Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Upgrade Tagima TBM5

+7
Eduardo Moraes
Breno_Barnabe
Boss2K
joabi
CG
allexcosta
leonnardo.15
11 participantes

Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Ter Abr 08, 2014 5:09 pm

Eu possuo um Tagima TBM 5 e gostaria trocar o captador dele para obter um som melhor. Achei o Seymour Duncan SMB-5DS e o Seymour Duncan SMB-5A, tô pensando em comprar um dos dois pelo ebay o SMB-5DS está na faixa de $196.95 e vem junto com o circuito elétrico completo, já o SMB-5A está por $ 84,00 e é somente o captador.

As minhas dúvidas são: Qual deles seria o melhor? Vale a pena eu fazer a troca do captador? Alguém pode me indicar outra sugestão de captador?

valeu!
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por allexcosta Ter Abr 08, 2014 5:27 pm

Use sempre corda boa e nova, mantenha o baixo regulado e estude no mínimo 4 horas por dia. Daqui a um ano reavalie a idéia de upgrade.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Ter Abr 08, 2014 10:11 pm

valeu a dica eu treino quase todos os dias e toco a uns 2 anos e meio. Já to com esse baixo a mais ou menos um ano e quero um som melhor.
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por CG Ter Abr 08, 2014 11:27 pm

Há quanto tempo você não troca as cordas?
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Qua Abr 09, 2014 8:41 am

Fez um mês semana passada que troquei as cordas, mais ou menos. Comprei uma DR STRINGS NEON
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por CG Qua Abr 09, 2014 3:36 pm

sentiu diferença no som? Com quanto tempo estavam as cordas antigas?

Essas perguntas são pra te ajudar...
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Qua Abr 09, 2014 3:57 pm

Senti diferença sim as cordas são muito boas show de bola, as cordas antigas tinha uns 7 meses ja estavam muito gastas.
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por allexcosta Qua Abr 09, 2014 4:08 pm

Guardar o dinheiro do upgrade para um baixo superior geralmente é a melhor opção.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por CG Qua Abr 09, 2014 4:19 pm

Falta o que no som do seu baixo? Que tipo de som você espera com as alterações?

Som melhor é subjetivo. Precisamos ter uma referência pra te ajudar.
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Qua Abr 09, 2014 5:06 pm

eu quero um som parecido com music man, o meu baixo tem um som um pouco seco eu queria um som mais definido, principalmente nos slaps.
quero um som mais ou menos assim:
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por joabi Qua Abr 09, 2014 7:27 pm


É legal verificar se o pickup do seu baixo está no "sweet spot", senão nenhum te dará o som que busca. O Nordstrand é uma opção.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Qui Abr 10, 2014 9:53 am

Desculpa a minha ignorância rsrs, mas como eu verifico isso?
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Boss2K Qui Abr 10, 2014 10:11 am

J neck - 27.9"
J bridge (60s) - 31.45"
J bridge (70s) - 31.84"
P bass (centreline) - 28.61 "
Stingray (centreline) - 30.5"

Upgrade Tagima TBM5 Post-6927-0-16557900-1369339810

Upgrade Tagima TBM5 Post-6927-0-36071500-1369339820

The first diagram shows vibrations for an open string. The second shows vibrations for a string fretted at the 12th fret. This clearly shows that the mix of harmonics being sensed by the pickup is substantially different for open and fretted notes.

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por joabi Qui Abr 10, 2014 2:02 pm

leonnardo.15 escreveu:Desculpa a minha ignorância rsrs, mas como eu verifico isso?

Medindo. Pegue as medidas nesse tópico do Colela:

https://www.contrabaixobr.com/t19075-posicionamento-de-captadores?highlight=captadores

Meça do centro do 12o traste até o centro do magnetos no captador.
joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Breno_Barnabe Qui Abr 10, 2014 5:09 pm

O baixo está regulado ou está com a configuração de fábrica?

Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Abr 11, 2014 8:33 am

leonnardo.15
Já tive esse baixo e não recomendo esse investimento todo, não será satisfatório. Esse captador Seymour duncan é o preço do baixo, tem o espaçamento dos polos diferente do original fazendo o som de algumas cordas B, E, D, G ficarem afetadas pelo desalinhamento em relação "pino e corda". Ai teria que trocar a ponte por uma de 18 ou 19mm fazendo as cordas ficarem desconfortáveis no braço e bem próxima de "pular" da escala, e também não vale a pena, pois a madeira desse baixo não da a sonoridade correta do MusicMan seria um gasto em vão. Fiz todo tipo de teste que você poderia imaginar nesse baixo. No máximo troque o captador por um de espaçamento de polos igual ou então faça uma ligação em paralelo do original assim dando mais agudos no som e deixando um pouco mais aveludado ou um circuito por um genérico mesmo, tem um tópico falando desse baixo já, da uma olhada.
Ou então venda esse e junte uma grana e compre um da serie ATK da Ibanez que é um pouco mais caro mas são ótimos de fábrica, ou então o GATK-20 da ibanez também sendo de uma série mais simples, que tem uma sonoridade bem melhor que esse na faixa de 800 ~900 reais você encontra novo.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Sex Abr 11, 2014 11:50 am

Valeu cara esclareceu minhas duvidas. nao vou fazer o upgrade, acho q vou juntar um bom dinheiro e comprar um baixo melhor, nao q esse seja ruim pelo preço ele é um baixo ótimo eu comprei o meu por 500 reais.

Valeu a ajuda ai pessoal.
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Abr 11, 2014 11:59 am

É isso ai, o meu foi 550 a 1 ano atras. Boa sorte na escolha. Abraço.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por leonnardo.15 Sex Abr 11, 2014 3:51 pm

Esse captador é bom? ele ficaria melhor no meu TBM5?
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-544986455-captador-tesla-vr-mm5-polivalente-baixo-5-cordas-_JM
leonnardo.15
leonnardo.15
Membro

Mensagens : 8
Localização : Recife

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Abr 11, 2014 7:49 pm

É bom, mas o espaçamento é diferente, procure um captador com a distância entre os polos de 16mm.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Sex Abr 18, 2014 12:16 pm

Bom, eu gosto do meu TBM 4, achei a construção dele muito boa, mas o controle de agudo do pré dele é pouco atuante, Assim que sair o acerto do meu serviço vou trocar o pré dele por um Tone Chaser e fazer uma esquema série/paralelo, e só. Depois posto o resultado pra galera do fórum
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Abr 18, 2014 12:24 pm

Vai dá uma melhorada nos agudos.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por allexcosta Sex Abr 18, 2014 12:33 pm

Sapão¹³ escreveu:Bom, eu gosto do meu TBM 4, achei a construção dele muito boa, mas o controle de agudo do pré dele é pouco atuante, Assim que sair o acerto do meu serviço vou trocar o pré dele por um Tone Chaser e fazer uma esquema série/paralelo, e só. Depois posto o resultado pra galera do fórum

Não seria corda velha ou amp que não responde agudos? Eu não lembro de jamais ter adicionado agudo a um baixo meu.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Sex Abr 18, 2014 12:58 pm

allexcosta escreveu:

Não seria corda velha ou amp que não responde agudos? Eu não lembro de jamais ter adicionado agudo a um baixo meu.

Por partes:

-As cordas são GHS Bass Boomers, tem pouco mais de um mês de uso. Sempre usei esse encordoamento com bons resultados nos outros baixos que eu tive;

-Já testei com amp, no fone e direto na mesa com directbox, e o problema sempre acontece. Inclusive eu costumo tocar num BS150 junto com um RockBass Corvette, e o Rockbass tem mais agudo que o TBM, mesmo o RockBass não tendo o controle de agudo.

-O controle de agudo do TBM já vem de fábrica. Eu conversei com o Ademir da ACS, e ele me recomendou trocar o pré mesmo, pois confirmou que o pré dessa linha da Tagima é de baixa qualidade, só o controle de grave que funciona bem.

Por ser um baixo com uma relação custo/benefício relativamente boa, eu vou me aventurar a colocar um Tone Chaser, que não é tão caro e tem um som que me agrada, mesmo sabendo que o som vem da relação hardware/equipamento/baixista.

Eu também gosto de fazer certas experiências, desde que não custem caro.
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Boss2K Sex Abr 18, 2014 1:13 pm

Sapão¹³ escreveu:(...)
Eu também gosto de fazer certas experiências, desde que não custem caro.

Umas perguntas imbecis:

-  Experimentou ligar os captadores diretos no jack, pra conhecer as características de seus captadores, se eles são muito brilhantes ou muito abafados, e comparar a relação/alteração que os pots produzem neles. (talvez seja interessante gravar o som dela com os pots e depois comparar sem os pots)?

- Trocou o pot?

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Sex Abr 18, 2014 1:19 pm

Boss2K escreveu:
Umas perguntas imbecis:

-  Experimentou ligar os captadores diretos no jack, pra conhecer as características de seus captadores, se eles são muito brilhantes ou muito abafados, e comparar a relação/alteração que os pots produzem neles. (talvez seja interessante gravar o som dela com os pots e depois comparar sem os pots)?

- Trocou o pot?

Ainda não experimentei isso, Como eu não tenho muita paciência pra mexer com eletrônica, depois que o meu outro baixo voltar eu arrisco estas opções pra não correr o risco de ficar sem bass. Tembém tenho que arrumar uma bancada em casa pra fazer isso.
EDIT: O som também tá saturando, até com bateria duracell nova. Pelo fórum, eu vi que isso pode ser do captador. Vou ver se em o circuito ele satura também.
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Sex Abr 18, 2014 4:17 pm

Sapão¹³ Vou te economizar muito tempo e dinheiro com essas dicas, já coloquei elas em outras partes do fórum mas lá vai de novo:

Mudar de amplificador, pots, fonte de audio etc, resolve? Não! nenhuma delas.

Cordas novas? Você pode colocar a corda que for o som sempre vai ser saturado e sem brilho. (caracterista desse captador original)

Circuito original? O circuito original é fraco mesmo nos agudos, só nos graves e um pouco nos médios ele ainda da um "UP".

Trocar circuito resolve? Não! só vai melhorar um pouco o controle de agudos.

Ligar o captador direto sem circuito (modo passivo) resolve? Não! o som continuará sem brilho e saturado, só que com menor ganho geral.

Ligar o captador em paralelo resolve? Resolve 60% do problema de saturação e melhora um pouco nos agudos, nada muito forte, mas da uma melhorada.

Trocar o captador resolve? Sim! vai resolver o problema de "saturar" e dará um agudo melhor dependendo do captador escolhido, não esqueça que a medida terá que ser de 16mm entre os polos pra dar 100% certo. Tem uns captadores de 100 ~150 que dá no mesmo é 6 por meia duzia nem vale a pena.

Melhor a se fazer e mais econômico, na minha opinião: Ligar o captador em paralelo, cordas novas, e talvez uma troca do circuito.

Fonte: Já tive esse baixo, modifiquei tanto que acabei vendendo a preço de banana de raiva. rsrsrsr... O Som não chegou ao que eu queria.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Sex Abr 18, 2014 4:48 pm

Valeu pelas dicas orom. Vou avaliar todas as possibilidades, talvez colocar um Cabrera MM Pró e deixar o pré pra ver o resultado.
EDIT: Estas são as medidas do captador do Tagima:

Upgrade Tagima TBM5 Medidas_Cap_MM
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Sáb Abr 19, 2014 7:03 pm

Galera, tentei fazer a ligação paralela, mas não saiu som. Não tenho muita prática nesse assunto, fiz baseado nesse tópico. Antes ele estava assim:

Fio preto do captador ligado no fio preto do pré;
Fio amarelo do captador ligado no fio branco do pré
Fio branco e fio vermelho do captador fechando curto.

Depois liguei assim:
Fio preto e fio vermelho do captador ligado no fio branco do pré;
Fio amarelo e fio branco do captador ligado no fio preto do pré;

Alguém me indica o que fiz de errado?


Última edição por Sapão¹³ em Dom Abr 20, 2014 12:42 am, editado 1 vez(es)
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por joabi Sáb Abr 19, 2014 7:35 pm


Experimente ligar:

Vermelho e amarelo no fio branco do pré.
Preto e branco no fio preto do pré.




joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Amagomes Sáb Abr 19, 2014 7:56 pm

Sapão¹³ escreveu:Valeu pelas dicas orom. Vou avaliar todas as possibilidades, talvez colocar um Cabrera MM Pró e deixar o pré pra ver o resultado.
EDIT: Estas são as medidas do captador do Tagima:

Sapão, já tive dois TBM. Não vou me estender, diante de tudo o que já foi dito, e principalmente depois das dicas preciosas e detalhadas do Orom que já fez de tudo em matéria de testes com esse baixo, mas penso o seguinte:

O pré e o captador realmente não são lá essas coisas, mas também não acho péssimos. Com boas cordas e regulagem dá pra levar na boa até juntar grana para um baixo melhor.

Se quiser trocar, de fato não vale a pena investir em peças que custam quase o valor do baixo. As seguintes opções de captadores abaixo te darão óbimos resultados sem gastar tanto.

Cabrera
Malagoli
Spirit

Esses três na faixa entre R$ 200...280 Dilmas.

Tesla - Ótimo captador,( pra mim, não fica muito atrás do Seymour Duncan) custa entre 350...380. Passou disso acho que não vale a pena. Qualquer desses captadores falam bem com o pré do prórpio TBM. Um dos dois que tive, de 4 cordas coloquei um MM pro da Cabrera e ficou muito, muito bom.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Sáb Abr 19, 2014 8:13 pm

joabi escreveu:
Experimente ligar:

Vermelho e amarelo no fio branco do pré.
Preto e branco no fio preto do pré.

Valeu joabi, deu certo, e o som aparentou uma melhora boa. Como testei nos fones, só vou poder tirar uma conclusão melhor amanhã, quanto eu testar num ampli grande.

Amagomes escreveu: As seguintes opções de captadores abaixo te darão óiitos resultados sem gastar tanto.

Cabrera
Malagoli
Spirit

Esses três na faixa entre R$ 200...280 Dilmas.

Tesla - Ótimo captador,( pra mim, não fica muito atrás do Seymour Duncan) custa entre 350...380. Passou disso acho que não vale a pena. Qualquer desses captadores falam bem com o pré do prórpio TBM. Um dos dois que tive, de 4 cordas coloquei um MM pro da Cabrera e ficou muito, muito bom.

Valeu pelas dicas Amagomes. Vou avaliar todas estas opções e ver qual será a que me agrada mais. Como não tenho intenção em vender o baixo tão cedo vou ver qual upgrade compensa mais.
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Amagomes Dom Abr 20, 2014 7:54 am

Sapão¹³ escreveu:
Valeu pelas dicas Amagomes. Vou avaliar todas estas opções e ver qual será a que me agrada mais. Como não tenho intenção em vender o baixo tão cedo vou ver qual upgrade compensa mais.

Só um comentário sobre o Malagoli já abordado em outros tópicos inclusive por mim mesmo: O timbre sempre foi muito bom, porém o que era alvo de muita reclamação era a saída excessivamente baixa. Outro ponto que foi comentado, se não me engano, pelo próprio Orom foi a falta de médios. Aquele modelo foi descontinuado e substituído por outro onde esses problemas foram corrigidos.Se optar por ele , pode pegar sem susto, mas ainda assim sugiro que pesquise o Cabrera e o Spirit, que também são muito bons.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Dom Abr 20, 2014 10:38 am

Exatamente como o grande Amagomes falou, dentre esses caps substitutos o que eu aconselharia seria o Cabrera, porém são de alnico se você não gostar do timbre a opção seria Spirit, ou tesla por serem mais em conta.
Lembrando que a medida de 16mm entre os polos é valido para o baixo de 5 cordas, o de 4 eu não sei qual é a correta, acredito que seja o padrão.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Dom Abr 20, 2014 10:42 am

Amagomes escreveu:
Só um comentário sobre o Malagoli já abordado em outros tópicos inclusive por mim mesmo: O timbre sempre foi muito bom, porém o que era alvo de muita reclamação era a saída excessivamente baixa. Outro ponto que foi comentado, se não me engano, pelo próprio Orom foi a falta de médios.  Aquele modelo foi descontinuado e substituído por outro  onde esses problemas foram corrigidos.Se optar por ele , pode pegar sem susto, mas ainda assim sugiro que pesquise o Cabrera e o Spirit, que também são muito bons.

orom escreveu:Exatamente como o grande Amagomes falou, dentre esses caps substitutos o que eu aconselharia seria o Cabrera, porém são de alnico se você não gostar do timbre a opção seria Spirit, ou tesla por serem mais em conta.
Lembrando que a medida de 16mm entre os polos é valido para o baixo de 5 cordas, o de 4 eu não sei qual é a correta, acredito que seja o padrão.

Já pesquisei o Cabrera, interessei nesse aqui:

Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por heverton souza Dom Abr 20, 2014 10:48 am

Orom, você mediu a posição do captador desse Tagima?
heverton souza
heverton souza
Membro

Mensagens : 390
Localização : Margem esquerda do Rio Negro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Eduardo Moraes Dom Abr 20, 2014 11:03 am

Sapão¹³

Legal esse cap ai, esse do vídeo deve ta ligado em série.

heverton souza

A posição em relação ao Music man? não.
Mas vi alguém falando em algum lugar que ele estava no "sweet spot", não tenho como ver mais porque já vendi.
Eduardo Moraes
Eduardo Moraes
Membro

Mensagens : 238
Localização : Garanhuns - PE

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por JORGE BATALHA Dom Abr 20, 2014 12:06 pm



O que acham ?
JORGE BATALHA
JORGE BATALHA
Membro

Mensagens : 338
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Amagomes Dom Abr 20, 2014 5:43 pm

Sapão¹³ escreveu:
orom escreveu:Exatamente como o grande Amagomes falou, dentre esses caps substitutos o que eu aconselharia seria o Cabrera, porém são de alnico se você não gostar do timbre a opção seria Spirit, ou tesla por serem mais em conta.
Lembrando que a medida de 16mm entre os polos é valido para o baixo de 5 cordas, o de 4 eu não sei qual é a correta, acredito que seja o padrão.
Já pesquisei o Cabrera, interessei nesse aqui:

Orom,

Na verdade, os três estão na mesma faixa de preço. Na verdade o Tesla é um pouco mais caro do que eles, pelo menos onde pesquisei:

Aqui um áudio do Cabrera Big Tone 5 cordas em um  Groovin Stingray dos antigos, que tive. O pré é Timber.

<embed src="http://www.4shared.com/embed/3082067647/aae77a76" width="420" height="20" allowfullscreen="false" allowscriptaccess="always" type="application/x-shockwave-flash"></embed>

Aqui, Malagoli MM Power  em um Strinberg MM, com pré Malagoli ( descontinuado também)
<embed src="http://www.4shared.com/embed/322099360/1cd6bea5" width="420" height="20" allowfullscreen="false" allowscriptaccess="always" type="application/x-shockwave-flash"></embed>
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Dom Abr 20, 2014 10:11 pm

Galera, após eu ter mudado a ligação do captador para paralelo, o som melhorou uns 50 %. Agora tá com um pouco mais de agudo e deu pra começar a notar o brilho das cordas novas. A saturação sumiu uns 70%. Vou manter ele assim um tempo, assim que puder eu faço as alterações.
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Amagomes Seg Abr 21, 2014 6:44 pm

Sapão¹³ escreveu:Galera, após eu ter mudado a ligação do captador para paralelo, o som melhorou uns 50 %. Agora tá com um pouco mais de agudo e deu pra começar a notar o brilho das cordas novas. A saturação sumiu uns 70%. Vou manter ele assim um tempo, assim que puder eu faço as alterações.


Ótimo!! É como eu disse...IMHO o captador e pré não são tops mas estão longe de serem ruins. Cheguei até a fazer gravação de CD com o meu TBM 5 todo original. De fato mudando a ligação pra paralelo você perde um pouco de saída , em compensação ganha em qualidade.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Sapão¹³ Seg Abr 21, 2014 9:56 pm

Amagomes escreveu:

Ótimo!!  É como eu disse...IMHO o captador e pré não são tops mas estão longe de serem ruins. Cheguei até a fazer gravação de CD com o meu TBM 5 todo original. De fato mudando a ligação pra paralelo você perde um pouco de saída , em compensação ganha em qualidade.

Pois é, nada que um aumento do ganho no ampli não resolva...
Eu lembro da sua gravação, tinha até comentado que o baixo podia ter aparecido mais, mas você falou que foi o produtor que escolheu assim.
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Amagomes Ter Abr 22, 2014 7:40 am

[quote="Sapão¹³"]
Amagomes escreveu:

Pois é, nada que um aumento do ganho no ampli não resolva...
Eu lembro da sua gravação, tinha até comentado que o baixo podia ter aparecido mais, mas você falou que foi o produtor que escolheu assim.

Sim, isso está sendo resolvido...o CD ainda não foi lançado. Ele reavaliou e algumas coisas serão refeitas, entre elas, a mixagem de algumas músicas.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Upgrade Tagima TBM5 Empty Re: Upgrade Tagima TBM5

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos