Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

O som arte da banda BACAMARTE.

+5
Cantão
edu_carvalho
Lucas8bass
Mauricio Luiz Bertola
webercar
9 participantes

Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por webercar Qua Abr 28, 2010 1:00 pm

Mais uma banda que deixa saudades, Bacamarte. Eu assisti muitos shows dela no circo voador nos anos 80's, para quem não é da época ou desconhece vale apena ouvir um dos discos que fez história no Rock progressivo brasileiro "Depois do fim" do Bacamarte. Foi a banda que revelou a cantora Jane Duboc, o flautista Marcus Moura e o guitarrista Mario Neto, consagrados em suas carreiras solo.

A história: O Bacamarte foi uma banda de rock progressivo brasileira formada em 1974. Seu álbum Depois do Fim é considerado como um dos melhores do rock progressivo. O sítio Progarchives lista o álbum Depois do Fim do Bacamarte como um dos melhores álbuns do género juntamente com as mais expressivas criações das principais bandas do gênero, como Pink Floyd, Jethro Tull, Yes, Genesis.
A banda foi formada por três colegas do Colégio Marista São José no Rio de Janeiro, mas sofreu várias mudanças em sua formação. Apresentaram-se no programa Rock Concert, da TV Globo, o que provoca um aumento do interesse por sua música. O resultado seria uma fita gravada em 1977 que circularia inclusive pela CBS se, contudo, conseguir aprovação (coisas das era Disco...). Em 1982 o grupo conseguiu destaque, com o surgimento da rádio Fluminense FM e sua política de divulgar bandas novas, lançando no ano seguinte o álbum Depois do Fim, que é considerado um dos melhores álbuns do rock progressivo brasileiro. O sucesso, que tornou o grupo consagrado na Europa e Japão, não impediu o fim da banda em 1984. Em 1999 o guitarrista Mário Neto lançou o álbum Sete Cidades com o codinome Bacamarte.


Álbum Depois do Fim:

Músicos:
Jane Duboc - voz
Marcus Moura - flauta, acordeon
Mario Neto - violão e guitarra
Mr. Paul - percussão
Delto Simas - baixo
Marco Verissimo - bateria
Sergio Villarim - teclados

Bacamarte foi sem dúvida uma das contribuições mais significativas ao progressivo em todos os tempos, é uma pena que não seja conhecido como deveria. O disco apresenta influências de Yes, Genesis, PFM, e até do Renaissance, sem deixar é claro a originalidade para trás. O disco simplismente não tem músicas ruins, sem duvida um dos melhores albuns do progressivo nacional.

Ouçam e, depois, opinem se eu não estou certo!!! abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 28, 2010 1:13 pm

Eu também estava lá! cheers
Tenho o vinil do Bacamarte hail
A alguns anos atrás assistí a um show do Mario Neto no Rio Art Rock Festival!
Em tempo: Colaborei com a saudosa Fluminense FM (e depois com a Rádio Panorama) nos idos de 1982/3. Bons tempos!!!! cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Lucas8bass Qua Abr 28, 2010 1:39 pm

Curto muito o som do Bacamarte, excelente banda de prog!

____________________________
http://dizconauta.wordpress.com afro
Lucas8bass
Lucas8bass
Membro

Mensagens : 317
Localização : Cordeiro

http://dizconauta.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por webercar Qua Abr 28, 2010 2:23 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Eu também estava lá! cheers
Tenho o vinil do Bacamarte hail
A alguns anos atrás assistí a um show do Mario Neto no Rio Art Rock Festival!
Em tempo: Colaborei com a saudosa Fluminense FM (e depois com a Rádio Panorama) nos idos de 1982/3. Bons tempos!!!! cheers

E aí, Maurício!!! Agora me lembro, vc tinha um programa na antiga Fluminense FM 94,9 MHz aí em Niteroi, certo? E o restante do pessoal, Luiz Antonio Mello, Amaury Santos, Sérgio Vasconcellos, Selma Boiron, q fim levaram?

Saudades da " A Maldita".

Atualmente se chama BandNews Fluminense FM. Abraços....
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por webercar Qua Abr 28, 2010 2:27 pm

Lucas8bass escreveu:Curto muito o som do Bacamarte, excelente banda de prog!

Cara, meus parabéns!! Vc é uns dos poucos da sua geração a sobreviver desta falta de qualidade das músicas atuais apresentadas pela mídia. Isto não é saudosismo não, é uma pura realidade.

abraços...
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 28, 2010 3:47 pm

Não webercar, esse era o meu xará Maurício Valadares, produtor e fotógrafo que tinha um programa chamado "Ronca Tripa", depois "Ronca-Ronca". A namorada dele na época era minha colega de UFF, Claudia Pastor. Eu era apenas consultor de programação e por um período bem curto (uns 3/4 meses), para o programa "Guitarras para o Povo" do indefectível "Coveiro Sinistro" (apelido do Romáy, irmão do Romyr, também meu colega de UFF).
Foi por intermédio da Claudia Pastor (não sei mais dela) alguns anos depois, que fui (e mais uns outros amigos) convidado para fazer um programa na rádio Panorama FM de Nilópolis (depois essa rádio mudou de nome para Opus90 e só tocava erudito e instrumental), de propriedade da família Abraão Davi (esse mesmo!), mas o programa não foi aceito por ser muito "alternativo" para os padrões da rádio, mas eu acabei sendo contratado para ser Redator dos programas jornalísticos "Panorama Clip" e "Panorama Cultural". Trabalhei nisso uns 2 meses, depois fui mandado embora...
Bons Tempos........
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por edu_carvalho Qua Abr 28, 2010 6:14 pm

^Uma dúvida BERTOLA: o Maurício Valadares citado não é o cara que depois se tornaria empresário dos Paralamas?

[ ]´s
edu_carvalho
edu_carvalho
Membro

Mensagens : 1634
Localização : João Pessoa_pb

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Cantão Qua Abr 28, 2010 9:56 pm

Excelente post Webercar...nossa... Bacamarte , foi e sempre será show de bola... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21806
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Lucas8bass Qui Abr 29, 2010 12:53 am

webercar escreveu:
Lucas8bass escreveu:Curto muito o som do Bacamarte, excelente banda de prog!

Cara, meus parabéns!! Vc é uns dos poucos da sua geração a sobreviver desta falta de qualidade das músicas atuais apresentadas pela mídia. Isto não é saudosismo não, é uma pura realidade.

abraços...

Valeu Webercar, acho o prog brasileiro daquele pessoal dos anos 70 fantástico!Som Nosso de Cada Dia, O Terço, Terreno Baldio, Casa das Máquinas, toda essa galera que não tem reconhecimento nenhum hoje em dia, parece que foram esquecidos!Abraços!

____________________________
http://dizconauta.wordpress.com afro
Lucas8bass
Lucas8bass
Membro

Mensagens : 317
Localização : Cordeiro

http://dizconauta.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Abr 29, 2010 7:59 am

[/quote]Valeu Webercar, acho o prog brasileiro daquele pessoal dos anos 70 fantástico! Som Nosso de Cada Dia, O Terço, Terreno Baldio, Casa das Máquinas, toda essa galera que não tem reconhecimento nenhum hoje em dia, parece que foram esquecidos!Abraços![/quote]

Sei não se esse pessoal não tem reconhecimento...

Depois que ví o Arnaldo Batista ser ovacionado numa rua em Londres por um americano que atravessou o Atlântico só para assistir a um show dos Mutantes em 2006 se não me engano (no documentário "Loki?");

Depois que ví o pessoal (cerca de 10 mil pessoas no palco República na Virada Cultural de 2008 em São Paulo) tirar sarro e chamar de matusalém o pessoal do Terreno Baldio quando os velhinhos subiram no palco e depois de 30 min de show ficarem num silêncio de estupefação e depois aplaudirem entusiasmados e surpresos pelo show;

Depois de ver no Teatro Municipal de São Paulo o Som Nosso de Cada Dia, tanto o público como a banda, chorando feito criança após um show nessa mesma virada cultural de 2008,

Eu ainda continuo achando que o Rock Progressivo Brasileiro ainda vale a pena!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Lucas8bass Qui Abr 29, 2010 5:08 pm

Valer a pena vale, e muito cara, talvez eu não tenha me expressado bem, o que quis dizer, digamos, é que eles não tem o real "mérito", Os Mutantes tem um reconhecimento danado lá fora, mas e aqui?Sei que muita gente(que entende) dá valor aos caras, mas digamos "o resto" nem liga para banda, fala "ah, era aquela primeira banda de rock do Brasil né?Até que tinha a Rita Lee" e só, e se você perguntar ainda mandam "Esse Arnaldo é quem?" ou então "Mutantes é musica de maluco", ouvir isso de gente que é fã de NX Zero e Fresco é bem complicado, entende o que quis dizer?

____________________________
http://dizconauta.wordpress.com afro
Lucas8bass
Lucas8bass
Membro

Mensagens : 317
Localização : Cordeiro

http://dizconauta.wordpress.com

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 29, 2010 6:23 pm

edu_carvalho escreveu:^Uma dúvida BERTOLA: o Maurício Valadares citado não é o cara que depois se tornaria empresário dos Paralamas?

[ ]´s
Sim, ele foi empresário dos Paralamas durante um curto período.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 29, 2010 6:29 pm

Xará Expressão,
Concordo totalmente com vc. Quando morava em Sampa eu fui assistir ao Terreno Baldio e tenho o CD autografado pela banda, principalmente pelo Mozart Melo que conhecí antes e é um cara incrível, um grande músico, e uma pessoa gentil.
Lucas8bass,
Cara, essa molecada é exposta hoje em dia apenas à lixo... Cabe à nós indicar-lhes o "caminho". Mas também tem muita rapaziada nova fazendo um som legal por aí. Outro dia mesmo o guitarrista/vocalista da minha banda me apresentou uma banda chamada "Pata de Elefante", que eu achei maneira...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Maurício_Expressão Sex Abr 30, 2010 8:07 am

Lucas, entendi com certeza, mas o que importa não é o cara que gosta do NX-Zero gostar do Som Nosso de Cada Dia, entende?

O que importa é que daqui a uns 20 anos a música progressiva brasileira 70 dos anos estará muito mais famosa que hoje. E que gente que realmente gosta de música se interessa por esse tipo de som.

Não querendo me comparar (longe disso!).

Quando eu postei o vídeo de minha banda Expressão no Youtube mandei o link para um monte de amigos e que retransmitiram para outros.

Recebi 2 e-mails de pessoas que assistiram a minha banda num show de 1978 e que ainda se lembravam da música!
Isso é que importa.

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Convidado Sex Abr 30, 2010 9:34 am

Sou proghead desde a outra encarnação Ri Muito e curto muito o som o Bacamarte. Infelizmente, aqui em Kubanacan não há muito reconhecimento pra esse tipo de som. Entretanto, no ProgArchives já vi o Bacamarte sendo chamado de "o Gentle Giant Brasileiro" por um gringo.

Os anos 70 e iniciozinho dos 80 geraram muito musica boa aqui, mas a maioria dos musicos teve que debandar para praias mais pop pra poder sobreviver. Vide Guilherme Arantes que era tecladista do Moto Perpétuo...

não rola um clube do rock progressivo aqui no forum?

Em tempo: saudades da "Maldita" [2]

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por webercar Qui Set 16, 2010 1:27 am

Já que tem muita gente nova no forum resolvi revitalizar este tópico para as pessoas pesquizarem sobre esta tremenda banda de rock progressivo dos anos 70, mas q fez muito sucesso depois do lançamento do seu único álbum, se não me falhe a memória, Depois do Fim de 1983.

Para aqueles q não conhecem, vale a pena conferir.

Bacamarte - Ultimo Entardecer



Bacamarte - Smog Alado
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Cantão Qui Set 16, 2010 1:42 am

Nem preciso falar nada... claps

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21806
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Rico Qui Set 16, 2010 1:11 pm

Minha mulher é prima da Jane, mas eu não a conheço pessoalmente, não...
Eu faço parte dos que acham que NÃO há reconhecimento no Brasil, para essas bandas que ajudaram a escrever uma parte importantíssima da nossa história.
O Arnaldo, como foi citado, é reconhecidíssimo no exterior, mas aquí muito menos importante que aquelas malas sem cultura, que invadem o domingo a tarde do pobre coitado, que não tem criatividade suficiente para se divertir sem ligar a tv, e aguenta aquele cheiro podre que sai da tela, enquanto determinadas "celebridades" sacodem e botam para sacudir a parte mais importante que tem em seu corpo: as nádegas...
Tenho saudades de uma época onde havia prazer em ligar o rádio.
Em tempo: Bertola, eu também sou órfão da Maldita, da Panorama, e também da Tribuna FM...
Rico
Rico
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 4894
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 16, 2010 7:27 pm

Em tempo: Bertola, eu também sou órfão da Maldita, da Panorama, e também da Tribuna FM...
Pois é... Somos órfãos da música....
Lamentável! Sad
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Maurício_Expressão Qui Set 16, 2010 8:11 pm

Essa música "Ultimo Entardecer" é muito linda... Não dá vontade de parar de escutar!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 16, 2010 8:35 pm

Maurício_Expressão escreveu:Essa música "Ultimo Entardecer" é muito linda... Não dá vontade de parar de escutar!
Curto mais "Smog alado" !
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por tiodu Sex Set 17, 2010 12:44 am

UFO, Smog Alado, Filhos do Sol....sempre estão presentes no meu mp3

____________________________
SX SJB 75
Laney RB-1
Zoom B1

You've got to keep things flying.
Keith Emerson
tiodu
tiodu
Membro

Mensagens : 117
Localização : Osasco - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Carlos Cmz Sex Set 24, 2010 8:29 am

Sensacional o som dessa banda. Confesso que dessas bandas brasileiras da década de 70, só ouvi Mutantes . Ouço muito som antigo, mas a maioria é internacional.
Escutei o Depois do fim, gostei demais.
Já vou procurar material das outras bandas nacionais que a galera vem citando aqui no fórum.

Abç

____________________________
Aquele que aprisiona-se dentro dos próprios conhecimentos perde a sensiblidade do raciocínio, a coerência da lógica e o crivo da razão.
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagens : 604
Localização : ES - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por tiodu Sex Set 24, 2010 11:20 am

^Olha, eu descobri uma banda por acaso, chamada Quarto Sensorial...é um trio instrumental muito do bom, recomendo Wink

____________________________
SX SJB 75
Laney RB-1
Zoom B1

You've got to keep things flying.
Keith Emerson
tiodu
tiodu
Membro

Mensagens : 117
Localização : Osasco - SP

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Carlos Cmz Sex Set 24, 2010 7:42 pm

tiodu escreveu:^Olha, eu descobri uma banda por acaso, chamada Quarto Sensorial...é um trio instrumental muito do bom, recomendo Wink

Tá anotado! Vou procurar material da banda. up

Abç!

____________________________
Aquele que aprisiona-se dentro dos próprios conhecimentos perde a sensiblidade do raciocínio, a coerência da lógica e o crivo da razão.
Carlos Cmz
Carlos Cmz
Membro

Mensagens : 604
Localização : ES - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por webercar Qua Jul 27, 2011 1:27 pm

Depois de quase um ano, por causa do enorme crescimento de foristas, estou repostando a história de bandas do nosso rock progressivo q é tão rico musicalmente, mas esquecido. Para os q não conheciam, vale a pena uma conferida.
webercar
webercar
Membro

Mensagens : 3167
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

O som arte da banda BACAMARTE. Empty Re: O som arte da banda BACAMARTE.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos