Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quê 5 ou 6 cordas?

+74
edumoraes
Jordan Magave
Uchoa
leonardo.reis
rafaelravazzi
Joao Tozzi
carolll-bass
CaQuinhO
Stormbringer
Christian
fheliojr
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
malka_aff
carimbass
bassfuria
ricardorony.boliveira
Walmir Teixeira
Fabrício Simões
gbarcelos
MarceloCol
Raphael Amin
andremega
luizalexandre
Moisés Simeão
Umbriel
rmarigo
Eduardo Tob
claudioweber
gsfteodoro
fgbass
rafael.buzzi.andrade
thiagoc
subgrave
Rick Charles
Kobeh
Fá Mendonça
brucce
Átila Moreira Cedro
bodhan
Rotiv
odntht
felpope
lobo bassman
Fabricio Bass boc
Loo
Fernando Zadá
wellrod
basslave
cvmoretti
dudamir
NeyBass
Yngway
joabi
DenisLM
bodyhammer
Thales_Sr
andrepbbass
LuCaSbass
Tonante
GusVCD
vcrz
Polli
mnincao
Cid
Guilé
fma
Binão
Silouco
allexcosta
CG
Daniel
NETOULTRA
Tarcísio Caetano
78 participantes

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Qua maio 04, 2011 12:29 pm

Tarcísio Caetano escreveu:

Interessante estas colocações, pois toco só na minha igreja, e apesar do intenso trabalho feito, desde o ano passado, para melhorar a qualidade dos músicos e das performances como um todo, até o momento, ninguém me "solicitou" um baixo de 5 cordas...

Não adianta explicar véio...só sentindo na prática msm... se eu fosse vc arrumava um emprestado ou então pegava um 5 cordas ativo pra estudar e experimentar e ver se gosta.

Eu fiz assim, qdo senti brotar essa curiosidade, troquei uma guitarrinha q tinha por um samick e pus um pré artec...msm não sendo grandes coisas, deu pra sentir a vibe e entender melhor.... depois passei o samick e peguei um Cort NB5.

No meu caso por exemplo que tenho um Fender JB passivo, o novo baixo além de me dar mais possibilidades de extensão por ser 5 cordas e 24 casas, ainda ampliou as possibilidades de timbre, pois os bartolini timbram diferentes dos Fenders, podendo trabalhar passivos ou com o pré Fishman de 3 bandas...ou seja, um vasto leque de timbragens...isso tb é bem legal.

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NeyBass Qua maio 04, 2011 1:19 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Interessante estas colocações, pois toco só na minha igreja, e apesar do intenso trabalho feito, desde o ano passado, para melhorar a qualidade dos músicos e das performances como um todo, até o momento, ninguém me "solicitou" um baixo de 5 cordas...

Então Tarcisio, de mim também ninguém exigiu nada, mas apartir do momento que comprei meu primeiro 5 cordas, não consegui mais querer um de 4 cordas, tenho o baixolão 4 cordas, e quero um JB 4 cordas também, mas o baixo principal para mim é 5 cordas, eu gosto muito de usar a corda B.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andrepbbass Qua maio 04, 2011 1:38 pm

Tarcisio é claro que ninguém vai te exigir nada, ao meu ver isso tem que parti de você, ao ouvi que muitas músicas gospel usam bastante a Sí. Mas ae vai também do repertório na sua igreja.

____________________________
Deus é bom!!
andrepbbass
andrepbbass
Membro

Mensagens : 491
Localização : Sapé - Paraiba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua maio 04, 2011 1:47 pm

Guilé escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:

Interessante estas colocações, pois toco só na minha igreja, e apesar do intenso trabalho feito, desde o ano passado, para melhorar a qualidade dos músicos e das performances como um todo, até o momento, ninguém me "solicitou" um baixo de 5 cordas...

Não adianta explicar véio...só sentindo na prática msm... se eu fosse vc arrumava um emprestado ou então pegava um 5 cordas ativo pra estudar e experimentar e ver se gosta.

Eu fiz assim, qdo senti brotar essa curiosidade, troquei uma guitarrinha q tinha por um samick e pus um pré artec...msm não sendo grandes coisas, deu pra sentir a vibe e entender melhor.... depois passei o samick e peguei um Cort NB5.

No meu caso por exemplo que tenho um Fender JB passivo, o novo baixo além de me dar mais possibilidades de extensão por ser 5 cordas e 24 casas, ainda ampliou as possibilidades de timbre, pois os bartolini timbram diferentes dos Fenders, podendo trabalhar passivos ou com o pré Fishman de 3 bandas...ou seja, um vasto leque de timbragens...isso tb é bem legal.

É, desde o início deste excelente "debate", comecei a cogitar isto, mesmo. Sentir e ouvir na prática. Vou ver se consigo um instrumento de 5 cordas emprestado.

NeyBass escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Interessante estas colocações, pois toco só na minha igreja, e apesar do intenso trabalho feito, desde o ano passado, para melhorar a qualidade dos músicos e das performances como um todo, até o momento, ninguém me "solicitou" um baixo de 5 cordas...

Então Tarcisio, de mim também ninguém exigiu nada, mas apartir do momento que comprei meu primeiro 5 cordas, não consegui mais querer um de 4 cordas, tenho o baixolão 4 cordas, e quero um JB 4 cordas também, mas o baixo principal para mim é 5 cordas, eu gosto muito de usar a corda B.

andrepbbass escreveu:Tarcisio é claro que ninguém vai te exigir nada, ao meu ver isso tem que parti de você, ao ouvi que muitas músicas gospel usam bastante a Sí. Mas ae vai também do repertório na sua igreja.

É que na minha igreja, temos uma pessoa responsável pela parte "espiritual" do ministério de louvor, outra que cuida da parte "prática".
Esta segunda pessoa é responsável por TUDO que diz respeito a parte musical, desde repertório, equipamentos, manutenção, horários de ensaios no estúdio, disposição dos músicos no altar da igreja, coordena os arranjos de músicas em outras línguas e suas versões para o português; enfim, na área de "execução" musical, se posso falar assim, ele dá palpite em TUDO. Ainda, neste assunto das cordas, não me disse nada, e temos alguns baixista que usam a 5ª corda. É uma das razões de ter aberto este tópico.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Qua maio 04, 2011 1:56 pm

^Cara, mas isso dificilmente alguém vai te "exigir" bem um ambiente como esse, que na maioria das vezes é trabalho voluntário e na minoria das vezes com profissionais registrados , etc.

Vc se dispõe a doar seu som e pra isso usa o seu instrumento, e isso basta.

A exigência vem na maioria das vezes em trabalhos remunerados, gravações, etc... exigência essa, conforme ja debatida em outro tópico, as vezes infundada, apenas mera encucação do produtor/artista mesmo.

Mas siga seu instinto, se ele te pede experimentar, atenta, senão seja feliz, isso é o que importa...se teu instrumento já atende a sua expressão artística e esta não anseia por mais, desencane.


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua maio 04, 2011 2:11 pm

^Na realidade, Guilé, não houve esta "exigência", nem falei isto; talvez, em meus comentários, tenha dado esta impressão.

Mas a verdadeira motivação foi saber mesmo da "usabilidade" da 5ª e 6ª cordas, que como disse, já ouvi/li muitos comentários, e quase sempre, subjetivos. Aqui, mais uma vez, obtive informações que me ajudaram a entender melhor, e ter até, curiosidade em experimentar, coisa que não tinha antes. As dúvidas que permanecem, vejo agora, serão sanadas na prática mesmo, não há outra opção up

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Qua maio 04, 2011 2:34 pm

Daniel escreveu:Dá pra fazer de tudo com um 4 cordas, e muito bem feito.

Sá Reston escreveu:Não dá pra fazer tudo com um 4 cordas.

...

Dá pra tocar qualquer estilo bem com um 4 cordas? Sim.
Dá pra fazer tudo com um 4 cordas? NÃO.

Só esclarecendo: É óbvio que eu citei o "fazer de tudo" no sentido de "tocar de tudo". Fisicamente falando já é impossível se obter as notas que um 6 cordas pode proporcionar. Não tem nem cabimento interpretar dessa forma.

Abraço

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por cvmoretti Qua maio 04, 2011 3:20 pm

Muito legal o debate! li ele inteiro hahahaha...

vou compartilhar um pouco da minha história de como surgiu a minha necessidade de um baixo de 5c...

sempre toquei com baixos de 4c durante anos... mas sentia muito em músicas mais "lentas" a necessidade de uma nota mais grave, como por exemplo o Ré... numa caída E Eb D, às vezes não soava legal usar a corda A... precisava de um som mais "cheio" para não ficar muito vazio (muitas vezes tocavámos em 3 Baixo, Guitarra e Batera)... aí comecei a fazer Drop-D... até a intenção era legal, mas comecei a me perder nas escalas, mas em músicas em G, tinha a vantagem de ter uma 5º mais grave (D)... aí comecei a pensar na possibilidade de grooves com 5c tendo inclusive um C#, C e um B...

hoje estranho um pouco em pegar um 4c... mas creio que um não substitui o outro...

já 6 cordas não é minha vibe no momento então nem posso falar mta coisa...
cvmoretti
cvmoretti
Membro

Mensagens : 716
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por basslave Qua maio 04, 2011 4:46 pm

Não me espanquem povo, mas não acho graça nenhuma em baixo de 6 cordas, não consigo fazer slap, uma corda a mais pra trocar, um braço largo demais, duas toneladas no ombro, se tiver dois tensores a regulagem em casa não é facil....um 5c já tá bão demais.

____________________________
Youtube bloqueado? usa https que resolve up

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por wellrod Qua maio 04, 2011 6:09 pm







Acho que a quantidade de cordas não importa... o importante é o ET que está tocando nelas...

____________________________
Wellington Rodrigues - http://www.myspace.com/wellmusicrio
Clube dos perdidos #029 - Clube Fender #094 - Clube do Baixolão #060 - Clube Hartke #052 - Clube dos Não somente baixistas #003 - Clube Roland Boss #031 - Clube Baixistas do Rio de Janeiro #005 - Clube dos sem pedais/pedaleiras #021
wellrod
wellrod
Membro

Mensagens : 2107
Localização : Rio de Janeiro

http://www.myspace.com/wellmusicrio

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fernando Zadá Qua maio 04, 2011 6:41 pm

Quando fui pegar meu acústico de volta aqui no Fernando em SP tinha um baixista buscando um acústico chinês maciço que ele tinha transformado em 5 cordas com um C mais agudo.
Pirei no baixo e teria um daqueles fácil simplesmente pela facilidade de não ter que ir muito pro agudo (que no acústico é barra) pra tocar várias notas.
Acredito que a necessidade é que determina.
Eu curto 5 e 6 cordas pelas possibilidades a mais e sempre vejo um 6 cordas como um facilitador para se incluir acordes e outras brincadeiras que a C proporciona. Mas vai mais de gosto e aplicação pessoal.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14253

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Loo Qua maio 04, 2011 8:42 pm

Fala galera, parabéns pela bela discussão em torno de um assunto que sempre me gerou muitas dúvidas e que tem me tirado o sono ultimamente, então já agradeço de antemão , muito obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Bom, a minha situação atual, é um pouco controversa, pois toco num baixo de 5 e estou pensando seriamente em voltar pra um de 4 cordas.As dúvidas giram mais em torno de que agora eu gostaria de adquirir um instrumento mais "definitivo", por isso poderei ficar apenas com um. O problema é que no meus trampos eu realmente utilizo a corda B, mas tenho um problema com a corda E, não acho que essa corda tenha o mesmo punch de um E num de 4 cordas. Nunca toquei em nenhum dos super baixos que são citados por aqui, mas tenho essa impressão de que não soa. Ninguém mais sente isso??

Abrass a todos!!

Loo
Membro

Mensagens : 70
Localização : sorocaba,sp

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Qua maio 04, 2011 8:57 pm

O negócio é 4 cordas e Fender é Fender, mesmo que eu não tenha um essa é a minha indicação!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Loo Qua maio 04, 2011 9:17 pm

Então Lucas, estou realmente tendendo ao " o negócio é 4 cordas", por achar tbm que (além do lance da corda E), o fato de ir dominando cada um sucessivamente, porque realmente acho que "cada um cada um", e os considero instrumentos diferentes entre sí, em termos de visão e maneira de pensar no instrumento, pois cada um oferece e exige diferentes possibilidades e habilidades.

E quanto ao fender é fender, eu tava afim mesmo é de um zaga!!

Loo
Membro

Mensagens : 70
Localização : sorocaba,sp

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NeyBass Qui maio 05, 2011 11:23 am

Loo escreveu:Fala galera, parabéns pela bela discussão em torno de um assunto que sempre me gerou muitas dúvidas e que tem me tirado o sono ultimamente, então já agradeço de antemão , muito obrigado a todos pelos esclarecimentos.
Bom, a minha situação atual, é um pouco controversa, pois toco num baixo de 5 e estou pensando seriamente em voltar pra um de 4 cordas.As dúvidas giram mais em torno de que agora eu gostaria de adquirir um instrumento mais "definitivo", por isso poderei ficar apenas com um. O problema é que no meus trampos eu realmente utilizo a corda B, mas tenho um problema com a corda E, não acho que essa corda tenha o mesmo punch de um E num de 4 cordas. Nunca toquei em nenhum dos super baixos que são citados por aqui, mas tenho essa impressão de que não soa. Ninguém mais sente isso??

Abrass a todos!!

No meu modo de pensar, acredito que quantidade de cordas é como marca, cada pessoa tem uma pré-definida, uns gostam de ibanez, outros de yamaha, fender, condor, giannini, musicman, warwick, isso é indiscutível, assim também é quantidade de cordas, uns gostam e preferem 4c, outros 5c, outros 6c, cada pessoa é diferente e deve procurar o que melhor lhe satisfaz. Eu como ja disse prefiro o 5c, me sinto bem com ele, por enquanto nao pretendo um de 6c, mas ja toquei por muito tempo, e não vejo tanta dificuldade em tocá-lo, pra mim é como o de 5c, com uma corda a mais e um pouquinho a mais de necessidade de adaptação. Quanto a sua dúvida sobre o punch da corda E, depende da qualidade do instrumento, tem muitos 5c que tem mais punch que muitos de 4c, depende da marca e qualidade eu não sinto tanta diferença não, acho que o valor da 5ª corda no seu caso, como vc disse que utiliza muito, é bem mais relevante que o punch da corda E.
essa é minha humilde opinião.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Convidado Qui maio 05, 2011 3:24 pm

Daniel escreveu:
Só esclarecendo: É óbvio que eu citei o "fazer de tudo" no sentido de "tocar de tudo". Fisicamente falando já é impossível se obter as notas que um 6 cordas pode proporcionar. Não tem nem cabimento interpretar dessa forma.

Abraço

Daniel, meu comentário não foi voltado pra vc, e sim pras dúvidas do Tarcísio, sacou?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Qui maio 05, 2011 3:45 pm

Sá Reston escreveu:
Daniel escreveu:
Só esclarecendo: É óbvio que eu citei o "fazer de tudo" no sentido de "tocar de tudo". Fisicamente falando já é impossível se obter as notas que um 6 cordas pode proporcionar. Não tem nem cabimento interpretar dessa forma.

Abraço

Daniel, meu comentário não foi voltado pra vc, e sim pras dúvidas do Tarcísio, sacou?

Ok. Como disse, foi apenas um esclarecimento, pq parecia que haviam interpretado daquela forma.

Colegas

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tonante Qui maio 05, 2011 3:48 pm

^ flower

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex maio 06, 2011 2:34 pm

Eu acho que um baixo de 6 da mt mais possibilidades harmonicas sem duvida, Olha a mesma música executada em baixos de 4 e 6.


Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NeyBass Sex maio 06, 2011 6:43 pm

Fera demais, pra mim o Ney é imbatível.

mas voltando a falar do contexto da discussão, um 6c da muito mais opções mesmo.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Sex maio 06, 2011 11:04 pm

Fabricio Bass boc escreveu:Olha a mesma música executada em baixos de 4 e 6.

Realmente. Achei covardia com o Eliezer Lara. Sou mais o primeiro vídeo. Sério. Escondido

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Fabricio Bass boc Sex maio 06, 2011 11:10 pm

Daniel escreveu:
Fabricio Bass boc escreveu:Olha a mesma música executada em baixos de 4 e 6.

Realmente. Achei covardia com o Eliezer Lara. Sou mais o primeiro vídeo. Sério. Escondido
facepalm é questão de gosto msm eu prefiro o Eliezer
Fabricio Bass boc
Fabricio Bass boc
Membro

Mensagens : 315
Localização : Minas Gerais

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Sáb maio 07, 2011 8:55 pm

Daniel escreveu:
Fabricio Bass boc escreveu:Olha a mesma música executada em baixos de 4 e 6.

Realmente. Achei covardia com o Eliezer Lara. Sou mais o primeiro vídeo. Sério. Escondido

(2)

De longe....aliás, acho que esse Fender dele é possuído...alguma cois estranha acontece ali. affraid

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por lobo bassman Qui maio 12, 2011 2:04 am

allexcosta escreveu:
Daniel escreveu:Dá pra fazer de tudo com um 4 cordas, e muito bem feito.

Agora eu confesso que fiquei curioso...

Como que o AJ iria tocar essa música com essa interpretação em um 4 cordas?

Como o Allex Falou a a Sizona te da graves que so desafinando a corda E do baixo de 4 cordas consegueria, agora essa desafinação te da uma corda menos tensa e na minha opinião com menos qualidade, por exemplo quando voce tem que usar o C que vira e mexe teima em aparecer nas musicas e ai você tem que desafinar a corda E do baixo para C é uma m**** fica muito solta e o som ja naum sai legal. Pra quem toca Nu metal o Korn eles usam afinação A e ai o baixo tem que alcansar o A grave e ai como fica?
Bom so ai ja 3 tipos de desafinações ou afinações diferente dai o Xtender ja fica f***. Eu tenho baixo de 5 cordas e estou prensando em colocar dois Xtender um na E e o outro na Sizona pra fazer as oitavas de cordas solta ou como chamo erroniamente de afinação aberta. Mais ai é so pelo fato da facilidade de execução de algumas musicas.
Eu sou um pouco contra a corda C porque acho que o baixista não deveria solar nesta região (Opinao), mais como modo de facilitar a execução ajuda bastante.
Esta musica quase que em sua totalidade da pra se executar sim no baixo de 4 cordas. Mais a execução seria imensamente mais dificil e em alguns pontos impossivel pela dificuldade.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por lobo bassman Qui maio 12, 2011 2:18 am

Guilé escreveu:Eu achava 7 cordas exagero até assitir esse show....hehehe

Este é um exemplo do que eu acho que um baixista não deveria fazer (gosto).
Mais sou mais um baixista se destacando na sua função dentro de uma banda como baixista do que fazendo papeis que muitas vezes caberia a um guitarrista.
Claro se quiser o ceu é o limete, mais escolhi ser baixista e back vocal por amar esta função, acomplementação dom som final de minha banda. O acabamento final saca.
Apesar de tocar guitarra, violão erudito também.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por dudamir Qui maio 12, 2011 1:40 pm

lobo bassman escreveu:
Guilé escreveu:Eu achava 7 cordas exagero até assitir esse show....hehehe

Este é um exemplo do que eu acho que um baixista não deveria fazer (gosto).
Mais sou mais um baixista se destacando na sua função dentro de uma banda como baixista do que fazendo papeis que muitas vezes caberia a um guitarrista.
Claro se quiser o ceu é o limete, mais escolhi ser baixista e back vocal por amar esta função, acomplementação dom som final de minha banda. O acabamento final saca.
Apesar de tocar guitarra, violão erudito também.

Acho que este é um dos casos a parte. O cara faz extremamente bem o papel de baixista e de vez quando faz as vezes de solista. O Nico, na minha opinião, seria outra exceção merecida.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por felpope Sáb maio 14, 2011 8:12 pm

Talvez você queira tocar assim.


Ou assim:


Ou ainda




Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de concerto. O que falta é apenas interesse por parte de instrumentistas mais eruditos...


Última edição por felpope em Dom maio 15, 2011 11:48 am, editado 1 vez(es)

felpope
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Sáb maio 14, 2011 10:13 pm

felpope escreveu:Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de conserto.(...)

Acho difícil, viu...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Thales_Sr Dom maio 15, 2011 9:31 am

Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de conserto.
Eu acho que instrumento de conSerto é martelo, alicate, chave de fenda...

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por felpope Dom maio 15, 2011 11:54 am

allexcosta escreveu:
felpope escreveu:Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de conserto.(...)

Acho difícil, viu...

Difícil sim, mas não impossível. É inegável o esforço por parte dos músicos...

felpope
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Dom maio 15, 2011 12:09 pm

felpope escreveu:
allexcosta escreveu:
felpope escreveu:Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de conserto.(...)

Acho difícil, viu...

Difícil sim, mas não impossível. É inegável o esforço por parte dos músicos...

Eu estava me referindo a usar um baixo como ferramenta... Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por lobo bassman Dom maio 15, 2011 12:11 pm

felpope escreveu:Talvez você queira tocar assim.


Ou assim:


Ou ainda




Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de concerto. O que falta é apenas interesse por parte de instrumentistas mais eruditos...
Eu prefiro tocar esta peça no violão como ja faço. Pra mim cada instrumento na sua praia e pra mim esta não é a do contra-baixo.
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Dom maio 15, 2011 9:31 pm

Thales_Sr escreveu:
Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de conserto.
Eu acho que instrumento de conSerto é martelo, alicate, chave de fenda...

claps claps claps

lobo bassman escreveu:
felpope escreveu:Talvez você queira tocar assim.


Ou assim:


Ou ainda




Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de concerto. O que falta é apenas interesse por parte de instrumentistas mais eruditos...
Eu prefiro tocar esta peça no violão como ja faço. Pra mim cada instrumento na sua praia e pra mim esta não é a do contra-baixo.

Acho até muito legal, quando o contrabaixo faz isto, ou melhor, músicos usam o contrabaixo pra isto. Mas tenho a mesma opinião do lobo bassman: a praia do baixo elétrico não é esta. IMO.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por lobo bassman Dom maio 15, 2011 9:34 pm

Valeu.

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por felpope Dom maio 15, 2011 10:04 pm

lobo bassman escreveu:Valeu.


felpope
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por lobo bassman Dom maio 15, 2011 10:24 pm

?

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por felpope Dom maio 15, 2011 10:33 pm

Tarcísio Caetano escreveu:
Thales_Sr escreveu:
Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de conserto.
Eu acho que instrumento de conSerto é martelo, alicate, chave de fenda...

claps claps claps

lobo bassman escreveu:
felpope escreveu:Talvez você queira tocar assim.


Ou assim:


Ou ainda




Acredito que neste século, ainda, o baixo elétrico vai ganhar status de instrumento de concerto. O que falta é apenas interesse por parte de instrumentistas mais eruditos...
Eu prefiro tocar esta peça no violão como ja faço. Pra mim cada instrumento na sua praia e pra mim esta não é a do contra-baixo.

Acho até muito legal, quando o contrabaixo faz isto, ou melhor, músicos usam o contrabaixo pra isto. Mas tenho a mesma opinião do lobo bassman: a praia do baixo elétrico não é esta. IMO.

Existe uma divisão tola entre musica popular e musica erudita e ambas as partes se repudiam. Em fim, opiniões a parte. O baixo elétrico está seguindo a mesma tendência que a guitarra elétrica. Está evoluindo. Há 60 anos era impraticável tocar baixo como é tocado hoje. O instrumento é um dos mais populares do mundo. Possui uma beleza peculiar que outros instrumentos não tem. As coisas ainda estão caminhando, o próprio instrumento e a técnica precisam evoluir, mas ele chega lá. O próprio J.S Bach foi muito ríspido com os primeiros pianos que surgiram em meados do século XVII e hoje o instrumento é símbolo da música erudita e muito apreciado na música popular também. Os dinossauros morrem os mamíferos dominam e a roda da evolução não para nunca. Quem sabe não é este o destino do bass...

felpope
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por lobo bassman Seg maio 16, 2011 12:57 am

Olha não sei se isso acontece. Eu não repudio nada. Por isso toco violão erudito desde os 14 anos tenho 30 faça as contas.
Apenas acho que um instrumento deve ser utilizado para fazer sua função basica. A maioria das linhas de baxo do Flea do Red Hot Chilli Pepers são bem mais complexas de ser executadas do que essas 3 peças que você colocou no video que são de dificuldade moderada para baixa.
Não acho que um instrumento ser utilizado para tocar musica erudita, Peças de J.Sebastian Bach (que alias é meu autor favorito do período barroco), seja sinal de evolução. A musica erudita não melhor nem pior do que nenhuma musica popular é apenas de outra época. Alias J.S. Bach ja foi muito popular em sua época.
Ao contrario acho que isso é mentalidade de estudante erudito, que não entende nada de musica alem de ler partituras e que acha que isso é tudo na vida, ja fui assim.
Você tem direito de ter sua opinião e eu respeito e eu tenho direito de não concordar então ficamos assim.
Apenas acho que o comentário de olha esta evoluindo é um comentário um pouco ofensivo, não pra mim que toco isto de cabo a rabo, mais pra outros musicos que ralam anos e tocam o baixo como deve ser tocado e pra ser bem sincero sabem muito mais do que eu vou saber em toda a minha vida com este conhecimento meu basico em musica erudita.

____________________________
Lobo Bassman
lobo bassman
lobo bassman
Membro

Mensagens : 796
Localização : campo grande MS Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por felpope Seg maio 16, 2011 12:37 pm

lobo bassman escreveu:Olha não sei se isso acontece. Eu não repudio nada. Por isso toco violão erudito desde os 14 anos tenho 30 faça as contas.
Apenas acho que um instrumento deve ser utilizado para fazer sua função basica. A maioria das linhas de baxo do Flea do Red Hot Chilli Pepers são bem mais complexas de ser executadas do que essas 3 peças que você colocou no video que são de dificuldade moderada para baixa.
Não acho que um instrumento ser utilizado para tocar musica erudita, Peças de J.Sebastian Bach (que alias é meu autor favorito do período barroco), seja sinal de evolução. A musica erudita não melhor nem pior do que nenhuma musica popular é apenas de outra época. Alias J.S. Bach ja foi muito popular em sua época.
Ao contrario acho que isso é mentalidade de estudante erudito, que não entende nada de musica alem de ler partituras e que acha que isso é tudo na vida, ja fui assim.
Você tem direito de ter sua opinião e eu respeito e eu tenho direito de não concordar então ficamos assim.
Apenas acho que o comentário de olha esta evoluindo é um comentário um pouco ofensivo, não pra mim que toco isto de cabo a rabo, mais pra outros musicos que ralam anos e tocam o baixo como deve ser tocado e pra ser bem sincero sabem muito mais do que eu vou saber em toda a minha vida com este conhecimento meu basico em musica erudita.

Eta, desculpa não quis ofender ninguém...deixa pra lá vá....

felpope
Membro

Mensagens : 10
Localização : Sorocaba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por odntht Ter maio 31, 2011 2:30 pm

Bom que geral resumiu dezenas de aulas que eu teria em um tópico só...
Tá é coisa pra caramba, mas realmente vale apena ler...

@Topic

Eu acredito que vem da questão de necessidade...
Como alguns falaram dessa coisas das notas e talz...
Eu toco na minha igreja as vzes e uso meu Condor 4C Passivo e ele me supri bem.
Mas os outros baixistas da igreja geralmente usam os de 5C Ativo...
Além de ser algo pessoal, pois eu prefiro mt mais o som do meu, eu acho que tem a questão da necessidade.
Eu nunca cheguei a usar, quando tocava num de 5C, a "SIzona". Só em uma música, mas mesmo assim eu achava estranho e logo depois comecei a fazer o C na corda A mesmo, que pra mim ficou com um som mais "confortavel".
odntht
odntht
Membro

Mensagens : 45
Localização : Brasília

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rotiv Qua Jan 09, 2013 7:34 pm

Me perdoem a ignorância... Mas eu tenho a impressão de que no Baixo de 6 cordas as G D A E perdem um pouco de peso... Isso faz algum sentido por favor!?

____________________________
Ele is the path a veritat e la vita.
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 09, 2013 7:46 pm

^Quais baixo de 6 cordas vc tem experiência? Tem muitos que perdem peso e punch sim, mas os de qualidade não perdem nada não...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rotiv Qua Jan 09, 2013 7:49 pm

LuCaSbass escreveu:^Quais baixo de 6 cordas vc tem experiência? Tem muitos que perdem peso e punch sim, mas os de qualidade não perdem nada não...
Nunca toquei num de 6 cordas meu caro amigo... Tive essa percepção ao ver alguns exemplos... Obrigado
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Jan 09, 2013 7:51 pm

Rotiv escreveu:Me perdoem a ignorância... Mas eu tenho a impressão de que no Baixo de 6 cordas as G D A E perdem um pouco de peso... Isso faz algum sentido por favor!?

O som naturalmente muda, pois toda a física do baixo de mais cordas é diferente, inclusive a massa do braço e as características do captador. É literalmente impossível construir um captador mais comprido que soe idêntico a um captador mais curto.

Fora isso a técnica também muda e instintivamente o baixista de cordas usa regulagem mais baixa e pegada mais leve. Isso influencia também. Além de vários outros fatores.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rotiv Qua Jan 09, 2013 7:54 pm

allexcosta escreveu:
Rotiv escreveu:Me perdoem a ignorância... Mas eu tenho a impressão de que no Baixo de 6 cordas as G D A E perdem um pouco de peso... Isso faz algum sentido por favor!?

O som naturalmente muda, pois toda a física do baixo de mais cordas é diferente, inclusive a massa do braço e as características do captador. É literalmente impossível construir um captador mais comprido que soe idêntico a um captador mais curto.

Fora isso a técnica também muda e instintivamente o baixista de cordas usa regulagem mais baixa e pegada mais leve. Isso influencia também. Além de vários outros fatores.

Entendi... Valeu
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 09, 2013 7:55 pm

Rotiv escreveu:
LuCaSbass escreveu:^Quais baixo de 6 cordas vc tem experiência? Tem muitos que perdem peso e punch sim, mas os de qualidade não perdem nada não...
Nunca toquei num de 6 cordas meu caro amigo... Tive essa percepção ao ver alguns exemplos... Obrigado

Como o Allex falou, o som muda pela construção que é diferente, mas não acho que falta peso em baixos com boa construção como os Yamahas, M. Laghus, S. Martyn, Dingwall, dentre outros que eu me lembre de ter tocado os modelos de 6 cordas...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Qua Jan 09, 2013 8:05 pm

Outra coisa é que a grande maioria da galera que usa baixo de 6 cordas no Brasil opta por encordoamento leve (em pagode e samba então é quase 100%) e isso, obviamente, influencia o timbre do instrumento.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rotiv Qua Jan 09, 2013 8:06 pm

LuCaSbass escreveu:
Rotiv escreveu:
LuCaSbass escreveu:^Quais baixo de 6 cordas vc tem experiência? Tem muitos que perdem peso e punch sim, mas os de qualidade não perdem nada não...
Nunca toquei num de 6 cordas meu caro amigo... Tive essa percepção ao ver alguns exemplos... Obrigado

Como o Allex falou, o som muda pela construção que é diferente, mas não acho que falta peso em baixos com boa construção como os Yamahas, M. Laghus, S. Martyn, Dingwall, dentre outros que eu me lembre de ter tocado os modelos de 6 cordas...
Ok LuCaSbass entendi o racíocinio... Muito obrigado

____________________________
Ele is the path a veritat e la vita.
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Rotiv Qua Jan 09, 2013 8:16 pm

allexcosta escreveu:Outra coisa é que a grande maioria da galera que usa baixo de 6 cordas no Brasil opta por encordoamento leve (em pagode e samba então é quase 100%) e isso, obviamente, influencia o timbre do instrumento.
È verdade!
Rotiv
Rotiv
Membro

Mensagens : 251
Localização : BAHIA

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 09, 2013 8:21 pm

allexcosta escreveu:Outra coisa é que a grande maioria da galera que usa baixo de 6 cordas no Brasil opta por encordoamento leve (em pagode e samba então é quase 100%) e isso, obviamente, influencia o timbre do instrumento.
Não sei como, já que a 99% dos encordoamentos de baixo de 6 cordas a venda hoje em dia aqui no Brasil são 045... A propria D'Addario não faz mais 040 pra baixo de 6, não sei porque...

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? - Página 2 Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 6 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos