Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

+2
allexcosta
Felipe Tavares
6 participantes

Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por Felipe Tavares Seg Jun 10, 2013 8:57 pm

Boa noite, colegas.

Sou um proprietário bastante feliz de um Yamaha BB614. Pena que saiu de linha, pois na faixa de preço dele, o instrumento é um excelente custo-benefício. Mecânica muito boa e captação original bem honesta.

O grande porém desse instrumento é o pré. E essa é a razão do meu post.

Depois de usar o baixo durante muito tempo com a eletrônica original inalterada (volume, balance, graves, médios e agudos), há alguns meses instalei uma chave simples para desligar o pré e mandar o sinal dos captadores diretamente para o jack. Acontece, que nessa configuração, com o baixo passivo, só tenho acesso aos controles de volume e balance. Sinto falta de um controle de tonalidade, mesmo que bem simples, como os tradicionais que acompanham os jazz basses passivos.

Alguém sabe me dizer se há como eu adicionar esse controle de tone ao meu baixo? E, em caso positivo, como isso poderia ser feito?

Abaixo, compartilho uma foto do bass, onde enfoco os controles do baixo. Nessa foto, o instrumento ainda está sem a chave a qual me referi acima.

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  7951563488_67a2c8043d

Obrigado pela atenção.

____________________________
Clube Yamaha #014 - Clube Fender #129 - Clube Hartke #015
http://www.seuze.net - http://www.bandacafe.net
Felipe Tavares
Felipe Tavares
Membro

Mensagens : 119
Localização : Natal, RN, Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Re: Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por allexcosta Seg Jun 10, 2013 9:03 pm

É possível, mas não sei se afetaria só quando passivo.

Quem trabalha com isso sabe como fazer.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Re: Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por Ruds Ter Jun 11, 2013 8:36 am

Se a chave que muda para passivo for do tipo DPDT, dá pra fazer de forma que o tone passivo só funcione quando em passivo. Isso é tranquilo.

O problema é que tem que adicionar um pot pro tone passivo. Um jeito de fazer isso sem furar o baixo é usar um pot concêntrico no lugar de um dos pots simples. Daí deixa no concêntrico, por exemplo, o grave e o agudo do pre-amp.

Mas os valores do concêntrico têm que ser os mesmos dos pots que ele substituirá.
Ruds
Ruds
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 1158
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Re: Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por subgrave Ter Jun 11, 2013 9:01 am

Felipe Tavares escreveu:
Yamaha BB614. Pena que saiu de linha

Por um instante fiquei triste.

Mas como o pessoal fala muita bobagem, fui verificar.

Continua firme e forte na linha Yamaha:

http://usa.yamaha.com/products/musical-instruments/guitars-basses/el-basses/bb/bb614/?mode=model#tab=product_lineup&page=1&mode=paging

subgrave
Membro

Mensagens : 3034
Localização : República Rio-Grandense

Ir para o topo Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Re: Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por GusVCD Ter Jun 11, 2013 9:08 am

^ Dando uma busca rápida, não achei para vender novo em nenhuma loja da Teodoro, ML, buscapé...

Pode não ter saído da linha, mas ser importado e distribuído por aqui é outro assunto...

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Re: Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por fheliojr Ter Jun 11, 2013 3:52 pm

fale com o colela, felipe.

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?  Empty Re: Acrescentar controle de tonalidade em um Yamaha BB614 (quando passivo) - É possível?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos