Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

+8
Stormbringer
Coder
Raul S.
rodolfo.martins
edumoraes
Cantão
allexcosta
murilouem
12 participantes

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por murilouem Qua Jan 02, 2013 1:35 pm

Pessoal,

Seguinte, tenho um cubo Warm Music (1x12) que está parado faz anos mas funciona muito bem como criado mudo, mesinha de centro, cajon, etc.. e pensei em aproveitá-lo de alguma forma:

Como eu faria para transformá-lo em apenas caixa (1x12) ? Só que eu gostaria de manter as funcionalidades do Cubo.
Por exemplo, penso em colocar um P10 fêmea (na traseira do cubo) e talvez uma chavinha (modo cubo/modo caixa) Quando necessário, uso ele apenas como cubo normal, apenas em ensaios e estudo. Ou então, mudo a chave e "corto"a funcionalidade de cubo do mesmo e uso o P10 traseiro p/ ligar um amp.

Sei que é um projeto um pouco Frankstein, mas pensei nisso baseado na "versatilidade".

Claro que muitos vão falar pra eu comprar outra caixa, trocar esse cubo por outra coisa, etc..etc..etc..
Mas a princípio a ideia seria essa.

Como devo fazer essas ligações ? é possível ? simples ou complicado ?

Obs: Pretendo trocar o falante desse cubo e colocar algum de qualidade (provavelmente vou buscar no Paraguai).

Agradeço desde já as sugestões.....Abs

____________________________
Baixos: Music Man StingRay 5c HH Natural (2006), Tobias Growler 5c 18v Natural, Bass Collection 5c Fretless
murilouem
murilouem
Membro

Mensagens : 328
Localização : Maringá-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por allexcosta Qua Jan 02, 2013 1:49 pm

Não entendo porque, mas é muito simples.

Desconecte o cabo que vai do amp para o falante e faça-o passar por alguma abertura no fundo da caixa. Instale um plug nesse cabo.

Instale um jack no fundo da caixa ligado diretamente ao falante, no qual você poderá plugar qualquer amp, inclusive o amp que vem embutido no combo.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por murilouem Qua Jan 02, 2013 2:34 pm

A ideia inicial seria transformar esse cubo em cubo-caixa, podendo usá-lo das duas formas, aproveitando a estrutura do cubo.

Agora vou pesquisar sobre qual falante 12" colocar nesse cubo, já que o que veio originalmente com o amp, provavelmente é de baixa qualidade e não aguentaria o amp (GK MB800--800/500wrms).

____________________________
Baixos: Music Man StingRay 5c HH Natural (2006), Tobias Growler 5c 18v Natural, Bass Collection 5c Fretless
murilouem
murilouem
Membro

Mensagens : 328
Localização : Maringá-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Cantão Qua Jan 02, 2013 3:35 pm

murilouem escreveu:
Agora vou pesquisar sobre qual falante 12" colocar nesse cubo, já que o que veio originalmente com o amp, provavelmente é de baixa qualidade e não aguentaria o amp (GK MB800--800/500wrms).

Aí eu já acho que não é viável brother.

____________________________
Bem-vindo ao Fórum ContrabaixoBR - Favor ler as regras clicando aqui

“Nenhuma quantidade de evidência irá persuadir um idiota”
(Mark Twain)
Cantão
Cantão
Moderador

Mensagens : 21792
Localização : Bauru

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por allexcosta Qua Jan 02, 2013 3:48 pm

murilouem escreveu:Agora vou pesquisar sobre qual falante 12" colocar nesse cubo, já que o que veio originalmente com o amp, provavelmente é de baixa qualidade e não aguentaria o amp (GK MB800--800/500wrms).

Aí já vira gambiarra mesmo. A caixa foi construída pra o falante que veio nela, trocá-lo geralmente não funciona tão bem e pode ter uma performance inferior ao falante original.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por edumoraes Qua Jan 02, 2013 7:59 pm

Quer uma idéia de gambiarra? What a Face veja o que fiz com meu cubo, veja até o final onde separei o ampli da caixa e fiz um cabeçote e caixa.

https://www.contrabaixobr.com/t22728-acworks-professional-hi-power-amplifier-reforma

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por murilouem Qui Jan 03, 2013 5:35 am

Cantão escreveu:Aí eu já acho que não é viável brother.
Também estou pensando se ficaria viável ou não, mas a verdade é que o falante original já foi trocado uma vez e esse falante novo já está um pouco danificado (rachando o som e tals). Ou seja, teoricamente eu teria que trocar de falante mesmo caso eu queira usar o cubo de maneira aceitável.

allexcosta escreveu:
Aí já vira gambiarra mesmo. A caixa foi construída pra o falante que veio nela, trocá-lo geralmente não funciona tão bem e pode ter uma performance inferior ao falante original.
Allex, como eu disse acima, o falante original já foi substituído e o não-original já era. Então eu não teria muita escolha mesmo.
Sobre "A caixa foi construída pra o falante que veio nela, trocá-lo geralmente não funciona tão bem e pode ter uma performance inferior ao falante original": acho que na teoria isso faz todo sentido, mas na prática, sei não. Por exemplo, quando eu mando fazer uma caixa com a TEKSOUND (olha a propaganda...rs), eles me passam uma medida de caixa, ok. Daí eu falo para eles que eu gostaria de ter os falantes B&C com cone de celulose ao invés do VOX Sound com cone de alumínio (que é o falante padrão das caixas deles), provavelmente eles usam a mesma caixa, mudando apenas o falante.
E nesse caso, os falantes B&C seriam tão similares aos VOX Sound, que as características da caixa não seriam alteradas ?

Acredito que se eu mudasse o tamanho (em polegadas) do falante e/ou o tipo de falante (trocasse por um automotivo) essa diferença seria realmente significativa, mas no caso de trocar um falante de 12" p/ contrabaixo por outro de 12" p/ contrabaixo também, a alteração seria mais pela qualidade e características do falante mesmo. (IMHO)

edumoraes escreveu:Quer uma idéia de gambiarra? What a Face veja o que fiz com meu cubo, veja até o final onde separei o ampli da caixa e fiz um cabeçote e caixa.
Edu, já tinha visto esse seu projeto, achei que ficou bem bacana por sinal, mas o investimento que você fez (tempo, grana e trabalho), não é muito pra mim não.
Pensei em apenas colocar o jack para poder usar o cubo como se fosse uma caixa 1x12 mesmo, e trocar o falante por algum melhor, assim poderia usar o cubo somente, para ensaios e estudos, ou plugar o amp nele e utilizá-lo com uma caixa 1x12 p/ acompanhar a 2x10 que está por vir.

Abs

____________________________
Baixos: Music Man StingRay 5c HH Natural (2006), Tobias Growler 5c 18v Natural, Bass Collection 5c Fretless
murilouem
murilouem
Membro

Mensagens : 328
Localização : Maringá-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por allexcosta Qui Jan 03, 2013 7:37 am

murilouem escreveu:Por exemplo, quando eu mando fazer uma caixa com a TEKSOUND (olha a propaganda...rs), eles me passam uma medida de caixa, ok. Daí eu falo para eles que eu gostaria de ter os falantes B&C com cone de celulose ao invés do VOX Sound com cone de alumínio (que é o falante padrão das caixas deles), provavelmente eles usam a mesma caixa, mudando apenas o falante.

Não. Se os falantes comungarem de algumas características as medidas podem até ser as mesmas, mas o duto deve mudar.

murilouem escreveu:Acredito que se eu mudasse o tamanho (em polegadas) do falante e/ou o tipo de falante (trocasse por um automotivo) essa diferença seria realmente significativa, mas no caso de trocar um falante de 12" p/ contrabaixo por outro de 12" p/ contrabaixo também, a alteração seria mais pela qualidade e características do falante mesmo. (IMHO)

A performance de um falante é totalmente dependente do projeto da caixa. Às vezes um falante inferior em uma caixa projetada pra ele fala melhor que um falante mais caro em uma caixa errada. Já vi isso acontecer várias vezes.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por edumoraes Qui Jan 03, 2013 9:19 am

Pois é, tudo isso que o Allex falou tem total fundamento, inclusive no meu cubo que agora separei o amplificador dele em um cabeçote, a minha dúvida é exatamente sobre o comportamento do falante, visto que antes apesar de não ter duto havia algumas saídas de ar pelos furos dos jacks que tinha, agora ela ficou bem mais fechada (selada) que antes. As características do falante dizem que deve ser usado em uma caixa selada, mas como acho que o tamanho dessa caixa é pequena para um falante de 15", pois duvido que uma empresa como a que fazia os ACWorks tinha algum projeto decente para essa caixa, provavelmente não está sendo aproveitado a melhor acústica, por isso estou a procura de algum cálculo dentro das medidas da caixa e o falante usado para ver se é viável por algum duto para melhorar principalmente os graves, ou até fazer alguma outra caixa dentro das características do falante.

murilouem escreveu:
Edu, já tinha visto esse seu projeto, achei que ficou bem bacana por sinal, mas o investimento que você fez (tempo, grana e trabalho), não é muito pra mim não.
Pensei em apenas colocar o jack para poder usar o cubo como se fosse uma caixa 1x12 mesmo, e trocar o falante por algum melhor, assim poderia usar o cubo somente, para ensaios e estudos, ou plugar o amp nele e utilizá-lo com uma caixa 1x12 p/ acompanhar a 2x10 que está por vir.

Abs

Grana na verdade não foi quase nada, agora trabalho realmene deu um pouquinho, mas como a falta de grana era o problema, precisava restaurar o que tinha em mãos para ter pelo menos um ampli pra tocar em casa, apesar que esse ampli até aguenta ensaios e pequenas Gigs.
Quanto a sua idéia de apenas por um jack e usar como caixa é válida sim, terá que mudar poucas coisas dentro do cubo, mas fique atendo a essas dicas do Allex, pois cada falante tem características diferentes como faixa de frequência que trabalha, limite de excursão do cone, etc. independente de ser de mesmo tamanho em polegadas ou não.


____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por murilouem Qui Jan 03, 2013 11:20 am

Compreendido, Edu a Allex.
Acredito que vou arriscar nesse projeto Frank. Se não rolar, na pior das possibilidades o cubo será usado da mesma forma que antes (mesinha de centro, cajon, riado mudo, etc.. rs).

Vou ficar atento na questão dutos, vedação, etc... Se for o caso, vou fazendo alterações na caixa e testando para ver o comportamento de acordo com as mudanças(dutos, vedação)...Vamos ver no que dá.

Assim que concretizar, posto o review com toda a empreitada.

Edu: Será que não rola você fazer um teste com um falante de 12" nessa sua caixa ? Até porque o falante original era de 12, certo ?


Obrigado pelas idéias, Abx

____________________________
Baixos: Music Man StingRay 5c HH Natural (2006), Tobias Growler 5c 18v Natural, Bass Collection 5c Fretless
murilouem
murilouem
Membro

Mensagens : 328
Localização : Maringá-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por edumoraes Qui Jan 03, 2013 12:17 pm

murilouem escreveu:Edu: Será que não rola você fazer um teste com um falante de 12" nessa sua caixa ? Até porque o falante original era de 12, certo ?

O original desse cubo é falante de 15" mesmo, já até me passou pela cabeça fazer um teste com falante de 12" nem seria tão complicado, é só trocar a madeira da frente com outra furação. Mas pela qualidade do amplificador não vale a pena ficar investindo muito não, talvez eu faça uma outra tampa traseira com duto para fazer um teste, mas o problema é calcular qual duto usar.

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por murilouem Qui Jan 03, 2013 12:20 pm

Edu,
Caso chegue a fazer algum teste com relação as medidas do falante, madeira frontal ou dutos, me avise por favor. Qualquer novidade por aqui, também te aviso.

Abs

____________________________
Baixos: Music Man StingRay 5c HH Natural (2006), Tobias Growler 5c 18v Natural, Bass Collection 5c Fretless
murilouem
murilouem
Membro

Mensagens : 328
Localização : Maringá-PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por edumoraes Qui Jan 03, 2013 3:13 pm

:curti:

____________________________
Com Jesus sou vencedor!!!
edumoraes
edumoraes
Membro

Mensagens : 4082
Localização : Cachoeira de Minas - MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por rodolfo.martins Seg Jan 14, 2019 8:43 am

Bom dia, Galera
Vi a sugestão do alex la em cima, queria saber se tem como fazer isso com um staner 1x15 shoutb215. queria colocar uma entrada direta pro falante, em quantos OHMS eu conseguiria?

meu objetivo e ligar um head direto e transformar esse combo em caixa tbm.
rodolfo.martins
rodolfo.martins
Membro

Mensagens : 57
Localização : Candeias/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Jan 14, 2019 9:17 am

rodolfo.martins escreveu:Bom dia, Galera
Vi a sugestão do alex la em cima, queria saber se tem como fazer isso com um staner 1x15 shoutb215. queria colocar uma entrada direta pro falante, em quantos OHMS eu conseguiria?

meu objetivo e ligar um head direto e transformar esse combo em caixa tbm.
essa informação você pode verificar normalmente atrás do próprio falante
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Seg Jan 14, 2019 9:21 am

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Manual10

http://www.staner.com.br/downloads/manuais/amplificadores_instrumentos/SHOUT%20215B.pdf
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por rodolfo.martins Seg Jan 14, 2019 10:18 am

Então o head tem 900w em 4ohms, iria raxar o som, ou ter algum problema do tipo?
vi que o falante tem 140rms em 4ohms, então na teoria vai dar certo.

Eu teria que arrumar um conector speark femea para conectar na saida do falante, so isso?
(sou bem leigo nesses assuntos)
rodolfo.martins
rodolfo.martins
Membro

Mensagens : 57
Localização : Candeias/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por rodolfo.martins Seg Jan 14, 2019 10:19 am

Estou interessado em fazer isso pois a caixa staner tem uma construção bem robusta, ou caso contrario iria pegar uma teksound.
rodolfo.martins
rodolfo.martins
Membro

Mensagens : 57
Localização : Candeias/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Seg Jan 14, 2019 11:29 am

Problema, não tem. Só acho um desperdício usar um amp de 900w numa caixa dessas...

Uma Teksound 4x10 cairia bem melhor. Deixe seu Staner para tocar em lugares menores ou para estudo.

rodolfo.martins escreveu:Eu teria que arrumar um conector speark femea para conectar na saida do falante, so isso?
(sou bem leigo nesses assuntos)
Use um P10 ou Speakon fêmea.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Jan 14, 2019 11:46 am

Coder escreveu:Use um P10 ou Speakon fêmea.
não sei se todos são assim, mas tem speakon fêmea que aceita p10, assim já mata dois coelhos com a mesma caixa d'água
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Seg Jan 14, 2019 11:56 am

^ Verdade
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por rodolfo.martins Seg Jan 14, 2019 4:02 pm

Coder escreveu:Problema, não tem. Só acho um desperdício usar um amp de 900w numa caixa dessas...

Uma Teksound 4x10 cairia bem melhor. Deixe seu Staner para tocar em lugares menores ou para estudo.

rodolfo.martins escreveu:Eu teria que arrumar um conector speark femea para conectar na saida do falante, so isso?
(sou bem leigo nesses assuntos)
Use um P10 ou Speakon fêmea.


Então seria somente por enquanto, e para dar uma função a mais pro combo, com esse head de 900w em 4ohms eu conseguria tirar os 140rms desse falante correto?

rodolfo.martins
rodolfo.martins
Membro

Mensagens : 57
Localização : Candeias/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Seg Jan 14, 2019 4:25 pm

^ em teoria sim, mas não da pra saber qual será o resultado sem fazer um teste...
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 15, 2019 5:06 am

Rapaz, gente querendo transformar cubo em caixa, e eu querendo transformar uma caixa em cubo Razz
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Ter Jan 15, 2019 6:46 am

Eu sempre quis fazer isso com meu Staner BS-240. Desativar o pré e usar algo no lugar.

Convenhamos, o timbre deles são péssimos.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 15, 2019 6:59 am

^mas sera que o timbre deles é pessimo por causa do amplificador em si, por causa do pre, ou por causa da própria caixa?

São muitas variáveis, né?
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Ter Jan 15, 2019 7:23 am

Sim, por isso tenho vontade de fazer esses experimentos. Só falta aprender eletrônica! What a Face
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por rodolfo.martins Ter Jan 15, 2019 9:32 am

Se tivesse um projeto na internet para apresentar para algum tec em eletronica, talvez arriscaria.
Se não desse certo voltava a ligação padrão.
rodolfo.martins
rodolfo.martins
Membro

Mensagens : 57
Localização : Candeias/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por rodolfo.martins Ter Jan 15, 2019 9:35 am

Stormbringer escreveu:^mas sera que o timbre deles é pessimo por causa do amplificador em si, por causa do pre, ou por causa da própria caixa?

São muitas variáveis, né?

Acho que a caixa não é, acho ela até bem construida, todo mundo que tem Staner fala que é um trator, levar para varias gigs.
bem firme a estrutura da caixa.
rodolfo.martins
rodolfo.martins
Membro

Mensagens : 57
Localização : Candeias/MG

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Stormbringer Ter Jan 15, 2019 10:51 am

^Ser firme e bem construída não garante que podemos deduzir com certeza que ela não tem influência no "timbre ruim".
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por allexcosta Ter Jan 15, 2019 12:10 pm

Stormbringer escreveu:^mas sera que o timbre deles é pessimo por causa do amplificador em si, por causa do pre, ou por causa da própria caixa?

São muitas variáveis, né?

Toda a topologia. O que menos influencia é o amp.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54507
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Seg Fev 04, 2019 12:55 pm

Já que o assunto nesse tópico é gambiarra, estou com a seguinte idéia de jirico.

Tenho o amp e uma caixa teksound com 2x10" em 4ohms, isso significa que não posso ligar mais nenhuma caixa.

Se eu quiser por exemplo, continuar como está, o cabeçote ligado a caixa e da saída line do cabeçote eu ligar um cabo em um combo staner por exemplo, seria possível?

Ficaria com 2x10" + 1x15"

Entendam, vou ligar um cabo de saída (se é que é possível) da saída line out do cabeçote, a que enviamos para a mesa de som e ligar na entrada do "staner".

Ou posso usar também um DI também né...mando uma saída pro amp+caixa e uma para o "Staner".

Será que presta isso???
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Coder Seg Fev 04, 2019 1:43 pm

^ Sim, é possível. Eu fazia isso ligando a saída de linha de um Hartke A70 no Staner.

Se a saída for balanceada, acho que da pra dispensar o DI.
Coder
Coder
Membro

Mensagens : 3785
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 1:51 pm

sim, line out é uma saída de sinal de nível de linha que passa antes do preamp; dá pra mandar pra mesa, pedais, outro amplificador (slave), etc.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 1:54 pm

Coder escreveu:Se a saída for balanceada, acho que da pra dispensar o DI.
neste caso não precisa se preocupar com sinal balanceado ou desbalanceado; o sinal que sai do instrumento e que entraria no outro amplificador também não é balanceado

como vai estar com duas fontes de amplificação distintas (pre e potência), até um adaptador 1x2P10, cabo split ou pedal AB serviria se não existisse essa saída line out
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Seg Fev 04, 2019 2:02 pm

Bom, pelo menos não estou falando m... totalmente, alguém pensa algo parecido...kkkk

Mas assim, a saída do cabeçote é XLR balanceada, teria como ligar essa saída na entrada do staner??
Usando um cabo XLR (saida) + P10 entrada no staner. Esse P10 teria que ser ligado balanceado também??
(no caso dispensando o DI)
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 2:05 pm

esquece isso de DI, balanceado/desbalanceado; arruma um cabo XLR/P10 mono e seja feliz

em tempo: ou um adaptador XLR/P10 mesmo
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Stormbringer Seg Fev 04, 2019 2:21 pm

tem 2 jeitos de fazer de 1 amp pra outro sem passar pela mesa

1)pela saida xlr (com um xlr -> p10)
2)pelo efects loop, a saida do fx loop normalmente é antes do pré do amp, ai o outro amp recebe o sinal limpo do baixo Very Happy

Fora isso, uma opçao legal é, ou um pedal que tenha 2 saidas, tipo "dry" e "wet", e mandar a dry pro outro amp, ou usar um cabo P10 "Y"


Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 2:38 pm

ajudaria dizer qual o modelo do cabeçote pra checar a topografia, porque alguns amplificadores não têm fx loop ou tem fx loop mas não têm line out, outros têm opção pre/post
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Seg Fev 04, 2019 3:06 pm

Raul S. escreveu:ajudaria dizer qual o modelo do cabeçote pra checar a topografia, porque alguns amplificadores não têm fx loop ou tem fx loop mas não têm line out, outros têm opção pre/post
Peavey tour 450.

Ele tem :

Effect Loop - Send/Return
Remote Switch
Tuner Send.

Valeu galera compreendi como da pra fazer.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Mauricio Luiz Bertola Seg Fev 04, 2019 3:22 pm

Peavey tour 450
Shocked Shocked
Mauricio Luiz Bertola
Mauricio Luiz Bertola
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16619
Localização : Niterói, RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Seg Fev 04, 2019 3:29 pm

Mauricio Luiz Bertola escreveu:Peavey tour 450
Shocked Shocked
O que acha?
Pode falar a verdade, prós e contra.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 3:41 pm

pelo que li no manual do Peavey Tour 450:

- o fx send é post preamp (wet)
EFFECTS LOOP - The Send Jack provides a pre amp output that may be used to drive slave amplifiers and external effects processors. The Return Jack provides a power amp input for the last effect in the chain. NOTE: When using the unit as a slave power amplifier, the Return Jack should be used as the input.

- o sinal do "tuner send" pode ser utilizado como line out (dry)
TUNER SEND - This output is provided for connection to electronic tuners (buffered signal). This output may also be used as an unbalanced Direct Interface, or a buffered pass-through to use two amps simultaneously. NOTE: The TUNER SEND is always ACTIVE, even when the amp is muted.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Seg Fev 04, 2019 3:49 pm

Obrigado Raul, nunca entendi muito bem sobre essas funções.

Qdo ligado no Tuner send ele corta o sinal da caixa pelo que entendi. Funcionaria só o staner.
Qdo ligado no fx send o amplificador do Peavey amplifica as duas caixas.
Será que entendi errado?
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 4:34 pm

NeyBass escreveu:Obrigado Raul, nunca entendi muito bem sobre essas funções.

Qdo ligado no Tuner send ele corta o sinal da caixa pelo que entendi. Funcionaria só o staner.
Qdo ligado no fx send o amplificador do Peavey amplifica as duas caixas.
Será que entendi errado?
Não li nada sobre corte de sinal de caixa.

A saída de afinador (tuner send) é o sinal não processado (dry) do instrumento que pode ir na entrada normal do outro amplificador (não slave), que usaria seu próprio preamp e power para funcionar. É a mesma coisa do que a saída DI, só que desbalanceada (o que não importa neste caso), com a vantagem do plug ser formato P10.

O fx send vai enviar o sinal com preamp (wet), mas não power, então ele teria que entrar no fx receive do outro amp (slave), que assim assumiria o preamp do peavey e usaria o próprio power para funcionar.
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Seg Fev 04, 2019 4:39 pm

Agora sim Raul sanou minhas dúvidas.
Então o que eu pensava que era complicado, é algo bem simples com diversas maneiras de fazer funcionar.
Agora é só fazer os testes.

Obrigado a todos.
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Raul S. Seg Fev 04, 2019 4:44 pm

NeyBass escreveu:Agora sim Raul sanou minhas dúvidas.
Então o que eu pensava que era complicado, é algo bem simples com diversas maneiras de fazer funcionar.
Agora é só fazer os testes.

Obrigado a todos.
Se não tivesse lido o manual, nem imaginaria que essa saída tuner send funcionaria como line out no peavey
Raul S.
Raul S.
Membro

Mensagens : 1781
Localização : -

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por NeyBass Ter Fev 05, 2019 6:10 am

Raul S. escreveu:
NeyBass escreveu:Agora sim Raul sanou minhas dúvidas.
Então o que eu pensava que era complicado, é algo bem simples com diversas maneiras de fazer funcionar.
Agora é só fazer os testes.

Obrigado a todos.
Se não tivesse lido o manual, nem imaginaria que essa saída tuner send funcionaria como line out no peavey

E na verdade, eu li o manual, mas em inglês e sobre essas funcionalidades nunca fui bom com isso.
Vc ajudou bastante...
Obrigado
NeyBass
NeyBass
Membro

Mensagens : 5145
Localização : MT

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Sandro Levi Ter Fev 05, 2019 6:54 am

Eu usei uma saida de FX send (line pos-preamp) na entrada do meu antigo staner e o som melhorou muito. O pré do amplificador de origem era muito melhor e eu preferi deixar o staner flat, apenas como escravo.

Bons testes e poste suas impressões depois...
Sandro Levi
Sandro Levi
Membro

Mensagens : 424
Localização : Fortaleza - CE

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Guga Ramone Ter Fev 05, 2019 11:41 am

Preste atenção pois diferente amps tem diferentes topologias de circuitos. Uns invertem a fase do sinal, outros não. É capaz de você ligar os dois amps juntos e perceber uma piora no som. Só experimentando para saber se vai ficar bom.
Guga Ramone
Guga Ramone
Membro

Mensagens : 1040
Localização : Curitiba / PR

Ir para o topo Ir para baixo

Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON) Empty Re: Transformando Cubo em caixa (Gambiarra ON)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 1 de 2 1, 2  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos