Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

5 participantes

Ir para baixo

Quantos desenho você aprendeu da escala maior?

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap0%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap29%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 29% 
[ 2 ]
Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap71%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 71% 
[ 5 ]
Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap0%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap0%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap0%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_lcap0%Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Vote_rcap 0% 
[ 0 ]
 
Total de votos : 7
 
 

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 26 Mar 2024 - 14:21

Queria saber e vou abrir uma enquete aqui para saber por qual caminho vocês aprenderam ou estudaram esse assunto.

Eu depois vou mostrar como penso e como montei meu material que uso agora tanto para o contrabaixo e também para a guitarra afinada em quartas justas.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por lcs. Ter 26 Mar 2024 - 14:29

Partindo da tônica e considerando onde que irei tocar as próximas notas da escala, aprendi 3 desenhos: um começando com o dedinho pressionando a tônica e tocando as notas mais próximas da mão; outro, partindo do dedo médio; e o último partindo do dedo indicador e tocando as notas seguintes na direção do corpo. Aprendi algumas variações começando em outras partes do braço.

Agora, aprender a usar toda essa informação na hora de tocar, são outros quinhentos... hide
lcs.
lcs.
Membro

Mensagens : 354
Localização : SP

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por Mulambo Ter 26 Mar 2024 - 15:47

eu uso os modos gregos, que têm 3 escalas maiores, jônica, lídia e mixolídia, se é isso que vc perguntou

Mulambo
Mulambo
Membro

Mensagens : 101
Localização : Volta Redonda

https://www.palcomp3.com.br/mulambo/

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 26 Mar 2024 - 16:09

Mulambo escreveu:eu uso os modos gregos, que têm 3 escalas maiores, jônica, lídia e mixolídia, se é isso que vc perguntou


Não seria mesmo quantas digitações como respondido acima.
É porque alguma pessoas pensam em 7 digitações e já vi até gente usando o CAGED da guitarra (que pra mim é surreal e esquisito demais) para explicar as digitações do baixo.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por allexcosta Ter 26 Mar 2024 - 16:18

Sei dois desenhos e uso zero.

A não ser que seja pra tocar uma música como Wild World, por exemplo, que tem uma escala maior inteira como convenção, não vejo exatamente porque usar escalas no baixo.

Acho que a gente toca muito mais frases que escalas. Sim, as frases contém notas de escalas, mas não são escalas...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por Fernando Zadá Ter 26 Mar 2024 - 16:33

allexcosta escreveu:Sei dois desenhos e uso zero.

A não ser que seja pra tocar uma música como Wild World, por exemplo, que tem uma escala maior inteira como convenção, não vejo exatamente porque usar escalas no baixo.

Acho que a gente toca muito mais frases que escalas. Sim, as frases contém notas de escalas, mas não são escalas...

Ah sim mas eu uso as escalas para mapear todo o restante como arpejos, pentatônicas e mais para o aluno saber quais as notas disponíveis por isso a idéia é partir delas para mapear possibilidades.
E depende do estilo músicas com frases e convenções ou para fazer dobras o desenho das escalas é um ponto de partida mas quem manda é a sonoridade e articulação que vai ser usada.
É aquela coisa melhor ter na mão para quando necessário sair com naturalidade do que ficar catando milho. E eu particularmente gosto de tocar melodias e frases de outros instrumentos quando estou aprendendo uma música nova.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por vinibassplayer Ter 26 Mar 2024 - 16:38

3: tres notas por corda, quatro notas por corda, toda a escala numa corda só..

____________________________
Ser baixista é isso... nota certa, no lugar e na hora certa. Firulas são como no futebol, só são válidas se for em direção ao gol ( a serviço da música). Amagomes(membro)
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1601
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por allexcosta Ter 26 Mar 2024 - 16:49

Fernando Zadá escreveu:É aquela coisa melhor ter na mão para quando necessário

Sem dúvida...

Estudar tudo pra não ter que pensar em nada.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54449
Localização : Terra

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza? Empty Re: Quantos desenhos da escala maior você sabe ou utiliza?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos