Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Por quê 5 ou 6 cordas?

+74
edumoraes
Jordan Magave
Uchoa
leonardo.reis
rafaelravazzi
Joao Tozzi
carolll-bass
CaQuinhO
Stormbringer
Christian
fheliojr
Breno_Barnabe
Nando Medeiros
malka_aff
carimbass
bassfuria
ricardorony.boliveira
Walmir Teixeira
Fabrício Simões
gbarcelos
MarceloCol
Raphael Amin
andremega
luizalexandre
Moisés Simeão
Umbriel
rmarigo
Eduardo Tob
claudioweber
gsfteodoro
fgbass
rafael.buzzi.andrade
thiagoc
subgrave
Rick Charles
Kobeh
Fá Mendonça
brucce
Átila Moreira Cedro
bodhan
Rotiv
odntht
felpope
lobo bassman
Fabricio Bass boc
Loo
Fernando Zadá
wellrod
basslave
cvmoretti
dudamir
NeyBass
Yngway
joabi
DenisLM
bodyhammer
Thales_Sr
andrepbbass
LuCaSbass
Tonante
GusVCD
vcrz
Polli
mnincao
Cid
Guilé
fma
Binão
Silouco
allexcosta
CG
Daniel
NETOULTRA
Tarcísio Caetano
78 participantes

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter maio 03, 2011 10:15 am

Pessoas,

tirando uma música, em que o baixista usava um baixo de 6 cordas, me vi diante de alguma dificuldade inicial, pois o mesmo tocava notas na 1ª e 6ª cordas. Como fazer, me perguntei? Tô "no sal", pensei, só tenho instrumentos de 4 cordas... Após algumas tentativas, alterei a digitação e pude tocar as mesmas notas que aquele baixista. Por exemplo: Fá na 6ª casa da corda Si = Fá na 1ª casa da corda Mí, e assim por diante.
Percebi, na prática, pois esta foi a primeira vez que me vi nesta situação, que minha mão esquerda trabalhou mais, que a do baixista, na gravação (tenho o vídeo da música, com câmara focada só nele). Mas não me senti incomodado com isto, nem nenhum tipo de dor, etc, etc.

Já li em algumas revistas, opiniões, debates, esclarecimentos, sobre o porquê do uso de baixos de 5 ou 6 cordas, mas, ainda, nenhuma delas me convenceu de sua utilidade REAL E NECESSÁRIA.

Então, pergunto: Porquê usar 5 ou 6 cordas? Qual a razão? Qual a facilidade que este número "a mais", traz para o baixista? Se é para ter um som mais grave(corda Si), ou mais agudo (corda Dó), isto não poderia ser alcançado por uma equalização que privilegiasse os graves/agudos?

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NETOULTRA Ter maio 03, 2011 10:20 am

No meu ouvido, uma Ré tocado na segunda casa da Corda Dó ( 6 Cordas ) soa totalmente diferente de um Ré tocado lá no fim da escala da corda Sol de um 4 cordas. Como um Fá tocado na primeira casa da corda Mí soa diferente de um Fá tocado na 6 casa da Corda Sí.

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Ter maio 03, 2011 10:31 am

NETOULTRA escreveu:No meu ouvido, uma Ré tocado na segunda casa da Corda Dó ( 6 Cordas ) soa totalmente diferente de um Ré tocado lá no fim da escala da corda Sol de um 4 cordas. Como um Fá tocado na primeira casa da corda Mí soa diferente de um Fá tocado na 6 casa da Corda Sí.

Realmente. E eu prefiro mil vezes o som do Fá na corda Mi.

De certa forma eu concordo com o Tarcísio. Acho que no fim das contas é mais pelo conforto em solos agudos com a dozinha e facilidade de uso de tonica e quinta grave em tons como F#, G, G#, E, etc.

Como sempre toquei em 4 cordas, já me condicionei a tocar em qualquer tom, mas concordo que, dependendo do tipo de música, uma Sizona pode fazer falta, mas não é essa última coca cola do deserto não. Dá pra fazer de tudo com um 4 cordas, e muito bem feito.

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por CG Ter maio 03, 2011 10:34 am

Na minha necessidade, como não uso o baixo para solar, eu não preciso da sexta corda. Para o som que eu toco eu pracisaria somente de um ré mais grave, com a X-tender consegui isso sem ter a necessidade de ficar alterando a afinação na "marra". Consigo fazer tudo com um 4 cordas, talvez futurmente pense em um baixo de 5, mas no momento estou satisfeito com 4 cordas mesmo.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 10:34 am

Tarcísio Caetano escreveu:Então, pergunto: Porquê usar 5 ou 6 cordas? Qual a razão? Qual a facilidade que este número "a mais", traz para o baixista? Se é para ter um som mais grave(corda Si), ou mais agudo (corda Dó), isto não poderia ser alcançado por uma equalização que privilegiasse os graves/agudos?

Equalização não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o assunto.

O baixo de 5 cordas com uma Si grave serve pra você ter cinco notas que não existem no baixo de 4 cordas: B - C - C# - D - D#

O baixo de 6 cordas te dá outras tantas notas. Se você não usa nem quer usar essas notas não há motivo pra ter um baixo "extended range". Aliás, nada te impede de ter um baixo com uma corda e 4 casas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Silouco Ter maio 03, 2011 10:36 am

NETOULTRA escreveu:No meu ouvido, uma Ré tocado na segunda casa da Corda Dó ( 6 Cordas ) soa totalmente diferente de um Ré tocado lá no fim da escala da corda Sol de um 4 cordas. Como um Fá tocado na primeira casa da corda Mí soa diferente de um Fá tocado na 6 casa da Corda Sí.

O mesmo acontece comigo, porém eu não considero que seja tão pertinente um corda Dó, a Si já tem mais utilidade. Sem contar que eu não consigo me acostumar com o tamanho do braço de um baixo de 6 cordas e nem com o espaçamento das cordas.
Silouco
Silouco
Membro

Mensagens : 444
Localização : Santa Maria DF

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NETOULTRA Ter maio 03, 2011 10:37 am

Na minha igreja não temos guitarrista ( viu só como Deus é bom.. ), eu uso muiittoo a corda Dó para fazer temas de fundo, o tecladista faz a harmonia e eu fico solando a melodia das músicas como fundo musical. Pro meu uso tanto a corda Sí como a Dó são indispensáveis.

____________________________
Foi você que pediu...

NETOULTRA
Membro

Mensagens : 4620
Localização : Belém - Made in Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 10:58 am

Daniel escreveu:Dá pra fazer de tudo com um 4 cordas, e muito bem feito.

Agora eu confesso que fiquei curioso...

Como que o AJ iria tocar essa música com essa interpretação em um 4 cordas?


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Ter maio 03, 2011 11:02 am

allexcosta escreveu:
Daniel escreveu:Dá pra fazer de tudo com um 4 cordas, e muito bem feito.

Agora eu confesso que fiquei curioso...

Como que o AJ iria tocar essa música com essa interpretação em um 4 cordas?




Para essas e outras, vc tem que ler essa parte aqui, ó:
Daniel escreveu:...mas concordo que, dependendo do tipo de música, uma Sizona pode fazer falta...

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 11:07 am

^ Por essas e outras talvez você deva assistir ao vídeo... A C aguda é fundamental na interpretação do AJ... Bem mais importante que a Si grave nessa música especificamente.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Ter maio 03, 2011 11:14 am

Calma, amiga... Já vi esse vídeo algumas vezes, e tenho o Calle 54 aqui, inclusive.
Engraçado é que vc acabou de vender seu AJ para o glorioso Prata, e nem encostou na importantíssima dozinha no video do M laghus.
Menos, né?
Querer convencer de uma coisa que nem vc mesmo usa é forçar demais a barra.
Abraço

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 11:17 am

Daniel escreveu:Calma, amiga... Já vi esse vídeo algumas vezes, e tenho o Calle 54 aqui, inclusive.
Engraçado é que vc acabou de vender seu AJ para o glorioso Prata, e nem encostou na importantíssima dozinha no video do M laghus.
Menos, né?
Querer convencer de uma coisa que nem vc mesmo usa é forçar demais a barra.

Sua lógica às vezes é confusa... O que tem a ver eu não tocar 6 cordas com a premissa de que "tudo pode ser feito em um 4 cordas"?

E "amiga" foi um erro de escrita ou você quer dizer alguma coisa nas entrelinhas?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Binão Ter maio 03, 2011 11:45 am

Rolou um clima por aqui...

Bom... Se alguém se dispôs a "inventar" um baixo de 6 cordas eu imagino que deva haver algum motimo prático para isto.

Pelo meu momento musical eu julgo desnecessária uma C aguda, uma Bzona é excencial.

Realmente. como os amigos disseram, uma Si tocada na corda Si soa completamente diferente de uma si tocada em outra oitava ou corda. A mesma nota, mais com propósito complemente diferente. Pra mim pelo menos.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por fma Ter maio 03, 2011 12:01 pm

Ué... a corda dó é importantíssima pro AJ, ele a usa o tempo todo, a corda Si também... pelo que entendi o Allex não tem muito uso pra corda C, tanto que vendeu o baixo, então é de se esperar que não vá usar muito mesmo tocando um baixo de 6 cordas, é o que eu também faria, visto estar mais acostumado com 5.

O cara que tocar o From Within num baixo de 4 ou 5 cordas me deixará impressionado. Na verdade, mesmo num baixo de 6 com uma boa interpretação rsrs
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 12:03 pm

Binão escreveu:Realmente. como os amigos disseram, uma Si tocada na corda Si soa completamente diferente de uma si tocada em outra oitava ou corda. A mesma nota, mais com propósito complemente diferente. Pra mim pelo menos.

A Si da corda si solta não é a mesma nota da corda La na segunda casa, tampouco da corda Sol na quarta casa... Notas com nomes iguais em oitavas diferentes não são notas iguais...

Notas iguais são, por exemplo, D#3 e Eb3.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Ter maio 03, 2011 12:15 pm

Real necessidáde é embaçado definir mano... se vc tiver num projeto em que o arranjo peça, será realmente necessário, não que vc não possa oitavar a nota, mas talvez não sirva pro efeito que o arranjo pede.

Um tecladista que aprendeu e passou a vida toda tocando num teclado de 5/8 quando se deparar com um piano, tocará tudo usando as teclas que lhe são habituais, assim como um pianista qdo pegar um 5/8, conseguirá tocar sem problemas, mas não vai ser a mnesma coisa obviamente.

Eu prefiro o baixo de 4 cordas por estar mais habituado com ele e ter em minas referencias sonoras lances gravados ocm 4 cordas, mas de um tempo pra cá vim sentindo a (real ?) necessidade da Sizona, motivado pelo que tenho tocado...quando se vai tocar algoi que foi gravado com arranjos que usam a Sizona, poder reproduzí-lo com fidelidade é muito legal...isso sem falar que apesar de parecer contraditório, é muito mais fácil se tocar uqnado se tem mais cordas...já tive um 6 cordas, e embora pareça mais compelxo ou desconfortável no começo, depois que vai se adaptando vc percebe que tá tudo bem mais fácil e mais perto....sem falar na apmliação das possibiliades.

Tenho usado bastante meu 5 cordas e me lambuzado nos gravões... a sensação daquele peso enchendo o arranjo é bem bacana.

Enfim, enxergo mais como possibilidades do que necessidade.


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Cid Ter maio 03, 2011 1:06 pm

allexcosta escreveu:
Binão escreveu:Realmente. como os amigos disseram, uma Si tocada na corda Si soa completamente diferente de uma si tocada em outra oitava ou corda. A mesma nota, mais com propósito complemente diferente. Pra mim pelo menos.

A Si da corda si solta não é a mesma nota da corda La na segunda casa, tampouco da corda Sol na quarta casa... Notas com nomes iguais em oitavas diferentes não são notas iguais...

Notas iguais são, por exemplo, D#3 e Eb3.
Digamos que a "afinação" é a mesma, são notas Sí, mas soam completamente diferentes, e mudam completamente a dinâmica e o resultado final...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 1:13 pm

Cid escreveu:Digamos que a "afinação" é a mesma(...)

De jeito nenhum...

B0 - 30.8677hz
B1 - 61.7354hz
B2 - 123.471hz
B3 - 246.942hz
B4 - 493.883hz
B5 - 987.767hz
B6 - 1975.53hz
B7 - 3951.07hz

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Cid Ter maio 03, 2011 1:14 pm

allexcosta escreveu:
Cid escreveu:Digamos que a "afinação" é a mesma(...)

De jeito nenhum...

B0 - 30.8677hz
B1 - 61.7354hz
B2 - 123.471hz
B3 - 246.942hz
B4 - 493.883hz
B5 - 987.767hz
B6 - 1975.53hz
B7 - 3951.07hz
Olha as aspas.... complementei no final que sao notas SI. Very Happy
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Ter maio 03, 2011 1:15 pm

Tio allex tirou o dia pra passar o trator!! kkkkk

Rolo compressor

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 1:17 pm

Cid escreveu:Olha as aspas.... complementei no final que sao notas SI. Very Happy

Não entendo a função das aspas aí... Duas notas ou tem a mesma afinação ou não tem, não há um sentido figurado pra um fato científico. A única semelhança entre um B1 e um B2 é o nome da nota. Elas são completamente diferentes pois são separadas pelo intervalo de uma oitava...


____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Cid Ter maio 03, 2011 1:19 pm

allexcosta escreveu:
Cid escreveu:Olha as aspas.... complementei no final que sao notas SI. Very Happy

Não entendo a função das aspas aí... Duas notas ou tem a mesma afinação ou não tem, não há um sentido figurado pra um fato científico. A única semelhança entre um B1 e um B2 é o nome da nota. Elas são completamente diferentes pois são separadas pelo intervalo de uma oitava...

Na verdade nao soube me expressar como vc... mas o digamos do inicio da frase já ajuda na interpretacao, pois dá o sentido de incerteza...
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por fma Ter maio 03, 2011 1:21 pm

Acho que o que o pessoal quis dizer é sobre duas notas iguais na mesma oitava tocadas em regiões diferentes do braço... tipo dó da casa 3 da corda lá e da casa 8 da corda mi, não? nesse caso tem diferença no timbre por conta da diferença na espessura da corda e da área que ela tem para vibrar...
fma
fma
Membro

Mensagens : 440
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Convidado Ter maio 03, 2011 1:21 pm

Acho que a música que o Tarcício citou não é parâmetro... Não é porque em algumas músicas dá pra fazer isso que em todas vai dar.

Pra alguns vai ser essencial, pra outros não.

Não dá pra fazer tudo com um 4 cordas.

Por exemplo, se eu estou acompanhando um improviso, e no ápice do solo eu mando aquele Dózão grave e o mundo se acaba, eu não poderia fazer isso com um 4 cordas. Tocaria o Dó uma oitava acima desse, e certamente o resultado seria outro. Nem melhor nem pior, mas outro certamente.

Dá pra tocar qualquer estilo bem com um 4 cordas? Sim.
Dá pra fazer tudo com um 4 cordas? NÃO.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por mnincao Ter maio 03, 2011 1:24 pm

Pessoal, boa tarde

Em um dos videos do Nico Assuncao que estao no youtube, de um workshop que ele fez, ele sugere aos baixistas da plateia a terem um baixo de 6 cordas.
Pelo que me lembro, na visao dele um baixo de 6 cordas ajuda o baixista na questao da harmonia, de conseguir ter uma visão mais ampla do instrumento, pra facilitar em improvisação, etc.
mnincao
mnincao
Membro

Mensagens : 91
Localização : Santo Andre - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter maio 03, 2011 1:25 pm

allexcosta escreveu:
Tarcísio Caetano escreveu:Então, pergunto: Porquê usar 5 ou 6 cordas? Qual a razão? Qual a facilidade que este número "a mais", traz para o baixista? Se é para ter um som mais grave(corda Si), ou mais agudo (corda Dó), isto não poderia ser alcançado por uma equalização que privilegiasse os graves/agudos?

Equalização não tem ABSOLUTAMENTE nada a ver com o assunto.

É que já li e ouvi vários baixista falando coisas como: "Gosto da sizona, por causa do tremendo grave que ela proporciona". Dentro da lógica-da-minha-igonorância-sobre-este-assunto, pensava em um timbre grave!!! Generalista. Aí, pensava: Aumenta o ganho dos graves do amp e tá tudo certo, ou use um eq. e carregue nos graves...ou algo parecido.

Guilé escreveu:Real necessidáde é embaçado definir mano... se vc tiver num projeto em que o arranjo peça, será realmente necessário, não que vc não possa oitavar a nota, mas talvez não sirva pro efeito que o arranjo pede.

Um tecladista que aprendeu e passou a vida toda tocando num teclado de 5/8 quando se deparar com um piano, tocará tudo usando as teclas que lhe são habituais, assim como um pianista qdo pegar um 5/8, conseguirá tocar sem problemas, mas não vai ser a mnesma coisa obviamente.

Eu prefiro o baixo de 4 cordas por estar mais habituado com ele e ter em minas referencias sonoras lances gravados ocm 4 cordas, mas de um tempo pra cá vim sentindo a (real ?) necessidade da Sizona, motivado pelo que tenho tocado...quando se vai tocar algoi que foi gravado com arranjos que usam a Sizona, poder reproduzí-lo com fidelidade é muito legal...isso sem falar que apesar de parecer contraditório, é muito mais fácil se tocar uqnado se tem mais cordas...já tive um 6 cordas, e embora pareça mais compelxo ou desconfortável no começo, depois que vai se adaptando vc percebe que tá tudo bem mais fácil e mais perto....sem falar na apmliação das possibiliades.

Tenho usado bastante meu 5 cordas e me lambuzado nos gravões... a sensação daquele peso enchendo o arranjo é bem bacana.

Enfim, enxergo mais como possibilidades do que necessidade.



Cid escreveu:
allexcosta escreveu:
Binão escreveu:Realmente. como os amigos disseram, uma Si tocada na corda Si soa completamente diferente de uma si tocada em outra oitava ou corda. A mesma nota, mais com propósito complemente diferente. Pra mim pelo menos.

A Si da corda si solta não é a mesma nota da corda La na segunda casa, tampouco da corda Sol na quarta casa... Notas com nomes iguais em oitavas diferentes não são notas iguais...

Notas iguais são, por exemplo, D#3 e Eb3.
Digamos que a "afinação" é a mesma, são notas Sí, mas soam completamente diferentes, e mudam completamente a dinâmica e o resultado final...

Ok, Guilé e Cid. Começo a ter uma idéia mais embasada sobre este assunto. A minha curiosidade e dúvidas estão fundamentadas nas aplicações técnicas e teóricas, principalmente, ou quase totalmente. O que na maior parte das vezes escuto sobre isto, me parece sempre, questão de gosto, então...

allexcosta escreveu:
Cid escreveu:Digamos que a "afinação" é a mesma(...)

De jeito nenhum...

B0 - 30.8677hz
B1 - 61.7354hz
B2 - 123.471hz
B3 - 246.942hz
B4 - 493.883hz
B5 - 987.767hz
B6 - 1975.53hz
B7 - 3951.07hz

Contra números, falta, quase sempre, argumentos...Mas, Allex, quando escuto a Fá na Si (6ª casa) e a Fá na Mi (1ª casa), não consigo ouvir uma diferença. Se tocar na ré ou sol, aí, sim.

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 1:26 pm

Daniel escreveu:Calma, amiga...

Daniel escreveu:Tio allex

Daniel, decide aí... É "amiga" ou "tio"?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Ter maio 03, 2011 1:27 pm

Sá Reston escreveu:
Dá pra tocar qualquer estilo bem com um 4 cordas? Sim.
Dá pra fazer tudo com um 4 cordas? NÃO.

(2)

É como comparar a riqueza sonora de uma orquestra com um quarteto formado por piano, baixo, bateria e sax...eles conseguiram tocar as mesmas músicas e tal, mas tem sensações que só tímpanos, violinos, trompas irão proporcionar.

Jaco fez coisas impossíveis num 4 cordas, por isso não gostava do Nico....kkkkkkkkk

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Daniel Ter maio 03, 2011 1:28 pm

Como brigar com um cara que compartilha tantas opiniões semelhantes?

Amigos

____________________________
Por quê 5 ou 6 cordas? Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter maio 03, 2011 1:28 pm

Sá Reston escreveu:Acho que a música que o Tarcício citou não é parâmetro... Não é porque em algumas músicas dá pra fazer isso que em todas vai dar.

Pra alguns vai ser essencial, pra outros não.

Não dá pra fazer tudo com um 4 cordas.

Por exemplo, se eu estou acompanhando um improviso, e no ápice do solo eu mando aquele Dózão grave e o mundo se acaba, eu não poderia fazer isso com um 4 cordas. Tocaria o Dó uma oitava acima desse, e certamente o resultado seria outro. Nem melhor nem pior, mas outro certamente.

Dá pra tocar qualquer estilo bem com um 4 cordas? Sim.
Dá pra fazer tudo com um 4 cordas? NÃO.

Sá, então estamos falando mais sobre a dinãmica da música ou arrajo, e o papel que um 5 ou 6 cordas possibilitam a mais que um 4?

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Ter maio 03, 2011 1:28 pm

allexcosta escreveu:
Daniel escreveu:Calma, amiga...

Daniel escreveu:Tio allex

Daniel, decide aí... É "amiga" ou "tio"?

Por quê 5 ou 6 cordas? Sniper-5

____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Polli Ter maio 03, 2011 1:30 pm

Também vejo o seis cordas mais como possibilidade do que necessidade.
Acho que depende do arranjo,do tipo de Gig,se a música foi gravada com um de seis e utiliza regiões que um quatro ou cinco cordas não possibilite...
Sempre tive um de seis no set por dois motivos,primeiro porque gosto e segundo porque sempre toquei estilos que me permitiam explorar as possibilidades do instrumento,como consequênci eu acabava estudando mais.
Por outro lado não vejo um seis cordas numa Gig de Classic Rock por exemplo,mas é puramente a minha opinião e respeito a opinião e o gosto de cada um,seja por 4,5,6,7...11cordas,no fim tudo gira em torno do instrumento que amamos.
up
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por allexcosta Ter maio 03, 2011 1:32 pm

Tarcísio Caetano escreveu:É que já li e ouvi vários baixista falando coisas como: "Gosto da sizona, por causa do tremendo grave que ela proporciona". Dentro da lógica-da-minha-igonorância-sobre-este-assunto, pensava em um timbre grave!!! Generalista. Aí, pensava: Aumenta o ganho dos graves do amp e tá tudo certo, ou use um eq. e carregue nos graves...ou algo parecido.

Nota grave e timbre grave são coisas completamente diferentes.

Tarcísio Caetano escreveu:Mas, Allex, quando escuto a Fá na Si (6ª casa) e a Fá na Mi (1ª casa), não consigo ouvir uma diferença. Se tocar na ré ou sol, aí, sim.

Não há diferença porque são exatamente a mesma nota, F1...

Se for pra tocar um F1 ou um E1 você não precisa de nada além de um baixo 4 cordas, mas pra tocar um C1 você precisa, entende?

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por vcrz Ter maio 03, 2011 1:37 pm

snax

Minhas dúvidas estão sendo sanadas sem eu precisar me envolver!

Continuem por favor!

abs.
vcrz
vcrz
Membro

Mensagens : 1353
Localização : Naperville, IL

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Ter maio 03, 2011 1:41 pm

^Sim Allex, estou entendendo, compreendendo e aprendendo.

Me parece, neste momento, pelo que já foi postado aqui, que entre 4, 5 e 6, o mais abrangente seria o de 6. Pois, se há possibilidades de se usar a dó aguda - em solos, por exemplo - e a si grave, quando se quer usar uma nota mais grave, como o Sá falou, o 6 mostra-se mais versátil, e com usabilidade, portanto, mais ampla, ok?
(Pode parecer ou até seja um comentário retórico, mas minha linha de raciocínio funciona desta maneira).

Pois é, ainda confundo timbre grave e nota grave...veja só...

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Cid Ter maio 03, 2011 1:56 pm

Daniel escreveu:Como brigar com um cara que compartilha tantas opiniões semelhantes?

Amigos
Boa, que pena que não tem um smile de vaselina aqui kkkkkkk
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por GusVCD Ter maio 03, 2011 2:05 pm

vcrz escreveu: snax

Minhas dúvidas estão sendo sanadas sem eu precisar me envolver!

Continuem por favor!

abs.

[2]

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tonante Ter maio 03, 2011 2:07 pm

Gosto muito da onda do baixo de 4 cordas...

e tocando numa gig de sertanejo até tentei continuar só com o 4 cordas, mas como os arranjos originais na maioria das vezes são gravados com 5 cordas utilizando a Bzona tive que me adaptar e comprar um 5 cordas. Não por exigência do produtor musical, mas eu mesmo senti a necessidade de trabalhar com esses graves da Bzona.

Praticamente todas as músicas do repertório terminam na Bzona.

Acho que nunca vi banda de baile, sertanejo e axé tocando com 4 cordas... pelo menos por aqui.

____________________________
Assino em Baixo!
Tonante
Tonante
Membro

Mensagens : 3481
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por LuCaSbass Ter maio 03, 2011 2:18 pm

Alguém ai curte chorinho? Chega pro cara do violão de 7 e fala pra ele fazer aquelas linhas de baixaria num violão de 6, uma oitava acima... o cara vai fazer? Provavelmente... O resultado vai ser igual? Não mesmo...

Outro exemplo prático, já que é melhor escutar do que falar:


Preste atenção na conduçao do Paulelli e sinta o poder da Sizona hehe

E mais um exemplo com o AJ, agora usando e abusando da Sizona também...



____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Polli Ter maio 03, 2011 2:21 pm

Paulelli e AJ no mesmo post,mandou bem Lucas cheers
Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por andrepbbass Ter maio 03, 2011 2:26 pm

Em minha pequena estrada musical como músico gospel a Sí faz muita falta quando toco com 4 cordas. Hoje ao meu vê ter um baixo 5 cordas pra usar a Sizona é fundamental, 6 cordas nem tanto mas não descarto o uso.

____________________________
Deus é bom!!
andrepbbass
andrepbbass
Membro

Mensagens : 491
Localização : Sapé - Paraiba

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Thales_Sr Ter maio 03, 2011 2:38 pm

Me parece, neste momento, pelo que já foi postado aqui, que entre 4, 5 e 6, o mais abrangente seria o de 6.
Sim, o mais abrangente é o de 6 cordas. Tem mais nota disponível.
Agora, isso não quer dizer que seja melhor. Se você não for usar essas notas extras, você precisa usar um 6c?

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
Thales_Sr
Thales_Sr
Moderador

Mensagens : 7435
Localização : Aracaju/SE

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por bodyhammer Ter maio 03, 2011 3:27 pm

Como sempre a história nos ajuda.

Primeiramente, respondendo a pergunta do tópico, porquê 5 ou 6 cordas?

The earliest five string was created by Fender in 1965. The Fender Bass V had the E-A-D-G-C tuning, but was unpopular. The common low B five string was created by Alembic for Jimmy Johnson as a custom instrument, and later Yamaha offered the first production model as the BB5000 in 1984.

The original six-string bass was created by Danelectro in 1958, as a guitar tuned down an octave (EADGBE). In the 70s, Anthony Jackson worked with Carl Thompson and (later) Fodera in cooperation with Ken Smith to create the Contrabass guitar, which evolved to the modern six-string bass (BEADGC).

Basicamente o trecho acima conta quando e como foram criados os primeiros baixos de 5 e 6 cordas, respectivamente.

Quanto a criação do de 5 cordas, não sei dizer o motivo que levou a pessoa a tal feito, mas acredito que seja o mesmo motivo do de 6 cordas, o motivo principal foi a adição de uma oitava a mais, dando mais possibilidades de acordes, progressões harmônicas, etc ... dando um sentido mais amplo para o baixo (inclusive achei interessante a parte onde diz que a afinação original foi similiar a de uma guitarra). Foi essa mudança que possibilitou arranjos mais complexos e completos, tirando um pouco a necessidade de um complemento hârmonico (um piano, guitarra, etc) para se fazer um arranjo bonito e concreto.

Acho importante destacar também que não parou por aí, procurando rapidamente no youtube não é difícil ver bandas/artistas utilizando baixos de 7, 8 e 10 cordas, procurando um pouco mais a fundo podemos encontrar até mesmo baixos de 16 cordas (imagina afinar um monstro desse?).

Como o Sá Reston bem exemplificou, não é uma prioridade, é uma questão de necessidade particular, e porquê não, gosto.

Eu comecei a tocar baixo com um de 5 cordas, poís os estilos que eu gosto acabam por usar muito a Sizona, então pra mim o de 4 cordas não me atenderia por completo, e hoje em dia, acho muito estranho pegar um baixo de 4 cordas na mão, me parece muito limitado (mesmo que não seja), simplesmente porque me acostumei a tocar assim.

Não sei se falei alguma bobagem, mas é a minha visão.


*edit : esqueci de comentar que retirei o trecho em inglês do wikipedia, então pode ser que tenha um erro ou outro.

bodyhammer
Membro

Mensagens : 3
Localização : Santos - Sp

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por DenisLM Ter maio 03, 2011 3:51 pm

logo logo um de 10 cordas aparece porae...

notme

Razz
DenisLM
DenisLM
Membro

Mensagens : 4664
Localização : Sammamish - WA - USA

http://soundcloud.com/denislm

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Guilé Ter maio 03, 2011 4:15 pm

Eu achava 7 cordas exagero até assitir esse show....hehehe


____________________________
https://www.facebook.com/logaritmoinstrumental
Guilé
Guilé
Membro

Mensagens : 5580
Localização : GPS

http://www.instagram.com/guilegram

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por joabi Ter maio 03, 2011 4:21 pm

Para mim foi igual começar a usar celular e carro com bastante marchas, depois que a gente acostuma é difícil largar... antigamente todo mundo vivia sem...

Uso a corda Si como extensão, e, principalmente como efeito, já que essa região de sub-grave que o Alex citou não é preenchida por quase nenhum outro instrumento, num contexto de música popular (piano e alguns instrumentos de sopro chegam lá também). Penso na corda Si como o efeito produzido pelo canal de subwoofer do cinema, que é de onde vem o 'susto' nos filmes.
Já da corda Dó, eu gosto do timbre diferente, e da praticidade pra excutar algumas digitações, mesmo que não sejam rápidas (sou preguiçoso mesmo), mas principalmente pelo timbre particular e único dessa corda. Vale lembrar que a corda Dó também estende a região do baixo, mas no extremo agudo.

Estou com um baixo de 6 há pouco tempo, mas posso dizer que mudou bastante minha forma de ver o instrumento. No meu caso a mudança foi pra melhor, mas concordo que a escolha é muito pessoal. Acho que pra quem tem instrumento de 4 cordas ir direto pro de 6 é uma mudança e tanto, mas pra quem toca com baixo de 5, é bastante parecido.


O estilo também influencia na minha escolha de qual instrumento levar pro show. Pra tocar rock não sinto a menor falta das cordas extras Very Happy

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Yngway Ter maio 03, 2011 6:39 pm

Tarcísio Caetano escreveu:Se é para ter um som mais grave(corda Si), ou mais agudo (corda Dó), isto não poderia ser alcançado por uma equalização que privilegiasse os graves/agudos?

Se fosse assim, nenhuma banda de metal teria baixista. Era só colocar a distorção cheia de grave na guitarra e dividir o cachê com menos um que ninguém sentiria falta.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por NeyBass Qua maio 04, 2011 10:46 am

eu penso que para determinados estilos de música é necessário uma 5ª corda, eu como toco de tudo, não me vejo com um bass de 4 cordas, sentiria falta da B, (principalmente quem toca musica gospel) usa muito a corda B, agora o 6 cordas, ja não acho tão necessario para mim, não sou muito de solos se tivesse um, seria mais por vaidade mesmo.
Resumindo: creio que essa opção de numero de cordas, vai muito do estilo musical a ser tocado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por dudamir Qua maio 04, 2011 10:49 am

Guilé escreveu:Eu achava 7 cordas exagero até assitir esse show....hehehe


hail

Gosto muito do Melvin, se eu tivesse mãos do tamanho dele até tentava um sete cordas.
dudamir
dudamir
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Mais um carioca ganhando a vida em São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua maio 04, 2011 11:34 am

andrepbbass escreveu:Em minha pequena estrada musical como músico gospel a Sí faz muita falta quando toco com 4 cordas. Hoje ao meu vê ter um baixo 5 cordas pra usar a Sizona é fundamental, 6 cordas nem tanto mas não descarto o uso.

NeyBass escreveu:eu penso que para determinados estilos de música é necessário uma 5ª corda, eu como toco de tudo, não me vejo com um bass de 4 cordas, sentiria falta da B, (principalmente quem toca musica gospel) usa muito a corda B, agora o 6 cordas, ja não acho tão necessario para mim, não sou muito de solos se tivesse um, seria mais por vaidade mesmo.
Resumindo: creio que essa opção de numero de cordas, vai muito do estilo musical a ser tocado.

Interessante estas colocações, pois toco só na minha igreja, e apesar do intenso trabalho feito, desde o ano passado, para melhorar a qualidade dos músicos e das performances como um todo, até o momento, ninguém me "solicitou" um baixo de 5 cordas...
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6552
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Por quê 5 ou 6 cordas? Empty Re: Por quê 5 ou 6 cordas?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 6 1, 2, 3, 4, 5, 6  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos