um pizzicato tão rápido e limpo quanto o do Pipoquinha. Ver aquele carinha tocar é assustador.
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3090
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sex Abr 17, 2020 7:41 am

É normal conseguir executar frases rápidas depois de alguns quilos de sal com o baixo, por isso, não acho que isso deva ser uma preocupação maior que diversos assuntos que deveriam vir antes (como tocar limpo, respeitando o campo harmônico (salvo exceções onde o estilo peça algo diferente) e usando metrônomo).

Agora (IMO), uma coisa eu digo, conseguir tocar semicolcheias em andamentos rápidos (como levantado pelo criador do tópico) é uma conquista meramente mecânica,  não é tão gratificante quanto desenvolver um fraseado rápido, independente do que tá na partitura (pois o segundo agrega técnica e musicalidade).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Edão Sex Abr 17, 2020 9:21 am

Nesse vídeo tem uma dica
Colcheias à 120bpm (3:14).

Pode começar mais lento. Vai subindo 90, 95, 100, 105 e etc.

Pode ir subindo 90, 91, 92 e etc. Segundo André Neiva, o cérebro não sente tanto a diferença.

Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1970
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Sex Abr 17, 2020 9:43 am

deixados escreveu:Por curiosidade, vocês têm alguma ideia da média de velocidade dos baixistas deste pizzicato, a mais comum?

Que pizzicato?

deixados escreveu:Ou, na música ocidental, qual seria essa média?

"Este pizzicato" é algo oriental?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Raul S. Sex Abr 17, 2020 12:27 pm

allexcosta escreveu:
deixados escreveu:Por curiosidade, vocês têm alguma ideia da média de velocidade dos baixistas deste pizzicato, a mais comum?
Que pizzicato?
deixados escreveu:Ou, na música ocidental, qual seria essa média?
"Este pizzicato" é algo oriental?


sobre a questão de velocidade, pode parecer simplista, mas o segredo é começar devagar e ir acelerando aos poucos conforme vc se sente confortável, uma hora vc consegue
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sex Abr 17, 2020 1:20 pm

Edão escreveu:Nesse vídeo tem uma dica
Colcheias à 120bpm (3:14).
Fala bonito esse Squire. Curti em!!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Edão Sex Abr 17, 2020 2:20 pm

Pois é! Qualidade boa do instrumento, né? Tô caçando é um Squier PBass.
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1970
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Sex Abr 17, 2020 5:49 pm

Comecei a tocar profissionalmente em 1988 e não lembro de uma vez sequer eu ter pensado que precisava de mais velocidade pra tocar alguma coisa.

Pensei em inúmeras coisas, tipo precisão, sotaque, expressão, conhecimento de harmonia, etc, mas nunca velocidade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por deixados Sex Abr 17, 2020 7:21 pm

allexcosta escreveu:
Que pizzicato?

Este citado no tópico.
Imagino que seja o mais comum.
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por deixados Sex Abr 17, 2020 7:27 pm

Raul S. escreveu:


sobre a questão de velocidade, pode parecer simplista, mas o segredo é começar devagar e ir acelerando aos poucos conforme vc se sente confortável, uma hora vc consegue

Por enquanto é mais curiosidade mesmo sobre o assunto. Depois chego nessa matéria cheers




*se eu disser que ouvi/vi muito o Pizzicato Five nos tempos de MTV, estarei entregando minha idade?
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sex Abr 17, 2020 7:34 pm

Raul S. escreveu:


sobre a questão de velocidade, pode parecer simplista, mas o segredo é começar devagar e ir acelerando aos poucos conforme vc se sente confortável, uma hora vc consegue

O lance do comentário do Raul é que ele tirou onda e ainda assim deu a fórmula da pólvora para quem quer ser o Malmsteen do baixo hahaha. É o que muito professor recomendaria, junto ao metrônomo, claro!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Fernando Zadá Sex Abr 17, 2020 10:08 pm

No metal o povo tem essa busca mesmo mas em música normal depende do que vai tocar.
Se o cara quer ser baixista solista ou baixista de metal vai ter que investir em velocidade.
Uma coisa legal é sacar que existem duas abordagens um a do maratonista onde você desenvolve uma constância em uma velocidade razoável e a do velocista algo rápido mas mais curto.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14253

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Raul S. Sex Abr 17, 2020 11:04 pm

allexcosta escreveu:Comecei a tocar profissionalmente em 1988 e não lembro de uma vez sequer eu ter pensado que precisava de mais velocidade pra tocar alguma coisa.

Pensei em inúmeras coisas, tipo precisão, sotaque, expressão, conhecimento de harmonia, etc, mas nunca velocidade.
isso tudo é bastante importante, sem dúvida, mas quando vc pega uma música tocada numa velocidade extraterrestre e vc não consegue executar, é frustrante. tenho algumas músicas que adoraria tocar, mas desisti porque simplesmente não consigo
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sáb Abr 18, 2020 10:08 am

Raul S. escreveu:[...] é frustrante. tenho algumas músicas que adoraria tocar, mas desisti porque simplesmente não consigo

Me too...

Podíamos criar um tópico aqui no Fórum com as músicas nessa onda e ir postando a evolução hahahaaaaa. Ia ser bem divertido. Se eu vasculhar no backup dos meus celulares tenho um registro da minha evolução em Aces High (que hoje acho até tranquilo de tocar quando estou bem aquecido, mas que quase sempre perdia o gás no meio da música).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 18, 2020 10:33 am

Raul S. escreveu:isso tudo é bastante importante, sem dúvida, mas quando vc pega uma música tocada numa velocidade extraterrestre e vc não consegue executar, é frustrante. tenho algumas músicas que adoraria tocar, mas desisti porque simplesmente não consigo

Só se for de alguma variação de "maluquice metal" e quem quer tocar isso?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sáb Abr 18, 2020 11:04 am

allexcosta escreveu:
Raul S. escreveu:isso tudo é bastante importante, sem dúvida, mas quando vc pega uma música tocada numa velocidade extraterrestre e vc não consegue executar, é frustrante. tenho algumas músicas que adoraria tocar, mas desisti porque simplesmente não consigo

Só se for de alguma variação de "maluquice metal" e quem quer tocar isso?

Não necessariamente. Se vc pegar um clichê do nosso instrumento como Teen Town, por exemplo... a música exige saber tocar rápido e passa a anos luz de metal.


Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Raul S. Sáb Abr 18, 2020 11:58 am

allexcosta escreveu:
Raul S. escreveu:isso tudo é bastante importante, sem dúvida, mas quando vc pega uma música tocada numa velocidade extraterrestre e vc não consegue executar, é frustrante. tenho algumas músicas que adoraria tocar, mas desisti porque simplesmente não consigo

Só se for de alguma variação de "maluquice metal" e quem quer tocar isso?
isso é relativo. tem música que para alguns pode ser simples, mas para outros é rápida demais. e o problema não envolve só a quantidade de notas na execução, mas também resistência física para conseguir tocar.

essa música do RHCP p.ex. não toco mais porque não aguento, minhas mãos e antebraços começam a não responder mais por falta de treino:

Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por deixados Sáb Abr 18, 2020 12:11 pm

Raul S. escreveu:
[...]

isso é relativo. tem música que para alguns pode ser simples, mas para outros é rápida demais.

[...]

Penso da mesma forma, por exemplo, a YYZ, do Rush, que pra maioria aqui deve ser bem simples:
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 18, 2020 12:55 pm

Falo isso com a melhor das intenções:

Se você é uma pessoa com talento mínimo para esse instrumento, sem problemas de saúde, sem algum tipo de má formação nas mãos, tendões, etc, e pratica seu instrumento como deveria, ensaia, toca por aí, etc, as músicas apresentadas acima não deveriam apresentar grandes problemas.

Mas você não vai tocar Teen Town se a vida toda tocou U2, R.E.M. ou músicas tum tum tum de rock amarelo genéricas.

Músicas como Teen Town são "músicas de baixistas", músicas que baixistas se trancam nos seus quartos 10 horas por dia por meses quando estão começando e tentam tocar.

E ninguém que toca essas músicas pensa na velocidade ou em quantas notas você toca por segundo, minuto, ou sei lá.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sáb Abr 18, 2020 1:29 pm

^

Concordo quase que plenamente. O contraponto fica com YYZ, que para mim também é música de baixista, guardadas as devidas proporções. Lembro do encontro de baixistas aqui do Fórum que fui (não sei o número, mas foi um aqui em SP no salão do prédio do Breno Barnabé ou da namorada nele, não sei ao certo) onde vi uns três baixistas testando os baixos com essa música.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 18, 2020 1:34 pm

^ Não entendi bem porque seria contraponto. Mencionei teen town porque é a que conheço melhor, mas essa do Rush também poderia ser usada como exemplo.

Essas músicas são músicas que baixistas tocam, simples assim.

Se essas coisas te parecem super desafiadoras e o bom pra você é tocar a intro da música do Guns, sua abordagem está errada.

Outra coisa, essa música postada pelo Raul é uma música normal e se o baixista tem dificuldade em tocá-la lhe falta técnica, resistência ou saúde.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sáb Abr 18, 2020 1:41 pm

allexcosta escreveu:^ Não entendi bem porque seria contraponto. Mencionei teen town porque é a que conheço melhor, mas essa do Rush também poderia ser usada como exemplo.

Essas músicas são músicas que baixistas tocam, simples assim.

Sorry man... por um instante achei que estivesse colocando no mesmo balaio que U2, isso por que foi uma das mencionadas acima. Logo, concordamos plenamente nesse assunto up

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 18, 2020 1:48 pm

up
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Raul S. Sáb Abr 18, 2020 2:42 pm

meu ponto é que não existe atalho nem fórmula mágica para ganhar velocidade. esse tipo de questão só se resolve com treino e dedicação, começando devagar respeitando sempre o conforto, a técnica e a boa execução

quando eu falo em ganhar velocidade, estou falando de velocidade "relativa", de como a pessoa pode treinar para conseguir executar algo que está um pouco além do seu nível atual

estamos falando da mesma coisa, só que você está esquecendo que nem todo mundo está no mesmo nível e que algumas dificuldades deixam de existir conforme você avança, mas elas podem voltar conforme os anos passam e você deixa de se dedicar

há uns 15 anos, quando tocava com muito mais frequência, eu tocava músicas mais rápidas e que hoje não consigo mais, mas posso conseguir retomar se treinar dessa forma: devagar, acelerando, e me reacostumando. isso não tem necessariamente nada a ver com problemas físicos ou falta de técnica
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Convidado Sáb Abr 18, 2020 2:50 pm

^off topic total...

Raul, conheço somente vc e o Leonardo Gonçalves que escrevem tudo em minúsculas. Vi isso também na capa e encarte do Where The Light Is - John Mayer, que ganhei da minha esposa. Isso é algum estilo ou algo assim?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Raul S. Sáb Abr 18, 2020 3:06 pm

Henri-Q escreveu:^off topic total...

Raul, conheço somente vc e o Leonardo Gonçalves que escrevem tudo em minúsculas. Vi isso também na capa e encarte do Where The Light Is - John Mayer, que ganhei da minha esposa. Isso é algum estilo ou algo assim?
é desleixo mesmo rs

trabalho com documentos o dia todo; também não pontuo as últimas frases dos meus parágrafos online. é bem errado, mas acho que virou meio que um "estilo" próprio hahahahaha
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Raul S. Sáb Abr 18, 2020 3:06 pm

[duplicado]
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Dicas pra ganhar velocidade.  Empty Re: Dicas pra ganhar velocidade.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos