Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Alberto Magno

+9
gpraxedes
AlbertoBass
Edu Fettermann
Fernando Zadá
Thales Alberto
dibass
allexcosta
LuCaSbass
Tarcísio Caetano
13 participantes

Ir para baixo

Alberto Magno Empty Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Jan 09, 2013 7:04 pm

Quarta entrevista da série Baixistas Profissionais do Fórum - desta vez, com o Alberto Magno, mineirin bom de serviço e gente boníssima.

. A entrevista:

1) Conte um pouco de sua infância. Onde você nasceu? Onde viveu? Estudou - formação? Família – pais, irmãos? Casado? Tem filhos? Quantos anos têm hoje?
Nasci na cidade de Caeté, interior de Minas Gerais. Lá estudei e morei até os dezessete anos. Me mudei para Belo Horizonte para cursar o ensino médio técnico em programação de computador. Sou o caçula de uma família de quatro filhos. Minha mãe cantava em coral, meu irmão teve sua banda de adolescente e meu pai sempre gostou muito de música... mas ninguém seguiu carreira. Hoje tenho 32 anos, não sou casado e não tenho filhos, ainda.

2) Com quantos anos descobriu a música? Onde e com quem? Como foi esta experiência?
Comecei a me interessar pela música ainda criança, acompanhando minha mãe nas apresentações do coral da igreja. Aos sete anos comecei a tocar violão e depois passei para a guitarra.

3) Como foi sua descoberta do contrabaixo? Quantos anos tinha? Conte-nos sobre isso.
Descobri o contrabaixo aos quatorze anos e me apaixonei profundamente pelo instrumento. Paixão física mesmo! Mas o divisor de águas foi quando resolvi estudar em Belo Horizonte e assisti a um workshop do Nico Assumpção. Isso definitivamente mudou a minha vida.

4) Como foi sua educação ou aprendizado do contrabaixo? Teve professores? Se sim, quem foi (foram), por quanto tempo e como foi esta experiência – se dava bem com seus professores, foram bons mestres? Se não teve – por quê?
Estudei em escolas e também em casa com o auxílio de métodos. Meu primeiro professor foi de uma escola de música no centro de Belo Horizonte. Embora não tenha sido uma experiência muito boa, frequentei o curso por um ano, pois amava o instrumento. Depois conheci a Pro Music, escola que hoje sou professor, e ai tudo mudou. Lá estudei baixo com Giovanni Mendes, harmonia com Mike Ryan (Austrália) e arranjo com o maestro Nestor Lombida Hunt (Cuba). Fui um dos primeiros, senão o primeiro, a terminar o curso de baixo na escola.

5) Quando decidiu ser músico profissional ou seguir a carreira de músico? O que te motivou a tomar esta decisão? E o que fez ou passou a fazer para conquistar este “status”?
Eu tinha 20 anos quando decidi ser músico. Foi uma decisão extremamente difícil, cheia de conflitos e incompreensões. Já tinha tentando trabalhar formalmente na minha área de formação mas não conseguia me realizar. A música não saia da minha cabeça nem por um minuto.

6) Como foi sua vida a partir do momento que decidiu seguir a carreia de músico profissional? O que teve que abandonar e o que teve que incorporar ao seu dia-a-dia? Já viajou para o exterior para tocar? Como foi? Faça um paralelo entre suas experiências no Brasil e no exterior.
Na mesma época que tomei a decisão de ser músico, passei em um concurso público, mas mesmo assim a música falou mais alto. No começo foi muito difícil. A família e os amigos não compreendiam minha decisão. Foi um tempo de muita luta, dedicação e estudo. Aos poucos fui conquistando meu espaço, o mercado começou e me enxergar como um profissional sério e meus familiares passaram a respeitar minha escolha. Ainda não tive oportunidade de tocar no exterior, mas adoraria.


7) Como é (era) sua rotina diária? Você tem um plano de estudos? Se sim, como é e por quê? O que você recomendaria como pontos mais importantes a serem abordados em uma rotina de estudos?
Minha rotina era muito puxada. Era obcecado por aprender e estudava muito. Engolia todo tipo de material: métodos, vídeo aulas e outros. Hoje mudei o foco dos meus estudos e desacelerei um pouco. Gosto muito de estudar play alongs, tirar DVDs na íntegra dos artistas que gosto, tirar solos, não só de baixistas, mas de outros instrumentos e trancrevê-los. Quero estar sempre preparado para as oportunidades que a vida de músico me proporciona. Na minha opinião, todo baixista deveria saber ler partitura, estudar precisão, ser fluente em vários estilos musicais, manter os ouvidos e a mente sempre abertos para a música!


8.) Em sua opinião, quais são os pontos importantes para ser um músico profissional respeitado? E o que não se deve fazer/agir de jeito nenhum? Se fosse um produtor, que tipo de baixista procuraria contratar?
Nem sempre tocar bem é garantia de ser contratado para uma boa GIG. Profissionalismo, ser um cara agradável e fácil de lidar, pontual, ter bons instrumentos e equipamento em dia contam muito. É importante também estar na ativa para que as pessoas possam ver o seu trabalho. Tem muito baixista bom que fica dentro do quarto esperando que algum artista o descubra por telepatia. Um ponto importante é que nos músicos vivemos do nosso nome, ou seja, o nosso trabalho vai ser comentado, e dessa forma vamos ampliando os nossos contatos. Infelizmente o mercado está infestado pela falta de ética!

9) O que se deve levar para um show – um baixo ou mais? Encordoamentos, cabos – quantos? Partituras/cifras das músicas, mesmo se sabe de cor?
Depende muita da GIG. Geralmente levo o básico: baixo, correia, cabo, afinador e fone de ouvido. Se precisar levo o resto (caixa, pedais, etc). Evito ao máximo tocar lendo, mas é claro que em certas situações não tem jeito. Gosto mesmo é de tirar e decorar as músicas. Faço isso para treinar a minha capacidade de assimilação e meu ouvido.

10) Como você vê o mercado para o baixista profissional? Que “preço” o “candidato” deve estar disposto a pagar?
Um preço alto demais. Instabilidade, distância dos familiares. O engraçado é que quando a gente é novo vê a profissão como uma maravilha! Tocar, aplausos, fama, mulheres. Com o tempo a realidade aparece e descobrimos que não é nada daquilo que imaginamos. Ser músico é DURO! Mas para mim é uma vocação.


11) Seu setup predileto e seu setup dos sonhos. Explique o porquê de suas escolhas (leve em consideração seus conhecimentos técnicos/práticos sobre o assunto).
Meu setup está sempre mudando, mas possuo dois baixos que não saem da minha coleção: um Fender 77 e um ACS (Ademir Custom Shop) de 6 cordas fretless. Sou aficionado por equipamento, ainda quero ter um baixo de cada modelo. Sonho!


12) Discografia ou quem quem já tocou/trabalhou.
Já dividi palco com artistas como Toninho Horta, Nestor Lombida Hunt (Cuba), Simon Spang-Hanssen (Dinamarca), Urbano Medeiros, Bruno Alves, Ziza Fernandes, Flávio Barreto (Projeto Park Music), Jazz in Coffee, Sonho de Salsa, Gláucia Coutinho, Rachel Antonini, Tom de Minas, Banda Dominus, Eros Biondini, Chaparrall, Dani Morais, Capim Seco, Senta a Pua e algumas dezenas de duplas sertanejas. Trabalhei durante um tempo no estúdio Nova Aliança onde gravei vários discos. Gravações são rotina na minha vida.

13) Considerações finais a seu critério – dicas, conselhos.
Música é uma linguagem! Quanto mais estivermos expostos a ela melhor. Toque com o máximo de pessoas que puder, abra os ouvidos para novas sonoridades, estilos... O preconceito em qualquer área de nossas vidas não nos leva a lugar algum. Guarde seu ego na gaveta e esteja sempre aberto a aprender algo de bom em qualquer situação. O mais importante é sermos músicos antes de sermos baixistas!


. Vídeos:

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/nLmku0akR94" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="560" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/KF-CCMrS7Rg" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/bCZlci8V5xU" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

<iframe width="420" height="315" src="https://www.youtube.com/embed/w6Eg4uIxjkk" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

____________________________
Finou? Tá bão. O resto é dedo - CT. Colela.
Se traste fosse bom não tinha este nome - Cláudio Cuoco.
Tocar fretless é uma arte. Desafinar faz parte - Márcio Azzarini.
Quando o mundo da música muda, os muros da cidade tremem - Platão.
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Zubrycky gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por LuCaSbass Qua Jan 09, 2013 9:31 pm

Ai sabe das coisas! Apesar de não conhece-lo pessoalmente, admiro muito como músico e pessoa!

____________________________
http://musicainstrumentalbrasileira.wordpress.com
LuCaSbass
LuCaSbass
Membro

Mensagens : 10830

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por allexcosta Qua Jan 09, 2013 9:34 pm

Gente boníssima e músico excepcional.

Baixista que mais trabalha em BH. Toca todo dia...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54485
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por dibass Qua Jan 09, 2013 9:55 pm

nao conheço o trabalho do Alberto mas pela entrevista gostei muito do modo de pensar vou procurar conhecer mais
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Thales Alberto Qui Jan 10, 2013 10:22 pm

Parabéns Alberto, voce merece claps
Thales Alberto
Thales Alberto
Membro

Mensagens : 328
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Fernando Zadá Sex Jan 11, 2013 10:22 am

Muito bacana!!!!
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Edu Fettermann Sex Jan 11, 2013 10:45 am

Bem legal a entrevista. Gostei dos vídeos também.
Edu Fettermann
Edu Fettermann
Membro

Mensagens : 4318
Localização : São Paulo - SP

http://nossaespiritualidade.blogspot.com

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por AlbertoBass Sex Jan 11, 2013 5:55 pm

Gostaria de agradecer a todos os comentários e principalmente ao Tarcísio Caetano pela oportunidade. Me senti muito lisonjeado pelo contato da entrevista e pelos comentários da galera. Obrigado de coração!

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Out 18, 2013 7:49 pm

Olha o homem 'em ação':

Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por gpraxedes Sex Out 18, 2013 8:45 pm

Muito bom! Domina em todas as áreas, no fretless, no slap, com filter etc. Muito bom mesmo.
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Nov 06, 2013 7:43 pm

Classificado na 1ª seletiva:
http://blog.santoangelo.com.br/1-seletiva-concurso-cultural-santo-angelo-so-para-baixistas/
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Leandro Jeronimo Qui Nov 07, 2013 10:32 am

Show, muito bom !!!

claps 
Leandro Jeronimo
Leandro Jeronimo
Membro

Mensagens : 724
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Qui Nov 07, 2013 11:41 am

Parabéns ao Alberto! claps 
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9108
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Nov 08, 2013 3:50 pm

Classificado na 2ª seletiva:
http://blog.santoangelo.com.br/2o-seletiva-concurso-cultural-santo-angelo-so-para-baixistas/
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por pedrohenrique.astronauta Sex Nov 08, 2013 3:58 pm

Parabéns mais uma vez claps 
pedrohenrique.astronauta
pedrohenrique.astronauta
Membro

Mensagens : 9108
Localização : Volta Redonda-RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Sex Nov 15, 2013 6:45 pm

Resultado final do Bass Contest Santo Angelo:

. 1º lugar - Adriano Campagnani:


2º Lugar - Alberto Magno:
Vídeo acima

3º Lugar - Tico Laurindo:
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por gpraxedes Sex Nov 15, 2013 8:22 pm

Grande Alberto, parabéns!
gpraxedes
gpraxedes
Membro

Mensagens : 7475
Localização : Manaus

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Qui Out 30, 2014 11:20 am

Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por JAZZigo Sáb Jul 25, 2020 1:37 am

claps
Maravilha!!!
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16395
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Fernando Zadá Sáb Jul 25, 2020 11:49 am

Que timbrão!
Um dos que mais gostei dos que assisti.
Fernando Zadá
Fernando Zadá
Moderador

Mensagens : 14251

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Tarcísio Caetano Qua Out 21, 2020 6:17 pm

https://www.youtube.com/c/AlbertoMagnoBassist/videos
Tarcísio Caetano
Tarcísio Caetano
Membro

Mensagens : 6550
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por AlbertoBass Sex Out 27, 2023 9:50 am

Há um tempo resolvi investir um pouco mais de tempo no meu canal do YouTube. Resolvi colocar um pouco da minha bagagem e vivência de 30 anos como baixista para fora. Abri alguns tópicos aleatórios por aqui mas que tiveram zero engajamento. Para não ficar abrindo vários tópicos resolvi postar aqui alguns desses vídeos que a meu ver são interessantes aos baixistas. Polui menos o fórum e quem de certo forma acompanha essa página vai ficar sabendo


Última edição por AlbertoBass em Sex Out 27, 2023 9:55 am, editado 1 vez(es)

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

Fernando Zadá gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por AlbertoBass Sex Out 27, 2023 9:52 am

Modéstia a parte, achei que esse vídeo ficou muito bom. A bastante tempo venho estudando os solos dos grandes baixistas, identificado seus cacoetes. Pretendo gravar mais vídeos sobre esse assunto.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

patrickqueres e Fernando Zadá gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por AlbertoBass Sex Out 27, 2023 9:54 am

Essa série dos "10 melhores solos" está crescendo muito a audiência. São vários baixistas quem tiverem sua discografia dissecada.

____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

patrickqueres, Fernando Zadá e Cantão gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por fheliojr Sex Out 27, 2023 10:30 pm

^ Essa série está muito boa, viu?!

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

AlbertoBass gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por AlbertoBass Seg Out 30, 2023 11:36 am

Mr. Gary Willis


____________________________
https://linktr.ee/Alberto_Magno
AlbertoBass
AlbertoBass
Membro

Mensagens : 1223
Localização : Belo Horizonte

Sidnei D Ferreira e fheliojr gostam desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo

Alberto Magno Empty Re: Alberto Magno

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos