Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

+11
Tilin
djmmaster
emerson.luz.9
Átila Moreira Cedro
Cantão
Rafael FindanS
Zubrycky
williamfernandes
allexcosta
CG
Falcão Bass
15 participantes

Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Falcão Bass Qui Fev 07, 2013 4:46 pm

Comprei recentemente um baixo Michael modelo jazz bass, gostei tanto do timbre de que resolvi trocar a captação por um set Fender 62 Ri Reissue, e o bass ficou excelente com um investimento relativamente baixo, comprei o bass novo por 350,00 gastei mais 20,00 pra deixar o hard stock igual ao Fender e a captação comprei usada de um amigo por 300,00, gastei no total 670,00.

E não fiz isso no escuro antes de comprar vi um Michael de um amigo com caps EMG HZ que também ficou com um som perfeito, ai que surge o tópico, vale mesmo a pena fazer essas alterações ou é só um gasto desnecessário?

Já to pensando em fazer outro up em um Tagima TBM 5 que por sinal é um bom bass.
Falcão Bass
Falcão Bass
Membro

Mensagens : 28
Localização : Santo Antônio de Jesus

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Qui Fev 07, 2013 5:56 pm

É um caso interessante.

Eu curto upgrades, acho que é uma arte, que você pode fazer bem feito ou mal feito.

Fazer upgrades só por fazer, não visando nenhum resultado final leva a situação que você está vivendo hoje.

Vou te citar o meu caso: Peguei o SX e fiquei um ano com ele sem fazer nenhuma alteração, estudando os pontos fortes e fracos do baixo, notei que poderia fazer algumas alterações estéticas, algumas alterações que eu chamo de técnicas e algumas sonoras.

Primeira coisa que fiz foi regular o baixo, nivelar os trastes e deixa-lo na condição ideal para justamente tirar o melhor que ele tinha a oferecer.

O primeiro upgrade de fato foi a instalação da Hipshot X-Tender, Toco muitas musicas com afinação Drop-D, por isso essa necessidade é a alteração "técnica".

Troquei a ponte e o escudo por motivos estéticos, lí muito sobre as alterações que a troca de ponte poderia causar no som e cheguei a conclusão, que comprovei depois, que as alterações no som seriam praticamente imperceptiveis.

A troca dos captadores foi realizada depois de vários estudos em busca da sonoridade que eu queria, os captadores originais do SX não são ruins do jeito que alguns foristas afirmam, eles apenas tem a caractéristica de puxar mais para os médios agudos e são bem vintage, característica até que desejável para um JB, porem eu queria algo um pouco mais grave puxando para um som entre o vintage e o moderno.

Coloquei um SX original lado a lado com um SX com Fenders Cs60, houveram diferenças, mas não eram tão evidentes como diziam. Ví o vídeo do chupa-cabra do Allex e descobri o que eu queria, vi que com os dimarzios eu poderia ter vários sons diferentes em um baixo só e optei por eles.

Hoje eu sinceramente não vejo mais upgrades a fazer no meu SX, dizem que eu posso trocar as tarraxas, mas não vejo o porque, já que elas não estão oxidadas e nem desafinam. O baixo me atende perfeitamente. Ter um Fender não é meu sonho de consumo, mas sempre quis ter um baixo muito bom. Acredite, hoje eu tenho.

Ou seja estou plenamente satisfeito com o baixo, tanto que não penso em outro JB. No meu caso já cheguei no limite.

Se você fez todos os upgrades possiveis no seu instrumento e quer troca-lo, ou você não soube fazer os upgrades, ou o seu instrumento era tão ruim que mesmo com upgrades ele nunca ficará bom.

No seu caso tenho uma pergunta, se você gostou tanto do timbre, porque trocou a captação, que iria justamente alterar esse timbre?


Última edição por CG em Qui Fev 07, 2013 8:17 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 07, 2013 7:17 pm

Falcão Bass escreveu:Comprei recentemente um baixo Michael modelo jazz bass, gostei tanto do timbre de que resolvi trocar a captação por um set Fender 62 Ri Reissue

É esse tipo de coisa que é impossível entender. Você gostou do timbre e resolveu trocar uma peça responsável pela maior parte do timbre.

O conceito de "valer a pena" é muito relativo...
Um baixo é um instrumento utilizado para o músico se expressar artisticamente, portanto se a pessoa encontrou um baixo que chama de querido e só não é perfeito por um pequeno ítem, como tarraxa desafinando ou falta de um pré, é claro que o upgrade é bem-vindo, mas fazer por fazer eu acho bobagem.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por williamfernandes Qui Fev 07, 2013 7:51 pm

Acho que o Upgrade não tem um preço limite, o mais importante é o bem estar do músico com seu instrumento!

williamfernandes
Membro

Mensagens : 257
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 07, 2013 8:48 pm

Penso que é melhor, se possível, já comprar o baixo que se quer logo na primeira vez.

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 07, 2013 8:58 pm

Zubrycky escreveu:Penso que é melhor, se possível, já comprar o baixo que se quer logo na primeira vez.

Discordo. Muitas vezes o que você procura não existe.

Quando eu comprei o DJ5 estava à procura de um 5 cordas baseado no JB com escala de 35" e espaçamento 19mm. Testei o DJ5 e o JO5 na loja e gostei mais do corpo do DJ e do som do JO, que na época vinha com captação Fralin enquanto o DJ era Aero. Eu queria também ter controle das frequências à mão e como a Lakland oferecia troca da captação sem ônus e adição do J-Retro de fábrica foi assim que eu pedi o meu baixo e foi um dos baixos que mais me deu prazer de tocar na vida.

Se a Lakland não oferecesse as modificações de fábrica eu as teria feito após a compra.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Qui Fev 07, 2013 9:16 pm

Zubrycky escreveu:Penso que é melhor, se possível, já comprar o baixo que se quer logo na primeira vez.

Nenhum baixo de série vem com as configurações de captadores igual a minha.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 07, 2013 9:24 pm

allexcosta escreveu:
Zubrycky escreveu:Penso que é melhor, se possível, já comprar o baixo que se quer logo na primeira vez.

Discordo. Muitas vezes o que você procura não existe.

Quando eu comprei o DJ5 estava à procura de um 5 cordas baseado no JB com escala de 35" e espaçamento 19mm. Testei o DJ5 e o JO5 na loja e gostei mais do corpo do DJ e do som do JO, que na época vinha com captação Fralin enquanto o DJ era Aero. Eu queria também ter controle das frequências à mão e como a Lakland oferecia troca da captação sem ônus e adição do J-Retro de fábrica foi assim que eu pedi o meu baixo e foi um dos baixos que mais me deu prazer de tocar na vida.

Se a Lakland não oferecesse as modificações de fábrica eu as teria feito após a compra.

CG escreveu:
Zubrycky escreveu:Penso que é melhor, se possível, já comprar o baixo que se quer logo na primeira vez.

Nenhum baixo de série vem com as configurações de captadores igual a minha.

Bom, realmente, cada caso é um caso (Notem que eu disse "se possível").

Quando o músico tem um objetivo muito específico a ser alcançado e o instrumento desejado para o alcance desse objetivo não existir, aí não há mesmo como escapar de upgrades.

Não tenho absolutamente nada contra upgrades no contrabaixo e muito menos algo contra quem adota esse tipo de prática mas, nesse assunto, eu sou um baixista (bem) mais simples, devo confessar. Nunca comprei um baixo pensando em fazer upgrades nele depois, não tenho interesse por contrabaixos ativos e nunca comprei um instrumento cujo som não me agradasse logo de cara.

Como toda regra tem a sua exceção, o único baixo que tenho e que sofreu upgrades foi o meu Giannini Sg mas, mesmo nesse caso, a maioria dos upgrades foi feita por necessidade e não por vontade de mudar algo no baixo (Eu não teria trocado tarrachas e a ponte originais se elas estivessem funcionais e não teria trocado a parte da frente do headstock se ela não tivesse que ser substituída).

Mesmo as modificações que acabei fazendo na parte elétrica dele (A instalação de um circuito que funciona como um pedal booster embutido no instrumento) foram feitas de modo conservador, pois o que eu queria era dar mais possibilidades sonoras ao instrumento (O booster faz com o instrumento tenha um timbre grave) sem ter que me desfazer da sonoridade médio-aguda original do baixo, que permanece sendo passivo (Somente o booster é alimentado por uma bateria e o baixo não precisa estar com o booster ativado para funcionar... Desligando o efeito, o baixo volta a ter o seu som original).





Última edição por Zubrycky em Qui Fev 07, 2013 9:35 pm, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 07, 2013 9:28 pm

^ Se seu baixo tem uma bateria ele é ativo. Wink

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 07, 2013 9:33 pm

allexcosta escreveu:^ Se seu baixo tem uma bateria ele é ativo. Wink

Touché! (Eis uma prova cabal do quão simples e o do quão desinteressado pelo assunto "contrabaixos ativos" eu sou...) notme

Bom, então, em nome da clareza, refaço a minha frase para "nunca tive interesse em contrabaixos que não sejam capazes de funcionar sem bateria" (Isso é tão verdade no meu caso que, modificações no Giannini Sg à parte, nunca comprei - e nem penso em comprar - um baixo desse tipo) Razz Wink

hide

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 07, 2013 9:43 pm

Outra coisa, no quote abaixo você define exatamente o que é um upgrade.

Zubrycky escreveu:Mesmo as modificações que acabei fazendo na parte elétrica dele (A instalação de um circuito que funciona como um pedal booster embutido no instrumento) foram feitas de modo conservador, pois o que eu queria era dar mais possibilidades sonoras ao instrumento (O booster faz com o instrumento tenha um timbre grave) sem ter que me desfazer da sonoridade médio-aguda original do baixo, que permanece sendo passivo (Somente o booster é alimentado por uma bateria e o baixo não precisa estar com o booster ativado para funcionar... Desligando o efeito, o baixo volta a ter o seu som original).

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 07, 2013 9:59 pm

allexcosta escreveu:Outra coisa, no quote abaixo você define exatamente o que é um upgrade.

Zubrycky escreveu:Mesmo as modificações que acabei fazendo na parte elétrica dele (A instalação de um circuito que funciona como um pedal booster embutido no instrumento) foram feitas de modo conservador, pois o que eu queria era dar mais possibilidades sonoras ao instrumento (O booster faz com o instrumento tenha um timbre grave) sem ter que me desfazer da sonoridade médio-aguda original do baixo, que permanece sendo passivo (Somente o booster é alimentado por uma bateria e o baixo não precisa estar com o booster ativado para funcionar... Desligando o efeito, o baixo volta a ter o seu som original).

Bom, o exemplo do Giannini Sg foi trazido à tona para ilustar a única exceção, entre os meus instrumentos, à minha regra geral de não fazer upgrades (Mesmo porque toda regra tem a sua exceção e seria hipocrisia de minha parte não citar este caso em particular).

Quando comprei esse instrumento, no início dos anos 90, ele estava longe de ser um instrumento tocável. Ele estava sem uma das tarrachas, as demais estavam muito ruins e a ponte estava imprestável... Como eu queria tocar o contrabaixo, as circunstâncias me fizeram trocar a ponte e as tarrachas originais por peças melhores (Tarrachas gotoh e ponte schaller), algo que não faria se o baixo não precisasse dessas mudanças para ser usado.

Fazer mudanças, por necessidade, em um instrumento em mau estado comprado para ser reformado não é, ao meu ver, a mesma coisa que comprar um instrumento funcional pensando em mudar isso ou aquilo nele depois (Mais uma vez, nada tenho contra esta prática e muito menos por quem faz isso).

Quanto à parte elétrica, não sei até que ponto se o que escrevi é realmente uma definição exata de upgrade porque nunca quis substituir o som original do baixo por outro som (Sempre gostei do que o contrabaixo oferecia originalmente), mas sim acrescentar novas possibilidades ao instrumento sem me desfazer do que já existia antes.

Além disso, quando penso no conceito de upgrade, penso em substituição de algo que não é bom por algo melhor* (Exemplo: "Comprei um baixo, mas não gosto do som dele e quero mudar a captação do instrumento para que ele tenha um som que me agrade"). Esse nunca foi o caso do Giannini Sg porque eu nunca achei o som original dele ruim e nunca quis substituí-lo (Tanto é que muitas vezes acabo tocando com o booster interno desligado).

*Afinal de contas, não há a necessidade de substituir algo que já seja bom...


Última edição por Zubrycky em Sex Fev 08, 2013 12:51 am, editado 2 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Qui Fev 07, 2013 10:12 pm

Zubrycky escreveu:as circunstâncias me fizeram trocar a ponte e as tarrachas originais por peças melhores (Tarrachas gotoh e ponte schaller),
Definição de upgrade I


Zubrycky escreveu:acrescentar novas possibilidades ao instrumento sem me desfazer do que já existia antes.
Definição de upgrade II

Tem vaga lá clube dos viciados em upgrades.



____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Rafael FindanS Qui Fev 07, 2013 10:13 pm

Por que não upgrade na educação? Hoje em dia acho um melhor investimento = )

____________________________
findans@yahoo.com.br
Rafael FindanS
Rafael FindanS
Membro

Mensagens : 817
Localização : São Paulo/SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Zubrycky Qui Fev 07, 2013 10:18 pm

CG escreveu:
Zubrycky escreveu:as circunstâncias me fizeram trocar a ponte e as tarrachas originais por peças melhores (Tarrachas gotoh e ponte schaller),
Definição de upgrade I


Zubrycky escreveu:acrescentar novas possibilidades ao instrumento sem me desfazer do que já existia antes.
Definição de upgrade II

Tem vaga lá clube dos viciados em upgrades.



Touché!

De qualquer forma, eu teria mantido as peças originais do Giannini Sg se isso fosse possível (Elas estavam imprestáveis, acredite) e teria comprado peças similares às originais se elas pudessem ser encontradas no Brasil do começo dos anos 90...

Quanto ao clube, agradeço o convite, mas estou muito, muito longe de ser viciado em upgrade. Meu conhecimento sobre o assunto é pífio e o caso do Giannini Sg é só a única exceção que confirma a minha regra geral de não comprar instrumentos pensando em fazer mudanças futuras neles. Wink


Última edição por Zubrycky em Sex Fev 08, 2013 12:52 am, editado 1 vez(es)

____________________________
Clube Danelectro (Alvíssaras! Não estou mais só neste Clube!), também membro de outros clubes (Vide perfil) e dono da mão de marreta... Links --->Contrapontos,Vídeos e Soundcloud
Zubrycky
Zubrycky
Membro

Mensagens : 19065
Localização : São Paulo

https://www.youtube.com/zubrycky

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Qui Fev 07, 2013 10:41 pm

A arte do upgrade consiste em fazer as alterações com inteligencia e chegando ao resultado esperado.

Já me acusaram de "proibir" o pessoal de trocar os captadores aqui no fórum...

Sempre defendi que a pessoa saiba o que está fazendo, o cara abre um tópico que quer trocar o captador do SX porque falaram que ele precisa fazer isso e pergunta se coloca um Frailin, um EMG ou um Dimarzio. Sinto muito mas é porque o cara não tem a minima noção do que quer.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por allexcosta Qui Fev 07, 2013 10:46 pm

Achar que não se pode fazer mudança em um instrumento faz tão pouco sentido pra mim quanto se achar que deve mudar algo antes mesmo de usar o instrumento como ele é...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54521
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Falcão Bass Sex Fev 08, 2013 1:29 am

CG escreveu:

No seu caso tenho uma pergunta, se você gostou tanto do timbre, porque trocou a captação, que iria justamente alterar esse timbre?
Na verdade eu percebi que ele poderia ficar muito melhor, e por este motivo troquei a captação estou super satisfeito com o resultado, apesar de não ser um instrumento top ele tem uma boa construção, a madeira é firme e produz um bom som.

E no meu caso especifico fiz as alterações por curti o som de Fender, e o meu bass ficou com uma sonoridade muito parecida, só isso já valeu a pena pra mim e com R$ 670,00 não da pra comprar um bass que tenha um som como o meu e não precise fazer alterações.
Falcão Bass
Falcão Bass
Membro

Mensagens : 28
Localização : Santo Antônio de Jesus

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Sex Fev 08, 2013 9:02 am

Falcão Bass escreveu:
Na verdade eu percebi que ele poderia ficar muito melhor, e por este motivo troquei a captação

Destes sorte, o resultado poderia ser o oposto do que você esperava, ainda mais tendo outro captador com características totalmente diferentes (EMG) como referência.

É a mesma coisa que voce comprar um Fusca, Querer colocar um motor de Celta porque viu um cara que colocou em outro Fusca um motor de Uno e ficou muito legal.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Cantão Sex Fev 08, 2013 9:19 am

Falcão Bass escreveu:
...estou super satisfeito com o resultado...
Em minha opinião , a resposta para o título do tópico está ai...parabéns pela aquisição...up

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21806
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Átila Moreira Cedro Sex Fev 08, 2013 9:48 am

Eu sou exemplo de quem fez upgrades para tentar melhorar o baixo mas não sabia o que estava fazendo ao certo. Eu fiz os upgrades em um bass que tenho. Troquei tudo, só ficou a madeira original. Ele era captação JB passei para soapbar, coloquei circuito ativo (naquele crença errônea que ficaria melhor pelo simples fato de ser ativo), troquei a ponte e as tarrachas. Para mim, a ação dele depois que troquei a ponte ficou bem mais baixa. As tarrachas que coloquei seguram mais a afinação dos que as antigas. O som nem sei falar ao certo, troquei os captadores dele em 1998, então não me lembro. O circuito me deu a possibilidade de ter graves, médios e agudos onboard, o que pode facilitar as vezes...

Bem, o que me incomoda hoje em dia é que com todas estas alterações ainda acho o baixo atual que tenho (todo original,sem nenhum upgrade) bem melhor de tocar e de timbrar que aquele que tem upgrades.

Outro problema, não vou achar nunca, caso eu quera vender o baixo, o valor nem perto do que gastei em upgrades nele. O valor dele, na maioria das vezes, é comparado a de um similar sem nenhum upgrade. Deve ser mais lucrativo tirar os upgrades e vende-los separados e colocar no baixo peças genêricas e as originais novamente.

O lado positivo disto foi o fato de ter comprado um baixo novo só após anos tentando tirar do baixo que eu tinha o máximo que eu podia (se eu tivesse condições tinha trocado antes, com certeza). Quando senti que precisava mesmo de algo "diferente" do que já tinha, fui atrás do que eu queria. E outra, com isso também comecei a descobrir o que eu queria em termos de timbre do instrumento, possibilidades de regulagem, etc. Mas aprender por tentativa e erro pode ser meio oneroso e desgastante.

Eu fiz os upgrades que fiz, também, na esperança de ter um baixo top ao trocar peças do instrumento sem atentar para estrutura, construção, madeiras, diferente medidas e shapes de corpo e braço, etc....

Em suma, eu senti na pele um dos problemas já citados acima: trocar sem saber ao certo pelo o que se está trocando e gastar uma grana sem ter o retorno esperado. E senti outro que é: o dinheiro que investi em upgrades para o instrumento não aumentou o valor geral dele.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por emerson.luz.9 Sex Fev 08, 2013 10:05 am

Recentemente eu fiz alguns ups no meu Strinberg CAB16 e, após algum tempo de pesquisa aqui e em outros lugares pelo Google, eu cheguei a conclusão de que eu fiquei muito satisfeito com o que fiz. Eu sempre gostei do som dos Precisions e até gostava do som original, mas depois dos ups passei a gostar ainda mais, e gastando pouco até. Eu troquei os caps por um kit PJ da Malagoli (Standard PB2+JB2), bem baratos, menos de R$90, fiz uma regulagem e troquei as cordas, além de algumas coisas estéticas como colocar um escudo preto e rebaixar o jack. Hoje, além de achar o baixo MUITO mais bonito, o som que tiro com ele está bem mais como eu queria: sujo, bem mais para o médio e grave, bem porrada mesmo. Eu, particularmente falando, gastei pouco com tudo (R$ 145, mais os R$ 50 das cordas), e ainda tenho o som que procurei.

____________________________
Acho que seu volume está muito baixo. ;-)
emerson.luz.9
emerson.luz.9
Membro

Mensagens : 34
Localização : Franco da Rocha

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Sex Fev 08, 2013 10:17 am

Átila Moreira Cedro escreveu:

Em suma, eu senti na pele um dos problemas já citados acima: trocar sem saber ao certo pelo o que se está trocando e gastar uma grana sem ter o retorno esperado. E senti outro que é: o dinheiro que investi em upgrades para o instrumento não aumentou o valor geral dele.

Um fator que deve ser levado em consideração ao se fazer upgrdes: Você considera seu baixo um investimento? Você considera o item "valor de revenda" importante para adquirir um instrumento (isso dá um tópico interessante)?

Se respondeu sim a alguma das duas perguntas acima, fazer upgrade não é para você.

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por CG Sex Fev 08, 2013 10:18 am

emerson.luz.9 escreveu:gastei pouco com tudo (R$ 145, mais os R$ 50 das cordas), e ainda tenho o som que procurei.

Só para lembrar, corda não é upgrade, é material de consumo. Ri Muito

____________________________
Resumo do meu precision: Mais qualidade que Alleva-Coppolo, prazo de entrega maior que da Fodera
CG
CG
Moderador

Mensagens : 12325
Localização : San Rock - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Átila Moreira Cedro Sex Fev 08, 2013 10:30 am

CG escreveu:
Átila Moreira Cedro escreveu:

Em suma, eu senti na pele um dos problemas já citados acima: trocar sem saber ao certo pelo o que se está trocando e gastar uma grana sem ter o retorno esperado. E senti outro que é: o dinheiro que investi em upgrades para o instrumento não aumentou o valor geral dele.

Um fator que deve ser levado em consideração ao se fazer upgrdes: Você considera seu baixo um investimento? Você considera o item "valor de revenda" importante para adquirir um instrumento (isso dá um tópico interessante)?

Se respondeu sim a alguma das duas perguntas acima, fazer upgrade não é para você.

Se é investimento financeiro? No meu caso não era. Era tentativa e erro mesmo. Coisa de gente que não sabia o que queria, mas sabia que não queria o que tinha. No caso de valor de revenda, eu tive foi uma decepção mesmo. Não tinha interesse em vender quando fiz os upgrades. Pensei em vender depois que comprei outro que me agrada mais, já era tarde... Foi quando descobri que alguns upgrades não trazem valor de revenda.

Agora, eu concordo.Quando se compra um instrumento já pensando em seu valor de revenda e/ou o percebe como investimento financeiro, pode ser que upgrades não sejam interessantes.

Mas também tive boas experiências com upgrades. O baixo atual que comprei veio passivo (v/v/t). Testei assim um tempo. Mandei regular ele assim e colocar cordas novas. Fiz uns ensaios e umas duas gig´s com ele passivo. Senti falta dos controles on board que havia me acostumado e de um pouco mais de médio e grave. Comprei o pré recomendado para o baixo, sem contudo me desfazer dos controles originais (estão devidamente guardados, caso eu me arrependa da alteração). Como eu sabia o que queria, neste caso mais recente, foi muito gratificante ter feito o upgrade.

É o que vocês já colocaram acima, tem que saber o que se quer para daí partir para o upgrade. Mas saber mesmo, ter certeza do timbre que se busca e que possíveis upgrades podem lhe oferecer isto.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por djmmaster Sex Fev 08, 2013 12:47 pm

eu investi bastante no meu pbass (eletrica, captação, escudo, ponte, pintura, xtender) acredido que gastei beem mais do que ele vale. no meu caso, fiquei satisfeito e não me arrependo, fiz isso porque não tenho nenhuma intenção de vender.
Agora voce investir 1500 reais em um baixo de 500 reais e achar que vai vende-lo por 2000 reais é burrice, upgrade é investimento sem retorno financeiro proporcional
djmmaster
djmmaster
Membro

Mensagens : 2008
Localização : Pelotas RS

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Falcão Bass Sex Fev 08, 2013 4:00 pm

É isso ai galera!

Só vale a pena fazer alterações pequenas e que gastem poca grana, digo isso pelo fato da oferta de mercado.

Vc tem um bass de 500,00 e gasta uns 700,00 em upgrade, seria melhor vender o bass e juntar a grana e comprar um melhor.

certa vez comprei um Strimberg por 200,00 gastei 50,00 pra consertar ele, e troquei num Samick passivo de 5c que valia 550,00, tive que voltar 200,00 ao cara nesta conta o Samick ficou por 450,00.

Foi ai que comecei a fazer os up, como ele era passivo coloquei um pre da artec de 3 bandas que custou 80,00 eu fiquei satisfeito e fiquei com ele por 3 anos, apos este tempo queria um bass melhor, foi quando surgiu o Rock Bass por 1300,00 ai foi simples dei o samick e mais 700,00 desta forma um bass que tava na minha mão por 530,00 depois de 3 anos vendi por 600,00.
Pra mim só vale a pena ups que não de prejuízo na revenda!
Falcão Bass
Falcão Bass
Membro

Mensagens : 28
Localização : Santo Antônio de Jesus

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Tilin Sex Abr 26, 2013 2:27 pm

eu tenho um jazz bass eagle e troquei o captador da ponte por um fender japonês anos 70 e melhorou muito o som depois comprei um pre art tube mp que deu um gás a mais.

Tilin
Membro

Mensagens : 2
Localização : poções

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por malka_aff Sex Abr 26, 2013 2:58 pm

cara, diga mais sobre esses captadores de fender japonês da década de 70. Onde adquiriu ele?

____________________________
http://www.nikolasgomes.com.br
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Giuliano Sex Abr 26, 2013 3:32 pm

Tilin escreveu:e troquei o captador da ponte por um fender japonês anos 70...

https://www.contrabaixobr.com/t17212-historia-da-fender-japonesa

Pesquisando
Giuliano
Giuliano
Membro

Mensagens : 1001
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Wyk.3 Sáb Abr 27, 2013 9:29 pm

emerson.luz.9 escreveu:Recentemente eu fiz alguns ups no meu Strinberg CAB16 e, após algum tempo de pesquisa aqui e em outros lugares pelo Google, eu cheguei a conclusão de que eu fiquei muito satisfeito com o que fiz. Eu sempre gostei do som dos Precisions e até gostava do som original, mas depois dos ups passei a gostar ainda mais, e gastando pouco até. Eu troquei os caps por um kit PJ da Malagoli (Standard PB2+JB2), bem baratos, menos de R$90, fiz uma regulagem e troquei as cordas, além de algumas coisas estéticas como colocar um escudo preto e rebaixar o jack. Hoje, além de achar o baixo MUITO mais bonito, o som que tiro com ele está bem mais como eu queria: sujo, bem mais para o médio e grave, bem porrada mesmo. Eu, particularmente falando, gastei pouco com tudo (R$ 145, mais os R$ 50 das cordas), e ainda tenho o som que procurei.

Mano, faz um review pra gente saber como ficou. Muita gente aqui no fórum tem desse mesmo baixo e seu review vai dar uma boa luz pra quem estiver pensando em quais captadores pôr (tipo eu).

____________________________
"23 de junho - Dia do Contrabaixista - Apoie esta idéia!!!" (Afonsodecampos)
Wyk.3
Wyk.3
Membro

Mensagens : 540
Localização : Duque de Caxias, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Luiz Bass Qua maio 01, 2013 10:46 pm

Brother até onde vc quiser, se fizer isso pensando em vender não aconselho, gastei uma grana no meu Eagle sem dó pois nunca irei vender, e penso em equipar mais ainda, sonho em colocar uns caps barto... ai sim. mais vai de vc!!!

____________________________
#105 Clube Gospel - #19 Clube do Apego - #020 Clube Eagle - #102 Clube Fender - #062 Fretless Club - #008  Jazz Bass Club - #047 Clube dos que sofrem de G.A.S. constante - #096 - Clube Tagima - #067 Clube Staner.
Luiz Bass
Luiz Bass
Membro

Mensagens : 175
Localização : Peruibe - São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena? Empty Re: Dar um up-grade num contrabaixo, até quando vale a pena?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos