Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

+129
Pedro Cavalcanti
rafael.buzzi.andrade
DiegoBueno
Rafael_B_Freitas
bilabizu123
brunoaguiarbass
Bananoise
NeyBass
Klhada
siodoni
JUNIORGTR
CSergio
WHead
edumerino
ingooluser
Renato Aversari
Pz123
Raul S.
Mauricio Mendes
eduardoalvim1979
campos
SRTO
DavidR
Normando Neto
Willian Casagrande
arturbmallmann
Laysson
CaQuinhO
rmaeda
pedrohenrique.astronauta
Christian
Vitão
Juan Leusz M.
B3ck1m2n
xile
bruno.be
leonardo.reis
emanuelneto
Sapão¹³
jameh
lucian.cupin
Nando Medeiros
Boss2K
GusVCD
Geddybass
Rafael Gustavo Herreira
Stormbringer
Guilherme CR
Thiago Candido
bubass
Aureliano
zegaman4
zeponi
leoliveira
fernando pullbass
Rico
Bruno Adamo
williamfernandes
Zubrycky
ANDERJOR
Marcondes_
André Souza
S.Potin
lobo bassman
Tarcísio Caetano
Alex
GeTorres
Ivo187
Travbass
Masteles
alexjorib
warZ
Carlão
Ed Bonatto
Schafe
Davi Motta
Marck
Ricardo Saldanha
JonasBass84
GuilhermePastorius
Gomba
jogenio
rodsom
Ricardorosa
Gustavo_AB
Cris Simões
faelcks
HCSC
LuCaSbass
silvanoandrade
malka_aff
Thales_Sr
Tonante
flauius
Edu Fettermann
KIQ
Lionbass
MINGO
subgrave
Cayo Castro
tcraposo
djmmaster
chrisbass
Amagomes
alexanderadamo
J.Adalberto
ct.colela
thgbass
Edão
bodhan
Jackson
Átila Moreira Cedro
DenisLM
nukebass
Binão
YellowBoy
Fernando Paes
Antunes
fheliojr
maquiro
joabi
brucce
Mauricio Luiz Bertola
jgs
Aionius
JAZZigo
CG
RFFanBR
allexcosta
133 participantes

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Sex Nov 01, 2013 7:34 pm

JAZZigo escreveu:Para mim, baixista nenhum precisa de efeitos, precisa sim de um instrumento decente (cordas novas), de um amplificador decente, de boa técnica/execução e isso já basta para sair "groovando". Efeitos são supérfluos, meros detalhes, ou como costumo dizer: "enfeitos".
malka_aff escreveu:Aqui allex, e em outros posts ao longo do tópico.

JAZZigo escreveu:. Possuía um stack encabeçado por um GK 800RB, 2 StinGray, 1 Fender Deluxe P, 1 Fender Ashbory e 1 Vantage japonês com um som dos sonhos e que me acompanha quase desde o início etc.. Enfim, nunca fui um virtuose, mas acho que já tinha maturidade, conhecimento, experiência e grana suficientes para me dar ao "luxo" de investir, também, nas caixinhas de efeitos.
E não só na questão de equipamento, não acho que o cara tenha que ser um exímio baixista para usar efeitos.
allexcosta escreveu:^ Aí você está colocando palavras na boca do Jazzigo.

Ele só está relatando a experiência dele, nada mais... E ninguém falou em ser um baixista excepcional antes de comprar pedais também.
Claro que apenas relatei minha experiência pessoal, até porque os equipamentos que citei no meu caso estão longe de serem top (IMO). Aliás, nunca me referi a baixo e amplificador top, mas sim, decentes, coisa que já repeti em vários tópicos/posts. Há alguns anos, um colega aqui do fórum até chegou a se desfazer de seu amado e pequeno set de pedais de boutique, para investir em um amplificador DECENTE . Hoje, ele tem certeza de ter feito a coisa certa e me agradece a sugestão.

Poxa, não sou um "pedálfilo" tão desnaturado assim! Razz
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16406
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por GusVCD Sex Nov 01, 2013 7:41 pm

JAZZigo escreveu:Poxa, não sou um "pedálfilo" tão desnaturado assim! Razz
Ri Muito
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Sex Nov 01, 2013 8:18 pm

Malka, acho que não é "ter o amp e o baixo fodão" primeiro.
A critica é mais pro cara que acabou de comprar um baixo(Seja ele qual for), ainda não sabe tocar, e começa a querer comprar pedal sem saber exatamente pra que...
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Boss2K Sex Nov 01, 2013 8:40 pm

Stormbringer escreveu:(...)
A critica é mais pro cara que acabou de comprar um baixo(Seja ele qual for), ainda não sabe tocar, e começa a querer comprar pedal sem saber exatamente pra que...
ou porque tá vendo alguns baixistas usando pedais ...

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Nando Medeiros Sex Nov 01, 2013 9:37 pm

Lendo o tópico,lembrei de perguntar uma coisa...

De vez em quando eu passo alguns minutos (quem sabe horas durante o mês), pesquisando os diferentes sons que consigo tirar do baixo, com diferentes posições de ataque do pizzicato às cordas, pegada de mão esquerda, que distância da ponte faz que som quando se ataca uma corda.

Alguém mais costuma fazer isso? (Digo os meros mortais, pois, sei que isso deve ser menos que o ABC dos veteranos Razz ).

Pergunto isso, pois, (obviamente) se consegue bons efeitos, com diferentes "estratégias" ao tocar...
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Sex Nov 01, 2013 11:04 pm

no meu diário de treino tem essa parte ae Nando.

O próprio nico mostra muito isso ae nas músicas dele.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Boss2K Sex Nov 01, 2013 11:04 pm


Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Nando Medeiros Sáb Nov 02, 2013 2:37 am

malka_aff escreveu:no meu diário de treino tem essa parte ae Nando.

O próprio nico mostra muito isso ae nas músicas dele.
Pois é, Malka, eu vejo que as possibilidades de um contrabaixo são quase infinitas (de modo exagerado obviamente, mas nem tanto).
Ler este tópico me lembrou bastante quando resolvi utilizar um overdrive (com pouco mais de 2 anos de estudos), usei uma ou duas vezes, mas nunca consegui me adaptar ao mesmo. Acabei abandonando o pedal e preferindo utilizar o baixo conectado diretamente ao amplificador, fazendo "drives" com variações na forma de tocar, mesmo que fosse o uso de leves trastejamentos, ou o ataque na corda, ou mesmo pizzicato sobre a escala, que trazem sons bastante interessantes e muitas vezes acabam suprindo muito bem a MINHA "necessidade" por pedais.

Realmente, concordo, vejo o baixo como um instrumento "orgânico" (talvez não seja bem essa a palavra), mas vejo tantas possibilidades, que dependem muito mais da intenção do músico do que dos dispositivos que se tem ao alcance.

Nestes casos, lembro também, de como é importante SABER utilizar o set como um conjunto.

Numa das entrevistas que li há algum tempo, vi o Billy Sheehan, sendo perguntado exatamente sobre a necessidade de pedais e ele respondendo exatamente que não utilizava nenhum, todo o uso de drives e distorções ele equaliza apenas no CONJUNTO de regulagens entre baixo e amplificador, nada mais.

Pode não ser o maior exemplo e ídolo da galera, mas aprendo várias lições com ele.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Sáb Nov 02, 2013 3:17 am

Nando Medeiros escreveu:fazendo "drives" com variações na forma de tocar, mesmo que fosse o uso de leves trastejamentos, ou o ataque na corda, ou mesmo pizzicato sobre a escala, que trazem sons bastante interessantes
Pô, Nando, estou louco para saber como funciona esse truque, de preferência, assistir à execução. Infelizmente, nunca consegui simular a saturação de um amplificador valvulado, sem o uso de um pedal de boost ou overdrive. Me ajuda aê!!! Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16406
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por fheliojr Sáb Nov 02, 2013 5:32 pm

JAZZigo escreveu:...Pô, Nando, estou louco para saber como funciona esse truque, de preferência, assistir à execução...:
[2]

Razz
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por lucian.cupin Seg Nov 04, 2013 12:37 am

depende do tipo de som que a pessoa quer criar
lucian.cupin
lucian.cupin
Membro

Mensagens : 341
Localização : Florianópolis

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Nando Medeiros Seg Nov 04, 2013 1:00 pm

JAZZigo escreveu:
Nando Medeiros escreveu:fazendo "drives" com variações na forma de tocar, mesmo que fosse o uso de leves trastejamentos, ou o ataque na corda, ou mesmo pizzicato sobre a escala, que trazem sons bastante interessantes
Pô, Nando, estou louco para saber como funciona esse truque, de preferência, assistir à execução. Infelizmente, nunca consegui simular a saturação de um amplificador valvulado, sem o uso de um pedal de boost ou overdrive. Me ajuda aê!!! Rolling Eyes
Hahaha, que dá pra fazer, dá pra fazer sim, não sei se os teus falantes irão gostar. Cool 

Mas claro, obviamente, nada que "é como alguma coisa" será perfeitamente igual ao item referido.

Acredito que com uma regulagem correta de baixo e amplificador se consegue tirar esse som - variando a intensidade de cada nota, quando tocar com mais força, terás um overdrive natural notme 

Agora, quem é feliz com pedal, tudo certo. É feliz só com baixo e amplificador, tranquilo também. Não estou julgando se o uso de efeitos é melhor ou pior, nada disso.
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 04, 2013 1:25 pm

Nando Medeiros escreveu:Agora, quem é feliz com pedal, tudo certo. É feliz só com baixo e amplificador, tranquilo também. Não estou julgando se o uso de efeitos é melhor ou pior, nada disso.
Tranquilo, Nando! up

Durante 26 anos, fui muito feliz apenas com baixo e amplificador, e hoje, continuo feliz com quase 250 pedais e uns baixos a mais! Razz  O único estresse que rola é a falta de espaço prá guardar essa tralha toda no meu apê... Rolling Eyes
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16406
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Nando Medeiros Seg Nov 04, 2013 1:33 pm

JAZZigo escreveu:Durante 26 anos, fui muito feliz apenas com baixo e amplificador, e hoje, continuo feliz com quase 250 pedais e uns baixos a mais! Razz  O único estresse que rola é a falta de espaço prá guardar essa tralha toda no meu apê... Rolling Eyes
Não sou eu que vou irei criticar, quer dizer... se souber usar todos eles, aí não critico poke Ri Muito 

Talvez eu ainda esteja na vibe do baixo+amp, mas procuro extrair os mais variados sons do instrumento, quem sabe um dia mude.

Mas que esse instrumento tem muitas possibilidades, isso não há como negar Lingua 


Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Seg Nov 04, 2013 5:13 pm

Nando Medeiros escreveu:
JAZZigo escreveu:Durante 26 anos, fui muito feliz apenas com baixo e amplificador, e hoje, continuo feliz com quase 250 pedais e uns baixos a mais! Razz  O único estresse que rola é a falta de espaço prá guardar essa tralha toda no meu apê... Rolling Eyes
Não sou eu que vou irei criticar, quer dizer... se souber usar todos eles, aí não critico poke Ri Muito 
Óbvio. Geralmente fico apenas com os pedais que funcionam bem no contrabaixo, passando os demais pra frente. Além disso, posto uma breve review para cada pedal que chega, lá no Clube dos Amantes de Pedais de Boutique e Efeitos Analógicos, diga-se de passagem, o clube mais movimentado deste fórum! Wink
Nando Medeiros escreveu:Mas que esse instrumento tem muitas possibilidades, isso não há como negar Lingua 
Uma coisa não nega a outra. Tenho 16 baixos atualmente, curto e exploro ao máximo a sonoridade de cada um deles. Aliás, eu diria que alguns efeitos permitem/proporcionam uma exploração ainda mais minuciosa das possibilidades do contrabaixo.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16406
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por jameh Seg Nov 04, 2013 6:13 pm

allexcosta escreveu:Observando outros tópicos, é fácil perceber que muitos iniciantes fazem perguntas do tipo "consegui comprar meu baixo, agora estou começando minha pedaleira e preciso de .....?
Caro Allex

Ele não precisa. Em algumas situações para dar mais potência ou compressão até pode ser uma ferramenta a se considerar.

O timbre do baixo é unico, é como se fosse o que une a bateria e a harmonia, por isso basicamente acho que o baixo com o som original tem presença e na maioria das vezes preenche algo que falta na música. Efeitos são interessantes em caso de duetos e trios, onde existe mais espaço para preencher. Salva esssa situação, na minha opinião, são poucas as aplicações, acho que o som puro do baixo com uma boa timbragem (que também pode utilizar efeitos) o ideal.
jameh
jameh
Membro

Mensagens : 124
Localização : SP

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Sapão¹³ Qui Nov 28, 2013 1:32 am

joabi escreveu:
Muitas vezes o cara quer o mesmo efeito que o ídolo dele. É o momento dele descobrir que tem muita coisa pra resolver antes de chegar lá... up

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 564503_10152953717105190_1131616399_n

Tá explicado Laughing 
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Boss2K Qui Nov 28, 2013 1:57 am

Sapão¹³ escreveu:Tá explicado
nope 

<iframe width="480" height="360" src="https://www.youtube.com/embed/JoFsT1XpMU4" frameborder="0" allowfullscreen></iframe>

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por emanuelneto Sex Nov 29, 2013 4:40 am

Toco desde os 11 anos (tenho 33), só aderia aos pedais 2 anos atrás ... meu primeiro pedal foi um equalize (cansei de depender e/ou pedir para técnico de som e resolvi comprar para melhor meu som). Hoje tenho 5 (equalize boss, compresso ED, Fuzz Ed, Hartke Attack e Flanger Boss) .... Ao vivo geralmente eu só uso o Equalize e Hartke (hoje usei só o equalize no show) ... os demais pedais foram adquiridos por causa de bandas autorais que eu toquei e pedia.
emanuelneto
emanuelneto
Membro

Mensagens : 296
Localização : Belém

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por leonardo.reis Sex Nov 29, 2013 7:30 pm

Depende muito do tipo de som que a gig faz.

Eu tenho duas fixas, sendo uma soul/funk (o americano) onde uso o Fender JB direto no Hartke, só passando por um pré e um equalizador, sem efeitos.

Mas em compensação, a outra gig é pop com baixo, batera, uma guitarra e vozes. Uso efeitos pra dar uma preenchida no som.

Se vou fazer um free, levo o board pois nunca se sabe o que vão pedir.

PS: quando eu digo efeitos que eu uso, só os mais básicos e tradicionais, e o mais analógicos que eu puder comprar (delay, reverb, envelope filter, tremolo, drive).
leonardo.reis
leonardo.reis
Membro

Mensagens : 152
Localização : Campo Grande - MS

https://www.facebook.com/leonardoareis

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Sapão¹³ Dom Dez 01, 2013 1:38 pm

Boss2K escreveu:nope 
Ow Wilson, esse vídeo não vale, o baixo nem é dele kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Sapão¹³
Sapão¹³
Membro

Mensagens : 354
Localização : Contagem, MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bruno.be Ter Dez 03, 2013 10:02 pm

Pra mim ter pedais no setup é algo dispensável...

Comecei a usar por conta de necessidade, no caso músicas autorais, mas uso somente em shows e gravações, nos ensaios é o bom e velho baixo e cabo no amp...

Very Happy 
bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por allexcosta Sáb Abr 12, 2014 1:46 pm

UP

Tem muita gente que deveria ler esse tópico.
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54496
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por xile Sáb Abr 12, 2014 3:17 pm

Ao menos no tempo que me atrevi a tocar baixo, eu nem cheguei a pensar em comprar pedais, pedaleiras, efeitos... Apesar de meu amp ter overdrive.
xile
xile
Membro

Mensagens : 84
Localização : Região Sudeste

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Abr 12, 2014 5:45 pm

Aionius escreveu:Eu não acho que sejam algo que precisamos e sim como disse o JAZZigo algo para dar um colorido a mais e esse colorido deve vir só depois que você já tiver um Bom baixo, um Bom amplificador e ter um conhecimento razoável sobre seu instrumento e o que os efeitos podem lhe trazer para que cada efeito possa soar de forma agradável, se não você vai se frustar com toda a certeza, como aconteceu comigo quando iniciei no mundo dos efeitos, ou seja, é preciso pesquisar bem antes e ver se isso vai ou não agregar alguma coisa ao teu som.

Se o JAZZigo usa efeitos apenas para "colorir o som", então o som dele é um pacote de m&m's, um arco-íris ou uma aquarela inteira talvez huahahahuah!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Abr 12, 2014 6:21 pm

Acredito que esse lance de efeitos seja influencia dos Guitarristas mesmo! Nós, os baixistas, não queremos ficar por baixo! He he! Comecei nessa vida desde que comecei com o meu primeiro baixo há uns 13 ou 14 anos atrás. Na época comprei uma Zoom 506, porque o meu irmão era guitarrista e tinha uma zoom 505, então acho que foi competição mesmo! De lá pra cá amadureci nesse mundo dos efeitos e cheguei a conclusão que gosto muito mais do som do baixo puro. Mas aí vem um porém: se você não tem um baixão ultra master deluxe da vida (para não citar nomes!), às vezes precisa de uns recursos pra melhorar o som, como um pedal pré-amp, um equalizer, um compressor, etc. Isso não são necessariamente efeitos, mas recursos. Isso acho importante: ter um som limpo e com bom timbre! Quanto aos efeitos não uso-os muito, mas acho legal ter algumas opções de moduladores pra uma música ou outra. Acho que não podemos também ter essa visão tão restrita, pois como falei: pedais são recursos, ou seja, você pode usá-los ou não e isso, a meu ver, é pessoal (sem essa de iniciante, veterano ou seja lá o que!), pois que sabe do seu som e do que precisa é o próprio baixista!
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Sáb Abr 12, 2014 7:44 pm

marciobs escreveu: Isso acho importante: ter um som limpo e com bom timbre!

não existe pedal que simule isso, isso vem do seu instrumento, um pedal modifica o som do seu baixo, mas não deixa um baixo bom.

Antes de qualquer efeito, o baixista tem que ter um instrumento satisfatório (nada a ver com instrumento caro)

bem regulado e com som decente.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Sáb Abr 12, 2014 8:04 pm

^
[2]
Disse tudo. Só porque tenho mais de uma centena de pedais, não que dizer que uso efeitos o tempo todo. Ao contrário do que muitos imaginam, os "enfeitos" entram em apenas 5%, ou menos, do som que faço.
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16406
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Abr 12, 2014 9:18 pm

malka_aff escreveu:
marciobs escreveu:  Isso acho importante: ter um som limpo e com bom timbre!

não existe pedal que simule isso, isso vem do seu instrumento, um pedal modifica o som do seu baixo, mas não deixa um baixo bom.

Antes de qualquer efeito, o baixista tem que ter um instrumento satisfatório (nada a ver com instrumento caro)

bem regulado e com som decente.

E quem falou em simulação? Falei em melhorar o som, ou seja, diminuir freqüência s excessivad, aumentar as que faltam, adicionar um timbre mais encorpado ou saturado ao som, etc. Isso é moldar o som para melhorá-lo até ficar ao seu gosto. Afinal, se todos os baixos tivessem um som perfeito, porwue comprariamos o mais caro? Só por estética?
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Sáb Abr 12, 2014 9:23 pm

marciobs escreveu:Afinal, se todos os baixos tivessem um som perfeito, porque comprariamos o mais caro? Só por estética?

o que é "som perfeito"?

eu compro baixos diferentes pra ter sons diferentes. Não por que um tem "som melhor" que o outro.
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Sáb Abr 12, 2014 9:24 pm

JAZZigo escreveu:^
[2]
Disse tudo. Só porque tenho mais de uma centena de pedais, não que dizer que uso efeitos o tempo todo. Ao contrário do que muitos imaginam, os "enfeitos" entram em apenas 5%, ou menos, do som que faço.

Centenas de pedais... 5% dividido po 100 = 0.05% de uso para cada pedal em relação ao total do som que você faz... Pra que isso cara? Pura ostentação?

malka_aff escreveu:
marciobs escreveu:Afinal, se todos os baixos tivessem um som perfeito, porque comprariamos o mais caro? Só por estética?

o que é "som perfeito"?

eu compro baixos diferentes pra ter sons diferentes. Não por que um tem "som melhor" que o outro.

Usei "som perfeito" como um termo genérico para dizer som sem defeitos, problemas, de melhor qualidade, mais agradável ao ouvido ou o que seja!


Última edição por marciobs em Sáb Abr 12, 2014 10:09 pm, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por JAZZigo Seg Abr 14, 2014 2:39 am

marciobs escreveu:Isso não são necessariamente efeitos, mas recursos. Isso acho importante: ter um som limpo e com bom timbre! Quanto aos efeitos não uso-os muito, mas acho legal ter algumas opções de moduladores pra uma música ou outra.
Moduladores?!!!! Que raios de efeitos seriam esses?!!!! scratch
marciobs escreveu:Centenas de pedais... 5% dividido po 100 = 0.05% de uso para cada pedal em relação ao total do som que você faz... Pra que isso cara? Pura ostentação?
Caro Márcio, sua conta está errada. Tenho cerca de 270 pedais e devo chegar aos 300 até o fim do ano. Mas você, que é tão fresquinho aqui no fórum, não devia preocupar-se com isto, mas sim com ler e escutar um pouco mais, para evitar afirmações sem fundamento ou preconceituosas. Não, não costumo sair por aí, com pedais pendurados no pescoço. Sou apenas um pacato e mero colecionador, cuja experiência em efeitos para contrabaixo ensejou no convite por parte da administração do fórum, para a condução de um tópico fixo sobre Pedais "stomp boxes" e efeitos analógicos. Aliás, diga-se de passagem, ontem mesmo, peguei meu Rickenbacker 4003 Jetglo e fui para a gig apenas com um Mesa Boogie V-Twin Preamp/Overdrive Pedal, dois cabos e uma correia. Chegando lá, para minha grata surpresa, o dono do estúdio havia substituído a head Ampeg PF500 (Class D) do stack por uma Bugera BVP5500 (Class A). Deixei o V-Twin de lado e, entre meu baixo passivão e a Bugera, havia somente um cabo Bullet roxo espiralado, nada mais, mas o suficiente para arrepiar os cabelos não apenas da minha nuca, mas da do resto da banda também.  Wink
JAZZigo
JAZZigo
FCBR-CT
FCBR-CT

Mensagens : 16406
Localização : Asa Norte, Brasília-DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Juan Leusz M. Seg Abr 14, 2014 3:02 am

marciobs do jeito que vc e chato com equipamento deveria ser guitarrista e nao baixista
Juan Leusz M.
Juan Leusz M.
Membro

Mensagens : 4
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Abr 14, 2014 3:03 am

JAZZigo escreveu:
marciobs escreveu:Isso não são necessariamente efeitos, mas recursos. Isso acho importante: ter um som limpo e com bom timbre! Quanto aos efeitos não uso-os muito, mas acho legal ter algumas opções de moduladores pra uma música ou outra.
Moduladores?!!!! Que raios de efeitos seriam esses?!!!! scratch
marciobs escreveu:Centenas de pedais... 5% dividido po 100 = 0.05% de uso para cada pedal em relação ao total do som que você faz... Pra que isso cara? Pura ostentação?
Caro Márcio, sua conta está errada. Tenho cerca de 270 pedais e devo chegar aos 300 até o fim do ano. Mas você, que é tão fresquinho aqui no fórum, não devia preocupar-se com isto, mas sim com ler e escutar um pouco mais, para evitar afirmações sem fundamento ou preconceituosas. Não, não costumo sair por aí, com pedais pendurados no pescoço. Sou apenas um pacato e mero colecionador, cuja experiência em efeitos para contrabaixo ensejou no convite por parte da administração do fórum, para a condução de um tópico fixo sobre Pedais "stomp boxes" e efeitos analógicos. Aliás, diga-se de passagem, ontem mesmo, peguei meu Rickenbacker 4003 Jetglo e fui para a gig apenas com um Mesa Boogie V-Twin Preamp/Overdrive Pedal, dois cabos e uma correia. Chegando lá, para minha grata surpresa, o dono do estúdio havia substituído a head Ampeg PF500 (Class D) do stack por uma Bugera BVP5500 (Class A). Deixei o V-Twin de lado e, entre meu baixo passivão e a Bugera, havia somente um cabo Bullet roxo espiralado, nada mais, mas o suficiente para arrepiar os cabelos não apenas da minha nuca, mas da do resto da banda também.  Wink

JAZZigo, primeiramente pedais "moduladores" seriam pedais como chorus, flanger, phaser, etc. (Talvez tenha usado o termo errado, mas para quem tem tantos pedais você deve ter entendido!); em segundo lugar "fresquinho" é a mãe! Em terceiro, se a conta tá errada é porque você falou "centenas" daí joguei cem por baixo; em quarto lugar não estou sendo preconceituoso, só fiquei sem entender porque alguém que tem tantos pedais os usa tão pouco, mas agora que você explicou ser um colecionador, daí entendi. Agora, pra finalizar, não precisa ser agressivo, pois não estou querendo arrumar briga com você, ok? Só fiz uma piadinha, mas ok...

Juan Leusz M. escreveu:marciobs do jeito que vc e chato com equipamento deveria ser guitarrista e nao baixista

Eita, da onde você tirou isso? Eu falei que sou adepto do som natural do baixo , mas gosto de preamp e equalizer pra deixar o som mais "otimizado". Quanto a chorus, flanger e cia. Eu uso em covers de algumas músicas só pro som ficar mais parecido
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Juan Leusz M. Seg Abr 14, 2014 3:25 am

marciobs  pelo jeito que você admirou o bdi21 no cifra club , parecia um adolescente de 15 anos e que começou a tocar guitarra a 5 dias
certeza que você não esta sofrendo de alguma G.A.S ?
Juan Leusz M.
Juan Leusz M.
Membro

Mensagens : 4
Localização : Curitiba

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Boss2K Seg Abr 14, 2014 3:31 am

marciobs escreveu:(...) em segundo lugar "fresquinho" é a ....
Márcio,

O JAZZigo não quiz ser agressivo com você ... "fresquinho", nesse caso quer dizer "novato" ...

Eu recomendo muita calma, OK meu camarada? ....

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por B3ck1m2n Seg Abr 14, 2014 3:33 am

Juan Leusz M. escreveu:marciobs  pelo jeito que você admirou o bdi21 no cifra club , parecia um adolescente  de 15 anos e que começou a tocar guitarra a 5 dias
certeza que você não esta sofrendo de alguma G.A.S ?

Hauhauhau! Pode até ser, mas sempre gostei de pedais, pedaleiras, essas coisas. Acho-os bastante uteis, mas uso-os moderadamente.

Boss2K escreveu:
marciobs escreveu:(...) em segundo lugar "fresquinho" é a ....
Márcio,

O JAZZigo não quiz ser agressivo com você ... "fresquinho", nesse caso quer dizer "novato" ...

Eu recomendo muita calma, OK meu camarada? ....

Ok! Sem problemas e JAZZigo respeito você my friend!  Amigos


Última edição por marciobs em Seg Abr 14, 2014 4:23 am, editado 1 vez(es)
B3ck1m2n
B3ck1m2n
Membro

Mensagens : 1206
Localização : Cambuí-MG

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Vitão Seg Abr 14, 2014 1:43 pm

Se fôssemos pensar à fundo, filosoficamente, no que é realmente necessário iríamos levar uma vida ascética.



Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bruno.be Seg Abr 14, 2014 1:51 pm

???

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Nando Medeiros Seg Abr 14, 2014 1:56 pm

^^ Realmente, o que importa é o que interessa...  scratch 
Nando Medeiros
Nando Medeiros
Membro

Mensagens : 873
Localização : Floripa.

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bruno.be Seg Abr 14, 2014 2:01 pm

É... Bem... Deixa pra lá...

¯\_(ツ)_/¯

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Boss2K Seg Abr 14, 2014 2:33 pm

Vitão escreveu:(...)
De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 AG9zDyn_460sa

Boss2K
Membro

Mensagens : 7918
Localização : Brasília, DF

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bruno.be Seg Abr 14, 2014 2:35 pm

hahahahahaha


bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Vitão Seg Abr 14, 2014 2:57 pm

Altas reflexões...





ou não.  scratch 

Vitão
Membro

Mensagens : 82
Localização : Saturno

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 14, 2014 6:21 pm

Roqueiro só toma patada aqui
:troll:
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Seg Abr 14, 2014 7:38 pm

quem disse que ele é roqueiro?
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 14, 2014 8:01 pm

^eu vou supor que é uma pergunta retórica, hahaha
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por malka_aff Seg Abr 14, 2014 8:07 pm

não foi retórica não, quero saber onde ta escrito que ele é roqueiro
malka_aff
malka_aff
Membro

Mensagens : 6156
Localização : -29.923239,-51.141623

http://www.nikolasgomes.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Stormbringer Seg Abr 14, 2014 8:19 pm

eu devo ter lido em algum post, tanto do vitão quanto do márcio...

agora, tem o modo "sherlock" tambem(exatamente o que me fez pensar ser pergunta retórica): perfil...  E, salvo engano, tem o clube do metal tambem
Stormbringer
Stormbringer
Membro

Mensagens : 4752
Localização : Goiânia

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por bruno.be Seg Abr 14, 2014 8:20 pm

hahahahahaha

Não desvirtuemos o tópico povo...

bruno.be
bruno.be
Membro

Mensagens : 432
Localização : Cabreúva

Ir para o topo Ir para baixo

De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos? - Página 5 Empty Re: De onde surgiu a idéia de que todo baixista precisa de efeitos?

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Página 5 de 9 Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9  Seguinte

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos