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Ordem do meu st de pedais

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Mensagem por rafaelarnoldo Dom maio 05, 2013 3:21 am

Olá a todos, sou novo no Fórum e no mundo do baixo, toco apenas 1 ano e resolvi montar um set de pedais. Já comprei os que mais me agradaram mas minha inexperiência me deixou inseguro na hora de botar os pedais na ordem. Gostaria de alguma ajuda.
Tenho os seguintes pedais.

•Polytune
•Sonic Stomp
•Bass Equalizer da Boss (GEB-7)
•SansAmp Bass driver D.I
•Markbass Mini dist. (distorção)

coloquei ele na seguinte ordem

Polytune > SonicStomp > Equalizer > Distorção > SansAmp

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rafaelarnoldo
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Mensagem por filipenses Dom maio 05, 2013 8:04 am

Olá, rafaelarnoldo. Seja bem-vindo.

Existem alguns tópicos falando sobre isso já postados aqui no fórum, use a busca que você irá encontrá-los. Mas para não perder a viagem vou adiantar que há uma sugestão para a ligação dos pedais, mas não é uma lei/regra absoluta:

Contrabaixo......

1) compressores
2) drivers, distortions, fuzzes
3) equalizadores
4) moduladores


..... amplificador.

Repito: não é uma regra. O segredo é você EXPERIMENTAR e ver qual o som te agrada mais e se encaixa melhor no tipo de música que você toca. Eu colocaria o afinador no final da chain, mas isso é um gosto pessoal. up
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Mensagem por JAZZigo Dom maio 05, 2013 1:49 pm

^
Já penso diferente. Compressor no início é coisa de guitarrista, para uso como sustainer. Como sustainer no contrabaixo não é muito frequente, seu uso no início da chain anula/prejudica significativamente efeitos como envelope followers e overdrives dinâmicos, entre outros. Recomendo deixar o compressor no final da chain e, como principal vantagem: extinção/redução da distorção gerada pelos picos de baixa frequência muito comum nos envelope filters. De qualquer forma, como disse o amigo Filipenses, não existe regra, experimente diferentes combinações sem medo e decida pela que funciona melhor para você. Wink

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Mensagem por filipenses Dom maio 05, 2013 6:18 pm

Interessante. up Não sabia desta anulação/prejuízo em efeitos dinâmicos, mestre Jazzigo. Ainda farei esta experiência de pôr o compressor no final da chain. Tenho aprendido muito aqui no fórum. Very Happy
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Mensagem por flauius Dom maio 05, 2013 9:20 pm

Agora apontando para o outro lado: ao fim da cadeia, se você acentua uma certa frequência no eq, ela pode chegar ao threshold e ser compactada toda vez que você toca em certa região do braço, por exemplo. Qualquer mudança de equalização, pode mexer com a maneira que se regula a compressão.

O mesmo argumento para o envelope acaba sendo ruim para os tremolos, por exemplo. Efeitos que mexem com a amplitude do sinal serão mortos pelo compressor no fim da cadeia.
Sinto este achamento mesmo em phasers, que é o efeito que mais gosto.

Também acho que no fim, o compressor eleva o ruído, uma vez que vai pegar tudo que está antes e comprimir, deixando o ruído de fundo mais próximo do som do instrumento.

No fim, sempre depende do uso. Particularmente meu maior uso do compressor é para corrigir dinâmica em tapping/two hands e alguma coisa de slap. Gosto da idéia do sustain também, que a nota não caia tão rápido.
No pizzicato e acordes ele está em sua maior parte do tempo desligado.

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Mensagem por JAZZigo Seg maio 06, 2013 1:22 pm

flauius escreveu:Agora apontando para o outro lado: ao fim da cadeia, se você acentua uma certa frequência no eq, ela pode chegar ao threshold e ser compactada toda vez que você toca em certa região do braço, por exemplo. Qualquer mudança de equalização, pode mexer com a maneira que se regula a compressão.
Óbvio, mas não saquei qual é o problema.
flauius escreveu:O mesmo argumento para o envelope acaba sendo ruim para os tremolos, por exemplo. Efeitos que mexem com a amplitude do sinal serão mortos pelo compressor no fim da cadeia.
Sinto este achamento mesmo em phasers, que é o efeito que mais gosto.
Não costumo exagerar na compressão e a quantidade necessária para domar os picos de baixa freqüência dos envelope filters não é tão grande a ponto de prejudicar efeitos como tremolo, phaser, vibe etc. O MXR Phase 100 Original Script Logo é um dos meus xodós e jamais deixaria que nada atrapalhasse sua belíssima modulação. Wink
flauius escreveu:Também acho que no fim, o compressor eleva o ruído, uma vez que vai pegar tudo que está antes e comprimir, deixando o ruído de fundo mais próximo do som do instrumento.
Isso vai depender muito da qualidade do seu compressor e dos demais pedais em ação antes dele, especialmente distorções. Mais um problema que não tenho nas minhas pedalboards.
flauius escreveu:No fim, sempre depende do uso. Particularmente meu maior uso do compressor é para corrigir dinâmica em tapping/two hands e alguma coisa de slap. Gosto da idéia do sustain também, que a nota não caia tão rápido.
No pizzicato e acordes ele está em sua maior parte do tempo desligado.
Para mim, a compressão é tão importante quanto a equalização no tratamento do sinal (“timbragem”), além disso, me auxilia e muito na minha dinâmica (pegada) e, por isso, compressores e equalizadores paramétricos (ou semi) estão sempre ligados. Quando preciso do efeito sustainer, costumo colocar um segundo compressor na cadeia.

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Mensagem por JAZZigo Seg maio 06, 2013 1:30 pm

^
P.S.: Quando um oitavador apresenta problema de trigger, um compressor antes dele pode ajudar muito, mas mesmo assim, costumo recomendar a aquisição de um oitavador melhor.

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Mensagem por djmmaster Seg maio 06, 2013 1:33 pm

tbm prefiro o compressor no final, com uma compressão leve
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Mensagem por flauius Seg maio 06, 2013 3:10 pm

Tem argumentos para os dois lados, entendo o uso no fim da cadeia também... tudo depende de preferência/uso/regulagem/qualidade/etc.

Só queria colocar argumentos para o outro lado também, já que tinha a explicação de como ele se comporta no final, julguei interessante levantar os pontos quando se põe no início.

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Mensagem por JAZZigo Seg maio 06, 2013 9:32 pm

^
Na verdade, não existe certo ou errado. Acho que vale a pena experimentar no início, no meio, no fim, antes e depois de determinados efeitos, para descobrir como o compressor interage com outros efeitos e como pode atender melhor (ou não) ao gosto ou necessidade de cada um. Aliás, experimentação é a palavra-chave para qualquer tipo de pedal ou efeito.

Vale a pena conferir, também, a opinião (em inglês) do papa dos bass compressors, Bongomania, sobre o assunto, incluindo módulos rackmount. Alguém aí já pensou em que posição estes compressores devem ficar na chain? Wink Vide: http://www.ovnilab.com/articles/chain.shtml

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Mensagem por filipenses Ter maio 07, 2013 9:37 am

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Excelentes considerações! claps Assim que o meu baixo voltar da lutheria vou seguir estes passos. Só não entendi uma coisa: como um overdrive, distorção ou fuzz podem por si só comprimir o sinal, a tal ponto de dispensar um compressor à parte?
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Mensagem por JAZZigo Ter maio 07, 2013 12:42 pm

^
Já notou como o sinal clippado (saturado) tem muito mais sustain que o sinal limpo? Pois é, se essa compressão é natural em amplificadores valvulados, com pedais de distorção (overdrive, distortion e fuzz) ocorre o mesmo. Mas há diferenças, uns comprimem mais que outros, tem gente que gosta do clipping mais comprimido, outros, menos comprimido e por aí vai! Wink

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Mensagem por filipenses Ter maio 07, 2013 5:00 pm

Hmm... beleza! Agora entendi. Obrigado, grande JAZZigo up .
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Mensagem por Breno_Barnabe Qua maio 08, 2013 3:43 pm

JAZZigo escreveu:^
Já penso diferente. Compressor no início é coisa de guitarrista, para uso como sustainer. Como sustainer no contrabaixo não é muito frequente, seu uso no início da chain anula/prejudica significativamente efeitos como envelope followers e overdrives dinâmicos, entre outros. Recomendo deixar o compressor no final da chain e, como principal vantagem: extinção/redução da distorção gerada pelos picos de baixa frequência muito comum nos envelope filters. De qualquer forma, como disse o amigo Filipenses, não existe regra, experimente diferentes combinações sem medo e decida pela que funciona melhor para você. Wink
Opa, isso me deu uma ideia!
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Mensagem por Nilson Mattos Qui maio 09, 2013 8:34 am

Como todos falaram, isso não é uma regra.
Eu mesmo uso Baixo - Equalizador - Compressor sustain - Chorus - amp.
Tenho conseguido sons legais, agora dá sempre vontade de mudar e experimentar outras formas.
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Mensagem por Macaco Bass Sex maio 10, 2013 11:33 am

Amigos e grandes baixistas !! Gostaria que me ajudassem com os meus pedais, sou novo no baixo, e estou me aventurando com uns pedais agora, então gostaria de saber como liga-los, ordem, sinais e tudo oq for preciso eu saber para uma boa ligação !! Vamos lá, esse é o meu set e esta nessa ordem: Cry Baby Bass, Boss Chrotic tuner, MXR Bass Envelop Filter, MXR Bass D.I. ( uso como pré-amp, e ñ como direct ), MXR Bass Overdrive, MXR Phase 90 custon shop e Boss Bass Chorus. è issu ai galera, aguardo a ajuda de vcs !!
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