Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

+143
jorge.ibs
Anchieta
BigBoy
Fernando Zadá
z0h
Bananoise
peter.forc
SilverKnob
Ivanov_br
Ricardo Saldanha
Cantão
Laysson
gloliveira
JUCIE SANTOS
Venancio Silva
Bruno da Rosa
mato
gmv bass
Jãozeiro
Pavor
Ricardo LaVey
WHead
Christian
Daniel Augusto
flexmagaiver
Orla Bass
leonardo.buggy
sidiburiti
Tibaldi
Kobhau
PauloBass
pluís
Bastiao
mblacerda
rodlburigo
patriciofernandes
Alfs
monteirofn
joabi
deixados
Luciano Dantas
jcsk8
Dogwood
heenrique_bass
PH Benchmarker
bonatti_bass
Fabrício M. Gadelha
japaubatuba
Riff Raff
Diegobass
Claudio Mengarda
michael.duarte
Fabao_Henrique
cardozo
thom_m
mikhailpizza
GRRS
SILVIAO
requeijaum
Ronyldo D`Santos Luthier
Hugo Corrêa
Bruno kta
henri carvalho
bodhan
elson.arcos
bass32
gpraxedes
Nelson Bass
dibass
Cauê Duarte
Baixeiro
Rostan Souza
pedrohenrique.astronauta
Vtrpira
Bira Magalhães
ZédeLepelin
Marlim
jefersonjjk
Jonatan Lima
Paulo Lopes
felipebarba
Luiz87
Guga Ramone
santana
Felipe José Dias
elzebad
Thiago Wilker
GusVCD
ifernandes
carlosadriano
Thiago Almeida
Panini
Juninho Sampaio
Rico
Derrevisdod
Gilmar de Bessa Belarmino
ReegiJR
joceir bernardo raupp
Johnny Bezerra
Diogo Lima Barreto
arturbmallmann
Renan Pollo
VictorLuigi
fheliojr
Breno_Barnabe
gsfteodoro
chiberia
Guilé
Deivesbass
MaikonBass
Ricardo
HenriqueBessa
afonsodecampos
NeyBass
GeTorres
Fábio Parenti Silveira
Tutu
CG
lucas.vieira2
HSN
Uchoa
Carlosrzz
LipeBass15
Emanoel Chequetto
allexcosta
Coder
korg
Detoba
eusouojunior
Felipencs
bass-will
Murilo_
Mike_
Tytoos
Willian Casagrande
109eh
RBORCARI
MauKnop
Andre Azulao
Zéff
emachado
Eliseumohr
Mauricio Luiz Bertola
147 participantes

Página 11 de 19 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 19  Seguinte

Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Mar 20, 2017 11:13 pm

Juninho Sampaio escreveu:Professor,

Um serviço pra colocar um NUT novo no baixo de 4 cordas, vc cobra qto, mais ou menos?
Juninho, desculpe mas não comento preços. Considero comentar tais coisas em um fórum público anti-ético, pois confronta outros luthiers que aqui frequentam.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Juninho Sampaio Ter Mar 21, 2017 10:45 am

Opa professor! Perdão!
Esqueça...a pergunta. Como tá a família, tem ido na casa de sua mãe?

Um bj meu querido!
Juninho Sampaio
Juninho Sampaio
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 12077
Localização : Salvador-Ba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por mikhailpizza Ter Mar 28, 2017 10:30 pm

Olá boa noite Mestre ! Estou pensando em mandar um luthier de minha cidade fazer um contrabaixo ao meu gosto ! a duvida é sobre captadores e a fidelidade do som , tipo, pretendo comprar captadores Precision Bass split-coil humbucking   , gostaria de saber se a reprodução do som terá a mesma sonoridade e qualidade de um Precision Bass Fender !! Agradecido Desde já !!

mikhailpizza
Membro

Mensagens : 4
Localização : fortaleza

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 04, 2017 8:19 am

mikhailpizza escreveu:Olá boa noite Mestre ! Estou pensando em mandar um luthier de minha cidade fazer um contrabaixo ao meu gosto ! a duvida é sobre captadores e a fidelidade do som , tipo, pretendo comprar captadores Precision Bass split-coil humbucking   , gostaria de saber se a reprodução do som terá a mesma sonoridade e qualidade de um Precision Bass Fender !! Agradecido Desde já !!
Isso depende de seu luthier, bem como dos materiais usados na confecção do baixo.
Sinceramente eu não me preocuparia com isso, mas sim com a qualidade dos captadores e demais peças e da manufatura do instrumento.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Dom Abr 09, 2017 10:43 pm

Maurício é possível fazer um braço de mogno ou outra madeira semelhante ,que fuja do tradicional maple .
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Abr 10, 2017 12:01 am

SILVIAO escreveu:Maurício  é possível  fazer  um braço de mogno ou outra  madeira  semelhante ,que fuja do tradicional  maple .
Sim, é.
Podem ser feitos braços de mogno, de tauarí-branco, de pau-marfim, de peroba clara, podem ser feitos com sanduíches de madeira, etc...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por SILVIAO Seg Abr 10, 2017 11:56 pm

Mogno ficaria muito pesado em um baixo de 6 cordas ?
SILVIAO
SILVIAO
Membro

Mensagens : 3487
Localização : Limeira

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Ter Abr 11, 2017 8:03 am

SILVIAO escreveu:Mogno ficaria muito  pesado em um baixo de 6 cordas  ?
SILVIAO, essa é uma pergunta difícil de responder, posto que o peso de uma madeira varia muito.
Por outro lado, o braço tem que ser mui bem construído, com 2 tensores e longarinas de reforço, pois o mogno é menos denso que o bôrdo e o pau-marfim.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por bodhan Qua Abr 12, 2017 11:18 pm

Bertola, estive procurando vídeos no YouTube de como regular o tensor em baixos cujo acesso da regulagem é na base do braço, junto ao corpo. Tem vários vídeos mostrando como regular braços com acesso pelo headstock, e nos poucos vídeos que mostram como regular braços com acesso junto ao corpo, sempre o braço é desmontado para fazer o ajuste.
É assim mesmo? Por que então que os baixos e guitarras tem aquele orifício no escudo? Imaginei que seria para acessar com uma chave hallen.
Tenho dois baixos, um tem ajuste pelo headstock, o outro tem aquela rodinha na base do braço, tipo a dos baixos do Zaganin, e é bem fácil de ajustar. Vez ou outra, quando muda o tempo, ou mudo de calibre de corda, faço eu mesmo o ajuste. Como é possível fazer um ajuste fino do braço com ele desmontado? É tentativa e erro? scratch

Obrigado!
bodhan
bodhan
Membro

Mensagens : 1987
Localização : sp-sp

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 13, 2017 7:11 am

bodhan
Isso vai depender de como o baixo é construído.
Nos baixos Yamaha (série BB, por exemplo), é possível fazer a regulagem sem tirar o braço, mas em outros instrumentos, há que se retirar o braço e fazer o ajuste. Usa-se o bom senso e a experiência para esse tipo de regulagem.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Quão silencioso deve ser um p-bass blindado?

Mensagem por thom_m Qui Abr 13, 2017 9:02 pm

Olá Bertola! Obrigado pela disposição em responder as perguntas!

Seguinte: eu pedi a um luthier (primeira vez que trabalho com ele, recomendado por um amigo) para blindar meu Tagima Woodstock tw-66, que tinha bastante hum. Quando ele terminou o serviço (rápido, no mesmo dia), pude notar que o hum diminui, mas ainda permanecia - e continuava sendo cancelado quando eu colocava as mãos nas cordas e na ponte. Perguntei sobre, e ele disse que era normal um pequeno hum permanecer, devido à captação single coil. Fui pra casa, mas não estou satisfeito: dependendo dos níveis de gain, médios e agudos, o hum ainda é considerável o bastante pra me incomodar.

A pergunta é: ele está certo? Algum nível de hum sempre vai permanecer em um baixo com captação P e eu estou sendo crica demais, ou essa blindagem está feita de modo errado? Sei que ele usou fita de alumínio e não de cobre para fazer o serviço (ele me avisou disso).

Obrigado mais uma vez. Espero que seja algo passível de resolução... não há bons luthiers aqui em Palmas, é complicado.
thom_m
thom_m
Membro

Mensagens : 143
Localização : Blumenau/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 13, 2017 9:14 pm

thom_m
Captadores de tipo single-coil SEMPRE terão ruídos, mesmo com uma blindagem bem feita. O que muda é o grau desses ruídos.
Não posso opinar sobre o serviço feito por seu luthier, mas você pode comparar com o tópico referente à isso que existe aqui no fórum. Verifique como foram feitos os aterramentos; e, o alumínio é menos condutivo que o cobre, assim, o uso desse último metal é mais eficaz.
Agora, um captador de melhor qualidade terá bem menor ruído...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por thom_m Qui Abr 13, 2017 9:19 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:thom_m
Captadores de tipo single-coil SEMPRE terão ruídos, mesmo com uma blindagem bem feita. O que muda é o grau desses ruídos.
Não posso opinar sobre o serviço feito por seu luthier, mas você pode comparar com o tópico referente à isso que existe aqui no fórum. Verifique como foram feitos os aterramentos; e,  o alumínio é menos condutivo que o cobre, assim, o uso desse último metal é mais eficaz.
Agora, um captador de melhor qualidade terá bem menor ruído...

Muito obrigado, Bertola! Aproveitando o ensejo, mais uma pergunta: o aterramento do cubo e da casa influem no hum também?
thom_m
thom_m
Membro

Mensagens : 143
Localização : Blumenau/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 13, 2017 9:47 pm

thom_m escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:thom_m
Captadores de tipo single-coil SEMPRE terão ruídos, mesmo com uma blindagem bem feita. O que muda é o grau desses ruídos.
Não posso opinar sobre o serviço feito por seu luthier, mas você pode comparar com o tópico referente à isso que existe aqui no fórum. Verifique como foram feitos os aterramentos; e,  o alumínio é menos condutivo que o cobre, assim, o uso desse último metal é mais eficaz.
Agora, um captador de melhor qualidade terá bem menor ruído...

Muito obrigado, Bertola! Aproveitando o ensejo, mais uma pergunta: o aterramento do cubo e da casa influem no hum também?
Claro!
Chiados e ruídos NUNCA tem apenas uma fonte.
Desde a rede elétrica até os cabos influenciam nisso.
Agora uma questão: Eu nunca "esquentei" demais a cabeça com isso (meus baixos não são blindados...). No contexto de uma banda "mandando ver", chiados e ruídos desaparecem. Ademais, ninguém toca tirando a mão das cordas...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por thom_m Qui Abr 13, 2017 10:14 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
Claro!
Chiados e ruídos NUNCA tem apenas uma fonte.
Desde a rede elétrica até os cabos influenciam nisso.
Agora uma questão: Eu nunca "esquentei" demais a cabeça com isso (meus baixos não são blindados...). No contexto de uma banda "mandando ver", chiados e ruídos desaparecem. Ademais, ninguém toca tirando a mão das cordas...

Hehehe...de fato. Eu admito que sou meio paranóico com hums e ruídos - principalmente quando estou ensaiando em casa ou triando músicas. E estou acostumado com o Squier VM Precison TB, que tem um humbucker e acaba sendo bem quietinho.

Bem, vou verificar os pontos todos que você colocou. Mais uma vez, MUITO obrigado, Bertola. E uma boa Páscoa!
thom_m
thom_m
Membro

Mensagens : 143
Localização : Blumenau/SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Abr 13, 2017 10:17 pm

cheers
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Qua Abr 26, 2017 8:38 am

Vou aproveitar o espaço do Bertola para contar uma experiência positiva com Tru-oil no braço de uma guitarra Squier Stratocaster.

Eu comprei esta guitarra para meu filho, já bastante usada e algo suja, há uns dois anos. Trocamos as cordas logo no início e assim ela permaneceu até hoje.

Ultimamente, meu filho reclamava que sua mão esquerda estava grudando no braço da guitarra e quando vi o instrumento, a parte de trás do braço estava com uma gosma esquisita, quase uma cola. Tudo muito sujo. O que me pareceu é que o verniz, sabe-se lá como, desfez-se e virou uma meleca. Eca!

A primeira coisa que fiz foi passar um pano com fluido de isqueiro na parte gosmenta, o que foi suficiente para remover toda aquela sujeira. O que sobrou foi um braço limpo e bonito, mas algumas partes ainda estavam com resquícios do verniz.

Depois disto, com fita crepe, isolei a lateral da escala, o início da mão do instrumento e as partes do corpo onde o braço se encaixa. O objetivo era deixar livre apenas a parte de trás do braço, preservando da lixa e do óleo a mão da guitarra, a escala e o corpo.

Com muito cuidado, passei a lixa 320, limpei tudo e complementei com lixa 600. Outra limpeza para verificar se todo o verniz havia sido retirado e o braço estava pronto para receber o tru-oil.

Para aplicar o óleo, separei um pedaço de papel toalha e dobrei-o várias vezes. Neste pequeno pedaço, pinguei umas 6 ou 7 gotas de tru-oil e passei em todo o braço. Nada de esfregar, apenas deslizei o papel em todo o braço, já sendo possível perceber um início de brilho na primeira aplicação.

O processo foi repetido seis ou sete vezes, sempre com um pedaço novo de papel, com intervalo de 10 minutos entre as aplicações, tempo suficiente para as camadas secarem antes da próxima aplicação.

Se vocês seguirem os passos descritos, o resultado, depois de tudo seco, é um braço com aspecto e tato de madeira envernizada, bastante brilhante e "deslizante".
A finalização consistirá na aplicação de um pouco de cera (Birchwood Casey Gunstock Wax) para "puxar" ainda mais o brilho e aumentar a sensação de deslizamento.

Para o meu nível de exigência, o resultado surpreendeu. A única coisa que precisa ter cuidado é colocar POUCO tru-oil no papel toalha. Muito pouco mesmo. Fazendo desta forma, você pode aplicar camada em cima de camada sem medo do negócio ficar gosmento ou manchado.

Eu recomendo!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 26, 2017 1:09 pm

^ Boa contribuição!
Valeu!
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qua Abr 26, 2017 1:39 pm

Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Qua Abr 26, 2017 1:58 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..

Não há mistério. Comprei no Mercado Livre mesmo. Birchwood Casey tru-oil gunstock finish. Deve ter custado uns R$ 80,00.

Aproveito para perguntar: O acabamento com tru-oil vai se perdendo com o uso e tempo? É necessária a reaplicação de tempos em tempos?

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Ronyldo D`Santos Luthier Qua Abr 26, 2017 2:15 pm

cardozo escreveu:
Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..

Não há mistério. Comprei no Mercado Livre mesmo. Birchwood Casey tru-oil gunstock finish. Deve ter custado uns R$ 80,00.

Aproveito para perguntar: O acabamento com tru-oil vai se perdendo com o uso e tempo? É necessária a reaplicação de tempos em tempos?

Abraço!

Sim, mas leva mais tempo, aplicando mais camadas...aplico umas 15 dependendo do oleo, tungue e linhaça umas 15 camadas, já tru-oil umas 7 já resolve.
Ronyldo D`Santos Luthier
Ronyldo D`Santos Luthier
Membro

Mensagens : 447
Localização : Por enquanto TERRA

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua Abr 26, 2017 2:52 pm

Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:
cardozo escreveu:
Ronyldo D`Santos Luthier escreveu:Gosto muito de trabalhar com óleo, é um acabamento que quando bem feito, surpreende qualquer um...tru-oil mais ainda...posso saber onde vc conseguiu o tru-oil cardozo? me mande um MP por gentileza..

Não há mistério. Comprei no Mercado Livre mesmo. Birchwood Casey tru-oil gunstock finish. Deve ter custado uns R$ 80,00.

Aproveito para perguntar: O acabamento com tru-oil vai se perdendo com o uso e tempo? É necessária a reaplicação de tempos em tempos?

Abraço!

Sim, mas leva mais tempo, aplicando mais camadas...aplico umas 15 dependendo do oleo, tungue e linhaça umas 15 camadas, já tru-oil umas 7 já resolve.
Eu já usei esse tipo de acabamento, e gosto.
Mas o preço do óleo é alto, assim, prefiro o mais barato, embora um pouco mais trabalhoso, seladora + cera.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Dom Abr 30, 2017 6:58 pm

Bertola,

Gostei tanto do acabamento do braço do Squier em tru-oi que resolvi aplicar a mesma solução no meu amado Yamaha.

Gostaria de tirar algumas dúvidas com você:

1 - como se faz a limpeza de um braço com acabamento em tru-oi? Posso passar um pano com fluido de isqueiro para limpeza? Há algum produto que eu deva evitar?
2 - o efeito que quero atingir é o de um braço envernizado, de preferência com acabamento espesso e brilhante
As dúvidas são: quantas camadas de tru-oil devo usar para atingir este objetivo e quanto tempo devo esperar antes de aplicar cada camada?

Obrigado e um abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Abr 30, 2017 9:03 pm

cardozo
Eu uso o bom, velho e eficiente óleo de peroba.
Passe uma 3 demãos de tung e espere 30 minutos entre elas.
2 - o efeito que quero atingir é o de um braço envernizado, de preferência com acabamento espesso e brilhante
Para isso eu prefiro o clássico acabamento: seladora + cera de carnaúba.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Fabao_Henrique Qua maio 03, 2017 12:17 am

Boa Noite Mauricio Bertola!

tenho um baixo cort action v passivo e queria trocar os captadores pelo de um jazz bass, é possivél? ficaria bom?
Fabao_Henrique
Fabao_Henrique
Membro

Mensagens : 1
Localização : são miguel dos campos

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 03, 2017 6:55 am

Fabao_Henrique escreveu:Boa Noite Mauricio Bertola!

tenho um baixo cort action v passivo e queria trocar os captadores pelo de um jazz bass, é possivél? ficaria bom?
Sim, é.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Qua maio 03, 2017 8:23 am

Bertola,

ainda estou amadurecendo a possibilidade de aplicação de tru-oil no braço do Yamaha. Ainda não sei se farei o trabalho, mas está valendo a pena estudar sobre o assunto.

Agora, para variar, uma pergunta:

Em relação à lateral do braço, devo mascarar todo o fretboard ou o correto é deixar a lateral do fretboard exposta para lixamento e aplicação do tru-oil?
Na guitarra do meu filho eu mascarei todo o fretboard, ou seja, o óleo foi aplicado apenas até a junção do braço com a escala. O acabamento ficou bom, mas olhando mais de perto é possível perceber uma "sujeirinha" do óleo em algumas partes do braço, justamente nesta junção.

Valeu!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 03, 2017 1:17 pm

Sim, toda a escala.
Atente para uma questão: A madeira do braço (bôrdo), é muito mais densa que a do corpo, por conseguinte a absorção do óleo será menor e mais demorada.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Qua maio 03, 2017 2:03 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Sim, toda a escala.
Atente para uma questão: A madeira do braço (bôrdo), é muito mais densa que a do corpo, por conseguinte a absorção do óleo será menor e mais demorada.

Bertola,

tranquilo. Caso eu vá fazer, será apenas no braço. O que me dói, e este é o motivo principal para não ter começado ainda, é retirar o braço de um instrumento perfeito, sem shim e muito sólido. A teoria é muito simples e eu já fiz isto em outros instrumentos, mas a prática, por outro lado, já se mostrou perversa algumas vezes.

Vamos vendo.

Abraço!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qua maio 03, 2017 5:19 pm

up
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Qui maio 04, 2017 9:01 am

Bertola,

tirei estes dias para te perturbar aqui... Hehe!

Duas perguntas:

1 - Tenho um baixolão Epiphone El Capitan e os trastes no final da escala estão com suas pontas levemente mais altas. Visualmente não se percebe, mas passando a mão em todo o braço é possível sentir que estes trastes estão mais "pontudos" na lateral, ao contrário daqueles do início e meio da escala.
É possível "rebater" estes trastes? O serviço pode ser executado com ferramentas caseiras? O que eu poderia usar para isto?

2 - O meu Yamaha, por outro lado, tem todos os trastes "pontudos" na lateral da escala, problema típico de mal acabamento. Sei que a solução ali é passar uma lima e acertar o acabamento destes trastes.
Pergunta: É preciso comprar uma lima específica para o serviço ou existe alguma ferramenta alternativa que eu possa usar?

Obrigado!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui maio 04, 2017 11:42 am

cardozo, não é problema algum perguntar cara; dentro das minhas (parcas) possibilidades... Estou aqui pra isso.
Depende, pois tem o procedimento de "rebatimento" de trastes (que aprendi com meu finado mestre, Simôes) ou vc pode limar, se houverem rebarbas nos finais dos trastes (o que é feito com lima - qualquer boa lima da grana fina serve). O "rebatimento" é feito com um martelo de borracha dura (martelo de funileiro).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por cardozo Sex maio 05, 2017 3:00 pm

^
Obrigado!
cardozo
cardozo
Membro

Mensagens : 668
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Trastes e Timbre

Mensagem por michael.duarte Dom maio 14, 2017 3:21 pm

Fala, Maurício!

Estou prestes a realizar uma troca de trastes e gostaria de saber se o tamanho pode influenciar no timbre. Se sim, quais tamanhos influenciam em quê?

michael.duarte
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom maio 14, 2017 9:49 pm

michael.duarte escreveu:Fala, Maurício!

Estou prestes a realizar uma troca de trastes e gostaria de saber se o tamanho pode influenciar no timbre. Se sim, quais tamanhos influenciam em quê?
Sim. Trastes maiores dão um timbre mais "metálico".
No meu entender (e no do Jacimário também), trastes finos são melhores e mais "precisos" (no sentido afinação), mas isso é uma opinião.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por fheliojr Ter maio 16, 2017 10:51 pm

eu prefiro os 6230.
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por michael.duarte Dom maio 21, 2017 3:27 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:
michael.duarte escreveu:Fala, Maurício!

Estou prestes a realizar uma troca de trastes e gostaria de saber se o tamanho pode influenciar no timbre. Se sim, quais tamanhos influenciam em quê?
Sim. Trastes maiores dão um timbre mais "metálico".
No meu entender (e no do Jacimário também), trastes finos são melhores e mais "precisos" (no sentido afinação), mas isso é uma opinião.

Obrigado.

michael.duarte
Membro

Mensagens : 2
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Claudio Mengarda Dom maio 21, 2017 11:35 pm

Boa noite mestre Bertola! Vou fazer a primeira regulagem de baixo em um luthier, não entendo muito, como faço para pedir o que quero? Existe alguma regulagem padrão? Tocamos rock, logo acho que a altura das cordas deveria ser no meio termo, pra não trastejar muito e não atrapalhar a tocabilidade, agora, altura de caps e tudo mais não sei como pedir.
Pode me ajudar?
Claudio Mengarda
Claudio Mengarda
Membro

Mensagens : 934
Localização : Santa Catarina

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg maio 22, 2017 8:23 am

Claudio Mengarda escreveu:Boa noite mestre Bertola! Vou fazer a primeira regulagem de baixo em um luthier, não entendo muito, como faço para pedir o que quero? Existe alguma regulagem padrão? Tocamos rock, logo acho que a altura das cordas deveria ser no meio termo, pra não trastejar muito e não atrapalhar a tocabilidade, agora, altura de caps e tudo mais não sei como pedir.
Pode me ajudar?
Claudio, regulagem de ação é algo particular.
Como procedimento padrão eu coloco as cordas o mais baixo possível e, se o cliente acha que ficou baixa demais, basta usar uma chave allen para levantar um pouco os carrinhos da ponte. A distância dos captadores em relação às cordas também varia muito em função dos captadores mesmo, ademais, os polos das cordas mais agudas muitas vezes ficam ligeiramente mais próximas das cordas que as mais graves. Use como parâmetros 0,5 cm para o capt de grave e um pouco menos para o de agudo e depois experimente (pois cada um tem uma "pegada" diferente).
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Diegobass Sex Set 01, 2017 12:28 am

Bertola, boa noite.
Estou querendo me aventurar em retifica de trastes em uma guitarra xing ling que tenho aqui patra testar e posteriormente no meu baixo, um Washburn XB 600 Bantam Series.

Vi vários vídeos e pesquisei o máximo possível mas me bateu uma dúvida.

Pelo pouquíssimo que conheço, percebo que os trastes ainda não precisam necessariamente de uma troca, me parece que o antigo dono fez (ou levou à um luthier) uma retífica em que os trastes ficaram retos, sem abaloamento, dá para perceber que foram um pouco lixados porque até mesmo os últimos trastes da escala, na corda Si estão um pouco quadrados.
Com uma peça de alumínio totalmente reta eu percebi que vários trastes tem o efeito gangorra (testando de 3 em 3 trastes), uns bem perceptíveis e outros tão pouco. Pensava em fazer só nos que estão trastejando, mas parece que o problema é em todo braço.

A tal dúvida: Eu não sei qual o raio da escala (penso em comprar um jogo baratinho no Ali express para quando precisar), para fazer essa retífica e alinhamento eu preciso fazer com os tacos específicos para o raio da escala em questão também com os trastes? Ou posso fazer como uma lima, deixá-lós retos e depois abaloa-lós?

Desculpa o textão, gostaria de levar a algum luthier, mas na minha região, bons profissionais estão em falta... Já fiz vários outros processos mais simples, mas tenho muita dúvida quanto à isso, percebi que é bem difícil achar um material completo sobre isso, a não ser que eu esteja pesquisando o termo errado....

Grande abraço mestre.
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 01, 2017 6:17 am

Diegobass
Retífica de trastes não se faz com limas, mas com tacos ou com pedras de amolar...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Diegobass Sex Set 01, 2017 6:53 am

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diegobass
Retífica de trastes não se faz com limas, mas com tacos ou com pedras de amolar...

Esse taco, eu pressuponho, tem que coincidir com o raio da escala certo?
Diegobass
Diegobass
Membro

Mensagens : 458
Localização : Três Rios - RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Sex Set 01, 2017 12:22 pm

Diegobass escreveu:
Mauricio Luiz Bertola escreveu:Diegobass
Retífica de trastes não se faz com limas, mas com tacos ou com pedras de amolar...

Esse taco, eu pressuponho, tem que coincidir com o raio da escala certo?
Com o taco sim, mas não necessariamente...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Riff Raff Dom Set 10, 2017 6:15 pm

Boa tarde.
Sei que um Tonante normalmente não vale o esforço, mas esse tem valor sentimental, já que foi presente de meu tio e foi meu primeiro baixo.
Ele é feito de um sanduíche de madeira, que eu acredito ser cedro e lâminas de uma madeira escura, que aparenta ser imbuia.
Parece que quando eu retirei a tinta, a madeira do top da guitarra encolheu e se separou da parte de baixo e da lamina do top.
Fiz um vídeo com as fotos e coloquei no youtube: https://youtu.be/FGVKPv2wojI
Nas fotos não dá para ver direito, mas há um dente entre a madeira de cima e a de baixo.
Qual seria a melhor forma de colar isso de novo?
Tentar "jogar" cola ali dentro, talvez forçando com alguma lâmina e prensar até secar?
O ideal seria cola normal de madeira ou algo diferente?
Obrigado.
Riff Raff
Riff Raff
Membro

Mensagens : 31
Localização : Getúlio Vargas - RS

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 10, 2017 6:21 pm

Riff Raff
Você terá que injetar cola de madeira (de boa qualidade) na cavidade e pressionar com vários grampos deixando compressionado por uns 4 ou 5 dias.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por japaubatuba Qui Set 14, 2017 11:44 pm

Uma dúvida as pontes gotoh são melhores que as pontes dos baixos fender mexicanos?
japaubatuba
japaubatuba
Membro

Mensagens : 113
Localização : Ubatuba

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Qui Set 14, 2017 11:47 pm

japaubatuba escreveu:Uma dúvida as pontes gotoh são melhores que as pontes dos baixos fender mexicanos?
Mesma coisa...
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Sobre madeira e peso.

Mensagem por Fabrício M. Gadelha Dom Set 24, 2017 8:49 am

Boa dia Bertola. Eu tinha um Squier JB 5C Indonésia(Basswood). Troquei por um PB MIM 4C(Alder). Gostei muito do som e da pegada dele por isso fiz o negócio, somente uma coisa me deixou encucado, o peso. O PB em Alder é muito mais leve do quê o JB em Basswood, certo que é uma corda a menos mas mesmo assim acho a diferença brutal! Tanto que na curiosidade pesei e deu somente 3,5kg. Nada que desbalanceie o instrumento mas pelo que sempre li Basswood é uma madeira mais leve e tal e como não tenho experiência com Fenders MIM, achei estranho. ALGO COM QUÊ SE PREOCUPAR???
Fabrício M. Gadelha
Fabrício M. Gadelha
Membro

Mensagens : 9
Localização : Tabuleiro do Norte-CE, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Dom Set 24, 2017 9:25 am

Não, de forma alguma.
Cara, madeira é material biológico, por conseguinte existem muitas variações entre as peças.
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por bonatti_bass Sáb Out 14, 2017 3:01 pm

Grande Bertola, uma dúvida minha: já fez ou sabe como soaria um Jazz Bass com braço de precision (mais taruguento)? Ou você acha que isso influenciaria muito pouco no som?

Obrigado!

bonatti_bass
Membro

Mensagens : 66
Localização : Joinville - SC

Ir para o topo Ir para baixo

Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola - Página 11 Empty Re: Pergunte ao luthier com Mauricio Bertola

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 11 de 19 Anterior  1 ... 7 ... 10, 11, 12 ... 15 ... 19  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos