Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

+10
patriciofernandes
WHead
joabi
deixados
Edão
Ivanov_br
NeyBass
allexcosta
vinibassplayer
AndréBurger
14 participantes

Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por AndréBurger Seg Out 14, 2019 2:49 pm

Pessoal, tudo bom?
Gostaria perguntar para vocês quais foram aqueles momentos, exercícios, música tirada, etc que você percebeu que subiu de nível.

Para mim, sem dúvidas, foi a introdução de um metronomo associado a uma rotina de estudos com o tempo fixo de cada exercício.
Coloco a data, o BPM que estou tocando, por exemplo, um arpejo, uma escala ou trecho de música mais complicado, e repito esse procedimento.
Também deixei 5 minutos de metronomo, num BPM randomico (entre 50 e 120) a cada dia, para treinar contar o tempo, brincar com ele, atrasar, puxar, etc, enfim, um momento para o que eu sentir necessidade.

No momento peguei um estudo de Kreutzer Etude N2. Senti que estava em um momento que só repetir os exercícios de escala que eu citei acima já tinha surtido o efeito necessário de melhorar a digitação e tava mais do mesmo. Resolvi buscar esses estudos clássicos que soam minimamente musical, além de exercitar a leitura. Meu plano é de tocar pelo menos 4 compassos por semana, no final juntar e pronto, estar com esse estudo na mão e usá-lo por mais uns meses.

Está bem gostoso, pois sinto que depois que me organizei com essa lista de exercícios e tempo estou me sentindo mais confortável para tocar ao vivo.

Por isso, peço sugestões de estudos, exercícios que vocês realmente sentiram uma melhora no músico que voce é hoje.
Os exercícios divisores de água

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por vinibassplayer Seg Out 14, 2019 4:05 pm

pra mim, o que tem sido um divisor de águas é backing track.
tive um tempo esse ano de botar tecnica e escala e bpm nos dedos, mas nada ajudou mais do que pegar uma backing track em um bpm e tom qualquer, e começar a fazer frases em cima. descobrir como as escalas que vc sabe funcionam, nao se apegar mto a elas mas a sonoridade, e entender o que funciona e o que nao funciona.

é uma ótima forma de fazer o estudo e os improvisos nao soarem tao escalares, e sim mais musicais. se vc ja sabe as escalas, proximo passo é saber onde usa-las. msm q vc fique uma hora pra criar uma frase pronta de 15 segundos, qdo surgir a oportunidade e vc usar ela num solo, vc vai sentir o proximo degrau sendo atingido.

o que recentemente ajudou demais pra mim, objetivamente falando foi entrar de cabeça em campo harmonico e suas variantes(dominantes primarios e secundarios, diminutos, menores harmonica, natural e melodica) e aprender de vez os benditos modos gregos(que sao mais faceis do q eu imaginei e salvam bem em algumas roubadas).
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por AndréBurger Seg Out 14, 2019 8:17 pm

^ cara, legal!
Eu já treinei com backing tracks mas na época eu não tinha muita experiência, entao, eu sequer mapeava os acordes dos bt, simplesmente achava um no YouTube e saia tocando em cima. Após um vídeo que o Allex postou de uma vídeo aula (esqueci o nome do rapaz), eu mudei bastante esse pensamento.
Acho que é uma boa eu inserir no meu treino uma progressão para cada semana e, a cada dia fazer em um tom.

Obrigado, achei interessante a ideia.
Tem disso que você falou: quando se treina só escalas você não sabe como ela vai soar na música, né...

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por vinibassplayer Seg Out 14, 2019 9:04 pm

AndréBurger escreveu:Acho que é uma boa eu inserir no meu treino uma progressão para cada semana e, a cada dia fazer em um tom.

isso msm, um tom por dia, se vc estuda 1h vc pode fazer 10min de cada exercicio:  aquecimento com cromatismo, campo harmonico, escalas, repertorio(começar a tirar um tema), e BTs(criando frases e improvisando).
acho bacana vc gravar o q vc ta tocando pra ver depois e corrigir o que nao ficou bom.

AndréBurger escreveu:Obrigado, achei interessante a ideia.
Tem disso que você falou: quando se treina só escalas você não sabe como ela vai soar na música, né...

se tiver no campo vai soar "certo" mas linear ne... tem q ouvir mta musica pra criar linguagem de fraseado e improvisação. se tu quer improvisar no jazz ce vai ter q ouvir os grandes solistas pra entender como eles criam as frases usando as ferramentas que eles tem. ou ouvir o baixista que vc quer absorver, eu por exemplo to ouvindo so arthur maia pq adoro a linguagem de imporvisacao dele, entao tenho q absorver o que ele toca, mas sem copiar, entendendo as intenções, as notas que ele escolhe e talz.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por allexcosta Seg Out 14, 2019 9:16 pm

Cara, que tópico bom, hein?

Vou escrever aqui com calma depois.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por allexcosta Qua Out 16, 2019 5:19 pm

- Me dedicar a finger fitness
- Tocar exercícios simples com metrônomo super lento
- Conhecer a obra do Anthony Jackson
- Livro "Slap It"
- Tocar com bateras legais
- Sair na noite e ver outros baixistas tocando
- Ear training
- Tocar violão na noite
- Fazer gigs de última hora sem conhecer nenhuma música
- Tocar percussão
- Estudar em pé e no escuro
- Gravar com backing track e escutar depois
- Vídeo-aula do Jaco
- Vídeo-aulas do Patitucci
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por vinibassplayer Qua Out 16, 2019 5:49 pm

allexcosta escreveu:- Me dedicar a finger fitness
- Tocar exercícios simples com metrônomo super lento
- Conhecer a obra do Anthony Jackson
- Livro "Slap It"
- Tocar com bateras legais
- Sair na noite e ver outros baixistas tocando
- Ear training
- Tocar violão na noite
- Fazer gigs de última hora sem conhecer nenhuma música
- Tocar percussão
- Estudar em pé e no escuro
- Gravar com backing track e escutar depois
- Vídeo-aula do Jaco
- Vídeo-aulas do Patitucci

tocar violao na igreja ajudou a ter mais controle de mao direita pq os braço é mais fino, melhorou na precisao no baixo.
fiz uma gig de 40 musicas com dois dias pra tirar, a maioria desconhecidas, foi um sufoco mas me ajudou a ter mais auto-confiança no que eu conseguia fazer.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por NeyBass Qui Out 17, 2019 9:52 am

Pegando um gancho na escrita do Allex que achei bem abrangente: (escrita minha em negrito)

allexcosta escreveu:- Me dedicar a finger fitness
Necessito de uma atenção maior;
- Tocar exercícios simples com metrônomo super lento
Faço isso também;
- Conhecer a obra do Anthony Jackson
Preciso conhecer melhor de tanto que vc fala dele;
- Livro "Slap It"
Esse eu estudei um pouco.
Allex, vc conhece o "The slap bass bible" do Anthony Vitti?
É bem na linha do Slap It, serve como complemento, uma extensão de estudos.

- Tocar com bateras legais
Essa pra mim é dificil, tenho tocado bastante com meu sobrinho que está aprendendo ainda, preciso dar uma força pra ele.
- Sair na noite e ver outros baixistas tocando
Por aqui não há essa opção. Interior sabe como é né
- Ear training
---
- Tocar violão na noite
Gosto também do violão para estudar harmonias;
- Fazer gigs de última hora sem conhecer nenhuma música
Essa é minha rotina;
- Tocar percussão
não faço nem idéia como se toca
- Estudar em pé e no escuro
- Gravar com backing track e escutar depois
Uso o loop da zoom, faço uma linha de baixo e estudo o improviso em cima, essa opção tem me ajudado muito;
- Vídeo-aula do Jaco
Essa preciso estudar, preciso soltar mais os dedos da mão esquerda, tocar "Teen Town", a mão direita e o cérebro acompanham, mas a mão esquerda não ajuda.
- Vídeo-aulas do Patitucci
Vou ver essa mais com calma, o problema é que não entendo inglês, dá para fazer os exercícios, mas não entendo a explicação

Outras coisas que faço também como estudo, é tentar tirar músicas que sei que de inicio não consigo, mesmo que não vou utilizar essa música nunca, mas as idéias posso usar em outras músicas que toco.
Tipo, gosto de estudar slaps tentando tirar as músicas do Melvin Lee Davis, Marcus Muller, Scott Ambush, para slap essas são minhas referências.
Grooves e frases, estudo pela video aula do Braguinha.

Improvisos, gosto das idéias do Arthur Maia, Ney Conceição, Itamar Colaço, sempre procuro tirar alguma coisa deles.
E claro sempre dando uma pincelada na teoria, escalas, modos, etc.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Ivanov_br Qui Out 17, 2019 10:09 am

O Slap sempre foi um problema pra mim. Então, quando executei estas musicas (mesmo que não perfeitamente), senti que tinha subido de nível:





Ivanov_br
Ivanov_br
Moderador

Mensagens : 7028
Localização : Rio Grande do Sul

https://www.youtube.com/channel/UCvQX63TyNr1dZmqGCexKANQ

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por allexcosta Qui Out 17, 2019 10:17 am

NeyBass escreveu:Preciso conhecer melhor de tanto que vc fala dele;

Comecei por "Watcha Gonna do for Me":

https://www.youtube.com/watch?v=0uiIrJvCn1w

E nunca mais parei:

https://www.youtube.com/watch?v=evhn3l-ci8Q

https://www.youtube.com/watch?v=eTFzzkBoyCw

https://www.youtube.com/watch?v=ACLNUM4CG0I

https://www.youtube.com/watch?v=axTfqxahqEE

NeyBass escreveu:Allex, vc conhece o "The slap bass bible" do Anthony Vitti?

Conheço o livro mas nunca estudei.

NeyBass escreveu:não faço nem idéia como se toca

É muito bom pra baixista. Um dos meus primeiros instrumentos foi pandeiro.

NeyBass escreveu:Essa preciso estudar, preciso soltar mais os dedos da mão esquerda, tocar "Teen Town", a mão direita e o cérebro acompanham, mas a mão esquerda não ajuda.

Os arpejos que ele faz ajudam muito.

NeyBass escreveu:Vou ver essa mais com calma, o problema é que não entendo inglês, dá para fazer os exercícios, mas não entendo a explicação

Inglês básico é necessidade absoluta pra qualquer pessoa. Expande seus horizontes uns 1000%, ainda mais com o acesso amplo à internet que existe hoje.

NeyBass escreveu:Improvisos, gosto das idéias do Arthur Maia, Ney Conceição, Itamar Colaço, sempre procuro tirar alguma coisa deles.

O fraseado musical é universal. Tente entender o fraseado de saxofonistas, trumpetistas e pianistas (entre outros) e verá um novo mundo se abrindo à sua frente.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por NeyBass Qui Out 17, 2019 10:52 am

Anotado as dicas Allex, vou ver os videos do AJ e a aula do Jaco.

O inglês, na verdade não entendo mesmo quando é falado, o inglês básico que conheço é aquele inglês instrumental que é ensinado na faculdade, tipo para leitura até que vai, mas entender o que é falado é muito difícil. Mas valeu pela dica.

Sobre os fraseados, vi uma entrevista do Arthur Maia onde ele fala que comprava métodos de saxofone para estudar no baixo. É uma boa idéia.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por allexcosta Qui Out 17, 2019 11:01 am

NeyBass escreveu:O inglês, na verdade não entendo mesmo quando é falado, o inglês básico que conheço é aquele inglês instrumental que é ensinado na faculdade, tipo para leitura até que vai, mas entender o que é falado é muito difícil. Mas valeu pela dica.

Escolha um filme que você gosta, talvez comece com um infantil... Coloque com legenda em Inglês várias vezes... Depois assista sem legenda algumas vezes.

Vá fazendo isso que melhora.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Convidado Qui Out 17, 2019 11:01 am

PRO DIA A DIA

Ouvir música sem preconceitos / Ler muito sobre música
Tocar um instrumento harmônico (violão, guitarra, teclado, cavaco, etc.)
Tocar com músicos mais experientes
Repertório (tirar músicas ao pé da letra)
Improvisação (sobre backing track)
Música Brasileira para contrabaixo (Gifoni)
Estudar com o metrônomo (essa é uma das principais)

MÚSICAS MARCANTES (não necessariamente difíceis, mas que me fizeram entender a função do baixo no arranjo)

Blackout (4 Action)
Erotomania (DT)
Aces High (Maiden)
Save a Prayer (Duran Duran)
This Charming Man (Smiths)
Plush (STP)
Queixa (Caetano)
Toda Menina Baiana (Gil)
Drão (Gil)
Do Fundo do Nosso Quintal (arranjo da banda da Maria Rita)
Rapunzel (Daniela Mercury – Do vídeo do Allex)

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Edão Qui Out 17, 2019 11:27 am

1. Estudar o livro Segredos da Improvisação do Nico Assumpção.
2. Estudar harmonia funcional
3. Fortalecer pizzicato com uso de metrônomo
4. Estudar diferentes técnicas de mão direita (pizzicato, slap, aquela técnica ou estilo de tocar do Anthony Jackson, palm muted) e utilizá-las comforme a música pede.
5. Limpar o som em cada técnica que uso (mão direita e mão esquerda)
6. Não querer ser o Jaco Pastorius em todas as músicas ou seja, não tocar todas as músicas em staccato


Última edição por Edão em Sex Abr 24, 2020 11:59 pm, editado 1 vez(es)
Edão
Edão
Membro

Mensagens : 1969
Localização : Rio Branco/AC

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por vinibassplayer Qui Out 17, 2019 12:26 pm

Ivanov_br escreveu:O Slap sempre foi um problema pra mim. Então, quando executei estas musicas (mesmo que não perfeitamente), senti que tinha subido de nível:

eu nao curto mto tocar o slap, gostava de ouvir mas acabei enjoando.. mas gostava de tirar pelo menos os intros das musicas do macus miller, me ajudava no basico.. as que eu tirei que senti a diferença, por ordem de dificuldade:
detroit
frankenstein
power
what is hip
scoop
run for cover

Edão escreveu:4. Estudar diferentes técnicas de mão direita (pizzicato, slap, aquela técnica ou estilo de tocar do Anthony Jackson, palm muted) e utilizá-las comforme a música pede.
5. Limpar o som em cada técnicas que uso (mão direita e mão esquerda)
6. Não querer ser o jaco Pastorius em todas as músicas ou seja, não tocar todas as músicas em staccato

curto a linguagem de solo do jaco, mas as conduções são chatíssimas. to começando a tirar algumas coisas dele, mas nao consegui ouvir mais do q Donna Lee, Continuum e Teen Town, e qdo começo a tirar, nao vou até o fim.. mas essas ja me ajudaram bastante a limpar o pizzicatto.
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por AndréBurger Dom Out 20, 2019 3:55 pm

Galera, valeu!!
Estou fora de casa mas estou de olho!

AndréBurger
Membro

Mensagens : 925
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por deixados Qui Abr 23, 2020 8:30 pm

allexcosta escreveu:

- Estudar em pé e no escuro


Interessante este. Qual é exatamente o benefício desta etapa e em qual nível é o ideal?
deixados
deixados
Membro

Mensagens : 306
Localização : Sao Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por allexcosta Qui Abr 23, 2020 8:39 pm

deixados escreveu:Interessante este. Qual é exatamente o benefício desta etapa e em qual nível é o ideal?

Em pé é como a maioria de nós toca em apresentações, então é preciso sempre simular isso, gerando as tensões musculares e de postura que você enfrentará quando for tocar.

No escuro sua audição fica mais aguçada e você fica menos ligado em detalhes visuais, como bolinhas das casas, trastes, etc... É particularmente eficiente para estudo de fretless.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por joabi Sex Abr 24, 2020 11:49 am


Subi de nível quando me cadastrei no fórum. up

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Nelson Bass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por WHead Sex Abr 24, 2020 12:26 pm

^Também credito ao Fórum a maior parte do que eu absorvi de conhecimento sobre o contrabaixo nos últimos tempos. Não estou mais "na cena" então o contato com outros músicos é quase nenhum e o Fórum é, relativamente, um bom amparo nesse sentido. Como amador, mas apaixonado por música, procuro manter contato sempre com fontes diferentes de inspiração mas esquívo-me de racionalizar e teorizar demais as coisas, só o necessário. Também considero que passar a tocar em trio me conduziu a um outro ambiente - o que sempre agrega alguma coisa. Abraço.
WHead
WHead
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 2760
Localização : Jacareí-SP

https://whiskyheads.bandcamp.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por patriciofernandes Sex Abr 24, 2020 12:29 pm

eu subi pelo menos uns 7 níveis aqui
patriciofernandes
patriciofernandes
Membro

Mensagens : 1113
Localização : Campina Grande - PB

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Andremoura Qui Ago 20, 2020 1:59 pm



-Quando comecei a tocar com a banda da patroa, pq o repertório é muito eclético e não tem ensaios!
-Quando comecei a fazer aulas com o Ximba Uchyama.
-Quando comecei a gravar o que toco.
-Quando comecei a entrar mais no sub forum Técnica e Teoria do que nos outros!
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1232
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por vinibassplayer Qui Ago 20, 2020 2:56 pm

esse mes consegui limpar mais meu pizzicatto, to me ajustando melhor au metronomo e aumentando progressivamente meu bpm nos exercicios..
1h de dedicação diaria fazem mta diferença
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Edu Fettermann Qui Ago 20, 2020 6:13 pm

Tá aí um tópico que mexeu comigo. Eu não evoluo no instrumento há anos. Verdade seja dita, perdi o tesão de tocar depois que parei de tocar em banda. De ano passado pra cá, quando comecei a ajudar uns amigos num projeto de música ao ar livre na Paulista, dei uma animada e até encomendei um baixo com o Samuel (S. Martyn). Mas falando em técnica, etc., não vejo evolução. Primeiro, porque não tenho amp e tocar com o baixo desligado é meio broxante. Segundo, porque as coisas que gosto de ouvir estão acima do meu nível técnico, então desanimo até de tentar tirar trechos pequenos (a música inteira eu nem falo). Terceiro, porque eu não tenho disciplina para pegar o instrumento e ficar ali uma, duas horas fazendo exercício de digitação, etc. Então tô estagnado pra caramba. Desde sei lá, 2012.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Fernando Zadá Qui Ago 20, 2020 10:16 pm

Posso dar um pitaco?
Edu crie pequenos objetivos alcançáveis que estimula e ajuda a se manter motivado.
exercícios técnicos se não for de uma forma musical sou contra gastar mais do que meia hora neles...
Agora não ter ampli não é desculpa né? Eu desde o começo da pandemia não ligo meu baixo sem ser via phone! Rsss Em casa só phones e da para usar uma zoom velha, um desses adaptadores para celular, placa de som simples, ampli pequeno com saida de fone. Meus melhores companheiros em horários alternativos são um iPad antigão, um iRig do primeiro e meu fone simples! Rsss
Anima ai!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14252

latajacydziobak gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por vinibassplayer Qui Ago 20, 2020 10:37 pm

Edu Fettermann escreveu:Tá aí um tópico que mexeu comigo. Eu não evoluo no instrumento há anos. Verdade seja dita, perdi o tesão de tocar depois que parei de tocar em banda. De ano passado pra cá, quando comecei a ajudar uns amigos num projeto de música ao ar livre na Paulista, dei uma animada e até encomendei um baixo com o Samuel (S. Martyn). Mas falando em técnica, etc., não vejo evolução. Primeiro, porque não tenho amp e tocar com o baixo desligado é meio broxante. Segundo, porque as coisas que gosto de ouvir estão acima do meu nível técnico, então desanimo até de tentar tirar trechos pequenos (a música inteira eu nem falo). Terceiro, porque eu não tenho disciplina para pegar o instrumento e ficar ali uma, duas horas fazendo exercício de digitação, etc. Então tô estagnado pra caramba. Desde sei lá, 2012.

mano, qdo parei com banda eu comecei a desanimar, mas nao parei, montei meu cronograma, e, independente do exercicio, o que realmente ajuda é o foco e a constancia!
pra tu ter ideia, eu toco desde 2009, ja gravei, toquei com banda, compus e tudo.. so q agr q eu to com a disciplina de estudar de verdade, organizado e metodico TODOS os dias.

o q eu fiz: msm sabendo q por exemplo consigo colocar o metronomo no 115 por exempo e fazer todos meus exercicios de modos e arpejos, eu fiz questao de começar nos 60bpm! fico uma semana em 60bpm ate me sentir confortavel com a tecnica limpa, ai sim eu subo mais 5.. senti q consigo internalizar e controlar melhor o q as maos fazem, alem de melhorar bastante a clareza das notas e o conforto.. mas nao tem segredo, disciplina e constancia...

ce acha q eu consigo tocar 1/10 das musicas q eu gosto de estudar? quem me dera!! mas sei q se eu tirar um compasso essa semana, uma semana q vem, e ir assim, logo ja foi a musica toda! fiz isso com as musicas do jaco, que antes eu considerava impossiveis pra mim, e hj ja consigo boa parte de teen town, donna lee, e incorporei essas musicas nos meus exercicios, pq sao meus desafios e pequenas metas a serem batidas, e tem funcionado até bem!

espero q vc se anime, msm com as dificuldades de amplificacao e talz, e possa compartilhar teu crescimento aki com a gnt!
vinibassplayer
vinibassplayer
Membro

Mensagens : 1602
Localização : Corinto - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por fheliojr Dom Ago 23, 2020 4:35 pm

vinibassplayer escreveu:...
o q eu fiz: msm sabendo q por exemplo consigo colocar o metronomo no 115 por exempo e fazer todos meus exercicios de modos e arpejos, eu fiz questao de começar nos 60bpm! fico uma semana em 60bpm ate me sentir confortavel com a tecnica limpa, ai sim eu subo mais 5.. senti q consigo internalizar e controlar melhor o q as maos fazem, alem de melhorar bastante a clareza das notas e o conforto.. mas nao tem segredo, disciplina e constancia...

Se vc quiser um outro desafio, faça o contrário, começando em 60 bpm e reduzindo, gradualmente, 5 bpm.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

ras gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL Empty Re: Momentos/Exercícios/Etapas que você SUBIU DE NÍVEL

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos