Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

+22
allexcosta
CaQuinhO
fma
wellrod
luizribeiro
NANDOEMIRA
SILVIAO
Henrique791
Cris Simões
Maurício_Expressão
edu_carvalho
Eduardo Chaves
Nando Vasques
Tiago Bass
DUDUBASS
Toninho (Tequeba)
drews
GusVCD
Cantão
Alencar
Glauco
Ivanov_br
26 participantes

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Ivanov_br Sáb Jun 28, 2008 12:57 pm

Retirado do site da revista Bass Player:

http://www.bassplayer.com/article/jacos-1962-fender/mar-08/34267


E no site tem um link para o video do encontro com o baixo.


Jaco’s 1962 Fender Jazz Bass “Bass of Doom” Found!


By Chris Jisi | March, 2008

It’s official. We can all set our sights on locating James Jamerson’s long-lost ’62 P-Bass “Funk Machine,” because the most famous missing bass guitar of all has been found. Jaco Pastorius’s fretless 1962 Fender Jazz “Bass of Doom” (as he dubbed it) has turned up in New York City, over 20 years after it was last seen there. As Jaco’s main fretless, it can be heard on his landmark self-titled solo debut, his successive solo albums, and much of the Early Years package, as well as his recordings with Weather Report, Joni Mitchell, Pat Metheny, Herbie Hancock, and others.While details of the acquisition must remain confidential while legal questions are resolved, the party in possession of the instrument was willing to bring it by Will Lee’s downtown apartment, where Will, Victor Wooten, Victor Bailey, and Bass Player (me!) got to play it.

Mysterious Traveler

There are all sorts of tales about Jaco’s Bass of Doom, many related cryptically by Jaco himself. A 1984 Guitar Player cover story by Bill Milkowski states that the instrument was already fretless when Jaco bought it in Florida for $90 in the early ’70s. However, in 1978, Jaco told luthier Kevin Kaufman that he removed the frets himself using a butter knife, filling the fret slots and missing fingerboard chunks with Plastic Wood and applying several coats of Petite’s Poly-Poxy. Kaufman’s first job was to replace the peeling epoxy, which he did by pouring on a single coat and shaping it with a rasp.

Jaco smashed the Bass of Doom in the mid ’80s, apparently in an argument. Kaufman and fellow repairman Jim Hamilton painstakingly glued together 15 large chunks and several small pieces, inlaying wood where fragments were missing, and laminating a figured-maple veneer on the front and back of the body. They held together the splintered headstock with an ebony/maple veneer, refinished the instrument in a two-tone sunburst, and returned it to Jaco. How the instrument disappeared is the subject of some dispute. All that’s known for sure is that it was last seen with Jaco in Central Park sometime during 1986.

The Bass

Allow me to offer my personal reflections upfront. When I first laid eyes on the instrument, my initial reaction was that it didn’t look like the Bass of Doom, what with the figured-maple top and back. (A photo of Jaco holding the restored bass can be seen on page 240 of Bill Milkowski’s updated Backbeat Books bio Jaco: The Extraordinary and Tragic Life of Jaco Pastorius.) As for picking up and plucking a piece of history, let me describe it this way: Who among us hasn’t wondered if we would sound better playing the instrument of one of our bass heroes? Well, the answer in this case is, Yes! The Bass of Doom is the best-sounding and feeling fretless I’ve ever fingered. It’s very light and very resonant, with the extra-narrow neck of early Jazz Basses. Stroked softly closer to the neck, the warm Jaco mwah sound filled the air; plucking harder, back by the bridge, resulted in his trademark biting growl; and harmonics seemed to just explode off the wood. But what struck me most about the tone was how round it was with the bridge pickup favored, as Jaco preferred it—so much so that I found myself checking to be sure I had dialed back the neck pickup (this as opposed to the numerous thin, nasal-sounding fretless basses we’ve all heard, played, and dreaded).

The party who brought the bass to Will Lee’s apartment had previously reported the hair standing up on his arms as he played a bass melody from “A Remark You Made” along with the recording, and found the tone and duration of the notes were an eerily unmistakable sonic match. Which brings me to the second aspect that struck me (and perhaps this is where my fervent imagination finally took over): how in-tune the bass seemed to play. There were no washy, smeared notes beneath my fingers—just pure, strong tones that sat firmly on the rosewood board. (The bass had new-ish strings t-hat were not Jaco’s favored Rotosounds.)

Equally exciting was the setting at the “Beatles Museum,” as Lee’s home studio is known. Will had a Line 6 LowDown Studio 110 combo and a Roland Cube-100, set to “360”—the modeled Acoustic 360 sound for the amp Jaco swore by. He also had his Fender Custom Shop Jaco fretless on a stand ready to be A/B-ed with the actual Bass of Doom (the bass is sweet, but just no match for the real deal). Will’s lovely wife, Sandrine, was on hand to photograph and videotape the proceedings. Victor Bailey arrived first from his Brooklyn pad, and Victor Wooten—in town to play the Blue Note with Chick Corea—came next. Soon the room was abuzz with Jaco-isms, as the bass passed between the three. “A Remark You Made” seemed to be a popular initial touchstone, but soon the sounds of “Portrait of Tracy,” “Birdland” (false harmonics and all), “Liberty City,” “Teentown,” “Continuum,” “Havona,” “Blackbird,” “(Used to Be a) Cha Cha,” and even Jaco’s Weather Report quote of “The Sound of Music” swirled about. All of this was to the delight of the party who made this bass-heavies-hang possible. His vision for the Bass of Doom is that it be perpetually on the scene, to be played by pros and students alike, thus creating both an ongoing spirit and a happy ending to the Jaco saga.

Will Lee

“While the new look was surprising at first, it certainly is the holy grail of basses and the best fretless I’ve ever played—it just sings in a more mellifluous voice. And it’s somehow smarter than most, as if it’s been taught by the master how to act. I couldn’t help but imagine how many notes Jaco played on it. He really broke it in; it knows where it wants to go, and the neck and body feel like one unit. It has that Florida funk in it, and now it’s probably completely dried out and less susceptible to weather. When I listened to the other guys play it, I could really hear that it’s Jaco’s bass; it has that trademark tone and bite. As for the Fender Custom Shop Jaco bass, they did a great job considering they didn’t have the real one on hand. The distressed look and overall measurements are pretty much dead on, but the rich tone of the older Bass of Doom is the obvious difference.”

Victor Bailey


“A lot of amazing music was made on this bass, and I was happy to see it again. The only other time I had played it was the very first time I met Jaco, at Mike Stern’s loft in 1984, and it was in terrible condition: The neck was dead, the strings were old, the action was high. But when Jaco played it with Mike that night at 55 Grand Street, it sang like nobody’s business! That was a pivotal moment for me in realizing how much the sound of an instrument is the man behind it. Playing the bass again was special. Old instruments have that great “settled” feeling; basically the wood dries out after so many years, it feels like the body and neck have melded together, and the tone is woody and warm. It’s definitely set up well and playing nice now. Still, there’s nothing outstanding about the bass itself; it’s a really nice fretless Jazz Bass. What makes it important is what Jaco did with it, introducing his beautiful sound and musical voice to the world.”

Victor Wooten


“Playing the bass was almost like a dream; you’ve heard about it forever and you think it’s gone, and then all of a sudden it’s in your hands. After I got over the initial rush of seeing and holding it, my practical side kicked in, and I wondered if this could really be the bass. But after I started playing it, I had no doubt. It felt and sounded incredible; the tone was rich, and it was very easy to navigate, mainly because the neck is so narrow. You could tell the instrument had really been played and broken in, and the fingerboard seemed like it had magic in it; it played in tune so easily. Jaco was a towering influence on me, but unlike my older brothers, I never got to see him perform in person. So the best part for me was that playing the Bass of Doom made me feel like I had a closer connection to Jaco.”
Steve Bailey On Line 2

Steve Bailey, who joined the Jaco Bass hang by phone, recalled visiting Jaco’s Florida home in 1981, and being impressed by the Bass of Doom. Another story about the instrument took place in the summer of 1983 at Nice Jazz Festival, where Steve was performing with Paquito D’Rivera. While Jaco’s Word Of Mouth Quintet performed, Steve was standing backstage with Jaco’s road manager, Michael Knuckles, who told him that at the end of the last song, Jaco was going to throw his bass over his stage-left Acoustic rig, for Knuckles to catch. The song ended and Jaco instead threw it over the stage-right rig. It smashed to the ground, breaking off a piece of the neck. Steve recalls Knuckles laughing, “We’ll have to glue that,” as if it were a fairly regular occurrence.

WEB EXCLUSIVE! Neil Stubenhaus Plays Jaco's Fretless

In New York City on Musician’s Union business in late-March, L.A. session ace Neil Stubenhaus was reunited with the Bass of Doom, courtesy of the owners. Recalls Neil, “I first played the bass while hanging out at a Weather Report rehearsal at the old S.I.R. on Sunset Blvd, around 1977. Jaco was delayed coming out of a break, so he told me to go up and play for him, which I did for about 10 minutes, with Joe Zawinul and Alex Acuña. At the time, it was like an out-of-body experience; it was the most amazing bass I’d ever played.” So what was his reaction over 30 years later? “It’s the same bass, without a doubt; super-light, with the extra small neck, and it just sings. Every note on it is perfect, and it plays in tune easier than other fretless basses, for no apparent reason. What it would really benefit from now, especially in the lower register, is a set of Rotosounds. But Jaco was in that bass when I first played it and he’s still in there now.”

Stubenhaus, who had ’62 Jazz Basses he just couldn’t get the necks straight on, credits Pastorius’s diligence, in addition to his luck-the-draw find of a flawless bass off the Fender assembly line. “For having never consulted anybody, Jaco knew more about the mechanics of a bass guitar than any other bassist. At a time when the rest of us where just plugging in and playing, Jaco dug deep. He would mess with the bridge and the truss rod constantly. He’d make quarter-turn truss rod tweaks on the spot, during a gig—in the middle of a song if he wasn’t happy! Every once and a while you’d catch him slipping offstage to make an adjustment.”

While ruminating about all things Jaco, Neil had one other comment concerning BP’s “Deconstructing ‘Havona’” piece, in the September 2007 issue. “In all of the ‘Havona’ transcriptions I’ve seen to this point, the last two 16th-notes on the and-a of beat four in the turnaround lick (first seen in measure 45) are F# and E. This is awkward because Jaco always plays an E on the downbeat of the next measure. While I was touring with Blood, Sweat & Tears in the late-’70s, we ran into Jaco in Florida, and our guitarist, Barry Finnerty, asked him to show us the lick. What I remember is Jaco playing the last two notes as G and F#, which makes much more musical sense, leading to the E on the next downbeat.” Adds Stubenhaus in summing up his session with the Bass of Doom, “The music Jaco made on this instrument is the bass world’s Declaration of Independence.”


Última edição por Ivanov_br em Sáb Jun 28, 2008 1:41 pm, editado 2 vez(es)
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Sáb Jun 28, 2008 1:05 pm

tem como traduzir?! Sad

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Glauco Sáb Jun 28, 2008 1:15 pm

Infelizmente qdo foi restaurado, fizeram um top e um back, alem de recobrir o readstock q estava todo quebrado. para quem nao sabe jaco quebrou o baixo em um ataque de raiva, alucinação..depressão..vai saber..., e nessa restaurçào o baixo perdeu muito a sua identidade, o restauro seria mais interessante se mantivesse o estilo, com um relic, sei lá...mas enfim, parece q é esse mesmo o baixo, chamado de "bass of doom"
Aqui o link da pagina, da revista com algumas fotos do baixo ao lado..clicando consegue-se aumentar a foto...

http://www.bassplayer.com/article/jacos-1962-fender/mar-08/34267

vou buscar o endereço de um blog, de um companheiro de uam comunidade do orkut, esse assunto discutimos a pouquissimos dias, e ele achou muitas fotos interessantes, inclusive uma do proprio Jaco, segurando o baixo apos ser restaurado, em 1986.
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Glauco Sáb Jun 28, 2008 1:20 pm

Vejam essa pagina, de baixo para cima, tem fotos raras, dificeis de achar, foi um trabalho muito legal de pesquisa. Espero q gostem como eu emsmo gostei! gstaria de ter esse baixo nas maos por um instante sequer...quem sabe por osmose eu nao aprenderia algo!! rss Shocked

edit:
so faltou um detalhe, quase nada....o link....

http://purerock.zip.net/arch2008-06-22_2008-06-28.html
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Sáb Jun 28, 2008 1:29 pm

Glauco escreveu:Vejam essa pagina, de baixo para cima, tem fotos raras, dificeis de achar, foi um trabalho muito legal de pesquisa. Espero q gostem como eu emsmo gostei! gstaria de ter esse baixo nas maos por um instante sequer...quem sabe por osmose eu nao aprenderia algo!! rss Shocked


pense ae! meu sonho é tocar nesse baixo! hahiuahiuhauiuahiua

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Ivanov_br Sáb Jun 28, 2008 7:26 pm

Glauco escreveu:Vejam essa pagina, de baixo para cima, tem fotos raras, dificeis de achar, foi um trabalho muito legal de pesquisa. Espero q gostem como eu emsmo gostei! gstaria de ter esse baixo nas maos por um instante sequer...quem sabe por osmose eu nao aprenderia algo!! rss Shocked

edit:
so faltou um detalhe, quase nada....o link....

http://purerock.zip.net/arch2008-06-22_2008-06-28.html


Valeu, teu post completou perfeitamente aqui!!!
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Glauco Sáb Jun 28, 2008 7:32 pm

Valeu Ivan, era a intençao, os creditos desse blog é do dono mesmo, eu so estou divulgando, achei um excelente trabalho! valeu! Esse forum merece informaçòes assim, completas e com embasamento .
abçs
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Ivanov_br Sáb Jun 28, 2008 8:43 pm

Glauco escreveu:Valeu Ivan, era a intençao, os creditos desse blog é do dono mesmo, eu so estou divulgando, achei um excelente trabalho! valeu! Esse forum merece informaçòes assim, completas e com embasamento .
abçs

Estamos aqui pra isso!!! pirat
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Cantão Qua Jun 17, 2009 9:29 pm

Coisa de louco esse baixo...deve valer uma nota... Neutral

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 4:11 pm

Ressucitando tópico milenar, mas por uma boa causa:

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Glauco Qua maio 19, 2010 5:15 pm

Pqp meu...esse baixo tem um som espetacular mesmo...imaginem a emoção de ter esse baixo em mãos...putz!

É lamentável jaco não estar mais aqui, para tocar esse baixo....
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por GusVCD Qua maio 19, 2010 5:26 pm

O Victor Bailey fica tocando direto e não deixa o pessoal falar direito... hehehe

Entendi mal, o o Bailey diz q não sentiu nada de mais em relação a um Fender antigo da mesma época?

Provavelmente porque o som tava no dedo do Jaco, e não no baixo...

Qd eu fazer rolo nesse baixo daqui uns 3 meses eu falo pra vcs minhas impressões... Ri Muito

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por drews Qua maio 19, 2010 5:29 pm

O valor histórico (mítico?) do baixo do Jaco é inegável. Mas será que outros Fender Jazz '62 não teriam o mesmo valor sonoro/musical?
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 5:35 pm

drews escreveu:O valor histórico (mítico?) do baixo do Jaco é inegável. Mas será que outros Fender Jazz '62 não teriam o mesmo valor sonoro/musical?

Acredito que não, o Jaco não deixou o baixo dele original fez algumas modificações além da retirada dos trastes, o fato é que a história que eu mais escuto é que ninguém conseguia tirar o som que o Jaco tirava desse baixo, parece que o baixo era regulado com as cordas altas e coisas do tipo, é aquela velha história "70% do som está no dedo".

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por GusVCD Qua maio 19, 2010 5:43 pm

^ Exatamente o q eu falei! up

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por drews Qua maio 19, 2010 5:44 pm

meu medo é que, inspirado na história do baixo, algum carinha sai atirando Jazz bass pra cima, pensando que os infinitos remendos é que fizeram o timbre (hehehehe)
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Glauco Qua maio 19, 2010 5:47 pm

Eu ia ate comentar isso, mas não quis ser o chato.. agente percebe o som e o sustain do baixo, mas nas mão do jaco é q era o bixo...esses ~pobres mortais ai, não tem a magia dele nem aqui e nem no além.rsrsrs
Glauco
Glauco
Membro

Mensagens : 3401
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 5:51 pm

GusVCD escreveu:^ Exatamente o q eu falei! up

Exato! Very Happy

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Ivanov_br Qua maio 19, 2010 6:40 pm

Sempre me perguntei pq o Wooten ficou de fora do video... Será que problemas com patrocinio ou algo assim?
Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 6:45 pm

^acredito que não, até porque o vídeo é da bass player.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Cantão Qua maio 19, 2010 9:30 pm

Excelente esse video...sonzeira malandro !!! up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Qua maio 19, 2010 10:05 pm

Aproveitando aqui, ouvi umas histórias de que o Jaco "lascava" o baixo de proposito pra ficar com aparencia de velho... é verdade?

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Toninho (Tequeba) Qua maio 19, 2010 10:43 pm

Ótimo post, os veteranos poderiam resgatar mais destas preciosidades para os mais novos.

claps

____________________________
Toninho

Pouco importam as notas na música, o que conta são as sensações produzidas por elas.
____________________________________________________________________________________
Squier Club # 30 - Clube dos Pedreiros #41 - Clube dos Amantes Só de 4 cordas #17
Toninho (Tequeba)
Toninho (Tequeba)
Membro

Mensagens : 721
Localização : Sampa

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por DUDUBASS Qui maio 20, 2010 9:08 am

A quem pertence este baixo hoje?
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Tiago Bass Qui maio 20, 2010 10:09 am

Até emociona ver esse baixo em ação novamente !!!

As vezes me pergunto como seria se o Jaco não tivesse tido todos aqueles problemas , e ainda estivesse entre nós ?

È como dizem , "os grandes morrem cedo "

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Qui maio 20, 2010 11:38 am

DUDUBASS escreveu:A quem pertence este baixo hoje?

Aqui em casa, quando tiver um econtro do fórum eu levo pra vocês verem... só verem... iauhiuhauhaiuiaua lol!

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por DUDUBASS Qui maio 20, 2010 12:23 pm

Alencar escreveu:
DUDUBASS escreveu:A quem pertence este baixo hoje?

Aqui em casa, quando tiver um encontro do fórum eu levo pra vocês verem... só verem... iauhiuhauhaiuiaua lol!


A foto né??????? Estudando hehehe
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por GusVCD Qui maio 20, 2010 1:43 pm

DUDUBASS escreveu:A quem pertence este baixo hoje?

A identidade do proprietário é omitida, porque acho q o cara não quer q fiquem todo dia ligando pra ele e perguntando qt ele quer no baixo... tanto q no video a cara dele aparece descaracterizada... só se sabe do luthier q fez o serviço de reconstrução, q foi o Kevin Kaufman e seu ajudante Jim Hamilton...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Cantão Sáb maio 22, 2010 8:57 pm

Eita ,um dos baixos que fez a história , é esse ai... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por GusVCD Sáb maio 22, 2010 10:58 pm

Pronto galera, fechei aqui com o cara o "Bass of Doom" pelo meu Logan...

Daqui a duas semanas deve estar chegando, ai faço aquele review! up

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Sáb maio 22, 2010 11:01 pm

Alencar escreveu:Aproveitando aqui, ouvi umas histórias de que o Jaco "lascava" o baixo de proposito pra ficar com aparencia de velho... é verdade?

Dando um up na pergunta aqui para os amigos forístas... =D

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Seg maio 24, 2010 10:01 am

DUDUBASS escreveu:A quem pertence este baixo hoje?
Esse baixo esta guardado em seguranca pois e objeto de disputa pelo atual dono q o comprou de forma correta de outro cidadao americano e os membros da Familia Jaco,filhos etc.Enquanto nao sai o resultado poucos podem ve-lo dessa forma!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Cantão Seg maio 24, 2010 10:17 am

^Putz , que coisa...mas ai na Gringa eles não priorizam o direito de propriedade Nando ? acho que se o cara comprou certinho a familia não pode querer nada , né não brother...abraço... up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Seg maio 24, 2010 10:19 am

Cantão escreveu:^Putz , que coisa...mas ai na Gringa eles não priorizam o direito de propriedade Nando ? acho que se o cara comprou certinho a familia não pode querer nada , né não brother...abraço... up
Concordo com vc Cantao.A familia diz q o baixo foi roubado dele e por outro lado o atual dono comprou de alguem por forma legal,resta saber onde vai dar isso!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Cantão Seg maio 24, 2010 10:31 am

Que coisa hein brother, e o cara morreu , não tem como confirmar ou negar nada...torço pro dono...abraço.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 11:20 am

Se for constatado que o baixo foi roubado, a família pode reaver, pois seria a mesma coisa de um assaltante de bancos querer pagar fiança com o dinheiro que roubou do banco.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por DUDUBASS Seg maio 24, 2010 1:43 pm

Eu questionei a quem pertencia o baixo, porque pelo que sei, na fatídica noite que ele foi espancado, ele havia deixado o baixo em algum local ermo quando fora adentrar ao clube, logo após o episódio o baixo do Jaco sumiu... e ficou o mistério.

O cara que comprou o baixo, se tinha conhecimento do que houve com Jaco e que o baixo no dia do crime havia "sumido", e mesmo se comprou o baixo por um valor muito alto, obviamente saberia que aquele instrumento tinha um valor histórico muito grande, ou seja, se sabia do valor exorbitante do instrumento sabia que ele estava desaparecido e que deveria legalmente pertencer aos herdeiros, ao menos que, eu acho isso pouco provavél, o Jaco já tivesse vendido o baixo pouco tempo antes de ser agredido ....

mas aí logo quando ele tivesse morrido o comprador teria aparecido com o instrumento nas mãos.... por isso quem pegou o baixo de forma ilegal, guardou a 7 chaves o instrumento...

Legalmente o instrumento pertence à família pois é uma herança....se o instrumento ainda era do Jaco no fatídico dia, ele deve pertencer aos seus herdeiros...

Comprar um objeto por um valor desproporcional(ou muito mais caro ou muito mais barato) não é ato de BOA FÉ, pois implica em conhecimento prévio de algo errado.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Seg maio 24, 2010 3:47 pm

Pois e Brother,mas a verdade ninguem sabe ao certo,todos sabem q ele perambulava pelas ruas como um mendigo,e quando foi impedido de entrar no tal Pub ninguem disse q o baixo estava com ele,pra ele ter vendido ou largado em algum lugar pouco custa.Portanto se alguem encontrou o baixo e guardou ou vendeu pra alguem,nao cometeu crime algum,ate q se prove na Justica com quem deve se ficar o baixo,ele esta muito bem guardado.
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 4:20 pm

^ Nando, o Jaco estava vivendo como mendigo?
dormindo na rua e etc?

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Seg maio 24, 2010 4:54 pm

Alencar escreveu:^ Nando, o Jaco estava vivendo como mendigo?
dormindo na rua e etc?
Sim
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 5:01 pm

Me falaram isso uma vez mais não acreditei, que fim triste ele teve viu...
Talvez isso tenha ajudado ele a se tornar essa lenda, de todo modo foi muito trágico o fim desse gênio...
E sobre o baixo dele, é verdade que ele "lascava" o baixo de propósito pra parecer velho, ou ele usou o mesmo baixo a carreira toda?

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por DUDUBASS Seg maio 24, 2010 5:44 pm

Alencar escreveu:
E sobre o baixo dele, é verdade que ele "lascava" o baixo de propósito pra parecer velho, ou ele usou o mesmo baixo a carreira toda?


Pelo que sei, ele tinha um lance de arremessar o baixo pra alguém segurar... ele faz isso no final da sua vídeo aula com o baterista Kenwood Dennard, nessas aí o baixo deve ter caído inúmeras vezes, sem contar as crises em que ele quebrava o baixo e o desleixo de deixar o instrumento em qualquer canto...
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por DUDUBASS Seg maio 24, 2010 5:56 pm

Um amigo meu tocou com um grande músico brasileiro que morou um tempo nos EUA e este conheceu Jaco, e comentou que ele(Jaco) estava perdidaço, andava numa bocada que o cara dava U$ 10,00 metia o braço num buraco e já voltava devidamente aplicado, guardados os possíveis exageros, mas a situação do cara era ph#%@....
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Seg maio 24, 2010 6:03 pm

^que onda... no workshop do Arthur Maia ele falou que foi uma das maiores tristezas dele quando ele foi pros EUA pela primeira vez pra tocar com o Martinho da Vila e viu o Jaco completamente detonado se drogando, ele disse q foi um choque muito grande pra ele..

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Tiago Bass Ter maio 25, 2010 11:20 am

Tem aquele velha história de quando o Nico conheceu o Jaco .
O Jaco foi ve-lo tocar e ao final do show chegou no Nico e disse :

" Meus parabêns , pena que tudo o que você tocou , fui eu quem inventou "

O Nico disse que ficou sem entender nada na hora , mais nessa época todos já sabiam o que o Jaco estava passando !

____________________________
Pro Butequis Negadis
Tiago Bass
Tiago Bass
Membro

Mensagens : 2221
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/tiagodomingues

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Ter maio 25, 2010 12:37 pm

Sinceramente eu nao acredito nessas coisas q o pessoal diz .Q o Arthur Maia disse q viu o Jaco Bebado e se drogando,q o Jaco foi a um show do Nico etc,etc,etc.Segundo consta o Jaco viveu aqui em Miami em Ft.Lauderdale,e ja conheci uma penca de pessoas q disseram te-lo conhecido,q eram amigos etc.O unico cara q realmente parece ter dito a verdade,Chama-se Gary Phillips,um dos mais conceituados tecnicos de eletronica daqui,foi ele inclusive q trocou as valvulas de meu Ampeg.Ele me mostrou em seu Office uma foto dele com o Jaco.O resto pra min e lenda,pessoas q tentam dizer q o conheceram pra pegar carona na fama sei la.E muito facil falar q viu q ouviu ,mostrar ao menos uma foto com ele ja e outra coisa!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Alencar Ter maio 25, 2010 12:42 pm

^verdade.

____________________________
MySpace: www.myspace.com/chicoalencar
Set - SX SJB 75c Thor Stranet BX200 Zoom B2.
Alencar
Alencar
Membro

Mensagens : 2506
Localização : São Paulo/SP

http://www.myspace.com/chicoalencar

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por DUDUBASS Ter maio 25, 2010 12:51 pm

Claro que tem muita gente que quer pegar carona do Jaco....

Mas a informação que citei acima, partiu de um grande músico brasileiro, com carreira internacional, inclusive ele tem trabalhos gravados com Flora Purim e Airto Moreira, dentre outros... não vou citar o nome dele no fórum por questões de ética, ele não falou que tava tocando com o Jaco, falou pros músicos com os quais estava tocando que a situação do cara era deprimente.
DUDUBASS
DUDUBASS
Membro

Mensagens : 2475
Localização : FORTALEZA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Ter maio 25, 2010 1:34 pm

DUDUBASS escreveu:Claro que tem muita gente que quer pegar carona do Jaco....

Mas a informação que citei acima, partiu de um grande músico brasileiro, com carreira internacional, inclusive ele tem trabalhos gravados com Flora Purim e Airto Moreira, dentre outros... não vou citar o nome dele no fórum por questões de ética, ele não falou que tava tocando com o Jaco, falou pros músicos com os quais estava tocando que a situação do cara era deprimente.
Meu Ceticismo nao me permite acreditar nessas coisas,pode ser q o seu amigo tenha dito a verdade,pode ser q o caso entre ele e o Nico tenha acontecido,pode ser q o Arthur Maia tenha presenciado o fato,mas a verdade e que vivendo aqui ,tenho uma outra visao do assunto,pois como disse e comum aqui encontrar algum musico q diz ter sido amigo do Jaco,ai quando pergunto se ele era doido como o Jaco,ou se participava das Zoeiras com drogas e bebidas todos dizem q nao,ninguem quer ter a fama de drogado ou doidao,mas amigo dele todos querem ser.O fato e que um cara prepotente e arrogante como o Jaco era,causou a sua propria morte prematura,pois imagino a cena de um Bebado e mendigo tentando entrar em um Pub e o seguranca q estava na porta fazendo o seu servico nao o deixou entrar e deve ter ouvido muita,mas muita m**** dele ou ate mesmo ter forcado a entrada pra o seguranca o espancar como aconteceu,e ate hoje o q aconteceu com o cara?Nada pelo q consta o seguranca foi absolvido da morte dele.Ou seja procurou tanto q acabou achando!Isso tudo e triste e nao diminui em nada o talento e o legado q ele nos deixou,se o Baixo hoje tem sua Gloria ,deve-se a nomes como o de Jaco pastorius entre tantos outros.
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Nando Vasques Ter maio 25, 2010 1:35 pm

Em tempos,essa e so a minha opiniao,nao quer dizer q eu esteja certo!
Nando Vasques
Nando Vasques
Membro

Mensagens : 4753
Localização : USA

Ir para o topo Ir para baixo

Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco Empty Re: Encontrado após 20 anos o Jazz Bass de Jaco

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 3 1, 2, 3  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos