Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dúvida rápida sobre ligadura

3 participantes

Ir para baixo

Dúvida rápida sobre ligadura Empty Dúvida rápida sobre ligadura

Mensagem por Vtrpira Sáb Dez 15, 2018 10:16 pm

Primeiramente, peço desculpas se esse tópico é repetido. O mecanismo de pesquisa interna do fórum não está funcionando aqui no meu computador.

Seguinte: estou iniciando uns estudos em teoria musical para aprender a ler partituras. No livro que tenho aqui, Teoria Musical Para Leigos, há a informação de que as ligaduras "conectam as notas musicais que possuem mesma altura para criar uma nota sustentada em vez de duas notas separadas". Ou seja, "duas semínimas ligadas possuem o valor exato de uma mínima".

Minha dúvida é a seguinte: qual o sentido de usar a ligadura, então? Se duas semínimas com ligadura se tornam uma mínima, por que não usar logo a mínima?
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida rápida sobre ligadura Empty Re: Dúvida rápida sobre ligadura

Mensagem por Paulo Penna Dom Dez 16, 2018 12:37 am

Se as notas forem diferentes a ligadura é usada pra identificar que vc toca a primeira e passa para a segunda sligando as duas, sem dar uma "década" para executar a segunda. É usada a ligadura também qd a nota se estende até o próximo compasso. Se há outro uso, não me lembro....
Paulo Penna
Paulo Penna
Membro

Mensagens : 3994
Localização : BH

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida rápida sobre ligadura Empty Re: Dúvida rápida sobre ligadura

Mensagem por Vtrpira Seg Dez 17, 2018 9:14 am

Paulo Penna escreveu:Se as notas forem diferentes a ligadura é usada pra identificar que vc toca a primeira e passa para a segunda sligando as duas, sem dar uma "década" para executar a segunda. É usada a ligadura também qd a nota se estende até o próximo compasso. Se há outro uso, não me lembro....

Agradeço a resposta, mas minha dúvida continua. Se duas semínimas com ligadura tem valor de uma mínima, por que a ligadura, e não a mínima, é usada nesse caso?
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida rápida sobre ligadura Empty Re: Dúvida rápida sobre ligadura

Mensagem por joabi Seg Dez 17, 2018 2:32 pm


^Para facilitar a leitura (ocorre em muitos casos) e quando você liga a nota com o compasso seguinte.

Se preferir você pode usar a mínima do seu exemplo, mas a maioria dos músicos que lêem bastante preferem o uso da ligadura.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida rápida sobre ligadura Empty Re: Dúvida rápida sobre ligadura

Mensagem por Vtrpira Seg Jan 07, 2019 11:03 am

Consegui sanar a minha dúvida, e já que ninguém a respondeu satisfatoriamente (não para um leigo, diga-se de passagem) vou responder aqui, pois pode ser a dúvida de outras pessoas também. Que a ligadura serve pra ligar uma nota de um compasso ao outro eu sei, mas queria saber o por quê de ela ser usada.

A ligadura é usada quando você quer aumentar o valor de uma nota de maneira que extrapole o admitido num compasso. Por exemplo: se você está numa música 4/4 e tem um compasso com 3 semínimas, e na quarta batida você quer colocar uma nota que se estenda por duas batidas, você usa uma semínima e a liga com mais uma semínima no próximo compasso. Não se pode usar uma mínima nesse caso, pois o valor das notas extrapolaria o valor do compasso. Isso acontece pois todo compasso deve ser preenchido com figuras rítmicas que deem exatamente o seu valor.
Vtrpira
Vtrpira
Membro

Mensagens : 133
Localização : Lençóis Paulista

Ir para o topo Ir para baixo

Dúvida rápida sobre ligadura Empty Re: Dúvida rápida sobre ligadura

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos