Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Calço em braço parafusado

+26
arturbmallmann
JonesGurjones
Mauricio Luiz Bertola
DUDUBASS
fheliojr
renatogaragerock
eduardohique
netobass
Pedroswaldo
Cris Simões
Pedro Jack
Renato
Filippe
Wotan
edu_carvalho
Andrezinho
Maurício_Expressão
LeonardoSalles
Hil
Lapetina
TonyFranco
Thales_Sr
URSOBHZ
Bill wyman
allexcosta
heitor_pg
30 participantes

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Jan 03, 2016 9:00 am

JonesGurjones escreveu:Gente, aproveitando o tópico, levei meu baixo para fazer regulagem/revisão semana passada, pois ele estava regulado para cordas .50, e agora mudei para .40, pois quero mais agilidade e conforto, deixando as cordas bem baixas, e o luthier colocou essa lixa no braço (no ponto B), para deixar reto, pois tinha uma leve curvatura (não causada pelo tensor, e sim pelo braço mesmo).
Meu baixo é um squier modified jazz bass

Minha dúvida é: essa lixa dura "pra sempre"? Ela vai se desgastar ou algo do tipo e ter que trocar de novo? Tem algum "problema" essa lixa no braço? Por agora eu estar usando um encordoamento bem mais leve, tem menos chances de o braço empenar?

Obrigado!

Cara, o calço não gera problema algum ao instrumento. Outrossim, eu prefiro uma fina folha de madeira ao invés de lixa, que é um material estranho ao instrumento (uma folha de madeira fina, não).
Achei estranho vc afirmar que"... pois tinha uma leve curvatura (não causada pelo tensor, e sim pelo braço mesmo)....", pois o papel do tensor é justamente atuar sobre essas curvatura do braço, por conseguinte a afirmação carece de sentido ou denota um braço com problemas (falta de regulagem, regulagem inadequada ou tensor inoperante). Até porque, se o braço tem uma curvatura, a colocação do calço não vai eliminá-la (mas sim a regulagem do tensor), apenas vai parecer que vai...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por JonesGurjones Dom Jan 03, 2016 9:21 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
JonesGurjones escreveu:Gente, aproveitando o tópico, levei meu baixo para fazer regulagem/revisão semana passada, pois ele estava regulado para cordas .50, e agora mudei para .40, pois quero mais agilidade e conforto, deixando as cordas bem baixas, e o luthier colocou essa lixa no braço (no ponto B), para deixar reto, pois tinha uma leve curvatura (não causada pelo tensor, e sim pelo braço mesmo).
Meu baixo é um squier modified jazz bass

Minha dúvida é: essa lixa dura "pra sempre"? Ela vai se desgastar ou algo do tipo e ter que trocar de novo? Tem algum "problema" essa lixa no braço? Por agora eu estar usando um encordoamento bem mais leve, tem menos chances de o braço empenar?

Obrigado!

Cara, o calço não gera problema algum ao instrumento. Outrossim, eu prefiro uma fina folha de madeira ao invés de lixa, que é um material estranho ao instrumento (uma folha de madeira fina, não).
Achei estranho vc afirmar que"... pois tinha uma leve curvatura (não causada pelo tensor, e sim pelo braço mesmo)....", pois o papel do tensor é justamente atuar sobre essas curvatura do braço, por conseguinte a afirmação carece de sentido ou denota um braço com problemas (falta de regulagem, regulagem inadequada ou tensor inoperante). Até porque, se o braço tem uma curvatura, a colocação do calço não vai eliminá-la (mas sim a regulagem do tensor), apenas vai parecer que vai...

Então, pelo que eu entendi, é como se a madeira do corpo tivesse um pouco "abaixada". Ele teve que regular o tensor E por o calço, tipo isso
http://4.bp.blogspot.com/-RdoM77T_x3o/Ttge385SIDI/AAAAAAAAAnU/1jYVBH2v3wc/s1600/01bOK.jpg

Não entendo bem, o importante é que agora ficou bom. Por isso queria saber se tinha algum "problema" o calço.

Mas então se é possível regular só pelo tensor, em qual caso/quando é necessário por o calço?
JonesGurjones
JonesGurjones
Membro

Mensagens : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por arturbmallmann Dom Jan 03, 2016 12:19 pm

entendo o calço como ajuste de angulo entre braço e corpo, não como ajuste de curvatura do braço, sendo isto papel do tensor. se ele ajustou o angulo entre braço e corpo entao faz sentido, de qualquer forma este seria recurso posterior a regulagem da altura na ponte
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por JonesGurjones Dom Jan 03, 2016 1:11 pm

arturbmallmann escreveu:entendo o calço como ajuste de angulo entre braço e corpo, não como ajuste de curvatura do braço, sendo isto papel do tensor. se ele ajustou o angulo entre braço e corpo entao faz sentido, de qualquer forma este seria recurso posterior a regulagem da altura na ponte

Sim, deve ser o angulo então. Ele regulou tudo, tensor, ponte, e colocou o calço. Ai ficou bom
JonesGurjones
JonesGurjones
Membro

Mensagens : 51
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por Mike_ Seg Jan 04, 2016 1:40 pm

arturbmallmann escreveu:entendo o calço como ajuste de angulo entre braço e corpo, não como ajuste de curvatura do braço, sendo isto papel do tensor. se ele ajustou o angulo entre braço e corpo entao faz sentido, de qualquer forma este seria recurso posterior a regulagem da altura na ponte

Exatamente isso! O calço regula o angulo entre o braço e o corpo, e o tensor regula a curvatura.

Mas a regulagem de altura na ponte eu faço por último. Eu sigo as seguintes etapas:
1 ajuste do tensor.
2 vejo a necessidade do calço no troculo, se sim, coloco o calço.
3 faço a regulagem das oitavas na ponte.
4 faço a regulagem da altura das cordas na ponte.

Não sei se é a maneira correta (nem sei se existe uma sequencia obrigatoria a se seguir), mas para mim funciona.
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por NeyBass Seg Jan 04, 2016 5:16 pm

^
Eu faço como você, só inverto as posições do item 3 e 4, também não sei se é o correto, mas tem funcionado.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por arturbmallmann Seg Jan 04, 2016 8:37 pm

Sim Mike_ concordo. Me expressei mal ao dizer posterior, o correto seria dizer, se a correção de ponte ser o suficiente pode-se descartar o calço. Porém se utilizar o calço, depois dele instalado, sim, deverá ajustar a ponte.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por Mike_ Ter Jan 05, 2016 8:18 am

NeyBass, eu faço as oitavas primeiro, pois tenho a impressão que se eu regular a altura e depois puxar o carrinho para o lado da ponte, a corda vai subir mais. Não sei se é só impressão...Mas as oitavas não desafinam se eu subir ou baixar o carrinho.

arturmallmann, agora entendi o que voce quis dizer! Tem baixos que parece que não vai precisar de calço, e só se percebe que precisa depois de regulado a altura das cordas. Aí é desmontar e começar de novo....
Mike_
Mike_
Membro

Mensagens : 305
Localização : Cambuí - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Jan 05, 2016 8:46 am

O ajuste do tensor e da ação das cordas deve ser feito em 1º lugar respectivamente.
Só depois, e por último, a regulagem de entonação e a afinação com os procedimentos de estabilização da mesma.
Vocês estão esquecendo algumas coisas importantes também: o ajuste da pestana e de suas cavidades para a correta altura das cordas em relação ao 1º trastes; e, se for o caso, o "rebatimento" de trastes (procedimento que exige experiência...)
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por NeyBass Ter Jan 05, 2016 11:58 am

^...faço isso também Bertola, regulo o nut e se algum ou outro traste tentar me enganar, dou uma lixadinha de leve ou umas pancadinhas, mas tudo com devida segurança. Já estraguei os trastes de um JB tentando alinha-los. Ainda bem que era meu...kkk

Agora é tudo no máximo cuidado e segurança.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por BackFromTheGreen Sex Fev 05, 2021 10:09 am

Qual lixa vocês usam para fazer o calço? Tenho lixa 600 aqui comigo mas não sei se a espessura vai servir.
BackFromTheGreen
BackFromTheGreen
Membro

Mensagens : 77
Localização : Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 05, 2021 11:12 am

BackFromTheDead escreveu:Qual lixa vocês usam para fazer o calço? Tenho lixa 600 aqui comigo mas não sei se a espessura vai servir.
Não use lixa, use folha de madeira, e cole-a no fundo cavidade da trócula.
Uma lateral de caixa de fósforos serve bem.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por BackFromTheGreen Sex Fev 05, 2021 12:05 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
BackFromTheDead escreveu:Qual lixa vocês usam para fazer o calço? Tenho lixa 600 aqui comigo mas não sei se a espessura vai servir.
Não use lixa, use folha de madeira, e cole-a no fundo cavidade da trócula.
Uma lateral de caixa de fósforos serve bem.

Pensei na lixa por ter a impressão de que a espessura é mais constante e também não vai ceder como madeira. Vou atrás de uma caixa de fósforo de madeira.
BackFromTheGreen
BackFromTheGreen
Membro

Mensagens : 77
Localização : Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por CSergio Seg Dez 19, 2022 5:57 pm

Dia da pá de ouro, eu participei Smile

Tempos atrás fiz calço num baixo, pois as cordas estavam altas, mesmo com carrinhos na ponte ao mínimo e com tensor regulando, com braço praticamente reto.

Desmontei e cortei algumas caixas de fósforo, imaginei a altura que ficaria com 3 ou 2 caixas coladas, e só uma caixa.
Colei as caixas, acertei ao tamanho do tróculo, cortando com tesoura e dando a forma final com lixa.

Acabou que usei perto do corpo, um pedaço com 2 caixas coladas, e já no meio até quase o final do tróculo usei uma caixa apenas; cumpriu a função de conseguir uma ação melhor às cordas.

Li em algum lugares que o calço deveria ser feito com um pedaço pequeno, no começo do tróculo e junto ao corpo; pensei várias vezes, e a lógica me fez pensar que o mais certo seria o calço "preencher" a maior parte do tróculo.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4130
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por allexcosta Seg Dez 19, 2022 6:13 pm

CSergio escreveu:Li em algum lugares que o calço deveria ser feito com um pedaço pequeno, no começo do tróculo e junto ao corpo; pensei várias vezes, e a lógica me fez pensar que o mais certo seria o calço "preencher" a maior parte do tróculo.

Você coloca só na frente quando quer um ângulo no braço e em tudo quando quer subir tudo mantendo o ângulo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Calço em braço parafusado - Página 2 Empty Re: Calço em braço parafusado

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 2 de 2 Anterior  1, 2

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos