Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

+8
CSergio
Andremoura
fheliojr
Jãozeiro
allexcosta
vinibassplayer
patriciofernandes
filipeantunesbarros
12 participantes

Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por filipeantunesbarros Ter Nov 26, 2019 3:54 pm

Se for um tema já abordado, peço desculpas e apagarei o tópico, mas não achei nada específico sobre isso, mas vi vários relatos dispersos em outros tópicos.

"Entrei" nesse mundo de vendas de instrumentos musicas nesse ano quando decidi passar meu velho JB pra frente na tentativa de conhecer novos sons. Aí anunciei no ML, Olx, Facebook, whatsapp...
Nesse período recebi propostas de todo tipo, algumas boas, outras ruins e outros absurdas. Percebi que falta um pouco (ou muito) bom senso nas pessoas tanto na hora de vender quanto na hora de comprar.
Gostaria, então, de fazer um exercício de propor (se for possível) uma lista de regras de boas práticas seja para comprar seja para vender.

Exemplo: Não insistir quando um vendedor já recusou a mesma proposta.

filipeantunesbarros
filipeantunesbarros
Membro

Mensagens : 267
Localização : Águas Claras

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Convidado Ter Nov 26, 2019 4:47 pm

Seria só um exercício mesmo pois isso está relacionado ao nosso nível cultural. Perceba que atitudes como oferecer troca em um anuncio que preconiza explicitamente “não aceito trocas” só podem ser tomadas por pessoas que pouco valorizam conceitos sociais como respeito e educação.

Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Podemos gastar páginas e páginas nessa discussão, mas ela já nasce fadada ao fracasso. Na minha opinião é uma questão relativa a idiossincrasia tupiniquim (que talvez seja comum a outras bandas também).

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por patriciofernandes Ter Nov 26, 2019 5:10 pm

Henri-Q escreveu:Seria só um exercício mesmo pois isso está relacionado ao nosso nível cultural. Perceba que atitudes como oferecer troca em um anuncio que preconiza explicitamente “não aceito trocas” só podem ser tomadas por pessoas que pouco valorizam conceitos sociais como respeito e educação.

Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Podemos gastar páginas e páginas nessa discussão, mas ela já nasce fadada ao fracasso. Na minha opinião é uma questão relativa a idiossincrasia tupiniquim (que talvez seja comum a outras bandas também).

essa fala me representa demais
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por vinibassplayer Ter Nov 26, 2019 10:31 pm

Henri-Q escreveu:Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

essa questao é um grande problema, fazer o anuncio sem preço, pq BR acha que relação comercial é pessoal, acha que botar preço ou perguntar preço é grosseiro saca, sei la percebo isso... e tem os que nao colocam preço pq ja sabem que "neguim" ja vai vir chorando e oferenço um picolé mordido e uma bala icekiss, ou ta conscientemente cobrando um valor mto mais alto que o de mercado... mas sei la, nao sei se vale a pena discutir esse tipo de coisa, pq mercado de usados no brasil tem essas manias culturais que nunca vao mudar pq todas envolvem o jeitinho brasileiro..
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por allexcosta Ter Nov 26, 2019 10:51 pm

filipeantunesbarros escreveu:Nesse período recebi propostas de todo tipo, algumas boas, outras ruins e outros absurdas.

Cabe a você filtrar.

filipeantunesbarros escreveu:Percebi que falta um pouco (ou muito) bom senso nas pessoas tanto na hora de vender quanto na hora de comprar.

O Brasileiro é o único povo do mundo que fecha corredor de supermercado ou entrada de escada rolante. Isso meio que diz tudo.

filipeantunesbarros escreveu:Gostaria, então, de fazer um exercício de propor (se for possível) uma lista de regras de boas práticas seja para comprar seja para vender.

Talvez seja meio infrutífero. Educação básica vem de berço. Quem frequenta aqui já é naturalmente selecionado e cumpre com regras básicas de educação e etiqueta no dia a dia. Quem não é assim não tem interesse por um site como o nosso.

De qualquer forma, vou contribuir com uma regrinha:

- Não oferecer gaiola ou motor de kombi.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Jãozeiro Ter Nov 26, 2019 11:02 pm

Henri-Q escreveu:Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Interessante isso que você disse. Curioso e infeliz é o fato de que muitas lojas físicas também fazem isso (sempre fizeram). E tá aí uma coisa que me irrita, produtos expostos na vitrine sem preço.

É pra forçar o cliente pra dentro da loja e constrangí-lo quando ele perguntar o preço de tal produto? Só pode ser isso.

E se não me engano tem algo a respeito disso no Código do Consumidor (omissão de preços em vitrines e prateleiras, essas coisas).
Jãozeiro
Jãozeiro
Membro

Mensagens : 3086
Localização : Doha - Qatar

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por vinibassplayer Qua Nov 27, 2019 12:08 am

Jãozeiro escreveu:
Henri-Q escreveu:Na ponta oposta o problema é similar. O candango oferecer um contrabaixo (ou qualquer outra coisa) omitindo preço, por exemplo, é bem ridículo, uma vez que o preço é premissa básica de uma relação compra e venda.

Interessante isso que você disse. Curioso e infeliz é o fato de que muitas lojas físicas também fazem isso (sempre fizeram). E tá aí uma coisa que me irrita, produtos expostos na vitrine sem preço.

É pra forçar o cliente pra dentro da loja e constrangí-lo quando ele perguntar o preço de tal produto? Só pode ser isso.

E se não me engano tem algo a respeito disso no Código do Consumidor (omissão de preços em vitrines e prateleiras, essas coisas).

e qdo é assim, normalmente o preço tá bem acima do praticado
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por fheliojr Qua Nov 27, 2019 7:53 pm

Meio-OFF: no que tange aos classificados daqui, não gosto muito de anúncios sem foto dos devidos equipamentos.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Convidado Qui Nov 28, 2019 11:34 am

^
meio off também, mas interessante...
Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Whatsa15

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por allexcosta Qui Nov 28, 2019 6:06 pm

^ Faltou:

- Troca seu bolo por tudo que eu tenho?
- Troca seu bolo por uma gaiola galvanizada e um anel de plástico que vem no chiclete?
- Troca seu bolo por uma paçoquita comida pela metade?
- Esse bolo é verdadeiro mesmo? Sei lá, esse preço tá estranho.
- Quero o bolo todo, tô depositando o dinheiro em 15 minutos. (e nunca mais te atende)
- Posso comer o bolo primeiro pra ver se é bom e pagar depois, daqui uns 6 meses?
- Meu primo mora em Tegucigalpa e vai trazer um bolo desse pra mim pela metade do preço, em 2025.
- Pela foto esse seu bolo parece feito com pouco leite. Aceita 25 centavos na fatia?
- Esse bolo é seu mesmo ou é foto de internet e você vai ficar com meu dinheiro?
- Qual o tipo de árvore do morango?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Convidado Qui Abr 30, 2020 8:41 pm

Hoje tive uma experiência muito boa. Anunciei um violão no sábado pelo OLX. Foram 139 visualizações e 8 contatos de gente pedindo esclarecimento. Uma dessas 8 fez perguntas mais contundentes, pediu mais fotos e vídeo e fez um lance que considerei razoável, a ponto de fecharmos negócio. Dessa vez não teve oferta de rim ou Atari queimado kkkk

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Andremoura Qui Abr 30, 2020 8:53 pm

Essa de que "compro o mesmo equipamento na gringa por metade do preço" é demais. E o cara se ofende ainda quando vc diz: Então vai lá e compra, não fica enchendo o saco no meu anúncio!
Ou a sua variante "vi anunciado um igual por tanto a menos"

Quando fui vender um Pbass JV que tive, um cara perguntou pq era mais caro que um novo, se eu era famoso pro preço ter subido tanto, já que era um instrumento de 1983 devia custar um décimo de um novo, pela depreciação do instrumento.
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1232
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Convidado Qui Abr 30, 2020 8:57 pm

Pergunta absurda nem respondo. Aprendi com meu irmão que trabalha com TI mas também toca um ecommerce.

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por CSergio Qui Abr 30, 2020 9:41 pm

Me irrita profundamente a pessoa não ler os termos do meu anúncio em OLX; algumas coisas que coloco é "não aceito trocas",  "não tenho outro produto, somente esse mesmo", e "não faço entregas" (ou seja o comprador vem até a mim); ai o infeliz vem e pergunta tudo isso Shocked

Outra que me irrita é proposta ridícula, de algo que eu estar anunciando por exemplo, as cordas Elixir de guitarra por R$ 100, o cidadão me manda um "aceita R$ 40? É tudo o que tenho".
Evil or Very Mad Respondi pra ele que por esse preço só ia comprar Rouxinol, Canário e com muita sorte pois o comércio local tá fechado kkkk

Tudo bem que negociar é válido, pedir pra reduzir o valor, mas tem umas propostas absurdas, que me dá vontade de mandar praquele lugar.
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4129
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por CSergio Qui Abr 30, 2020 9:50 pm

Ahhh e umas semanas atrás me irritei de verdade..
Estava anunciando um Iphone usado, por R$ 1500; choveu de gente de outros estados (SP, por exemplo), dizendo pra eu entrar em contato via Whats (outra coisa que não faço, eu não pego número,o interessado que me mande mensagem no Whats); que poderia pagar pelo cartão e blablabla (golpe)

Curioso que 90% era mulher.
Pra uma respondi "no seu estado tem mais celular que a população do meu estado, compre ai mesmo pois eu não faço envio pelo Correio".

E teve uma hora que não me aguentei, resolvi tirar uma onda e respondi "olá, boa tarde... se tiver realmente interesse, posso lhe vender o celular, mas mediante que vc faça um xxx (usuário deste fórum insira aqui qualquer troca de favor sexual que vc imaginar) e me pague pessoalmente em dinheiro vivo ... e ai topas?"
CSergio
CSergio
Membro

Mensagens : 4129
Localização : 2°55"S, 44°30"W

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Maurício_Expressão Sex maio 01, 2020 12:17 pm

Hehehehe. Ri muito com o tópico. As perguntas sobre o bolo sendo vendido são assim mesmo...

Odeio vender qualquer coisa. E se a pergunta não tem sentido, não tem sentido responder.
Se o cara pergunta por que tem preguiça de ler o anúncio novamente, terá preguiça de comprá-lo.
Quem realmente está interessado só faz pergunta coerente.

Um aparte: nunca vendi nada pelo Mercado Livre, só comprei.
Facebook e Whatsupp não tive um único retorno.
E me surpreendi com OLX.
Não cobrou nada de mim, tive muita visualização e 8 pessoas fazendo perguntas bem coerentes num Uno que vendi.
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por fheliojr Sáb maio 02, 2020 8:17 pm

Maurício_Expressão escreveu:...Odeio vender qualquer coisa. E se a pergunta não tem sentido, não tem sentido responder.
Se o cara pergunta por que tem preguiça de ler o anúncio novamente, terá preguiça de comprá-lo.
Quem realmente está interessado só faz pergunta coerente...

[2]

Pessoal, o OLX continua com a fama de ser menos confiável que o Mercado Livre?
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Bruno da Rosa Sáb maio 02, 2020 9:01 pm

fheliojr escreveu:
Pessoal, o OLX continua com a fama de ser menos confiável que o Mercado Livre?

Depende do que você pretende comprar.
Pra mim a grande vantagem de usar o Mercado Livre é ter garantia de 30 dias pelo menos, com algumas lojas oficiais e alguns vendedores premium conseguindo oferecer período até maior.

Então por exemplo, se eu quero comprar um eletrônico (seja um celular, computador, ou mesmo um cabeçote) eu prefiro escolher o Mercado Livre.
Agora, pra instrumentos, que é algo onde se tem a possibilidade de testar pessoalmente e consequentemente fazer uma avaliação, aí não vejo problemas em comprar pelo OLX

--------------

Pra mim a pergunta mais odiosa é essa do "Por que esse preço?"
Recebi uma dessa esses dias num pedal que anunciei no ML. A vontade é responder "Se o Sr. desejar eu posso aumentar o valor"

Bruno da Rosa
Bruno da Rosa
Membro

Mensagens : 439
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por tullez Dom maio 03, 2020 7:58 pm

fheliojr escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:...Odeio vender qualquer coisa. E se a pergunta não tem sentido, não tem sentido responder.
Se o cara pergunta por que tem preguiça de ler o anúncio novamente, terá preguiça de comprá-lo.
Quem realmente está interessado só faz pergunta coerente...

[2]

Pessoal, o OLX continua com a fama de ser menos confiável que o Mercado Livre?

Sempre ouvi muita gente reclamar do OLX também, mas fiz três compras por lá, uma troca (guita x violão), e não tive problema nenhum... Pode ser que tenha sido sorte, ou o cuidado em excesso auxiliou, até pela fama do site.

Em contrapartida, uma vez estava atrás de um instrumento , comprei meio as pressas em um luthier conhecido aqui de São Paulo, e ele veio alterado... Na hora da compra lembro que até perguntei se tinha alguma coisa refeita ou algo assim, ele não falou nada......
tullez
tullez
Membro

Mensagens : 92
Localização : São Paulo, SP

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Convidado Dom maio 03, 2020 8:29 pm

fheliojr escreveu:
Maurício_Expressão escreveu:...Odeio vender qualquer coisa. E se a pergunta não tem sentido, não tem sentido responder.
Se o cara pergunta por que tem preguiça de ler o anúncio novamente, terá preguiça de comprá-lo.
Quem realmente está interessado só faz pergunta coerente...

[2]

Pessoal, o OLX continua com a fama de ser menos confiável que o Mercado Livre?

E nunca perderá! São ferramentas bem distintas entre si. O ML é muito mais profissional.

Eu uso o OLX para comprar/vender pequenas bobagens... até 500 cruzeiros, no máximo. Edit: Sem contar que OLX atrai muita permuta e na maioria das vezes ofertas difusas e sem sentido, tipo você anuncia um baixo e o cara te oferece um game facepalm

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Nelson Bass Dom maio 03, 2020 11:09 pm

Uso OLX para comprar coisas na minha cidade, vou atrás do vendedor olho o produto e se estiver ok eu compro.
Nelson Bass
Nelson Bass
Membro

Mensagens : 488
Localização : Montes Claros MG

Ir para o topo Ir para baixo

Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados Empty Re: Regras de boas práticas de compra e venda de instrumentos usados

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos