Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

+6
Mayo Pamplona
Giuliano Tiburzio
Amagomes
edumalta
Ricardo (alive10)
Vacc
10 participantes

Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Convidado Qua Nov 25, 2009 3:41 pm

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Laghnaouignaoua4

Galera, em uma dessas minha andadas pelo oriente, depois de me ver me viu tocando slap no baixo elétrico, uma moça marroquina (então desconhecida, hoje minha amiga) fez questão de me apresentar a música Gnaoua, um estilo oriundo do norte da África (Marrocos e Argélia, principalmente). A música dos Bérberes.

Ao entrar em contato com esses sons, me apaixonei intensamente, pois como toda boa música (em especial a ritualística), tem uma força muito grande, e nos aproxima de uma dimensão espiritual da vida, bem diferente da vida cotidiana.

Além disso, o que me chamou a atenção foi o fato de toda a música Gnaoua (ou Gnawa) é centralizada em um instrumento chamado Gimbri (ou, Hajhud, ou Aoud), uma espécie de baixo de 3 cordas, tocado com uma técnica semelhante ao slap, realizando a função que eles orgulhosamente intitulam de "simultaneamente rítmica e harmônica". Já ouviram essa história né? playing O Gimbri é o instrumento principal, e seu executante funciona como o "maestro" da instrumentação (que é caracterizada também pelo qraqab, os "pratinhos" de metal).

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Leschisch

Deixo aqui algumas amostras da música Gnaoua, torcendo pra que ela toque mais gente como aconteceu comigo. Se mais gente pelo menos conhecer a música desse povo e de seus "baixistas" sensacionais, já vou ficar muito feliz.

Assim que achar algum vídee legal mostrando o Gimbri, posto aqui. O título sensacionalista do post foi só pra chamar a atenção de mais gente pro tópico hehe Acho que pouco importa (nesse contexto) quando ou quem criou o slap. O importante é a beleza da música.

Atenção as levadas de slap que os caras mandam, especialmente em alguns momentos instrumentais de dinâmica mais alta. Enjoy!!

<embed src="http://www.4shared.com/embed/159673197/264e2bda" width="420" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

<embed src="http://www.4shared.com/embed/159667670/91e43b95" width="420" height="20" allowfullscreen="true" allowscriptaccess="always"></embed>

Abraços e espero que gostem,

S@Reston

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Vacc Qua Nov 25, 2009 3:47 pm

Sensacional!
Valeu, Sá!
Me amarro em música do médio oriente.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Convidado Qua Nov 25, 2009 3:49 pm

Valeu camarada!! Na verdade eles (essa parte da África) é conhecida como Maghreb, que é o extremo ocidental do oriente hehe

Só mais uma chance de tirar uma onda jocolor

Bão, né?

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Vacc Qua Nov 25, 2009 3:59 pm

kkkkkkkkkkkkk Very Happy
Tá tranquilo, Sá!
Né não.

Deixa eu colocar um quote pra não acharem que eu fugi da escola Very Happy

Geograficamente, o Oriente Médio se situa ao redor das costas sul e leste do mar Mediterrâneo. Em várias definições, a região se estende desde o Marrocos até a península Arábica e o Irã, mas não há um significado oficial para o termo. De forma geral, Oriente Médio assumiu seu sentido atual quando este nome foi dado ao Exército britânico que comandava no Egito durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

À época, a região conhecida como Oriente Médio englobava Turquia, Chipre, Síria, Líbano, Iraque, Irã, territórios palestinos (onde hoje se encontra o Estado de Israel), Jordânia, Egito, Sudão, Líbia e os vários Estados árabes (Arábia Saudita, Kuait, Iêmen, Omã, Bahrein, Qatar e Emirados Árabes Unidos).

Informalmente, vários outros países são hoje incluídos no termo. Os três países do norte da África --Tunísia, Algéria e Marrocos--, sendo próximos aos Estados Árabes com relação à política externa e religião, podem ser incluídos na definição. Além disso, fatores geográficos e culturais costumam associar também o Afeganistão e o Paquistão ao Oriente Médio.
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Convidado Qua Nov 25, 2009 4:05 pm

Saquei, mas como diz aí em cima, outros países são informalmente incluídos. Mas pensando em termos de posição geográfica, faz mais sentido considerá-los "oriente ocidental", né? hehe. E em termos de semelhança/unidade cultural da região também...

Papo bom, mas isso é mero detalhe, né? O importante é saber que tem mais doidos por aqui que curtem a música oriental e o fato de vc ter curtido os sons!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Vacc Qua Nov 25, 2009 4:22 pm

rsrs
Oriente Ocidental é comédia!

Eu me amarro pq morei com um percussa árabe durante muitos anos e tinhamos uma gig étnica.
A galera que tocou na novela O Clone e tal...

A música é outra pegada.
Abre muito a cuca.

Razz
Vacc
Vacc
Membro

Mensagens : 552
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Convidado Qua Nov 25, 2009 4:26 pm

Caraca, de que país ele era, vc lembra? Ele tá aqui no Brasil ainda?

Bicho, o ritmo e as polirritmias estão mais associadas no imaginário das pessoas a música negra, mas a complexidade rítmica da música dos países árabes é impressionante... Da música Indiana então, nem se fala... Só pancadaria!!

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Ricardo (alive10) Qua Nov 25, 2009 4:57 pm

E tirou onda mesmo rsrsrsr

Vou procurar saber mais sobre o assunto!!
Ricardo (alive10)
Ricardo (alive10)
Membro

Mensagens : 255
Localização : Rio De Janeiro

https://www.facebook.com/ricardo.p.rio

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por edumalta Qua Nov 25, 2009 5:30 pm

Realmente lembra muito a técnica de Slap dos CB's Elétricos...
Não conhecia esse instrumento

____________________________
 Eduardo Malta

Clube do Contrabaixo Vertical #21 || Clube Hartke #18 || Clube da Voila Marques #28 || Clube Eliel Marcos Double Bass #4
edumalta
edumalta
Membro

Mensagens : 1083
Localização : Mairinque/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Amagomes Dom Nov 29, 2009 5:48 pm

A música é realmente algo maravilhoso que nos surpreende a cada dia!!! Muito interessante!! Parece slap executado em um acústico!!!


Última edição por Amagomes em Ter Dez 01, 2009 1:31 pm, editado 1 vez(es)
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Convidado Seg Nov 30, 2009 9:26 pm

Muito bom o som, né?

As melodias podem parecer meio estranhas a princípio, mas depois que a gente acostuma, vicia!

Cara isso ao vivo deve ser uma pressão incrível... Tô devendo os vídeos, mas em breve coloco aqui...

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Giuliano Tiburzio Sex Dez 04, 2009 9:14 am

Nusss...que loucura! affraid Mas tem um grave matador mesmo! Essas cordas são de tripa de carneiro será? Mas realmente uma música muito peculiar e interessante! up

____________________________
"A intenção existe e vem de encontro ao coração" Wander Taffo - www.youtube.com/gvt76
#002 - Clube do Rock - #013 - Clube Giannini - #013 - Warwick Club - #026 - Fretless Clube
Giuliano Tiburzio
Giuliano Tiburzio
Membro

Mensagens : 268
Localização : Pouso Alegre - Minas Gerais - Brasil

https://www.youtube.com/gvt76

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Mayo Pamplona Dom Dez 20, 2009 11:08 pm

Onde vocês tão escutando? Acho que o link não tá aparecendo pra mim...

____________________________
www.myspace.com/grupoaguaviva
Mayo Pamplona
Mayo Pamplona
Membro

Mensagens : 812
Localização : Rio de Janeiro

http://myspace.com/grupoaguaviva

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Convidado Ter Dez 22, 2009 5:54 pm

Mayo Pamplona escreveu:Onde vocês tão escutando? Acho que o link não tá aparecendo pra mim...

Ué, era pra vc estar vendo 2 players... Vou postar os links pra vc ouvir, acho que tu vai se amarrar!


www.4shared.com/account/file/159667670/91e43b95/Gnaoua1.html
www.4shared.com/account/file/159673197/264e2bda/Gnaoua2.html

Convidado
Convidado


Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Cantão Ter Dez 22, 2009 10:14 pm

Esou visualizando os players , mais pra mim não está abrindo , nem o atalho do 4shared , ele abre mais não completa o download , não sei se é só aqui no meu pc , mas deve ser por causa desse lance de instabilidade para alguns úsuarios ...vou tentar de novo depois , abraço Sá.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21807
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Andremoura Sáb Mar 06, 2010 5:07 pm

https://www.youtube.com/watch?v=YuB-yd2qkkA&feature=related

Taí o que vc queria...rsrsr

Vídeos do estilo ganoua e do gimbri

Muito bacana!!!!

https://www.youtube.com/watch?v=g_qThG8fUck

e aqui uma aula sobre o gimbri...
Andremoura
Andremoura
Membro

Mensagens : 1232
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por dalton_lopes Qui Abr 08, 2010 9:10 pm

A primeira é em Ab playing

Nao curto estas musicas.

____________________________
Giannini Pro Line 2 1990 Verde Ardósia EMG JB + SMB 4A
Yamaha RBX375 Preto
dalton_lopes
dalton_lopes
Membro

Mensagens : 729
Localização : São Paulo - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por basslave Seg Abr 12, 2010 7:25 pm

Interessante...

basslave
Membro

Mensagens : 2760

Ir para o topo Ir para baixo

Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap? Empty Re: Gimbri, o Baixo Marroquino - Nascimento do Slap?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos