Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Ajuda com software que ajusta a tonalidade

3 participantes

Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 01, 2010 9:14 am

Olá aos amigos do fórum.
Agradeço aos amigos que anteriormente ajudaram-me no tópico do groove famoso Good Times do grupo Chic.

Tenho o seguinte problema e creio que talvez seja o de alguns também (perdoe se um tópico sobre isto já existe): tenho músicas gravadas de discos de vinis (long plays) e uns mp3 de músicas dos anos 70/80 e como todos sabem a tecnologia da época não era tão avançada como a dos nossos dias. Devido a isto algumas gravações não saem nas tonalidades exatas, ou seja, nos padrões das freqüências das notas; sabem aquela nota que não é nem si nem dó, não é nem mi nem fá, não é nem ré nem ré#, ou seja, fica na intermediária entre 1/2 tom ou 1 semitom e não corresponde a nenhuma nota da escala. Nós que usamos instrumentos de cordas sabemos disto pois a tonalidade é ajustada com o tensionamento ou o afrouxamento das cordas. A tonalidade das gravações antigas muitas vezes era definida pela rotação em que os másters eram remasterizados para dos discos e fitas k7. Nas vitrolas a tonalidade é definida pela rotação do motor do aparelho.Quanto mais rápido maior a tonalidade; quanto mais devagar menor a tonalidade.
Bem, dito tudo isto, gostaria de saber dos amigos algum software gratuíto ou com o famoso "software disponibilizado" para que eu possa escutar meus mp3 com essa tonalidade “inexistente” e ajustá-las aos padrões das notas nas freqüências comuns de todos os instrumentos para poder tocar junto. Tem que ser um bom programa, pois ele não pode apenas ajustar 1 tom ou 1/2 tom; ele teria que realmente ajustar 1/4 de tom, 1/8 de tom, 1/12 de tom, 1/32 de tom, etcétera, e assim por diante. Se o software puder ser em português é melhor, se não tudo bem. De preferência que não seja pago também. Favor postem os links se possível. Creio que obterei a resposta, pois aqui tem muita gente entendida do assunto. Muito agradecido a todos.


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qui Jul 01, 2010 11:19 pm, editado 1 vez(es)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por allexcosta Qui Jul 01, 2010 10:38 am

Moshe Bar Elohim escreveu:(...)Bem, dito tudo isto(...)

cheers geek

http://www.winamp.com/plugin/pacemaker/12689

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 01, 2010 7:30 pm

Obrigado Allex, mas me desculpe... entrei no link que você postou e ele baixa um arquivinho simples e depois pede para instalar uns plugins e uns programas que eu não solicitei e uma coisa vai levando à outra, desculpe mas é complicadinho. O Antivírus ficou maluco dizendo que era softare malicioso e mal intencionado. Poxa: está aí um software que está faltando no mercado. Tenho o Audacity 1.3 Beta mas a diferença de tonalidade que ele trabalha é de apenas 1/2 tom.
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Gomba Qui Jul 01, 2010 7:39 pm

Vê se o audacity tem uma ferramenta chamada pitch.

O SoundForge tem esse ajuste. Mas é pago... (e como todo programa pago, o Google "disponibiliza" de graça hoje)


E não, eu nao estimulo a pirataria.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por allexcosta Qui Jul 01, 2010 9:44 pm

Baixe o Winamp primeiro. Talvez você prefira uma das versões antigas, tipo a 5.0 (ver link). Aí sim instale o Pacemaker...

http://www.oldversion.com/Winamp.html

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 01, 2010 10:43 pm

Valeu Allex, mas como disse o Gomba eu achei um equivalente ao pith no Audacity. No menu Efeitos ir para >> Alterar Altura... lá tem algumas opções ajustáveis que testei e deu certo; consegui colocar aquela música toda destonada em um tom tocável.

Agora esse Sound Forge está prometendo heim!?!? Pelo que lí é um programa de excelentíssima qualidade. Pena que minha internet é 100 Kbps e o Sound Forge 10.0 tem 169 Mb. Demorará mais ou menos umas 6 horas pra baixar ou então recorrerei às lojinhas do centro da cidade, mas acho que baixarei.

Valeu Alex, valeu Gomba. Lí as nas suas linhas digitadas e me emocionei muito. Se alguém quiser o link do Sound Forge 10.0 disponibilizado Cool no Google, procure!

Deus abençoe à todos! Ó >>> : Colegas Amigos up


Última edição por Moshe Bar Elohim em Qui Jul 01, 2010 11:02 pm, editado 3 vez(es) (Motivo da edição : Link Proibido)
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Gomba Qui Jul 01, 2010 10:50 pm

Tira o link pra evitar maiores problemas.

As estrelinhas foi pra vc baixar o programa, nao pra botar o link aqui.
Não quero que o forum leve fama de disponibilizar pirataria. Porque a culpa seria minha.

E sim, o SoundForge e o Melodyne formam o photoshop do audio. O primeiro você edita, conserta, masteriza, tira ruido e tudo o mais e o segundo você maquia as coisas. Ou as põe onde elas deveriam estar.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Moshe Bar Elohim Qui Jul 01, 2010 10:58 pm

Desculpa Gomba. Alguém já passou o lápis por lá (deve ter sido o Allex). Desculpa. Tentarei arrumar... Você nunca me incentivou a ser pirata, já trabalho e tenho emprego de técnico. Você só disse que o Google disponibiliza a busca do software. Não é mesmo? Verei o Melodyne também. Afinal todos nós somos brasileiros patriotas que contribuímos com o crescimento do nosso país e pagamos todos os nossos impostos, pois o país precisa crescer né?
Moshe Bar Elohim
Moshe Bar Elohim
Membro

Mensagens : 2252
Localização :  

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Gomba Qui Jul 01, 2010 11:11 pm

Moshe Bar Elohim escreveu:Desculpa Gomba. Alguém já passou o lápis por lá (deve ter sido o Allex). Desculpa. Tentarei arrumar... Você nunca me incentivou a pirataria, só disse que o Google disponibiliza o software. Não é mesmo? Verei o Melodyne também.


Não precisa pedir desculpas. A sua intenção foi ótima.

E quanto ao Melodyne pega uma trilha e separa todos os sons dela. Por exemplo: se tem uma pista de voz e você vê que tem uma nota que soou desafinada, você tem como puxar essa unica nota pra tonalidade certa.
Ou se você tem uma trilha de baixo e quer mudar duas notas, você também pode fazer isso por ele.
Procura uns videos sobre o Melodyne no Youtube.

O Audacity é meio que um soundforge mais simplificado. Tem algumas ferramentas básicas de gravação e edição. Pro que a gente usa normalmente, ele já serve muito bem. Agora, quando é algo mais profissional, tipo uma masterização, ou um trabalho mais complicado, o SoundForge é quase que fundamental.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Ajuda com software que ajusta a tonalidade Empty Re: Ajuda com software que ajusta a tonalidade

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos