Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Força no braço do contrabaixo

+7
Coutinho
Breno_Barnabe
dibass
allexcosta
Ferium
Ricardo Petrone
leonardo reidner
11 participantes

Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Sex Nov 30, 2012 3:39 am

Eae galera td bom??

Eu toco contrabaixo a dois anos e sempre usei muita força no dedo polegar esquerdo o qual apoio o braço!! como toco coisas muito rapidas sempre fiquei com o polegar cansado!


Última edição por ClaudioBass em Sex Nov 30, 2012 11:02 am, editado 1 vez(es) (Motivo da edição : Título editado pela moderação conforme item 10 das regras de utilização do Fórum. (por favor, leia as regras))

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Sex Nov 30, 2012 3:40 am

tento parar de fazer força mas não consigo!!, preciso de ajuda!! mandem suas opinioes!

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Ricardo Petrone Sex Nov 30, 2012 3:45 am

Verifique sua postura ao fazer estes movimentos. Pode ser apenas 1 pequenino detalhe que pode te aliviar muito, e até evitar problemas futuros de tendinite. Shocked

____________________________
Não se preocupe com a perfeição
- você nunca irá consegui-la.
(Salvador Dali)
Ricardo Petrone
Ricardo Petrone
Membro

Mensagens : 1717
Localização : Tijuquistão, Hell de Janeiro...

http://www.reverbnation.com/syntagmatrio

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Sex Nov 30, 2012 4:07 am

cara ja tentei verificar de tudo!! mas sai como se fosse naturalmente!! e força muito! é algo que não consigo controlar!
não tem nenhum tipo de exercício para melhorar a digitação??
pos o meu baixo esta com as cordas super baixas!, mais baixas impossiveis mas faço força naturalmente

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Ferium Sex Nov 30, 2012 10:49 am

Acredito que seja simplesmente problema de postura, como frisou o Ricardo. Tu deve estar tão adaptado com a postura incorreta que acaba sendo meio automático.

Tenta pegar a postura correta da mão esquerda. No site do nosso colega Davi Motta tem uma aula em PDF excelente sobre a postura correta. Daí, depois de pegar a postura correta, começa a fazer uma digitações pressionando a corda apenas com o necessário pra extrair som. Vai progredindo de velocidade lentamente até alcançar a velocidade com que tu costumas tocar.

Isso deve ajudar a melhorar. Tanto a mão esquerda como a direita não precisam fazer força ao tocar baixo. Utiliza-se apenas a força necessária para extrair o som, nada mais.
Ferium
Ferium
Membro

Mensagens : 774
Localização : Ceará

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Sex Nov 30, 2012 11:16 am

Já tive aluno com esse problema...

Um deles tinha o polegar esquerdo atrofiado de tanta força que fazia...

Recomendo estudar SEM encostar o polegar no braço.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por dibass Sex Nov 30, 2012 11:34 am

além da dica do Alex estude tecnica e em andamentos lentos, é bom ver tb a regulagem do seu baixo
dibass
dibass
Membro

Mensagens : 1564
Localização : uberlandia- MG

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Breno_Barnabe Sex Nov 30, 2012 12:00 pm

Isso ocorre quando você toca em pé ou sentado? Ei já tive problemas ao tocar em pé... subir um pouco a correira ajudou bastante!
Breno_Barnabe
Breno_Barnabe
Membro

Mensagens : 5324
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Coutinho Sex Nov 30, 2012 12:08 pm

Como é a posição que você deixa seu polegar? Se você usa mais a "ponta" dele então o problema é mais na posição da sua mão, tente deixar os dedos mais retos sobre as cordas. Tocar colocando muita força no dedão é algo que eu fazia também, e isso, eu fui notar depois que perdi o vício, na verdade atrapalha e muito a velocidade.
Tente rever a posição da sua mão e ache uma que seja mais confortável.
Agora se mesmo assim você vê que o seu baixo "pede" pra ser tocado com mais força, de uma regulada nele porque isso não é muito normal.

Só uma pergunta, qual é o teu baixo?
Coutinho
Coutinho
Membro

Mensagens : 95
Localização : Santa Bárbara do Oeste

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por pluís Sex Nov 30, 2012 12:46 pm

Como os amigos Alex e dibass disseram,tente estudar sem encostá-lo na escala e faça exercícios lentos pra se adaptar melhor a uma nova postura.
pluís
pluís
Membro

Mensagens : 1042
Localização : Uberlândia

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por inibass Sex Nov 30, 2012 12:49 pm

Polegar posicionado entre dedo 2 e 3. Apenas dando apoio, nada de forçar. Tente nem toca-lo no braço apenas como aprendizado da pressão necessária.
Nunca deixar polegar além do dedo 1, pode causar problemas de LER. rever posição do cotovelo.
A coisa não tem muita regra, mas a anatomia humana sim e as consequências em desobedecer a natureza são muito severas.

aBASSo

____________________________
"A culpa é minha e eu ponho em quem eu quiser !" (Homer Simpson)
Gospel Club #151; Clube do Apego #40; Fretless Club #77; Clube Seymour Duncan #13; EMG Clube #???? Clube dos que sofrem de G.A.S. constante #37
inibass
inibass
Membro

Mensagens : 807
Localização : Aracaju-SE

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Átila Moreira Cedro Sex Nov 30, 2012 2:05 pm

Talvez, mesmo porque não vi você tocar, possa ser a altura que você deixa a faixa (ou correia) do bass ao tocar de pé. Se ficar muito baixa naturalmente sua mão vai inclinar, o que te obriga a colocar mais força para o polegar ficar exatamente atrás do braço e "entre" os dedos 2 e 3. Você sente que faz muita força quanto toca sentado também? Uma dica útil pode ser colocar a correia (ou faixa) de uma forma que a posição do bass no seu corpo seja igual aquela quando você toca sentado.
Mal lhe pergunte, quais exercícios para a mão esquerda você tem praticado?
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Dom Dez 02, 2012 3:41 am

dibass escreveu:além da dica do Alex estude tecnica e em andamentos lentos, é bom ver tb a regulagem do seu baixo

Cara a regulagem do meu baixo nunca esteve melhor!! cordas mais baixas do que está impossivel!, o meu problema é postura!, quero ver algumas dicas sobre postura

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Dom Dez 02, 2012 3:49 am

Coutinho escreveu:Como é a posição que você deixa seu polegar? Se você usa mais a "ponta" dele então o problema é mais na posição da sua mão, tente deixar os dedos mais retos sobre as cordas. Tocar colocando muita força no dedão é algo que eu fazia também, e isso, eu fui notar depois que perdi o vício, na verdade atrapalha e muito a velocidade.
Tente rever a posição da sua mão e ache uma que seja mais confortável.
Agora se mesmo assim você vê que o seu baixo "pede" pra ser tocado com mais força, de uma regulada nele porque isso não é muito normal.

Só uma pergunta, qual é o teu baixo?

Cara a posição do meu polegar é como se fosse esticado, no braço do instrumento (isso quando vou tocar os graves, não faço força, pois eu fico bem confortavel com ele assim, consigo usar velocidade e tudo mais), quando eu vou para as cordas agudas é que tento manter ele esticado mas meu dedo fica mais curvado aí é que começam as dores!

meu baixo é um condor BC600 muito bem regulado!, o problema realmente é minha postura!

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Dom Dez 02, 2012 3:54 am

Ferium escreveu:Acredito que seja simplesmente problema de postura, como frisou o Ricardo. Tu deve estar tão adaptado com a postura incorreta que acaba sendo meio automático.

Tenta pegar a postura correta da mão esquerda. No site do nosso colega Davi Motta tem uma aula em PDF excelente sobre a postura correta. Daí, depois de pegar a postura correta, começa a fazer uma digitações pressionando a corda apenas com o necessário pra extrair som. Vai progredindo de velocidade lentamente até alcançar a velocidade com que tu costumas tocar.

Isso deve ajudar a melhorar. Tanto a mão esquerda como a direita não precisam fazer força ao tocar baixo. Utiliza-se apenas a força necessária para extrair o som, nada mais.

eae cara!, vc pode me mandar o link dessa aula (não sei o que é PDF), estou louco pra ver!

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Dom Dez 02, 2012 3:58 am

Átila Moreira Cedro escreveu:Talvez, mesmo porque não vi você tocar, possa ser a altura que você deixa a faixa (ou correia) do bass ao tocar de pé. Se ficar muito baixa naturalmente sua mão vai inclinar, o que te obriga a colocar mais força para o polegar ficar exatamente atrás do braço e "entre" os dedos 2 e 3. Você sente que faz muita força quanto toca sentado também? Uma dica útil pode ser colocar a correia (ou faixa) de uma forma que a posição do bass no seu corpo seja igual aquela quando você toca sentado.
Mal lhe pergunte, quais exercícios para a mão esquerda você tem praticado?

cara sinto dor das duas formas!! em pé e sentado!, em pé deixo o meu baixo um pouco acima do abdomen!, mas é algo que acontece naturalmente da minha postura!, eu não sei nenhum exercício para mão esquerda!

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por allexcosta Dom Dez 02, 2012 4:13 am

leonardo reidner escreveu:Cara a posição do meu polegar é como se fosse esticado, no braço do instrumento (isso quando vou tocar os graves, não faço força, pois eu fico bem confortavel com ele assim, consigo usar velocidade e tudo mais), quando eu vou para as cordas agudas é que tento manter ele esticado mas meu dedo fica mais curvado aí é que começam as dores!

Você precisa deslizar o polegar no braço do baixo de forma que a posição sofra mínima alteração independente da corda que você está tocando.

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54502
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Átila Moreira Cedro Dom Dez 02, 2012 1:46 pm

leonardo reidner escreveu:eu não sei nenhum exercício para mão esquerda!

Procure no Google uma apostila chamada Bass Fitness.
Você conhece alguém que toca há mais tempo e pode te dar umas dicas?
Talvez um professor, aí você aprende postura, escalas, exercícios para mão esquerda e direita. Depois, de alguma técnica e conhecimento acumulada, você começa a escolher o que gosta mais de estudar e evoluí em uma direção que escolher.

As vezes, alguns "vícios" que adquirimos se tornam persistentes e podem haver dificuldades para extingui-los. O que quero dizer é que muitas vezes pode ser uma questão de posicionamento do seu corpo e/ou da sua mão enquanto você toca, de forma que um professor ou uma pessoa que toca baixo há mais tempo vai ver e te ajudar a corrigir.

Se não for possível, busque ao menos aprender exercícios de digitação (do tipo 1234, 1324, 1243...) e escalas, da maneira recomenda acima pelos colegas. Pode ser útil para você.
Átila Moreira Cedro
Átila Moreira Cedro
Membro

Mensagens : 1011

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por mcorilow Dom Dez 02, 2012 2:47 pm

Ja tive esse problema, principalmente depois que parei de fazer aula. Acontecia principalmente no agudo, depois da 10ª casa... Experimentei fazer escalas nessa parte do braço do baixo, muitas escalas, maior, menor, com 7ª, 9ª, enfim... Mas fazias essas escalas prestando atencão para não forçar o dedo. Hoje está melhor, recomendo!

____________________________
Se tranca no quarto e estuda bicho
mcorilow
mcorilow
Membro

Mensagens : 62
Localização : Campinas-SP

https://www.youtube.com/user/mcorilow

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por leonardo reidner Qua Dez 05, 2012 6:45 pm

Eae galera! muito obrigado a ajuda de todos!! eu to conseguindo melhorar minha postura de mão esquerda, ja melhorei muito agóra só estou me habituando a ela!
muito obrigado a todos pela ajuda

leonardo reidner
Membro

Mensagens : 13
Localização : são paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Força no braço do contrabaixo Empty Re: Força no braço do contrabaixo

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos