Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

+5
Maurício_Expressão
drews
Eliseumohr
Yngway
GeTorres
9 participantes

Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por GeTorres Dom Nov 27, 2011 12:29 pm

Trata-se de uma resposta dada em uma comunidade do Orkut, onde ele esclarece a cena das industrias de instrumentos na época dos anos 80.

Sou suspeito, pois admiro o Carlos, mesmo sem ter conhecido ele pessoalmente.

Espero que apreciem as informações contidas nela.


"Estava eu fuçando nas comunidades do Orkut quando, de repente, vejo uma comunidade entitulada "Guitarras Dolphin". Como já tive, resolvi entrar e ler alguns tópicos. Um deles me chamou a atenção, era entitulado "Dolphin vs Golden vs Tonante".

Em uma das primeiras mensagens, um cara diz que a comparação é covardia, pois a Dolphin é bem melhor. Logo em seguida, vêm uma mensagem do Carlos Assale, ex-dono da Dolphin. Quem tiver paciência, leia. Vale a pena!

"Não é covardia não...
Quem não viveu a época e nunca tocou numa Dolphin do primeiro período pode ter essa imagem na cabeça. Não teve a oportunidade de viver uma época completamente diferente da atual.

A Tonante (Rei) não se preocupava com o produto que fazia. Simplesmente juntava peças derivadas da sua linha de violões, que é reconhecidamente popular e desprovida de alguma tecnologia respeitável, em algo que ela acreditava ser uma guitarra. Taraxas de violão, escudos de Duratex, braços grossíssimos, captadores sem nenhuma preocupação com impedâncias/indutâncias ou blindagem, design "Deus-me-livre"... - esse era o seu foco: produtos baratos! Conheci bem o Abel, o dono da Rei, durante meus dois mandatos de vice-presidente da Afimbra (Associação dos Fabricantes de Instrumentos Musicais de Brasil - hoje Abemusica) e ele sempre me dizia que eu era louco por querer fazer um produto tão sofisticado, que eu não iria conseguir vender pra ninguém! Não foi o que aconteceu....

Mas a Tonante-Rei tem seu espaço e vende muitos instrumentos. Uma vez, em Ilhabela, quando estava numa banca de jornais, ouvi um diálogo em que um rapaz dizia pro outro que tinha comprado uma Tonante com aquela cara de orgulho de quem tinha comprado ouro-em-pó ao preço de carvão. Isso ilustra como esse setor do mercado pensa...

A Golden era mais cuidadosa com o produto mas não com o design e a ergometria. A maioria dos seus produtos, mesmo as imitações, eram feios, desbalanceados, duros e de afinação duvidosa. O interessante é que o Chang (o dono da Golden), o Tagima e eu, em 1984, encomendávamos peças na mesma marcenaria (do saudoso Valfairt) e de vez em quando nos encontrávamos á e batiamos um papo - com o Chang nem tanto já que ele falava muito pouco o português. O que a Golden tinha de vantagem nessa época eram as ligações dela com a China/Coréia que a permitiam ter acesso fácil a componentes como tarraxas e captadores que eram de importação dificílima ou proibida. Pra gente era uma briga....

Outra curiosidade dessa época: A primeira série de Dolphins GA 1000 foi pintada na lutheria do Tagima pelo Jair, hoje dono da Vintage...

A Dolphin, por sua vez, sempre teve sua preocupação centrada na afinação e tocabilidade. O lema era que desde a linha mais popular à mais sofisticada o instrumento deveria ser útil, ou seja, a afinação e a ação nunca deveriam ser motivo para crítica. Recebemos muitas cartas de professores nos agradecendo pela inédita oportunidade dada a iniciantes que agora podiam comprar um instrumento acessível e, por sua qualidade, ser um incentivo e não um impedimento ao aprendizado.
Quanto ao timbre, tínhamos nossas proprias idéias: enrolávamos nossos captadores e inventávamos nossos circuitos. Foi assim que o sistema "Truetone", o captador "Tribucker", o captador "Cross-Coil" para baixo e outras novidades surgiram.

Os designs eram originais. A menos de uma imitação de Stratocaster (na verdade nem isso, já que ela era menor e tinha escala de Gibson) a Dolphin só fabricou modelos exclusivos. A GA 1000, a Starlock, a GA 50O, a GA 550 (a primeira guitarra com Floy Rose do Brasil), a GA 508, a linha GX 3000, o baixo BX 1020, a Corvus e a GV 50T e a GX 50V com Floyd Rose, Tribucker, mão invertida e 29 trastes - a loucura dos metaleiros da época. O acabamento buscava o "state of the art" da época.

Obter "hardware" era complicadíssimo, as importaçãoes eram complicadíssimas - quando não proibitivas - e a indústria nacional não oferecia os componentes necessários. Por isso fomos à luta. Primeiro criando e desenvolvendo a produção do cavalete "Hi Mass" da GA 1000. Uma obra prima que ainda hoje mereceria lugar nas guitarras "hard tail" mais sofisticadas do mundo. Ele pode ser visto no site.
Depois, compramos uma participação numa empresa que estava disposta a fabricar tarraxas modernas no Brasil. Com nosso apoio técnico e financeiro, essa empresa produziu a primeira tarraxa selada no Brasil, que começou a ser montada nas Stalocks e nas GA 500 - tínhamos exclusividade no produto.

Logo depois começamos a importar componentes e fomos o primeiros a usar tremolos Floyd Rose nas guitarras feita no país. Também os primeiros a usar captadores ativos (os ingleses Reflex) em guitarras nacionais.

Administrativamente a Dolphin foi a primeira empresa do setor a adotar processos "just in time" usando kanbans e foi quem organizou os cargos típicos de uma fábrica desse tipo criando, por ex., a profissão de intonador.

Para atender aquele mercado popular que falei no começo criamos uma linha com um marketing baseado numa piada. Como muitos vendedores recebiam a pergunta: "Mas você têm guitarra Rei?", criamos uma linha espartana, despojada, simples e extremamente funcional. Tão interessante que o Frejat (Barão Vernmelho), quando viu e tocou numa na fábrica, quis levá-la na hora (e levou). A linha chamava-se KING. Então à pergunta "Vocês têm Rei" respondíamos: "Não, mas temos KING!".

Infelizmente, em 1990, o Plano Collor inviabilizou o projeto.

Muitas pessoas, na ausência de vivência dos fatos e perspectiva histórica, têm o direito de se confundir e colocar as marcas num mesmo patamar.
Mas essa é uma confusão que o Luis Carlini, o Frejat, o Edgar Scandurra, o Zique, o Zé Luis (Meteoro), o Mario Manga, o André Abujamra, o Dom Beto, o Tony Ozanah, o Wander Taffo, o Faíska, o Fábio Golfetti, o Celso Blues Boy, o Sergio Dias e talvez o Paul McCartney e o Andy Summers entre outros, não fazem...

Naquele tempo a Dolphin era um produto, cuidado com carinho e exclusividade, pensado, projetado e fabricado para atender bem o consumidor. Tomava-se o grande cuidado de submeter os modelos ao julgamento de profissionais e muitas boas idéias saíram dessa interação. O Zique, que está aqui na comunidade - na época líder da banda NAU, era um dos que mais participava...vivia na fábrica comparando sua Ibanez 540 com as Dolphin que a gente fabricava e deu muitas idéias para as captações.

A Dolphin de hoje é um produto genérico, fabricado na China.

Se são melhores ou piores, só quem tocou nas duas pode dizer...."

(Obrigado Carlos! Rest In Peace!)


____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Yngway Dom Nov 27, 2011 12:36 pm

Li a carta lá no Clube Dolphin e achei bem legal.

Meu irmão teve uma guitarra dessas em 88. Realmente era uma diferença gritante na qualidade.

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Eliseumohr Dom Nov 27, 2011 1:34 pm

Estou reformando um baixo dolphin dessa epoca, é de um amigo meu!

e tenho que falar! esse baixo tem o braço mais confortável que meu squier vintage modfield jazz bass!
Eliseumohr
Eliseumohr
Membro

Mensagens : 1314
Localização : pva do leste MT

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por GeTorres Dom Nov 27, 2011 1:39 pm

ELISEUMOHR escreveu:Estou reformando um baixo dolphin dessa epoca, é de um amigo meu!

e tenho que falar! esse baixo tem o braço mais confortável que meu squier vintage modfield jazz bass!

Boa tarde Eliseu!

Veja o link abaixo, acredito que gostará!

https://www.contrabaixobr.com/t19743-para-os-apreciadores-desta-marca-dolphin-clube

clown bom domingo!

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por drews Dom Nov 27, 2011 2:45 pm

Quando entrei no Chakal em '93 eu tinha um Dolphin Branco pérola, com tarraxas e ponte Gotoh e captadores Seymour Duncan (uns que tinha umas chavinhas paramétricas). Gostava muito dele. Afinação legal, confortável, som incrível...
drews
drews
Membro

Mensagens : 726
Localização : Brasília - DF

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Maurício_Expressão Seg Nov 28, 2011 7:32 pm

É... Esse Carlos Assale deixou saudades! Foi dele também o projeto Fender Southern Cross. Instrumentos honestos a preço justo, numa época que isso era impossível em termos industriais!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por GeTorres Ter Nov 29, 2011 8:31 am


____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Amagomes Ter Nov 29, 2011 10:21 am

Yngway escreveu:Li a carta lá no Clube Dolphin e achei bem legal.
Meu irmão teve uma guitarra dessas em 88. Realmente era uma diferença gritante na qualidade.

Eu me lembro de instrumentos bem legais da Dolphin nessa época,principalmente guitarras.
Amagomes
Amagomes
Membro

Mensagens : 5194
Localização : Rio de Janeiro

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Polli Ter Nov 29, 2011 11:24 am

Eu tive um Dolphin também com ferragens gotoh e captação cerâmica que falava muito.

Doei os caps para um amigo que estava montando um Jazz Bass e o bichinho está falando bonito até hoje.

Só sobrou o corpo de cedro que está guardado em casa.

Eram instrumentos honesto e bem acabados para o padrão nacional da época,estavam acima da média com certeza.

Polli
Polli
Membro

Mensagens : 1036
Localização : São Paulo

http://www.myspace.com/estacoesbrasileiras

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Masteles Ter Nov 29, 2011 1:12 pm

Toquei anos num Dolphin emprestado! Era maravilhoso! Casei com ele totalmente!

Quase infartei quando o proprietário decidiu se desfazer do mesmo e nao me consultou!

PS.: Nunca mais vi um Baixo Dolphin na minha vida!
Sad

____________________________
Moacir Teles - Vocal, Contrabaixo e Gaita Diatônica - SALLADINE
Masteles
Masteles
Membro

Mensagens : 646
Localização : São Paulo

https://www.facebook.com/Arenatheband

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por GeTorres Ter Nov 29, 2011 1:33 pm

Masteles escreveu:Toquei anos num Dolphin emprestado! Era maravilhoso! Casei com ele totalmente!

Quase infartei quando o proprietário decidiu se desfazer do mesmo e nao me consultou!

PS.: Nunca mais vi um Baixo Dolphin na minha vida!
Sad

Dá uma olhada:

https://www.contrabaixobr.com/t19743-para-os-apreciadores-desta-marca-dolphin-clube

Bom mesmo será ele depois de finalizada a reforma!

bounce bounce

____________________________
Nunca dei a mínima para baixos caros, de marca, exceto os RK's, já não posso dizer o mesmo sobre pedais overdrive. Obrigado JAZZigo.
GeTorres
GeTorres
Membro

Mensagens : 4678
Localização : Potim SP (Serra da Mantiqueira & Vale Histórico)

http://luthieiragetorres.blogspot.com.br/

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Fabio Motta Sáb Dez 31, 2011 11:17 am

Interessante o tom nostálgico e apaixonado do Carlos Assale na carta. Dava pra ver que o cara fazia as coisas por amor, e realmente era um visionário em sua época. O que ninguém contava até então, era que o mercado asiático esmagaria as pequenas fábricas de instrumento do Brasil e que o governo nada faria para tentar frear e estabelecer regras e uma política de mercado que tentassem deixar a coisa mais justa e equilibrada.
Bem legal o texto, muito bem escrito e detalhista, deu pra sentir realmente como eram as coisas naqueles tempos.
Ps: Eu nem sequer sabia que a Dolphin era uma empresa tupiniquim...

____________________________
You only live once!
Fabio Motta
Fabio Motta
Membro

Mensagens : 2003
Localização : RJ

Ir para o topo Ir para baixo

Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin Empty Re: Carta de Carlos Assale Fundador da Dolphin

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos