Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

wah wah de baixo

+30
Zubrycky
Cauê Duarte
luiz_gu
gobatto
wessker
Gabriel Magno
leandrosf89
opachecao
cleitonbassline1
BETO FROM HELL
jgs
dinamite
Bandeira
texta
MITROTO
GusVCD
vitaobass
Rafael FindanS
MkThEbEsT
DenisLM
JAZZigo
Osmar Oliveira
Thales_Sr
takfar
Lex Bass
Baixista.com.br
LuCaSbass
Galdino
Gabriel Oliveira
Eömer
34 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por cleitonbassline1 Sáb Abr 10, 2010 8:21 pm

ai amigos comprei esse pedal da morley pra ver se ele serve pra contrabaixo,pois o amigo ai do video,usa e gostei muito do som,e um pedal bem legal com três função wah wah/distorção/volume..espero que ñ perda o grave do baixo,esse perder,vendo pro guitarrista da minha banda....depois que chegar o pedal aqui digo se o pedal serve ou ñ....
cleitonbassline1
cleitonbassline1
Membro

Mensagens : 218
Localização : porto velho RONDONIA

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por wessker Seg Abr 12, 2010 1:25 pm

no inicio do topico tem uma mini discusssão dee pedais de guitarra q servem pr teclado , baixo e talz.....compressor de guitarra serve no bass?
wessker
wessker
Membro

Mensagens : 59
Localização : Leopoldina

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por gobatto Seg Abr 12, 2010 1:31 pm

Servir, servem. Resta saber se VOCÊ vai gostar do resultado...
Dê uma olhada nestes links que talvez te ajudarão:

http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/compressor-ou-limiter-eis-a-questao-t2954.htm?highlight=compressor
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/pedal-t-rex-squeezer-tube-driven-bass-compressor-pedal-t5622.htm?highlight=compressor
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/pedal-boss-cs-3-compressor-sustain-t4071.htm?highlight=compressor
http://bass.forumeiros.com/pedaleiras-efeitos-f19/compressor-no-baixo-t1296.htm?highlight=compressor
gobatto
gobatto
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 2614
Localização : Santo André - SP

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por wessker Seg Abr 12, 2010 1:34 pm

valew mano!
vou ler tudinho , talvez eu pegue um de guitar
wessker
wessker
Membro

Mensagens : 59
Localização : Leopoldina

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Ter Fev 16, 2021 1:50 pm

Estou namorando a ideia de pegar um wah de guitarra modificado e daí surgem as dúvidas....
Só testei wah wah de guitarra no baixo uma vez e achei que perdeu volume e graves e o efeito não atuava nas regiões mais graves de um baixo de 4 cordas.

Pesquisei as MODs mais comuns e vi a conversão pra true bypass, a adição de um potenciômetro que controla o range e até chavinha que dá a opção de alternar entre o som original do cry baby e o som de um Vox.

Minhas dúvidas são:
- Com essas MODs é possível fazer com que o efeito atue nas notas mais graves? Pensando num 4 cordas mesmo...
- Com essas MODs acaba a perda de volume/corpo/low end?

Se alguém souber responder, vou ficar bastante grato!

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por Cauê Duarte Ter Fev 16, 2021 2:20 pm

Cara, eu fiz uns mods em um Cry Baby Gcb 95 e curti bastante o resultado. Coloquei até 1 led para avisar quando ele estava ligado (sempre achava que tinha desligado mas não tinha kkk). Se você curte mexer com circuitos e vai curtir fazer experimentos eu acho bem válid, caso contrário vá em um modelo para baixo mesmo e seja feliz.
Cauê Duarte
Cauê Duarte
Membro

Mensagens : 99
Localização : São Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Ter Fev 16, 2021 3:25 pm

Eu até curto dar uma brincada com eletrônicos embora não tenha conhecimento, mas tô bastante sem tempo pra isso.
Nesse caso, eu ia mandar pra algum entendido modificar....
Não curto a "voz" do Bass Cry Baby e os que parecem ser realmente interessantes já têm um preço salgado.
A ideia era pegar um Cry Baby baratinho e modificar.
Sobre as questões de perda graves e atuação do efeito nas notas graves, vc acha que dá pra resolver?

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por Zubrycky Ter Fev 16, 2021 4:17 pm

Eu uso um Cry Baby da Dunlop, desses de guitarra mesmo. Ele foi modificado há quase 20 anos atrás pelo guitarrista da minha banda. Não me lembro mais das especificações exatas, mas ele instalou um led vermelho para que eu sempre pudesse saber quando o pedal estava ligado e os potenciômetros (ou o potenciômetro, vai saber) foram trocados de forma a deixar o pedal mais grave do que um cry baby normal. Me lembro, na época, que conversamos a respeito das modificações e decidi não converter o pedal de vez para o uso exclusivo no baixo (os wah para baixo que tinha testado até o momento não me pareceram melhores do que aquele cry baby, para ser honesto). Quis uma solução híbrida que permitisse o uso do pedal tanto para contrabaixo como para guitarra.

Quanto à perda de graves, não percebo isso no cry baby modificado e tampouco me lembro se aquele pedal, em sua forma original, apresentava esse problema no contrabaixo (isso faz muito tempo). De qualquer jeito, isso nunca me afetou nem mesmo antes da modificação, mesmo porque sempre usei o pedal junto com alguma distorção para evocar o meu Cliff Burton interior.

Eis aqui uma amostra do meu wah (na guitarra) após a modificação (sou eu no baixo).



Tenho muito carinho por esse pedal. Eu o comprei nos anos 90, junto com um mini Marshall. O vendedor era um amigo meu que desistiu de tocar. Aquele wah e o mini ampli foram uma daquelas coisas que comprei para ajudar um amigo e porque eu tinha o dinheiro para isso (eu nem sequer tinha uma guitarra ou sabia tocar uma). Os dois ficaram anos guardados comigo e aquele wah acabou sendo usado, pelos meus guitarristas, em gravações de várias bandas das quais fiz parte ao longo dos anos e por mim, quando virei guitarrista, nos discos e shows do Coice e, mais recentemente, no contrabaixo, em um disco ainda inédito do Gooks.

O mini ampli é usado por mim para praticar guitarra e fazer algumas gravações caseiras.
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por Cauê Duarte Qua Fev 17, 2021 10:11 am

luiz_gu escreveu:Eu até curto dar uma brincada com eletrônicos embora não tenha conhecimento, mas tô bastante sem tempo pra isso.
Nesse caso, eu ia mandar pra algum entendido modificar....
Não curto a "voz" do Bass Cry Baby e os que parecem ser realmente interessantes já têm um preço salgado.
A ideia era pegar um Cry Baby baratinho e modificar.
Sobre as questões de perda graves e atuação do efeito nas notas graves, vc acha que dá pra resolver?

Eu acho que resolve sim, peguei várias modificações que vi no google e fui fazendo. Troquei capacitores, coloquei uma chave 3PDT, inseri um potenciômetro para regular o Q e inseri o led liga/desliga. Acabei colocando ele no rolo com meus outros pedais, mas sinto falta dele viu.

Uma outra ideia é usar um equalizador gráfico para dar uma acertada no timbre do wah.

Você já pensou em usar um envelope filter ao invés do Wah Wah?
Cauê Duarte
Cauê Duarte
Membro

Mensagens : 99
Localização : São Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Qui Fev 18, 2021 6:25 pm


Na verdade já tem um bom tempo que uso envelope filter e tô querendo partir pros Wah Wahs agora....

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por fheliojr Sáb Fev 20, 2021 8:14 pm

Será se o RMC9-Bass Eqwahlyzer, da Real Mccoy (https://www.realmccoycustom.com/RMC9.htm), ainda é fabricado?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Sáb Fev 20, 2021 11:28 pm

ˆ
thumbs

wah wah de baixo - Página 2 Real-mccoy-rmc-9-bass-eqwahlyzer
Real McCoy Custom RMC9-Bass Eqwahlyzer
Made in USA




Falta espaço na pedalboard?! Seus problemas acabaram: Basketball

wah wah de baixo - Página 2 DSC04178
AMT Electronics WH-1B Japanese Girl Bass Wah
Made in Russia

https://amt-sales.com/effects/amt-wh-1b-wah-wah-for-bass/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

fheliojr gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Qua Fev 24, 2021 8:49 pm

Esse AMT é bom?

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Qua Fev 24, 2021 10:07 pm

ˆ
Relativamente barato, tem um som muito bom e é true-bypass. O porém é o tamanho.  :hmm:
Vantagem: pouco maior que um Boss, ele ocupa pouco espaço na pedalboard.
Desvantagem: pouco maior que um Boss, ele some embaixo do pé e não oferece muita segurança/conforto na pedalada.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Qua Mar 03, 2021 8:59 pm

O JAZZigo disse que os wah wahs ainda tem que evoluir pro contrabaixo. As 2 principais limitações que eu vejo são: a perda de graves e o fato de o efeito simplesmente não aparecer num Mizão por exemplo. Nunca toquei em nenhum wah wah no baixo que tenha superado essas duas limitações; às vezes supera uma mas não a outra (não que minha experiência com Wah wahs seja lá muito grande).
Diante disso, imagino que os bons envelope filters que podem ser controlados por pedal de expressão consigam atender à demanda.... enfim, só um devaneio.....

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por kattastroff Sáb Mar 06, 2021 3:38 am

Wahwah normalmente é um filtro passa-banda com centro definido pelo pedal de expressão. A largura pode ser configurável (normalmente é o parâmetro Q), bem como o nível de atenuação das frequências fora dessa banda. Ou seja, ele bloqueia todas as frequências que não estejam perto desse centro, que é definido pelo seu pé.

Ao mexer no pedal, quando você coloca o centro do filtro mais pro agudo, a tendência é perder graves (e normalmente, no meio de guitarra e bateria, o som do baixo "morre"). Na guitarra a perda de graves não seria um problema, e por isso muitos wahwah de guitarra matam o som do baixo. O som pode ser "engolido" pelos outros instrumentos ou perder definição das notas (som muito parecido entre notas próximas, porque você só está ouvindo os harmônicos agudos dessas notas e não a região de frequência onde está a fundamental).

Porém cada pedal de wahwah tem suas configurações. Não sei falar de nenhum modelo específico até porque só explorei esse efeito na minha pedaleira, mas em teoria um wahwah para contrabaixo não deveria mexer nos graves, aplicando o filtro em paralelo só nos médios e agudos pra depois somar com o grave original. Ou seja, você separa o som entre graves e médios/agudos e aplica o efeito só nos médios/agudos sem perder o grave. Essa separação também vai gerar diferença no volume perceptível final do som, pois você vai estar amplificando ou diminuindo certas frequências que afetam nosso ouvido de forma diferente, mas um efeito de "compensação" (como um compressor)  poderia ajudar nisso.
Suponho que devam existir bons pedais que fazem bem tudo isso e o som não "morre" nem "sobra" conforme você mexe o pedal.

Distorções seguem a mesma lógica: em geral elas podem matar os graves, o que não é problema pra guitarra. Vários pedais de distorção pra baixo tem justamente um controle pra juntar os sinais limpo e distorcido, e esse controle é bem útil pra não perder os graves e o baixo não sumir junto ao resto da banda.

Dito tudo isso, e reforçando que só usei a minha pedaleira (Boss GT-1B) pra pôr em prática toda essa teoria, nunca consegui um resultado que me agradasse com wahwah. Acredito que a ideia por trás do efeito funcione bem na guitarra, mas pra ser satisfatório no baixo existem muitos "poréns". Os filtros de envelope autowah (novamente da minha pedaleira) me agradam muito mais e sinto que produzem efeito sonoro parecido com o que busco, preservando melhor o volume de cada frequência, ajudando o som a não sumir e mantendo definição das notas. Novamente, devem existir bons wahwah que resolvem tudo isso, mas nunca tive a sorte de me chegar a algo que me agradasse.
kattastroff
kattastroff
Membro

Mensagens : 227
Localização : Campinas

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por Zubrycky Sáb Mar 06, 2021 1:30 pm

Direto dos arquivos, o meu wah modificado em ação junto com um pedal de distorção.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Sáb Mar 06, 2021 4:15 pm

luiz_gu escreveu:O JAZZigo disse  que os wah wahs ainda tem que evoluir pro contrabaixo. As 2 principais limitações que eu vejo são: a perda de graves e o fato de o efeito simplesmente não aparecer num Mizão por exemplo. Nunca toquei em nenhum wah wah no baixo que tenha superado essas duas limitações; às vezes supera uma mas não a outra (não que minha experiência com Wah wahs seja lá muito grande).
Diante disso, imagino que os bons envelope filters que podem ser controlados por pedal de expressão consigam atender à demanda.... enfim, só um devaneio.....
IMHO, wah-wah tem mais sex-appeal na guitarra. Não obstante alguns bass wah têm um efeito bem legal. O Dunlop 105Q Cry Baby Bass e o Morley TMS Wah - T.M. Stevens Fonk Wah, por exemplo, são soam divetida e maravilhosamente, sem perda de low end, mas, por outro lado, pecam terrivelmente com seu bypass ladrão de sinal.  nah

wah wah de baixo - Página 2 1085459_pedal-para-baixo-dunlop-cry-baby-bass-wah-105q-ms_m3_637364501375093555
wah wah de baixo - Página 2 Tmsupright-2b605a9aaab87d17828c0724cb1c458e

A título de curiosidade, estes são os bass wah-wah que já tive:
- Dunlop 105Q Cry Baby Bass
- Morley TMS Wah - T.M. Stevens Fonk Wah
- Onerr Cryin’ Bass Wah

- Real McCoy Custom RMC3FL Wah

E os que eu ainda estão comigo:
- AMT Electronics WH-1B Japanese Girl Optical Bass Wah-Wah
- Real McCoy Custom RMC9 Bass Eqwahlizer

Resumo da ópera: procure sempre um wah-wah específico para contrabaixo e true-bypass. Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Seg Mar 08, 2021 9:06 pm

kattastroff

Sim, boas definições técnicas. Mas depois de uns anos testando, ouvindo efeitos e pondo em prática nas gigs a questão da perda de graves nem sempre é um problema, dependendo do contexto musical ou da sua intenção em uma passagem da música. E muitas vezes mesmo um pedal sendo desenvolvido especificamente para contrabaixo ele pode não ter um som interessante. Mas obviamente que manter o low end é sempre algo com o que se preocupar. Para isso acho bastante saudável usar efeitos que "borram" mais as notas com um blender; dessa forma dá não só pra manter o low end como também definição de notas. Onde quero chegar é: às vezes um pedal de guitarra com um blender pode soar mais legal do que um pedal análogo desenvolvido para o contrabaixo (mas obviamente que isso passa muito pelo gosto pessoal). Efeitos como distorção/fuzz/synth ficam legais com a mistura do som natural com o efeito. Já efeitos como overdrive e chorus prefiro que sejam próprios pra contrabaixo sem necessariamente haver o uso de um blender.

Foi mau, fugi do assunto...kkkk...mas sua postagem me levou a isso!  Smile


Última edição por luiz_gu em Seg Mar 08, 2021 9:17 pm, editado 2 vez(es)

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Seg Mar 08, 2021 9:15 pm

Complementando a minha ideia sobre o assunto,
o que mais me incomoda no fim das contas é tocar notas mais graves (num 4 cordas mesmo) e o efeito não aparecer de verdade.
Na real acho que o wah wah e o envelope filter embora parecidos têm aplicações diferentes. Acho que é mais fácil fundir a sonoridade de um envelope filter a uma linha de contrabaixo pra manter o groove. Mas acho que um wah wah dá mais expressividade num solo por exemplo ou outras situações em que seja interessante controlar a dinâmica no filtro sem depender tanto da pegada.

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

kattastroff gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por WHead Seg Mar 08, 2021 10:36 pm

Tive um Bassballs e não me adaptei. Troquei por um Crybaby Bass Wah 105q Dunlop e funcionou melhor pra mim.

wah wah de baixo - Página 2 91774711
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Seg Mar 08, 2021 11:27 pm

luiz_gu escreveu:Para isso acho bastante saudável usar efeitos que "borram" mais as notas com um blender; dessa forma dá não só pra manter o low end como também definição de notas.
Esta "solução" não funciona quando se trata de wah-wah. Gostaria muito que fosse simples assim, mas, na minha experiência, misturar o sinal direto do baixo com o efeito (seja qual for), como forma de compensar a perda de low end, é um paliativo, um "gato" que costuma frustrar expectativas na maioria das vezes... é tipo um cobertor curto.

wah wah de baixo - Página 2 IMG-0139
Xotic X-Blender
Made in USA

https://xotic.us/effects/x-blender/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Ter Mar 09, 2021 10:56 am

WHead escreveu:Tive um Bassballs e não me adaptei. Troquei por um Crybaby Bass Wah 105q Dunlop e funcionou melhor pra mim.

Apesar do nome, acho que esse pedal se articula melhor com a palhetada numa guitarra.
Ele com um blender (de novo) já funciona beem melhor no contrabaixo. Tive um Stereo Talking Machine da EXH que tem o efeito Bass Balls, mas com mais parâmetros como mixar o sinal limpo com o efeito, controlar a quantidade de distorção, volume e outras coisas. Aí sim ele ficou legal no baixo.

JAZZigo escreveu:Esta "solução" não funciona quando se trata de wah-wah. Gostaria muito que fosse simples assim, mas, na minha experiência, misturar o sinal direto do baixo com o efeito (seja qual for), como forma de preservar o low end, é um paliativo, um "gato" que costuma frustrar expectativas na maioria das vezes... é tipo um cobertor curto.

É justamente isso que gostaria de testar, grande mestre das latinhas!
Mas suspeito que essa limitação venha justamente por essa questão que eu falei de que não vejo muitos wah wahs atuando com presença nas notas mais graves. Daí pegar um efeito que já não está aparecendo muito e ainda "dividir" o sinal vai deixar o efeito menos aparente ainda.....

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 09, 2021 11:10 am

WHead escreveu:Tive um Bassballs e não me adaptei. Troquei por um Crybaby Bass Wah 105q Dunlop e funcionou melhor pra mim.
WHead, o BassBalls é um envelope filter extremamente limitado, não dá nem para considerá-lo um auto-wah, IMHO. Mas não deixe que a frustração com ele o desanime de aventurar-se com outros envelope filters. Sugiro dar preferência aos baseados no circuito do "pai de todos", o Musitronics Mu-Tron III.

wah wah de baixo - Página 2 IMG-0079
Musitronics Mu-Tron III
Made in USA, 1973

https://mu-tron.com/
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

WHead gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 09, 2021 11:15 am

luiz_gu escreveu:Mas suspeito que essa limitação venha justamente por essa questão que eu falei de que não vejo muitos wah wahs atuando com presença nas notas mais graves. Daí pegar um efeito que já não está aparecendo muito e ainda "dividir" o sinal vai deixar o efeito menos aparente ainda.....
Bom, IMHO, o Real McCoy Custom RMC9-Bass Eqwahlyzer (vídeo acima), por exemplo, não é um cobertor curto. Ele consegue manter o low end e o efeito claramente responsivos simultaneamente.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por WHead Ter Mar 09, 2021 11:33 am

JAZZigo escreveu:WHead, o BassBalls é um envelope filter extremamente limitado, não dá nem para considerá-lo um auto-wah, IMHO. Mas não deixe que a frustração com ele o desanime de aventurar-se com outros envelope filters. Sugiro dar preferência aos baseados no circuito do "pai de todos", o Musitronics Mu-Tron III.
https://mu-tron.com/

Ah se o dólar deixasse.. cyclops
Mas no fim, eu gosto da sensação de controle que o Bass Wah me proporciona.. (sem contar que eu acho mais "charmoso"). Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Ter Mar 09, 2021 1:11 pm

JAZZigo escreveu:Bom, IMHO, o Real McCoy Custom RMC9-Bass Eqwahlyzer (vídeo acima), por exemplo, não é um cobertor curto. Ele consegue manter o low end e o efeito claramente responsivos simultaneamente.

Sim! Nunca tive oportunidade de testar um, mas pelos vídeos parece ser "o bicho" mesmo! Lógico que testar um pedal é bem diferente de ouvir um áudio, mas depois de algum tempo ouvindo e testando diversos efeitos o ouvido fica mais treinado pra perceber certas nuances e tem um boa noção da realidade. Além disso, a tecnologia também evoluiu bastante, o que permite reproduzir sons com bastante qualidade, melhorando a percepção.
No que tenho pesquisado, justamente o Real McCoy junto com o EBS Stanley Clark me parecem ser os melhores. f*** é o preço..... Outro mais acessível que pareceu interessante foi o Morley Dual Bass Wah.
Enfim, vou seguindo na busca....que provavelmente será eterna, mas essa é a graça do negócio....kkkkk

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por JAZZigo Ter Mar 09, 2021 2:30 pm

luiz_gu escreveu:Morley Dual Bass Wah.
Não conheço o Dual Bass Wah pessoalmente, mas já tive o TM Stevens Fonk Wah e acredito que sejam muito semelhantes, exceto por alguma diferença no "Q" do modo Funk/Fonk) e a adição do pot para ajuste de ganho (Active/Passive input) no TM Stevens. Minha única ressalva quanto a este é o tal sistema Electro-Optical Switching da Morley, cujo bypass/buffer é um horror. O mesmo problema ocorre com o Dunlop 105Q Cry Baby Bass, que também não utiliza switch mecânica. No caso deles, uma solução para o problema seria mantê-los isolados dentro do loop de um pedal line selector, A-B switch, blender, switch controller etc., por exemplo, ou modificá-los com a instalação de uma chave true-bypass mecânica.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16420
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por WHead Ter Mar 09, 2021 2:45 pm

luiz_gu escreveu:Apesar do nome, acho que esse pedal se articula melhor com a palhetada numa guitarra.
O meu foi pro guitarrista mesmo.. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Seg Mar 22, 2021 7:52 pm

Só queria compartilhar aqui que comprei um Boss PW10 (Wah digital? Sim, digital!) e estou achando bem legal.
Logo mais dou mais detalhes.

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por luiz_gu Qui Mar 25, 2021 10:58 pm

Peguei esse pedal baseado na opinião de guitarristas satisfeitíssimos com ele.
Por ser digital, não experimentei os típicos problemas dos analógicos, como perda de sinal ou ruídos.
Esse pedal na verdade é um multiefeitos e tem sons tradicionais de Cry Baby, Vox, Morley, Univibe, além de sons com próprios, como o Bass Mix, que tem o som de Cry Baby 095, mas sem perda do low end.
Cada som de wah pode ser regulado através de parâmetros de Range, Q, Presence e Drive.
O pedal conta ainda com Drives que podem ser usados isoladamente ou combinados com wah.
Os sons de Drives englobam pedais de Overdrive e Distorção da Boss, além de Big Muff e Clean Boost.
Além disso, o PW10 também tem um Noise Gate.
O pedal pode ser utilizado no modo "Manual" e usando os 3 espaços para preset, o que acaba deixando disponíveis 4 espaços para regulagens diferentes sem ter que ficar girando botões. Dá pra usar o Univibe pra uma base por exemplo, uma distorção pro refrão, o wah wah pra uma passagem e um Boost pro solo.
Ainda estou fuçando, mas ele já vem de fábrica com um preset "Synth" que é uma combinação de Big Muff com wah customizado. Achei bem legal, presente e orgânico.
Acho que pra ser mais completo, só tendo um som de Whammy mesmo e colocar uma entrada dedicada para contrabaixo para que não houvesse perda de low end em nenhum dos tipos de Wah.
No fim das contas, achei que o Boss Pw10 valeu mais a pena do que um Dunlop Bass Cry Baby, por conta da qualidade de sons, possibilidades de regulagem e preço.

luiz_gu
Membro

Mensagens : 74
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por Davi Motta Qua Mar 31, 2021 2:41 pm

Curiosidade...
Alguma empresa nacional faz wah pra baixo?
Sei que a EFR Electronics faz o Little Wah, com adaptação pro baixo.
Davi Motta
Davi Motta
Membro

Mensagens : 3221
Localização : Rio de Janeiro

https://www.youtube.com/davimotta

Ir para o topo Ir para baixo

wah wah de baixo - Página 2 Empty Re: wah wah de baixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos