Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

+9
Mauricio Luiz Bertola
SILVIAO
gpraxedes
Bastiao
Breno_Barnabe
edumerino
Zubrycky
Stormbringer
allexcosta
13 participantes

Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 16, 2018 7:22 am

Antigamente existia o sotaque padrão, tipo William Bonner, o sotaque paulistano, tipo Luciano Huck e o sotaque caipira, tipo craque Neto.

E alguns outros, nordestino, gaúcho e tal, que eram mais locais.

Só que parece que hoje em dia o Brasil inteiro fala igual o craque Neto. O que aconteceu? Caipira tem mais filho? Usa mais a internet? Posta mais no youtube?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Stormbringer Sex Fev 16, 2018 7:34 am

Allex com insônia, posts realmente relevantes Very Happy

Falar caipira virou moda mesmo, da um ar de confiabilidade pra pessoa(sim, ja me disseram isso).
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 16, 2018 7:43 am

Stormbringer escreveu:Allex com insônia, posts realmente relevantes Very Happy

Insônia? Acordei faz tempo. Sou velho, durmo cedo e acordo com as galinhas (o bicho).

Stormbringer escreveu:Falar caipira virou moda mesmo, da um ar de confiabilidade pra pessoa(sim, ja me disseram isso).

Hahahaha... Esse tipo de resposta que eu queria. Que viagem... Acho que tem gente que dá até uma forçada e uma treinada pra ficar mais evidente.

Aqui no sul tem uma galera que acha que puxar o "R" igual gaúcho a torna mais confiável. Aí você escuta "carrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro", "cachorrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrrro".

É muito estranho, cara.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Zubrycky Sex Fev 16, 2018 8:52 am

Desculpe, mas não resisto à piada: Paulista não tem sotaque. :troll:

E por falar em Neto (O introdutor, penso eu, do vocábulo "baita" no jornalismo esportivo televisivo), não consigo esquecer desse baita vídeo (Um dos mais engraçados do ano passado, "diga-se de passagem").



E tem esse outro vídeo, baseado no primeiro, que também é assaz memorável.

Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19053
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Stormbringer Sex Fev 16, 2018 9:09 am

Rage against the Corinthians Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por edumerino Sex Fev 16, 2018 9:30 am

Esse vídeo no Neto é das coisas que fazem valer a pena acordar todos os dias e viver. Um marco.
edumerino
edumerino
Membro

Mensagens : 3369
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Fev 16, 2018 9:32 am

Fiquei curioso pra saber como é essa percepção de "sotaque padrão" do Willian Bonner. Pra mim é um "sotaque" paulistano, mas como bem lembrado pelo Zubrycky, aqui não há sotaque. Laughing

Quanto a invasão do caipirês, será que não é por conta da "mistura"? Cada vez mais eu conheço gente que é tudo misturado... e comecei a errar.. antigamente eu sacava de onde o cara era só pelo jeito de falar.. hoje tá tudo errado, consegui confundir um mineiro com carioca outro dia... kkkkk
Tem um amigo que nasceu em SP, morou muito tempo no RJ, pai baiano e mãe gaúcha... é uma mistura que te falar.. faço nem idéia do que é aquilo ali kkkkk
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 16, 2018 9:46 am

Breno_Barnabe escreveu:Fiquei curioso pra saber como é essa percepção de "sotaque padrão" do Willian Bonner.

Antigamente o telejornalismo era treinado em um sotaque padrão. Por exemplo, jornalistas de SP eram instruídos a trocar o seu "R" para o "R" carioca, que não enrola (vide William Bonner). Da mesma forma, jornalistas do Rio eram instruídos a mudar o seu "S", que tem som de "X".

Os da Bahia treinavam o seu "NH", os de minas o seu "Z" no fim da palavra e, dessa forma, existia uma padronização do sotaque do país, pelo menos entre os profissionais de comunicação.

Nessa época, se você ligasse a TV em qualquer lugar do Brasil, o ouvido meio que já esperava o que ouvir. Eu viajava muito e conhecia os sotaques locais, sempre soube que caipira puxa o "R", que o pessoal do sul valoriza o fim das palavras e fala "leitê", que paulista fala "Titê" e não "Titchi" como eu falo, mas isso era, como disse, algo local.

Isso parece ter caído ou mudado.

O padrão agora é sotaque de craque Neto. Liga a TV e nego fala assim, no youtube também... Acho que pessoas sertanejas têm mais filho. E a decadência da Rede Bobo também contribui pra essa percepção, imagino eu.

Ah, e SP tem sotaque fortíssimo, mas capital é bem diferente do interior sim. Os lugares do Brasil com menos sotaque são Vitória ES e Brasília. E é engraçado como Brasília tem pouco sotaque enquanto Goiânia, que fica do lado, tem o sotaque super carregado.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Fev 16, 2018 9:56 am

Brasília é muito mistura, não achou? Como tem gente do Brasil todo que muda pra lá pra trabalhar, ou são filhos de pessoas que mudaram pra lá, minha percepção foi essa.
O pessoal que eu tava lá no escritório, por exemplo cada um tinha um jeito de falar um pouco diferente, mas a maioria nascida lá mesmo. Meio maluco!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 16, 2018 10:01 am

Breno_Barnabe escreveu:Brasília é muito mistura, não achou? Como tem gente do Brasil todo que muda pra lá pra trabalhar, ou são filhos de pessoas que mudaram pra lá, minha percepção foi essa.
O pessoal que eu tava lá no escritório, por exemplo cada um tinha um jeito de falar um pouco diferente, mas a maioria nascida lá mesmo. Meio maluco!

A melodia do sotaque de Brasília é meio nordestina, meio mineira, mas eles não usam expressões locais desses lugares e a fonética é diferente também, nada entrega muito. O que eles falam muito é o "né" e costumam abreviar palavras que ninguém abrevia, como "ir pra facul", "fim de semana fui pra cachu" e coisas assim. E, realmente, há vários jeitos de falar dentro de Brasília, como há em Salvador e SP também, mas nada de muito destaque.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Bastiao Sex Fev 16, 2018 1:20 pm

Realmente, o caipira está na moda.
Mas na região que eu nasci, no interior de SC, o sotaque é um pouco diferente (conhecido como 'colono').

Segue um vídeo ilustrativo, não referente aos repórteres, mas aos entrevistados:

https://www.youtube.com/results?search_query=parece+ureia
Bastiao
Bastiao
Membro

Mensagens : 167
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por gpraxedes Sex Fev 16, 2018 3:24 pm

Zubrycky escreveu:Desculpe, mas não resisto à piada: Paulista não tem sotaque. :troll:

E por falar em Neto (O introdutor, penso eu, do vocábulo "baita" no jornalismo esportivo televisivo), não consigo esquecer desse baita vídeo (Um dos mais engraçados do ano passado, "diga-se de passagem").




Ri MuitoRi MuitoRi MuitoRi MuitoRi Muito

Esse vídeo é fantástico! "Seus zé ruelas, seus zuereiudos" "Tua mãe!" kkkkkkkkk



point
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Fev 16, 2018 3:42 pm

Bastiao escreveu:Realmente, o caipira está na moda.
Mas na região que eu nasci, no interior de SC, o sotaque é um pouco diferente (conhecido como 'colono').

Segue um vídeo ilustrativo, não referente aos repórteres, mas aos entrevistados:

https://www.youtube.com/results?search_query=parece+ureia

Curitiba tem muita gente que fala assim.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por SILVIAO Sex Fev 16, 2018 6:28 pm

O caipira está na moda mesmo uai.
Mas sotaque todo mundo tem.Bahiano por exemplo tem vertentes ,alguns soam Gil ,outros Pepeu,alguns Danimercury.Quando cantam musica internacional fica mais óbvio ainda.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por SILVIAO Sex Fev 16, 2018 6:48 pm

Mineiros também tem nuances, o do Norte fala mais arrastado, os da capital tem o "Z" bem claro,os do Sul falam cantadinhuu.
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Fev 16, 2018 7:56 pm

SILVIAO escreveu:Mineiros também tem nuances, o do Norte fala mais arrastado, os da capital tem o "Z" bem claro,os do Sul falam cantadinhuu.
Aqui no RJ tem o sotaque do pessoal da região de Campos dos Goytacazes com um S que vira Z...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Maurício_Expressão Dom Fev 18, 2018 11:55 am

O Brasil é uma unanimidade!!! Viva o sertanojo!!!
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Seg Fev 19, 2018 11:05 am

Acho que realmente o "caipira" está na moda. Deve ter alguma coisa relacionado com a explosão do sertanejo e derivados.
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9114
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Seg Fev 26, 2018 1:50 pm

Quer ver um exemplo bom pra quem ainda não entendeu do que estou falando?

Assistam ao filme "The Florida Project". Lá pelo meio há uma moça Brasileira que não fala Inglês e está visitando a Disney. Eu demorei uns bons segundos pra perceber que a moça estava falando Português. Não era exatamente caipira, mas um sotaque muito estranho.

A fonética e a melodia padrão da fala do Brasileiro médio mudou muito de uns anos pra cá.

Essa geração mais nova tem dificuldade tremenda com o "R" e o "S". Parece que na escola hoje em dia a pró não ensina mais como se fala as palavras mais comuns. E com pai e mãe na rua o dia todo já se viu né?
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por joabi Seg Fev 26, 2018 5:40 pm

allexcosta escreveu:Parece que na escola hoje em dia a pró não ensina mais como se fala as palavras mais comuns. E com pai e mãe na rua o dia todo já se viu né?

O nível dos professores de ensino básico caiu demais. Tenho uma amiga, professora de português, que jura de pés juntos que existe "seje". Fala isso o tempo todo… facepalm

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por arturbmallmann Ter Fev 27, 2018 1:46 pm

Nem todos fala cô sotaque caipira, sô
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Stormbringer Ter Fev 27, 2018 3:13 pm

joabi escreveu:
allexcosta escreveu:Parece que na escola hoje em dia a pró não ensina mais como se fala as palavras mais comuns. E com pai e mãe na rua o dia todo já se viu né?

O nível dos professores de ensino básico caiu demais. Tenho uma amiga, professora de português, que jura de pés juntos que existe "seje". Fala isso o tempo todo… facepalm

É melhor matar com fogo... É alguem que ENSINA facepalm
Ri Muito
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por arturbmallmann Ter Fev 27, 2018 3:32 pm

Diga pra ela, alex: seje menas.
arturbmallmann
arturbmallmann
Membro

Mensagens : 2007
Localização : Mondaí-SC

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por allexcosta Sex Mar 02, 2018 8:40 am

Aí ó...

Tava procurando info sobre o Satan 2 Russo aí cliquei nisso aí...

https://www.youtube.com/watch?v=jXbAjBRS82c

Tudo que eu clico hoje em dia tem "R" caipira.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Mar 02, 2018 9:36 am

allexcosta escreveu:Aí ó...

Tava procurando info sobre o Satan 2 Russo aí cliquei nisso aí...

https://www.youtube.com/watch?v=jXbAjBRS82c

Tudo que eu clico hoje em dia tem "R" caipira.
Esse canal aí é interessante.
Acompanho-o de vez em quando, pois a maior parte das informações são muito pertinentes.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?  Empty Re: Como o sotaque caipira se tornou o principal sotaque do Brasil?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos