Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

+12
CaQuinhO
Cayo Castro
Maurício_Expressão
fheliojr
Cid
Daniel
NandoRondelli
Binão
Gomba
Yngway
allexcosta
Eliezer (Zé)
16 participantes

Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 07, 2011 12:56 pm

Olá colegas foristas, tudo tranquilo?
Sei que essa questão músico X técnico de som é um tanto batida, mas esses dias umas questões vêm me incomodando um pouco. Como não achei tópico falando exatamente sobre o que queria falar aqui, resolvi abrir este...
O lance foi o seguinte: impressionante como uma esmagadora maioria (pelo menos por aqui) dos técnicos de som é adepta da premissa (pra mim)sem noção de que "baixo não se ouve, se sente". Quase todos os shows em que fui recentemente (tanto no palco quanto na platéia) tenho notado isso: a equalização do baixo praticamente só com graves, sem médios e agudos, embolando legal com o bumbo a ponto de não se saber distinguir o que é um ou o outro. era só aquele woooooooo totalmente sem definição. Não importava o ambiente, se aberto, fechado, a acústica deste: era sempre grave, grave, grave, soando como "bumbo de corda" (Já teve amigo meu falando que sou um Tim Maia da plateia, de tanto que reclamo do som em quase todos os shows que vou hehehe).
Fora as vezes em que era eu que estava no palco e vinha gente dizer que não estava ouvindo direito o que eu tocava... quando tentava pedir determinada equalização (educadamente, claro), era o mesmo que ter pedido nada. Os poucos que ouviam não só eu, como o restante da banda eram, nitidamente, caras que se preocupavam com a qualidade do som que ia pra banda e pra platéia. Verdadeiros profissionais. Mas, infelizmente, são minoria por aqui...
Ontem, durante um show a que assistia, vi que o baixista era bom, com um Yamaha que devia ser uma sonzeira, fazia altas frases, mas não se ouvia nada com definição. E o interessante é que muita gente da platéia reclamava também do som. Tava muito ruim mesmo.
Voltando à questão do contrabaixo: nesse momento foi inevitável ter pensado: a gente passa tanto tempo pesquisando instrumentos, timbres, equipamentos, técnicas, tudo pra chegar naquele timbre ideal e o que acontece é que parece que só quem vai ouvir esse timbre somos nós. O que vai pra platéia é um "bumbo de corda", sem definição, uma maçaroca de graves. Aí veio a questão "maldita" na minha mente: "Então, pra quê eu ficar me preocupando com esse tal "timbre ideal", com instrumento caro, equipamento caro pra tentar tirar um som de qualidade ou o melhor que eu possa fazer se, na hora que estiver no palco, isso pouco vai valer? Confesso que bateu um certo desânimo... Crying or Very sad
Mais alguém aqui já teve essa impressão ou pensou assim em algum momento? Ou isso é viagem da minha cabeça, sendo besteira me preocupar - minimamente que seja - com essas coisas? Como são os técnicos de som das cidades/ estados onde vcs vivem?
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por allexcosta Dom Ago 07, 2011 1:09 pm

Eliezer (Zé) escreveu:Os poucos que ouviam não só eu, como o restante da banda eram, nitidamente, caras que se preocupavam com a qualidade do som que ia pra banda e pra platéia. Verdadeiros profissionais. Mas, infelizmente, são minoria por aqui...

Essa parte do seu texto meio que resume a questão.

Isso é um problema antigo. Um técnico que você nunca viu e é contratado só por aquela noite raramente vai te dar ouvidos. O baixo vai soar do jeito que ele quer e ponto final. Um técnico da sua banda provavelmente vai escutar suas idéias e trabalhar junto com você pra atingir um resultado satisfatório. Se você levar um mic de qualidade com pedestal e falar desde o começo que vai usar o baixo microfonado tem maiores chances de atingir seu objetivo. Se você não leva seu mic e quer seu baixo microfonado vai escutar um bocado de abobrinha por aí.

Em resumo, aprenda a identificar os técnicos de qualidade e trabalhe junto com eles. Se não der, espere o show terminar, pegue seu cachê e vá pra casa...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Yngway Dom Ago 07, 2011 1:22 pm

Vai bater um papo com o cara antes do show. Elogie o trabalho dele antes de começar a equalização do baixo. Diga coisas como:

"Poxa, a voz tá bem equalizada mesmo. Finalmente achei alguém que sabe trabalhar e se preocupa com o som. Aposto que você gosta daquele timbrão bonito de baixo também né?"

Esse povo gosta de ser reconhecido, como todos nós. Se ele sentir um mínimo de antipatia ao olhar pra sua cara a primeira vez, já era, não adianta nem pedir.

Isso normalmente funciona comigo, caso contrário:

allexcosta escreveu:Se não der, espere o show terminar, pegue seu cachê e vá pra casa...

____________________________
"...e só os prés com timbre fiel entrarão no reino do groove. - (st.colela 33:3)"
Yngway
Yngway
Membro

Mensagens : 3571
Localização : Curitiba-PR

http://www.urlturismo.com.br

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 07, 2011 1:46 pm

Pois é, quando vou tocar, sempre faço questão de cumprimentar desde o segurança lá fora, o garçom, o pessoal da limpeza, a banda que tocou antes, o técnico de som... são pessoas trabalhado honestamente, merecem respeito...
Mas com este último (o técnico), infelizmente nem sempre ser legal com ele funciona. Na hora dele mexer na mesa, às vezes a coisa muda, dependendo do cara, claro - tem uns que são cabeça dura mesmo... mas faz parte, não é? Nesse caso, é realmente melhor fazer como vocês disseram: paciência, pegar o cachê e ir embora hehehe
Valeu pelas respostas. up
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Gomba Dom Ago 07, 2011 1:56 pm

Zé, tem uma coisa muito pior nisso. Muitos dos técnicos com quem trabalhei com, inclusve de algumas empresas conceituadas tem um conhecimento absurdo de teoria e pratica de audio, mas não tem nenhuma noção de timbragem e de música...
Eu fico feliz quando encontro algum técnico que não se acha o bambambam e nem saiba tanto assim, mas que saiba como fazer o som tocar música.
Gomba
Gomba
Membro

Mensagens : 6083
Localização : Niterói-RJ

https://www.instagram.com/ggomba/reels/

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 07, 2011 2:22 pm

Gomba escreveu:Zé, tem uma coisa muito pior nisso. Muitos dos técnicos com quem trabalhei com, inclusve de algumas empresas conceituadas tem um conhecimento absurdo de teoria e pratica de audio, mas não tem nenhuma noção de timbragem e de música...
Eu fico feliz quando encontro algum técnico que não se acha o bambambam e nem saiba tanto assim, mas que saiba como fazer o som tocar música.


É verdade... os melhores técnicos de som que tive a oportunidade de trabalhar ou eram também músicos que fizeram cursos na área de áudio ou, quando eram pessoas que não tocavam nenhum instrumento, eram os caras que buscavam levar em consideração a opinião da banda, eram atenciosos, perguntavam se tava legal, se precisava mudar alguma coisa, ou, quando alguma sugestão nossa não poderia ser aplicada, tinham a preocupação de explicar o porquê - profissionais que trabalhavam COM os músicos, em equipe. Acho legal quando rola esse respeito mútuo entre banda e equipe técnica, um auxiliando o outro... num mundo ideal, deveria ser sempre assim...
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Binão Dom Ago 07, 2011 3:02 pm

O ideal é sempre ter um técnico de som da sua banda.
Mesmo que não seja o cara que vai "mexer" no som.
Um cara que conheça o que som bem na sua musica e que acompanhe sempre sua banda.
Nem sempre é possivel...

De verdade? NOsso som é na maioria das vezes para os 99,99% de pessoas que estão lá pra curtir. e não para os profissionais da área.

Quase sempre o que vc escuta no palco nada tem a ver com o que sai do PA, então se vc´s não tem um cara que sempre está com a banda fazendo a direção musical, o que resta é relaxar e confiar no trampo do "mesário". No final das contas o que a galera vai ouvir é a concepção de som dele e não da sua banda.

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por NandoRondelli Dom Ago 07, 2011 5:06 pm

Binão escreveu:

Quase sempre o que vc escuta no palco nada tem a ver com o que sai do PA, então se vc´s não tem um cara que sempre está com a banda fazendo a direção musical, o que resta é relaxar e confiar no trampo do "mesário". No final das contas o que a galera vai ouvir é a concepção de som dele e não da sua banda.

Essa parte é a desanimadora... acaba que em determinado local, onde trabalha um técnico de som, e passam várias bandas, todas soam parecidas.

Já fiz, para uma banda de amigos, essa função de "cara que acompanha a banda", trabalhando como roadie e "técnico" de som nos locais em que não tinha um, ou infernizando o técnico dos locais que contavam com o técnico. Pra convencer o cara de que o baixo tava muito grave, que os backing vocals tem que aparecer, que a guitarra não tava exageradamente alta e era só o booster do cara durante o solo... que parto!

E o pior são aqueles que "ficam durante algumas músicas pra ver se está bom", e de repente... cadê o cidadão atrás da mesa de som?

____________________________
Blog: O Devaneio Nú
“Os músicos não se aposentam, param quando não há mais música em seu interior.” (Louis Armstrong)
NandoRondelli
NandoRondelli
Membro

Mensagens : 204
Localização : São Paulo

http://devaneionu.blogspot.com/

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Daniel Dom Ago 07, 2011 5:36 pm

Passei uma situação bem chata semana passada.

Tocando num local com cerca de 3 mil pessoas, levei meu cubo hartke a 70 para retorno, pq as caixas que eles tem lá são muito ruins.

Bem, cheguei cedo, levei a tralha pro local que ia tocar, já tava mais ou menos ajustado, inclusive toquei lá outra vez assim, e foi ótimo, mas dessa vez o mesário (não chamei ele assim nunca, mas é o que ele é... hehe) encrespou com a minha caixa para meu retorno.

Falou que ia ficar alto o retorno, que ia cobrir todo o salão em L para 5 mil pessoas... Laughing

Eu ri e perguntei se era sério mesmo que ele tava falando aquilo, já que tem várias caixas de PA em sequência pra cobrir tudo, e ele disse que minha caixa, virada pra mim, ia cobrir tudo com folga demais, e eles ficariam sem controle do meu volume...

Guardei minha caixa e toquei com o lixo deles mesmo, tentando fazer o que dava com o equalizer.

Sem falar que eu não fui desrespeitoso em nenhum momento, e o cara já chegou dando patada, irredutível, mandão, como se precisasse ser grosseiro para conseguir respeito. Lamentável.

____________________________
Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Eyebrow Minha rig
Daniel
Daniel
Membro

Mensagens : 5329
Localização : BR

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Cid Dom Ago 07, 2011 6:27 pm

Gomba escreveu:Zé, tem uma coisa muito pior nisso. Muitos dos técnicos com quem trabalhei com, inclusve de algumas empresas conceituadas tem um conhecimento absurdo de teoria e pratica de audio, mas não tem nenhuma noção de timbragem e de música...
Eu fico feliz quando encontro algum técnico que não se acha o bambambam e nem saiba tanto assim, mas que saiba como fazer o som tocar música.
Esse é o ponto... as vezes o cara é técnico um absurdo, mas fazer aquilo que é teórico soar musical é o difícil...

Essa semana mesmo bati um papo com um tecnico que faz o som pra gente... tenho intimidade com ele e aprendi como lidar com a figura...

O som tava uma porcaria e nessa semana eu tava so escutando o som, nem tava tocando com a Banda... fui la na mesa e dei pitaco de monte..... e o pior que o cara sabe ate fazer o som legal, mas tava numa má vontade absurda... no final cheguei pra ele e disse que o som tava uma porcaria e ele veio cheio de marra que é isso e aquilo... aí eu disse:
Sabe o que tu é??? Burro..... burro porque esse som que sai aqui é o teu cartão de visita, e se eu fosse te contratar pelo som que ouvi hoje aqui tu nao ia ganhar um centavo meu, você trabalha pra você mesmo, não pense que você fazer um bom som pras pessoas está fazendo favor nenhum pois não está!!!!!!!!!!!
Cid
Cid
Moderador

Mensagens : 9368
Localização : Pense numa terra boa

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por fheliojr Dom Ago 07, 2011 7:04 pm

Cid escreveu:Sabe o que tu é??? Burro..... burro porque esse som que sai aqui é o teu cartão de visita, e se eu fosse te contratar pelo som que ouvi hoje aqui tu nao ia ganhar um centavo meu, você trabalha pra você mesmo, não pense que você fazer um bom som pras pessoas está fazendo favor nenhum pois não está!!!!!!!!!!!

infelizmente, profissionais de diversas areas nao percebem isso...

p.s: vc tava meio sumido daki, hein, cid? up

____________________________
BBB 24 - Bring Bertola Back in 2024
fheliojr
fheliojr
Membro

Mensagens : 11950
Localização : Fortaleza-CE

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Maurício_Expressão Dom Ago 07, 2011 7:18 pm

Esse negócio de profissional não fazer o seu melhor (o que não consigo entender) acontece várias vezes.
Se o técnico de som está lá e não faz o seu melhor por que está bêbado ou tem preguiça de trabalhar, é uma coisa muito difícil de contornar.
Mas respeitar e tratar bem o cara do som é uma coisa que pode fazer muita diferença.
Só o fato de você cumprimentá-lo, pegando na mão e perguntando seu nome já é um bom começo!
E não se esqueçam que o som da sua banda inteira está na mão dele.
Tem que haver um trabalho de equipe!

____________________________
Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
https://www.youtube.com/user/ForumContrabaixoBR
Maurício_Expressão
Maurício_Expressão
Moderador

Mensagens : 7458
Localização : São José dos Campos - SP (Brazil)

http://tramavirtual.uol.com.br/artistas/expressao

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Cayo Castro Dom Ago 07, 2011 8:01 pm

Malditos técnicos de som... Evil or Very Mad

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Eliezer (Zé) Dom Ago 07, 2011 8:56 pm

Binão escreveu:
Quase sempre o que vc escuta no palco nada tem a ver com o que sai do PA, então se vc´s não tem um cara que sempre está com a banda fazendo a direção musical, o que resta é relaxar e confiar no trampo do "mesário". No final das contas o que a galera vai ouvir é a concepção de som dele e não da sua banda.

Pois é... infelizmente, na maioria dos casos que percebo por aqui, a concepção de uma grande parte dos caras é baixo somente com grave, embolando com o bumbo e sem definição...

NandoRondelli escreveu:
E o pior são aqueles que "ficam durante algumas músicas pra ver se está bom", e de repente... cadê o cidadão atrás da mesa de som?


Já vi muito isso acontecer... a gente tocando e, de repente, algum problema acontece nos retornos. Quando procuram o cara... cadê? Aí fica a banda assim: Pedido de ajuda

Cid escreveu:
O som tava uma porcaria e nessa semana eu tava so escutando o som, nem tava tocando com a Banda... fui la na mesa e dei pitaco de monte..... e o pior que o cara sabe ate fazer o som legal, mas tava numa má vontade absurda... no final cheguei pra ele e disse que o som tava uma porcaria e ele veio cheio de marra que é isso e aquilo... aí eu disse:
Sabe o que tu é??? Burro..... burro porque esse som que sai aqui é o teu cartão de visita, e se eu fosse te contratar pelo som que ouvi hoje aqui tu nao ia ganhar um centavo meu, você trabalha pra você mesmo, não pense que você fazer um bom som pras pessoas está fazendo favor nenhum pois não está!!!!!!!!!!!

Você tem toda razão. claps
Realmente, em qualquer área se o cara não fizer o trabalho direito, vai se queimar no mercado uma hora ou outra... Incendio
Eliezer (Zé)
Eliezer (Zé)
Membro

Mensagens : 222
Localização : Rio Grande do Norte

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por CaQuinhO Dom Ago 07, 2011 10:33 pm

Toquei sábado em um bar, tinha cerca de 150 pessoas.
No meio do show, meu mic parou.
O técnico de som havia sumido.

Ele tinha marcado (pasmem) 2 eventos ao mesmo tempo, e havia saído do meu evento pra dar uma "olhada" no outro evento.

Quando nosso show estava na ultima música, e depois de ter passado o show todo com apenas um mic funcionando, ele me aparece.

Com esse tipo de "profissional", eu não faço nem questão de ser gentil. Passo reto...
CaQuinhO
CaQuinhO
Membro

Mensagens : 2019
Localização : Natal - RN

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por André Souza Dom Ago 07, 2011 10:52 pm

Infelizmente é questão de sorte, às vezes.

Na banda de forró sempre que podemos levamos nosso operador. Além de bom de áudio e eletrônica é um excelente baixista. Agora com o trabalho de Pop/Rock quero fazer o mesmo. Confesso que às vezes mesmo com o nosso operador temos dificuldades e precisamos AGRADAR(R$$$) o operador da casa. Mas o que importa é chegar redondo para o público e para o dono da casa, no palco a gente segura até a onda.

____________________________
"Que minhas palavras sejam breves e minhas ações eternas."
André Souza
André Souza
Membro

Mensagens : 2168
Localização : Salvador; Bahia

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por GusVCD Seg Ago 08, 2011 12:44 am

Eu já cheguei a levar mais potência em amp de baixo q o local tinha de PA, em locais de médio porte.. Se o som tá ruim na PA, já cheguei a arrancar o Cânon de trás da cabeça e abrir os 1000w do amp direto no público, umas 2000 pessoas num salão fechado ... Depois vi filmagens do evento e vi q deu pra se ouvir perfeito o Bass... Não da pra se fazer sempre, mas me senti muito bem resolvendo as coisas naquele dia do meu jeito.

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por GusVCD Seg Ago 08, 2011 9:59 am

Cid escreveu:Essa semana mesmo bati um papo com um tecnico que faz o som pra gente... tenho intimidade com ele e aprendi como lidar com a figura...

O som tava uma porcaria e nessa semana eu tava so escutando o som, nem tava tocando com a Banda... fui la na mesa e dei pitaco de monte..... e o pior que o cara sabe ate fazer o som legal, mas tava numa má vontade absurda... no final cheguei pra ele e disse que o som tava uma porcaria e ele veio cheio de marra que é isso e aquilo... aí eu disse:
Sabe o que tu é??? Burro..... burro porque esse som que sai aqui é o teu cartão de visita, e se eu fosse te contratar pelo som que ouvi hoje aqui tu nao ia ganhar um centavo meu, você trabalha pra você mesmo, não pense que você fazer um bom som pras pessoas está fazendo favor nenhum pois não está!!!!!!!!!!!


Pô Cid, q chato... e vc perdeu um tempão fazendo levantamento de caixas e modelos, creio q chegaram a comprar caixas e tudo, pro cara fazer isso? Fala sério... facepalm

____________________________
"(...), e que eu sempre ame as pessoas e use o dinheiro, e nunca ame o dinheiro ou use as pessoas! Amém" - Rev. Milton Ribeiro

Regras do Fórum - CUMPRIMENTO OBRIGATÓRIO - Regras de Netiqueta - TODOS LEIAM POR FAVOR
GusVCD
GusVCD
Moderador

Mensagens : 10937
Localização : Sede FCBR em Santos-SP.

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Binão Seg Ago 08, 2011 10:51 am

Tudo se resume numa frase.
Profissionalismo.

Algumas empresas(pessoas) tem, outras simplesmente não sabem o que é isto.
É nitido. Quando e equipe de som é profissa, os caras te tratam de forma diferente. Te ouvem. Afinal a estratégia do som é sua e não deles. Se vc quiser o baixo com som de acordeão, beleza. Tá pagando. Jé era.

Agora... em igrejas ou locais que normalmente não rola grana. Ai a coisa é feia. O tratamjento dispensando é equivalente a uma quebrada de galho.
Algo do tipo... "estou aqui na mesa quebrando seu galho".

Já cheguei a tocar num lugar onde o som estava pipocando tudo e o cara do som num Ipod. Jogando...

____________________________
BGM
Binão
Binão
Membro

Mensagens : 3302
Localização : São Paulo

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por allexcosta Seg Ago 08, 2011 10:54 am

GusVCD escreveu:Eu já cheguei a levar mais potência em amp de baixo q o local tinha de PA, em locais de médio porte..

Pior que acontece mesmo. Já toquei com amp de baixo de 1000W em lugar que tinha PA de 200W. Só deu baixo nesse dia...

____________________________
O fascismo não é só uma opção política, mas também uma doença da alma...
allexcosta
allexcosta
Administrador

Mensagens : 54506
Localização : Terra

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Cayo Castro Seg Ago 08, 2011 11:20 am

O negócio é má vontade mesmo.
A maioria deles não tá nem aí.
Ultimamente, fiz uma GIG de sertanejo aí:

-Cara, coloca um pouquinho de agudo.
Daí o cara pisca o olho e confirma. Fico olhando pra ele e ele finge que mexe lá. Daí eu:
-Não cara, agudo... coloca agudo.
Ele confirma e mexe de novo. Mas não coloca nada. Fico puto com a pressão da banda pra começar logo. E deixo como está.
Acabou que toquei a GIG toda de cara amarrada.
Parece que os caras torcem contra. O mais engraçado é que a maioria deles são músicos.

____________________________
" O homem que dá a sentença, deve brandir a espada."
Cayo Castro
Cayo Castro
Membro

Mensagens : 4411
Localização : Rio Branco - AC

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por bec2010 Seg Ago 08, 2011 11:48 am

Eliezer (Zé) escreveu:impressionante como uma esmagadora maioria (pelo menos por aqui) dos técnicos de som é adepta da premissa (pra mim)sem noção de que "baixo não se ouve, se sente"

Quando você começar a tocar com pessoal um pouco mais profissional isso muda...

No mais, temos que ir aguentando esses desaforos ao timbre dos nossos baixos...

Calcule a minha angústia que tenho um CD inteiro de minha banda gravado com baixo somente com graves, coisa horrível, até as notas mais agudas soam somente graves e pesadas, e foi porque o técnico de som quiz assim pois tem passagens que o baixo toca sozinho e aí vem um timbrão bem jóia, mas o resto do CD inteiro somente aquele gravão, e aí você nota perfeitamente que foi opção do técnico de som...

Felizmente, parece que atualmente o pessoal está aos poucos abandonando essa premissa de que "baixo não se ouve, se sente",...

Acho que o baixo é o único instrumento que se sente E se houve...


bec2010
Banido

Mensagens : 136
Localização : Brasil

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por joabi Seg Ago 08, 2011 11:55 am


Aqui em Campinas, a maioria é DJ, contratado pela casa pra rolar um som enquanto a banda não está tocando. Não dá pra esperar muito mesmo.
Mas existem os caras bons também... já vi muito técnico talentoso tirando leite de pedra, de bandinha que estava começando.

joabi
joabi
Eterno Colaborador
Eterno Colaborador

Mensagens : 6617
Localização : Campinas - SP

Ir para o topo Ir para baixo

Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?) Empty Re: Nosso "timbre ideal" X "o cara da mesa" (discussão eterna?)

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos