Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

+91
gfassuncao
Gustavo Giacomini
Wyk.3
hectmans
frediani
RógerKlein
PauloMamutestudio
Fábio Mitura
fernando.busko
lucvon
bass32
Dardo
charles lopes kuster
Luiz Maia
MNacarato
Coder
Claudio
Pedro-SB
Mauricio Luiz Bertola
Gabriel Alves
polakoff
emachado
joabi
s.martyn
dideivox
claudio.francioni.581
Roger William
rafael.salturato
Daniel Trespach
djmmaster
Monisom
tfk
JJ Fletcher
Pedroswaldo
Bruno.Cespe
Jean Werlang
kreaw
Paulo Penna
pluís
Edvell
rogerio.silva.90834
LBorges
jcsantos52
Sonikado
Boss2K
baixodoido
Allanlee
MostFire
Eliseumohr
fabio887
Regis Rocha
Guilherme R
Geisom Giacomazzi
edsonbrjr
Ricardo Petrone
Vinícius Andrade Pinto
Casagrande
GeTorres
tuteh
Normando Neto
Guilherme Conforto
fernando pullbass
GusVCD
malka_aff
ManiacBiffs
RafaelPontes
jackdaniels
NikolasdeQueiroz
José Carlos
Vinicius Vitti Gasparim
caiogas
LuizPMC
GJ
Thiago Almeida
Thiago Candido
Juninho_Bass
L. Gustavo
SILVIAO
fheliojr
rodrigosattva
tcraposo
FireHawk
tiago.sorensen.10
edumoraes
Kennynp
afonsodecampos
Voila Marques
gpraxedes
Ruds
carimbass
allexcosta
95 participantes

Página 20 de 20 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20

Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Gustavo Giacomini Qui Jul 30, 2015 1:15 pm

Ruds escreveu:Voce deve usar um L-pad, não apenas um resistor em série. Procure no google "L-pad calculator" e veja os valores que você precisa. Aproximações de até uns 10% não são problema. Você terá que usar valores existentes no mercado.

Mas não use apenas um resistor em cada "perna". Use dois iguais em paralelo (total de 4 resistores). Use resistores de 20W, totalizando 40W por "perna".

Ligue o woofer e o filtro em paralelo na entrada. Ligue o L-pad entre o filtro e o driver. Preste atenção nas polaridades.

A caixa vai continuar 8 ohms nominal.

Beleza! Obrigado pela informação!

Vou pesquisar como fazer o L-pad. Uns resistores a mais não custam tanto né rsrsr

O ideal é usar os de 20W de fio ou os cerâmicos brancos?

EDIT: tão me dizendo por aqui que preciso de um filtro pro woofer também, senão a caixa vai ficar com 4 e não 8 ohms confused confused


Última edição por Gustavo Giacomini em Qui Jul 30, 2015 8:53 pm, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Adicionar mais uma pergunta.)
Gustavo Giacomini
Gustavo Giacomini
Membro

Mensagens : 7
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por gfassuncao Qui Jul 30, 2015 9:08 pm

Gustavo, não sou o Ruds, mas essa informação não procede. Você pode ligar o wofer direto e o drive com o crossover que não altera a impedância.

gfassuncao
Membro

Mensagens : 18
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Gustavo Giacomini Qui Jul 30, 2015 9:13 pm

gfassuncao escreveu:Gustavo, não sou o Ruds, mas essa informação não procede. Você pode ligar o wofer direto e o drive com o crossover que não altera a impedância.

Beleza! Meu irmão mexe com eletrônica mas a praia dele não é áudio, ele tava insistindo que isso era impossível rsrsrs

Até achei meio que um exagero filtrar o woofer em 2khz, uma vez que no manual já diz que ele responde só até 2,5khz...

Valeu, obrigado!
Gustavo Giacomini
Gustavo Giacomini
Membro

Mensagens : 7
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Jul 31, 2015 4:20 pm

^ Fique tranquilo, Gustavo. Essa questão de impedância não é tão simples como parece. Mas com o filtro PA em 2kHz, sua caixa será 8 ohms, sim.

E quanto aos resistores, pode usar qualquer um dos dois tipos, cerâmico ou fio. Tanto faz.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Gustavo Giacomini Sex Jul 31, 2015 4:36 pm

Ruds escreveu:^ Fique tranquilo, Gustavo. Essa questão de impedância não é tão simples como parece. Mas com o filtro PA em 2kHz, sua caixa será 8 ohms, sim.

E quanto aos resistores, pode usar qualquer um dos dois tipos, cerâmico ou fio. Tanto faz.

Obrigado Ruds.

Usei uma calculadora online e deu esses valores pra uma atenuação de 10,8db (que eu calculei em outro site):

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Lpad

Pelo que vc falou, pra usar dois em cada perna ao invés de um, eu teria que por dois de + ou - 11R em parelelo no "R1" e dois de 6,4R em paralelo no "R2", é isso?
Gustavo Giacomini
Gustavo Giacomini
Membro

Mensagens : 7
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Ago 02, 2015 9:27 am

^ Isso mesmo.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Cauê Duarte Qui Ago 06, 2015 4:35 pm

Boa tarde Ruds, tenho uma caixa da Leacs 4x10 que pegou cupim. Resolvi montar uma caixa nova, nas mesmas medidas antes que a velha desabe hehehehe. Como vou fazer uma caixa nova, gostaria de saber se vale a pena trocar os conectores p10 dela por speakon e se é uma tarefa simples ou trabalhosa?
Cauê Duarte
Cauê Duarte
Membro

Mensagens : 99
Localização : São Caetano do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Ago 06, 2015 5:19 pm

^ Vale a pena e é bem simples.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Andre Azulao Sex Ago 07, 2015 2:22 pm

Opa Ruds, beleza?!

Estou para adquirir estes falantes para um projeto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-667509508-alto-falante-focus-15-169-st-300-watts-rms-_JM , são bons? Alguma consideração a se fazer sobre eles?
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagens : 293
Localização : Z.O.- SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sáb Ago 08, 2015 4:16 pm

^ Não conheço esse falante. Se me passar os parâmetros TS dele eu posso dizer melhor.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Sáb Ago 08, 2015 4:21 pm

Andre Azulao escreveu:Estou para adquirir estes falantes para um projeto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-667509508-alto-falante-focus-15-169-st-300-watts-rms-_JM , são bons?

Algum risco de serem automotivos?

Em falantes, geralmente você deve preferir marcas consagradas, especificações não falam nada sobre a robustez da construção. Essa marca é completamente desconhecida.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Ago 08, 2015 6:32 pm

Andre Azulao escreveu:Opa Ruds, beleza?!

Estou para adquirir estes falantes para um projeto http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-667509508-alto-falante-focus-15-169-st-300-watts-rms-_JM , são bons? Alguma consideração a se fazer sobre eles?

Isso aí é alto-falante automotivo.
Não presta.
nope
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Andre Azulao Seg Ago 10, 2015 8:41 am

Valeu galera........
Andre Azulao
Andre Azulao
Membro

Mensagens : 293
Localização : Z.O.- SP - Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Sáb Ago 15, 2015 12:29 pm

Ruds!

Tem algum problema se utilizar curvas ou "joelhos" nos dutos cilindricos de 4 polegadas.

Pergunto isso pois no caso do meu projeto de caixa os dutos ficaram com medidas de 30 cm aproximadamente.

Acontece que os dutos de 4 polegadas vem com aproximadamente 10 cm de comprimento, necessitando utilizar extensores e curvas para chegar até 30 cm sem encostar no fundo da caixa, pois não gostaria de fazer uma caixa com profundidade maior que 40 cm.

Imagine colocar os dutos posicionados abaixo do subwoofer na parte frontal da caixa e utilizando extensores e "curvas" ou "joelhos" curvados para cima.

Voce acha que tem algum problema fazer esse tipo de coisa ou melhor manter o duto reto.

E no caso de utilizar curvas como fica o comprimento total do duto.

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Dom Ago 16, 2015 12:00 pm

Não tem problema usar curvas nos dutos. Considere o comprimento do centro da curva para calcular o comprimento total do duto.

Se possível tente usar curvas mais "suaves" - de raio maior - do que curvas muito "cotovelos".
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Dom Ago 23, 2015 10:03 pm

Comecei a montagem da minha caixa de som!

Como não tenho todas as ferramentas para corte em madeira, resolvi comprar o compensado naval e levar até uma marcenaria para efetuar o corte conforme o projeto. Após o corte feito na marcenaria, levei para casa as peças e comecei a montagem da caixa.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05095


Última edição por lucvon em Dom Ago 23, 2015 10:19 pm, editado 1 vez(es)

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Dom Ago 23, 2015 10:11 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05097

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Dom Ago 23, 2015 10:17 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05106

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Dom Ago 23, 2015 10:38 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05116

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Qua Ago 26, 2015 1:48 pm

Ruds!

Oque poderia acontecer com a caixa de subgraves se eu colocasse espuma acustica em 5 paredes do interior da caixa, deixando apenas uma parede sem a espuma. Algo relevante poderia acontecer?

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Qui Ago 27, 2015 11:44 am

^ Não tem problema nenhum, lucvon. Até por falta de espaço, normalmente não se coloca espuma na parede onde fica o woofer.

Tome cuidado pra não bloquear as aberturas dos dutos e nem cobrir partes elétricas e conexões com espuma (risco de pegar fogo!).
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Qui Ago 27, 2015 11:57 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05125

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Qui Ago 27, 2015 11:58 pm

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05126

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Sex Ago 28, 2015 12:02 am

Com relação ao fundo do duto deixei um espaço de 10cm entre a parede e o duto, exatamente a medida do diametro do duto para o ar passar.

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sex Ago 28, 2015 8:30 am

Se é assim, não coloque espuma atrás dos dutos, na parte de baixo da parede traseira. O espaço está muito estreito pra isso. Senão a espuma vai impedir o fluxo de ar.

Não sei se é impressão, mas pela foto me parece que o duto acaba quase em cima da espuma. Não pode. Ou tire a espuma, ou use curvas.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Ago 28, 2015 9:11 am

Ruds,
A caixa que estou construindo ficou com as medidas internas de 41,5X34cm e externas de 45X40cm.
Não estou contando os sarrafos nem os dutos.
Você recomenda 1 ou 2 dutos de 4pol (só encontrei com 10 cm de comprimento)?
Forração interna?
O falante é o 12PW5...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Sex Ago 28, 2015 11:57 am

Na imagem parece que o duto esta encostado no fundo, mas na realidade tem 10cm de distancia do mesmo. Mas esses 10cm são sem a espuma, com a espuma no fundo fica em torno de 7,5 cm. Como voce sugeriu posso retirar a espuma no fundo somente nessa parte, ai ficará com 10 cm.

Os dutos normalmente vem com 10cm de comprimento, então utilizei um cano PVC 100mm para aumentar pois ele encaixa perfeitamente no duto de 4 polegadas, também utilizei tinta spray preta para pintar o cano PVC internamente pois o mesmo é branco, recomendo passar uma lixa de numero 120 antes para que a tinta tenha aderencia na superficie lisa do plastico pvc.


Última edição por lucvon em Sex Ago 28, 2015 12:04 pm, editado 1 vez(es)

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GusVCD Sex Ago 28, 2015 11:57 am

Olá Ruds. Tudo bem com vc? Já faz um tempo q nos falamos, e como sempre, estou a encher vossa paciência! Laughing

Dei uma lida nas ultimas páginas para tentar me atualizar, e confesso q fiquei bem curioso para saber o desfecho da caixa do Dardo, q deu uma sumida e não achei a resolução dos probleminhas q ficaram após a montagem da caixa e sua sugestão de teste do falante.

Minha dúvida: tenho a uns 2 anos uma Caixa Promethean P110C e ela realmente é muito boa, em questão de portabilidade e timbre. Como achar outra dessa está complicado em questão de disponibilidade e preço (Lei da Oferta-Procura), gostaria de fazer uma semelhante, para poder tocar em lugares um pouco maiores, como retorno pessoal. Já abri um tópico sobre isso a quase 4 anos atrás AQUI, mas não deu em nada e depois consegui comprar a dita cuja, ai fiquei tranquilo...

A caixa vem com um falante Beta Three 10LB075-8N (chinês), com especificação AQUI.

O Cross original deu problemas, então troquei por um Corte fixo passa altas e passa baixas Linkwitz-Riley de 2000hz em 12dB@8ohms que comprei ESSE, e atende perfeitamente (acho q até melhor q o original).

Fotos da caixa desmontada e infos do tweeter AQUI

Pergunta: vc acha q consigo montar uma nas mesmas dimensões hoje (alguns anos depois da primeira tentativa) com um falante disponível no mercado nosso?
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Sex Ago 28, 2015 12:26 pm

Como pode ver na foto abaixo o duto ainda fica com 7,5 cm de distancia da parede do fundo com espuma. Se retirar a espuma nessa região vai ficar com 10cm.

Voce acha que 10cm é o suficiente? Se 10cm não for o suficiente então ainda tenho a opção de utilizar curvas como ja havia sugerido. Mas se 10cm for o suficiente vou deixar assim mesmo.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05128

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Sex Ago 28, 2015 12:33 pm

Hoje chegou o meu subwoofer selenium 12swp. 450 watts RMS, 900 watts Musical Program, 8mm de excursão (Xmaximo).

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05130

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05118


lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Sex Ago 28, 2015 2:09 pm

Para não ter problemas estruturais na caixa apliquei parafuso a cada 5 cm como pode ser visto na foto abaixo. Dessa forma a caixa ficou bem reforçada.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05135

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Tutu Sex Ago 28, 2015 5:02 pm

Olá Pessoal.

Ruds ou quem puder me ajudar:

Montei um falante selenium 12pw5 em um gabinete teksound 38x38x38 e substituí o duto original de 3" por um duto de 4" ajustado em 18 cm de comprimento. Com esse tamanho eu achei que matou muito os graves da caixa.

Se eu tirar o tubo de pvc que completa o duto e deixar só o duto de 4 polegadas com os 10 cm de comprimento originais dele, fica muito fora de sintonia pra essa caixa?

Alguém que tem o Winlsd poderia calcular pra mim o comprimento necessário do duto pra esse gabinete. O Rogério me passou que ele tem 44 litros.

Outra coisa: é recomendável instalar um filtro passa-alta de 55hz nesse falante para evitar sobre-excursão? Se sim, qual capacitor eu uso nesse 12pw5?

O problema da "distorção" que postei no outro tópico foi solucionado: era falta de potência na saída, mas ainda há uma pequena ressonância em F#. Alguém pode me ajudar com isso também?

Mais uma vez, obrigado a todos.
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Sáb Ago 29, 2015 10:33 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Você recomenda 1 ou 2 dutos de 4pol (só encontrei com 10 cm de comprimento)?
Forração interna?
O falante é o 12PW5...
2 dutos de 4". Pra alongar, use canos de PVC que encaixam perfeitamente. Veja as fotos da caixa do lucvon.

Forração interna onde for possível com espuma acústica. Leia o que escrevi pro lucvon.

lucvon escreveu:Na imagem parece que o duto esta encostado no fundo, mas na realidade tem 10cm de distancia do mesmo. Mas esses 10cm são sem a espuma, com a espuma no fundo fica em torno de 7,5 cm. Como voce sugeriu posso retirar a espuma no fundo somente nessa parte, ai ficará com 10 cm.
Então tire a espuma até uns 5cm acima da parte mais alta do duto. Deixe pelo menos 10cm livres atrás do duto. Pense que o ar deve fluir livremente atrás do duto, sem se "espremer" por espaços estreitos.

GusVCD escreveu:Pergunta: vc acha q consigo montar uma nas mesmas dimensões hoje (alguns anos depois da primeira tentativa) com um falante disponível no mercado nosso?
Pelo que vi nas especificações, talvez os ESX da Snake fiquem meio próximos. Compare os parâmetros e escolha um que mais se aproxime. É braçal mesmo. O jeito é testar vários no WinISD, simular, pesquisar modelos... Talvez você consiga algo similar.

Tutu escreveu:Montei um falante selenium 12pw5 em um gabinete teksound 38x38x38 e substituí o duto original de 3" por um duto de 4" ajustado em 18 cm de comprimento. Com esse tamanho eu achei que matou muito os graves da caixa.

Se eu tirar o tubo de pvc que completa o duto e deixar só o duto de 4 polegadas com os 10 cm de comprimento originais dele, fica muito fora de sintonia pra essa caixa?

Alguém que tem o Winlsd poderia calcular pra mim o comprimento necessário do duto pra esse gabinete. O Rogério me passou que ele tem 44 litros.

Outra coisa: é recomendável instalar um filtro passa-alta de 55hz nesse falante para evitar sobre-excursão? Se sim, qual capacitor eu uso nesse 12pw5?
Só com 44l internos não espere graves profundos com o 12PW5.
Acho que a sintonia poderia ser entre 55Hz e 60Hz.
Provavelmente um único duto de 4" seja pouco. Mas não sei se caberiam 2 nessa caixa assim pequena.
E esqueça isso de passa altas passivo (subsônico) na caixa. Não é praticável. O que funciona é usar um filtro no sinal antes de chegar no amp.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Tutu Sáb Ago 29, 2015 11:13 am

OK Ruds.

Este comprimento de duto de 18 cm que eu coloquei equivale a quantos hz em um gabinete deste tamanho?

E mais uma vez, muito obrigado!
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sáb Ago 29, 2015 1:30 pm

Valeu Ruds!
cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Ruds Seg Ago 31, 2015 10:11 am

Tutu escreveu:Este comprimento de duto de 18 cm que eu coloquei equivale a quantos hz em um gabinete deste tamanho?
Deve estar lá pelos 40Hz a 45Hz.

Se for manter apenas um duto de 4", deixe ele com uns 10cm.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por GusVCD Seg Ago 31, 2015 5:34 pm

Ruds escreveu:
GusVCD escreveu:Pergunta: vc acha q consigo montar uma nas mesmas dimensões hoje (alguns anos depois da primeira tentativa) com um falante disponível no mercado nosso?
Pelo que vi nas especificações, talvez os ESX da Snake fiquem meio próximos. Compare os parâmetros e escolha um que mais se aproxime. É braçal mesmo. O jeito é testar vários no WinISD, simular, pesquisar modelos... Talvez você consiga algo similar.

Obrigado pela atenção, Ruds. Durante o fim de semana acabei esbarrando com uma unica caixa igual a minha a venda no ML, e o vendedor era uma amigo do Fórum q aceitou uns pedais q estavam parados aqui como parte da negociação, então acabei conseguindo o q queria inicialmente, pegar outra Promethean P110C! cheers

De qq forma, agradeço muito sua disposição em me ajudar!
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Ter Set 01, 2015 11:13 pm

Para não ter problemas com alças de plastico e fracas, resolvi colocar duas alças de ferro cromadas com mola de retorno. Além ainda de fazer um reforço interno com chapa e parafusos com rosca milimétrica, porca e arruela. Cada alça suporte até 50 kilos segundo o fabricante. Portanto ficaram muito bem reforçadas. Como pode ser visto nas fotos abaixo.

Além disso as alças possuem uma mola de retorno muito forte que mantem elas fechadas contra a parede da caixa, evitando vibrações na hora de tocar o subwoofer.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05141

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05156

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05159

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05158

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por lucvon Qua Set 02, 2015 12:34 pm

Na parte traseira da caixa nos conectores, coloquei uma tomada que suporta alta corrente elétrica (amperes) juntamente com fio de bitola 6mm2 até os alto falantes. Super dimensionado para evitar qualquer problema nessa area.

Como é uma caixa de 3 vias, o conector possui 6 pinos, 2 pinos para cada falante.

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05162

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05160

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05164

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 DSC05163

lucvon
Membro

Mensagens : 100
Localização : Rio Grande do Sul

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Raul S. Qua Set 02, 2015 1:59 pm

^ que é isso, lucvon?! é para ninguém poder pedir emprestado? rs
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1780
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Tutu Qua Set 02, 2015 7:48 pm

Ruds escreveu:
Tutu escreveu:Este comprimento de duto de 18 cm que eu coloquei equivale a quantos hz em um gabinete deste tamanho?
Deve estar lá pelos 40Hz a 45Hz.

Se for manter apenas um duto de 4", deixe ele com uns 10cm.

Valeu mestre Ruds! Mais uma vez, muitíssimo obrigado pelas orientações, vou tirar o extensor de PVC agora mesmo e deixar só o duto com seus 10 cm originais.

-------

https://www.contrabaixobr.com/viewtopic.forum?t=36158

-------

https://www.contrabaixobr.com/viewtopic.forum?t=36165

-------

https://www.contrabaixobr.com/viewtopic.forum?t=36166

-------

https://www.contrabaixobr.com/viewtopic.forum?t=36166
Tutu
Tutu
Membro

Mensagens : 108
Localização : São Sebastião do Paraíso

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por allexcosta Qui Fev 04, 2016 11:02 am

allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I - Página 20 Empty Re: Projetos de caixas "handmade" com Ruds - Parte I

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 20 de 20 Anterior  1 ... 11 ... 18, 19, 20

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos